Eles herdarão a Terra

Eles herdarão a Terra Dinah Silveira de Queiroz

Resenhas - Eles herdarão a Terra

Paulo 26/04/2020

1 - "A Universidade Marciana" (4 estrelas)

Começando nossa jornada pelos "racontos" de Dinah Silveira, começamos pelo criativo A Universidade Marciana. Quero aproveitar e elogiar a revisão textual que manteve a essência do texto da autora, ao mesmo tempo em que o tornou acessível ao público atual. É preciso também elogiar a própria autora que possui uma pena bem suave e gostosa. Nesse conto a autora impõe um ritmo bem suave à sua narrativa e as coisas vão acontecendo sem pressa.

Estamos em um mundo que passou por uma catástrofe ambiental severa. Boa parte das cidades litorâneas foram completamente inundadas. A nova ordem mundial está no interior e as pessoas se retiraram a uma postura preocupada em relação aos seus destinos. Pela primeira vez, temos um papa chinês que iniciou um processo de abertura do catolicismo à filosofia oriental. Nosso protagonista mora no que sobrou do antigo bairro de Copacabana, em prédios abandonados e vivendo do que ele consegue para si. Em uma de suas caminhadas pelas imediações, ele se depara com uma estranha criatura que anuncia a chegada de uma nova civilização a este mundo. Junto de outras pessoas espalhadas pelo mundo, ele é convocado para integrar uma comunidade no Vaticano. Mas, por que o novo papa está interessado nele?

Yetis do espaço!!! Caramba, eu já tinha lido muita coisa criativa, mas yetis do espaço foi a primeira. Eu falando assim parece uma ideia boba, mas a autora transformou isso em uma crítica profunda à condição humana. Ao longo da narrativa ela tece alguns comentários sobre se estamos ou não preparados para aceitar as contradições de nossas crenças. O protagonista ficou encarregado de conhecer os segredos do universo. E não consegue entender a amplitude do que isso significa. Ao mesmo tempo isso não significa em nada que os seres do espaço vão entender a nossa cultura ou sequer aceitá-la. A autora faz uma provocação ao colocar os seres extraterrestres contra as poesias. Simplesmente porque eles não entendiam a eficácia delas.

Um ponto curioso também é como a autora trabalha o tema das fake news. Acontece um momento da história em que uma pessoa da universidade discorda dos métodos empregados pelo papa e sai do local. Ele conta tudo o que viu, despertando o furor por todo o mundo. Logo, em seguida, o invasor parece ter mudado de ideia e modificado completamente o seu conteúdo. Não fica muito claro o motivo da mudança de ideia dele, e a autora apenas insinua que ele teria reconhecido os seus erros. O novo discurso sobre o ocorrido tem muito de uma notícia orquestrada com o objetivo de descaracterizar tudo o que havia sido dito antes.

2 - "O Carioca" (3 estrelas)

Neste segundo conto, a autora nos coloca em uma história mais leve ao mesmo tempo em que é bonita. A narrativa se passa em um prédio onde acontecem estranhos fenômenos como falta de luz súbita. O porteiro não sabe mais o que fazer a respeito. Uma das senhoras que vive lá acaba conhecendo o seu vizinho que as demais pessoas do prédio alegam que ele tem hábitos estranhos. Quando ela chega ao seu apartamento descobre que ele tem uma série de criaturas robóticas perambulando pela casa. E essas criaturas se alimentam de energia elétrica. Tirando O Carioca, o orgulho deste senhor que ele promete que irá revolucionar tudo o que se sabe a respeito da exploração espacial. Entre uma conversa e outra, os dois acabam se envolvendo romanticamente e as pesquisas do senhor começam a dar melhores resultados. O grande dia se aproxima!

A gente tem alguns comentários sobre exploração espacial e a automação que vai se aproximando cada vez mais da realidade. Mas, se formos pensar melhor, a história fala muito sobre solidão e amor. A narrativa se centra na relação entre o inventor e sua vizinha. O inventor é um homem peculiar, com seus hábitos e manias estranhos. Mesmo assim, é uma boa pessoa embora obcecado com os seus projetos. A senhora é uma viúva solitária que sente a falta de seu ex-marido e acaba enxergando no inventor um novo amor. Esse amor vai se desenvolvendo pouco a pouco ao longo da narrativa e quando a obsessão do inventor acaba se tornando um obstáculo é que os problemas vão começar. Enfim, não vou comentar mais para não estragar a história.

