O Corvo

O Corvo Leander Moura

Resenhas - O Corvo

Bruna Lima 31/12/2021

A HQ é maravilhosa. O traço combinou bem com a ambientação da história, deixando ainda mais viva, gótica e impactante.

selvadelivros 29/04/2021

Poe versão HQ
O Corvo, uma das obras mais famosas e amadas do mestre Edgar Allan Poe, publicada há tanto tempo atrás, em 1845, e que mesmo assim permanece nas estantes e nos corações dos leitores, agora adaptada no formato HQ.
No poema vamos acompanhar um homem transtornado pela perda de sua amada Lenora e, ao receber a visita de um corvo, inicia uma conversa com a ave cujas respostas da mesma são sempre “nunca mais”.
Quem já leu alguma obra do Poe sabe o quão macabra são suas histórias, o quanto elas mexem com a nossa cabeça. Agora, imaginem isso nos traços de uma HQ, esse é o resultado da adaptação de O Corvo de Leander Moura.
Os traços em preto e branco e as escolhas de fragmentos do poema formam um combo perfeito para o clima gótico e perturbador da história.
Uma observação necessária: estou apaixonada pela capa. E, além das artes de O Corvo, também temos algumas extras de outras obras de Poe, e aqui deixo meus complementos ao Leander Moura que, com apenas uma única imagem, consegue nos transportar para a história original.

Gárgula 03/02/2021

Do poema ao quadrinho
Ver grandes obras ilustradas é sempre muito bom mas Leander Moura foi além em sua adaptação de O Corvo. Sua quadrinização do famoso poema de Edgar Allan Poe confere uma nova camada de tormento à obra.

Não é a primeira vez e nem será a última que veremos O Corvo em quadrinhos mas certamente é uma das obras mais belas que veremos, principalmente no cenário nacional.

Um nome que desponta no cenário nacional
Leander Moura é um artista e quadrinista que desponta no cenário nacional de quadrinho. Ele criou dentre várias HQs, Horas Escuras, que já falamos por aqui.

Seu traço inconfundível trabalha a luz de forma que todas as suas sombras consigam criar uma atmosfera aterradora. Enquanto lemos O Corvo é fácil perceber que quadro a quadro o tormento se esconde em cada penumbra. No poema um homem sofre profundamente pela perda da amada Lenore enquanto conjectura vários pensamentos a um enorme corvo negro que aparece misteriosamente durante a noite.

No desenho Leander utilizou o ator Jon Bernthal para os estudos de traço do pobre homem. Para a personagem Lenore ele fez estudos na atriz Kate Moss.

A adaptação do poema
Uma adaptação que usa a arte como narradora silenciosa de uma história cheia de pequenos detalhes. O poema de Poe vai sendo recitado enquanto as sombras contam sua própria versão. A tradução utilizada foi a de Machado de Assis.

A solidão do narrador, se esconde em meio à grandiosidade do fundo, recortado na peculiar forma do corvo. Essa imagem da capa em si é um poema de tão maravilhosa.

Não à toa a Editora Diário Macabro resolveu pegar a obra, que tinha saído de maneira independente com o apoio Quadro 9, e a republicou em seu catálogo com várias páginas de extras (o link que deixo aqui é para essa versão completa). Para isso, Leander magistralmente inverte a capa original que era branca e preta, para uma versão preta e branca. Uma imagem digna de estar em um lindo poster na parede.

Eu tenho a edição em capa branca (ver imagem mais abaixo), hoje uma raridade autografada. Quero comprar ainda a edição da Editora Diário Macabro, pois além de muitos extras e páginas a mais, a jogada visual que Leander fez, por si só, vale muito!

Conclusões finais
Sigam Leander Moura e acompanhem seu trabalho. Um desenhista nacional de talento ímpar, que arrisco dizer, é um dos melhores e mais habilitados ao desenho do horror.

Leander traça seu caminho no cenário nacional não apenas como artista, mas também como roteirista, mostrando seu leque de talentos.

A cena de quadrinhos nacional unca esteve tão forte! Nunca mais devemos deixar de olhar para os nossos talentos brasileiros.

Nunca mais!

Resenha publicada no blog Caverna do Caruso, na coluna Sexta-Feira 13, de Daniel Gárgula.

site: http://cavernadocaruso.com.br/sexta-feira-13-27-o-corvo-adaptacao-de-leander-moura/

Thainá - @osonharliterario 15/01/2021

O Corvo: uma adaptação que aquece e orgulha os fãs
Inspirado no poema homônimo de Edgar Allan Poe, a HQ O Corvo, idealizada e realizada pelo autor nacional Leander Moura, traz um belíssimo trabalho, tanto em arte como também em delicadeza e respeito com a obra original, resultando em uma homenagem ao Poe e seus fãs.

Na história conhecemos um homem que está sendo atormentando pelo espírito de Lenore, aparentemente a mulher que um dia amou. Enquanto tenta a todo custo manter a presença da mulher perto de si, um corvo entra em sua casa e começa a enlouquecê-lo com a sua voz que diz, incessantemente, “nunca mais”.

Com uma arte em preto e branco, com tons escuros, marcante e característica, a HQ transmite uma sensação melancólica, triste, brincando com a sanidade do personagem e do leitor. Dá para sentir em cada página a atmosfera sombria e pesada que ronda o protagonista e a sua história.

O Corvo é belo, singelo e simbólico. Durante toda a leitura eu pude sentir a vibe do Poe em cada quadro, cada imagem. E como fã do autor, eu fiquei muito feliz de ter em minhas mãos um trabalho tão delicado e cuidadoso.

Por ser um exemplar curto, não posso me estender em opiniões ou enredo, pois acredito que nesse caso o melhor é que cada um tenha a sua própria experiência de leitura, para assim ser ainda mais completa. O Corvo é indicado tanto para fãs de Edgar Allan Poe, como também para aqueles que têm vontade de ler o autor clássico, mas ainda não se sente seguro. Dessa forma você conhecerá uma das maiores histórias da Literatura de uma forma mais visual e sucinta.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2021/01/15/resenha-o-corvo-leander-moura/

Michelly 05/10/2020

O corvo
Nem preciso dizer que a arte da HQ e lindaaaaaa!!!!
Um belo conto para uma noite de halloween.

Ps: "nunca mais...." ?

Totti 03/08/2020

Peculiar
O ar gótico das cenas conseguem imergir com naturalidade o que se propõe aqui. A releitura do conto já consagrado Edgar Alan Poe.