Gostei menos desse conto porque acabei não conseguindo me envolver com os personagens. A parte mais legal do conto é justamente a relação entre o inventor maluco e a viúva solitária. Só que isso demora um pouco para acontecer. O momento inicial em que o prédio é apresentado acaba levando tempo demais. Sendo que o prédio em si acaba não servindo como variável na narrativa. Os personagens do prédio não interferem ou fatoram de alguma jeito na relação de ambos. Senti falta disso. Mas, de qualquer forma, a história é bem doce e divertida e vale a pena.

3 - "Eles Herdarão a Terra" (2 estrelas)

O conto que dá nome à coletânea foi o que eu menos gostei. Achei a proposta intrigante a princípio, mas os caminhos que a autora faz para chegar àquilo que ela quer são muito tortuosos e estranhos. O sentido de tudo acabou se perdendo lá pelo meio do conto. A premissa é de um rapaz que passa a tomar conta do farol que pertencia ao seu avô. Um farol no meio do nada e que esconde alguns mistérios. Um deles envolve uma estranha mensagem de luz que é sempre enviada em um certo momento do dia. A irmã do protagonista vai visitá-lo e recebe algumas visitas. A partir daí, a história começa a se encaminhar para uma história de contato imediato que revela a fragilidade do homem diante do universo.

Um dos pontos trabalhados pela autora é o intenso ciúme do protagonista pela sua irmã. Em alguns momentos, esse sentimento parece bem estranho e dar a impressão de significar um algo mais. Só que não houve tempo para trabalhar esse aspecto porque logo em seguida chega o alienígena, iniciando outra perna da história. A irmã parece ser meio extrovertida e alegre, o que permite interpretações erradas da parte do protagonista. Essa relação entre os dois é levada ao extremo quando a vida dela é colocada em risco. Já o alienígena coloca em questão se o homem merece ou não habitar o planeta. Ele pontua o quanto o homem faz mal à natureza e o quanto seus sentimentos são ambíguos. O alienígena até faz o protagonista se questionar se estaria fazendo bem ou não à sua irmã. O final também me decepcionou um pouco porque haviam muitas possibilidades.

4 - "Partido Nacional" (4 corujas)

Um ótimo conto que reflete bastante como a política no Brasil pouco mudou ao longo das décadas. Dinah faz uma sátira criando um movimento chamado nauseísmo, onde a principal figura que representa o partido vomita tudo aquilo de ruim que é feito pelos altos escalões do poder. Ele bota para fora a corrupção, os desvios, os mal feitos. Isso estimula o aparecimento de um partido que busca criar uma representação no Congresso. Aos poucos vamos vendo o movimento ganhando cada vez mais força e eco entre os brasileiros. Mas, como qualquer partido que chega ao poder, ele acaba sendo vítima dos males da corrupção.

É um ótimo conto crítico que mexe um pouco com como enxergamos aqueles que estão no poder. Os políticos que aparecem aqui são todos aproveitadores ou canalhas. Mesmo aqueles que fazem parte do partido em um outro momento tornam-se parte do meio. Eudes e Malta são pessoas com boas intenções e mesmo quando aparece a oportunidade para algo fácil eles não topam. Eudes percebe aonde o seu patrocinador quer chegar e acaba por pular fora. O que vemos é um pouco dos bastidores do poder, com como as novas tendências são percebidas e combatidas e qualquer coisa que apoie o povo é rechaçada como tolice.

Por outro lado, o povo também aparece como conformista. E isso é uma crítica de décadas atrás que pode ser trazida ainda hoje para nós. Mesmo diante da ascensão do nauseísmo e da busca por levar mais honestidade ao Congresso, ninguém sai às ruas em apoio a Malta e Eudes. O movimento acaba ficando obsoleto por falta de apoio e por um contra-ataque daqueles que permanecem no poder. Chega a ser triste isso. E no final tem uma bela mensagem na forma de plot twist. Gostei desse conto, muito porque ecoa aos nossos dias. Parece que nada mudou.

5 - "A Mão Direita" (4 estrelas)

Achei bem curioso encontrar um conto de terror sendo que os outros contos tinham bastante de ficção especulativa. É bem agradável ver uma mudança de direção e em como a autora consegue ser bastante polivalente. Neste conto temos um personagem contando em primeira pessoa como ele acabou perdendo sua mão direita, uma mão que ele usava para abençoar as pessoas. Só que ao longo da narrativa vemos o quanto sua mãe manipulou a vida dele para que ele se tornasse padre. Nunca foi algo que ele desejava. O fato de ele ter perdido a mão que abençoava se tornou um motivo de vergonha para ela. Mais tarde acontece uma virada narrativa curiosa que reforça o quanto o seu subconsciente estava lutando consigo mesmo.

O personagem é bem trabalhado durante a narrativa. Mesmo tendo um núcleo de personagens bem pequeno, todos são aproveitados e explorados a contento pela autora. A mãe é uma pessoa interesseira e manipuladora, desejando realizar seus sonhos e não os desejos de seu filho. Já o protagonista é um personagem fragilizado por aquilo que aconteceu e em reflexão sobre o que ele fez de sua vida. Sua fala demonstra o quanto ele foi ferido pelas decisões que deixou de fazer para agradar sua mãe. Ao mesmo tempo percebemos o quanto sua vontade é frágil. Lhe falta caráter para dizer não. E vai ser preciso um pequeno empurrão sobrenatural para que ele finalmente consiga fazer as pazes consigo mesmo.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Roberto 06/01/2020

Eles Herdarão a Terra | Racontos sobre a solidão
Depois de lembrar os primórdios da ficção científica produzida no Brasil através de Machado de Assis, com a obra Sobre a Imortalidade de Rui de Leão, a editora Plutão realmente começa a explorar a pluralidade de vozes do país com a série Ziguezague. Com a proposta de entregar obras que contribuíram para a formação do gênero por décadas, somos apresentados a “Primeira Onda” da ficção científica nacional com Eles Herdarão a Terra, de Dinah Silveira de Queiroz.

Apresentando cinco contos (ou “racontos”, como Queiroz prefere chamá-los), Eles Herdarão a Terra alterna entre a ficção científica, ensaio político e relato sobrenatural, e por mais que sejam, em certo nível, abordagens distintas, o principal tema abordado pela autora é a solidão, presente em cada um dos contos..

Estamos numa época em que a solidão humana ganhou uma perspectiva capaz de produzir verdadeiras alucinações.

Com a intenção de abordar o absurdo, as histórias são divididas em três categorias: “Antecipação”, “Cotidiano” e “Sobrenatural”. A primeira é a mais rica em conteúdo, com narrativas um pouco maiores e detalhadas, sendo elas “A Universidade Marciana”, “O Carioca” e o conto que dá nome ao livro. Em seguida, com “Partido Nacional”, Dinah brinca com o “proverbial derrotismo brasileiro”. No fim, usa o conto “A Mão Direita” como ferramenta do absurdo além da compreensão humana.

Mesmo que “Partido Nacional” seja uma sátira política curiosa em sua premissa e desenvolvimento, ou “A Mão Direita” traga uma escrita mais rebuscada, o verdadeiro destaque da coletânea são os três contos de ficção científica.

Em “A Universidade Marciana”, Dinah aborda o primeiro contato com um olhar mais íntimo e introspectivo, questionando as motivações e as consequências de encontrarmos nova forma de vida. Ambientada em um Rio de Janeiro distópico, onde a “enchente fez unir o mar à lagoa Rodrigo de Freitas”, temos também uma forte presença da igreja, principalmente na figura do papa, que recebe todos no Vaticano para estudar melhor a situação. Esse teor religioso está tão presente nos contos de Queiroz quanto a solidão que aflige os seus personagens.

“Estávamos, então, no limiar da Era Interplanetária, mas a ciência ensinara, durante esse tempo todo, que só a Terra era habitada”

Para “O Carioca”, Queiroz aborda os avanços no campo da cibernética, mas mesmo que a história introduza um cientista construindo o primeiro robô “viajante a Marte ou Vênus” (robô que dá nome ao conto), o verdadeiro apelo dramático da trama está na relação entre esse cientista e sua vizinha, uma viúva que acaba criando uma relação de afeto com as máquinas em seu apartamento.

Chegando no principal conto da obra, “Eles Herdarão a Terra”, somos arrastados ao lugar perfeito para explorar a solidão que fascina Queiroz: um farol, localizado à vista de Guaratiba, outro ponto do Rio de Janeiro. É lá que Marcos trabalha, ao lado de seu velho pai, até que sua irmã, Tudinha, os visita. As coisas ficam estranhas assim que uma figura misteriosa surge com revelações assustadoras sobre o futuro da humanidade.

O livro também tem espaço para algumas referências, não só literárias, como a menção de vários autores da Academia Brasileira de Letras, da qual a própria Dinah fez parte, mas também da ficção científica e de eventos como a famigerada transmissão de Orson Welles para a rádio CBS, em 1938, quando decidiu narrar o livro Guerra dos Mundos, ao vivo, e causou certa comoção (ainda que parte dela seja fabricada para aumentar o impacto da história).

“Sempre haverá quem sustente que tudo partiu de um mero espetáculo de ficção científica, gênero muito popular então, mas agora totalmente esquecido”

Com uma narrativa lenta, mas carregada de tensão, essa é uma coletânea relativamente curta, principalmente considerando que apenas três contos são realmente ficção científica, mas ainda é atraente conhecer melhor o trabalho de Queiroz e suas diferentes vozes refletindo sobre a solidão carioca. Eles Herdarão a Terra é mais um resgate necessário feito pela editora Plutão, que não deixa de surpreender.

site: https://primeirocontatoscifi.wordpress.com/2020/01/06/eles-herdarao-a-terra-racontos-sobre-a-solidao/

Lilian_89 07/08/2022

Contos interessantes
O livro trás alguns contos ficcionais bem diferentes. O primeiro, "A universidade marciana" foi um dos mais legais, narra a chegada de marcianos à Terra e a criação de uma rede de estudos onde alguns humanos selecionados passam a aprender com os marcianos, seres superiores intelectualmente à toda a humanidade. A narrativa mostra como os grandes líderes mundiais opõem resistência ao aprendizado com os marcianos, temerosos de admitir sua inferioridade, e tratam àqueles que mantém contato com os marcianos como loucos e desvairados.

O segundo conto, "O carioca" foi interessante mas me chamou menos a atenção, narra um pouco sobre a solidão, conta a história de duas pessoas solitárias que de repente se esbarram ao se tornarem vizinhos. O homem é um entusiasta da automação e robótica e cria seres robóticos dotados de IA, o que assusta num primeiro momento a nova vizinha, que apesar disso se torna cada vez mais próxima desse homem. Ao fim, a moça mantém uma relação próxima com os robôs criados pelo homem o que basicamente destrói a relação dos dois.

O próximo conto, um dos meus favoritos é o que dá nome ao livro, "Eles herdarão a Terra" narra a vinda de seres cósmicos que invadem nossa mente e alma e se comunicam em nossa cabeça. Num primeiro momento parecem amistosos porém ao fim se revela que eles apenas aguardam o fim da humanidade para enfim tomarem posse de sua herança há muito aguardada: a Terra.

Em seguida há o conto "Partido Nacional", um dos que menos gostei, trata sobre um novo partido político brasileiro que se baseia na náusea e no vômito, parece piada mas lembra bastante nosso cenário atual. Um bando de teóricos e filiados do novo Partido da Náusea criam um novo movimento chamado nauseísmo, onde a principal figura que representa o partido vomita tudo aquilo de ruim que é feito pelos altos escalões do poder. É uma excelente crítica da política nacional e demonstra o total conformismo de parte da população que aceita sem pestanejar o novo movimento até que o mesmo cai em desgraça e todos, pouco a pouco se viram e tentam se distanciar de tal loucura. Apesar de se uma crítica interessantíssima não curti muito a narrativa.

Já no fim do livro temos o conto "A mão direita" que gostei apesar do início um pouco truncado. Nesse conto um padre tem a mão amputada, e após sair do sacerdócio, no hospital se recuperando da amputação é atormentado pela própria mão amputada, que seria uma mão santa que ele levara ao pecado. A mãe do rapaz, enterrou a mão com todos os sacramentos da igreja por considerar aquela mão santa, porem o pobre rapaz acaba atormentado pelo retorno da mão, que o acusa de tê-la colocado em pecado por causa de uma moça.

Enfim, um livro muito bom, alguns contos muito bons outros que não gostei tanto, mas no fim fora uma ótima leitura. Meus contos favoritos foram 'A universidade marciana', 'Eles herdarão a Terra' e 'A mão direita'.

arthurzito 07/09/2023

Quando se trata de ficção científica escrita por autores brasileiros, é muitas vezes difícil encontrar obras que se destaquem. No entanto, ao me deparar com este título, eu sabia que em algum momento precisaria lê-lo. Esta edição reúne uma variedade de contos, todos centrados no encontro entre o homem e o homem do futuro, seja ele uma figura tecnológica ou metafórica, como um alienígena.

O livro em si é notavelmente delicado, e apreciei muito a narrativa e a abordagem única da autora à ficção científica. Nunca tinha encontrado algo assim antes. Os meus contos favoritos desta coletânea são os primeiros dois, nos outros me senti um pouco desconectado dos eventos. A contextualização não foi tão eficaz quanto nos contos iniciais. O conto que dá título ao livro foi particularmente desafiador de concluir.

Estou ansioso para ler mais obras desta autora em breve.