Sob o Sol da Toscana

Sob o Sol da Toscana Frances Mayes

Resenhas - Sob o Sol da Toscana

Erika 20/10/2010

Cores, sabores e texturas
As descrições de Mayes nos faz querer conhecer Cortona, uma cidade medieval no alto de uma colina em plena Toscana. Um lugar onde passado e presente coexistem harmoniosamente.
Um livro cheio de cores, sabores, texturas, estradas romanas, muros etruscos e história. Um livro que fala sobre Bramasole ("a casa que anseia pelo sol"), sua reforma e descobertas infinitas desde a compra até o colher de azeitonas para experimentar seu próprio azeite. É inacreditavelmente mágico!

E para quem gosta de cozinhar, o livro é recheado de deliciosas informações gastronômicas; tem capítulos inteiros com receitas de pratos de verão e de inverno, além de muito, muito vinho. A farta e boa mesa italiana com o requinte de Mayes. De dar água na boca!

Há, no entanto, alguns capítulos que soam repetitivos ou desconexos, o que faz a leitura perder o ritmo deixando-a um pouco enfadonha. Mas quem insistir, não se arrependerá.

Só uma observação: não espere encontrar a história do filme nesse livro. A adaptação cinematográfica somente usou Cortona e a Bramasole como pano de fundo; entretanto são elas as verdadeiras estrelas do livro.

MarcusASBarr 20/08/2017

Encantamento espiritual...
A riqueza descritiva e sensibilidade sem par da autora em relação a região estão traduzidas nas páginas desta obra. A referencia maior das artes e do genialismo criativo precisa muito mais que o olhar curioso... precisa ser sentida.
A produção cinematográfica da obra gera uma certa frustração aos que chegam a ela por este caminho e esperam um romance. Muitos se enganam e podem até deixar de mergulhar em suas páginas por conta deste impacto inicial, mas "Sob o Sol da Toscana" é um romance muito maior... é um amor atemporal pela história, cultura, gastronomia, e, acima de tudo, uma lição de superação vivida e narrada a cada página. Caminha pela Toscana através da belíssima narração de Frances Mayes, seu olhar e paladar apurado darão forma aos sentimentos que vivencia e nos transporta para esta viagem encantadora.

Letícia 19/10/2009

já no início do livro dá vontade de comprar uma casa em algum lugar distante e fazer como a autora... demorei para terminá-lo, letrinhas muito pequenas... mas quando terminei já deu vontade de ler de novo... e de conhecer a região da Toscana... um dos livros mais interessantes que já li

Harriet 27/01/2010

Em casa na Itália
O bucolismo parece transpor os séculos como almas da arquitetura das pequenas cidades italianas. Um livro perfeito para quem respira a essência de toda beleza. Meu livro preferido.

P.S.: Leia em um domingo ensolarado, em uma varanda com árvores à vista.

"Meu leitor, espero, é como um amigo que vem visitar, aprender a amontoar a farinha na grossa bancada de mármore e a incorporar os ovos; um amigo que acorda aos quatro gritos do cuco na tília e desce os caminhos dos terraços cantando para as uvas; que apanha potes de ameixas, me leva de carro a cidadezinhas no alto dos morros, com torres redondas e gerânios pendentes, alguém que quer ver as azeitonas no primeiro dia em que podem ser chamadas de azeitonas. Um convidado de férias está em busca do prazer. Será que você consegue sentir a brisa que passa veloz em torno daquelas estátuas quentes de mármore? Poderíamos nos sentar como velhos camponeses junto à lareira, tostando fatias de pão com azeite, tomando um Chianti jovem. Depois de salas repletas de pendentes renascentistas e estradinhas empoeiradas desde Umbertide, preparo pequenas enguias fritas com alho e sálvia. À sombra da figueira, onde dois gatos se enrodilharam, não sentimos calor. Já contei: a pomba arrulha sessenta vezes por minuto. A muralha etrusca acima da casa é do século VIII a.C. Podemos conversar. Temos todo o tempo do mundo. Cortona, 1995"
Maria Isabel 16/12/2012minha estante
Gosto desses detalhes que a autora coloca no livro, mas acabo me perdendo um pouco e ficando entediada. Acho que meu erro foi assistir o filme primeiro.
Você já leu os outros dois?

bia 08/01/2021

durante a leitura, me senti como se estivesse folheando as páginas de um diário. é um livro tranquilo, para passar o tempo e que não apresenta fortes emoções ou um grande plot twist. a riqueza dos detalhes fez com que eu me transportasse para a toscana e participasse da reforma de bramasole junto com frances e ed. no entanto, creio que a quantidade de especificações pode tornar para alguns a leitura um pouco cansativa (não foi o meu caso).

eu procurei ler o livro antes de ver o filme, então não posso comparar as duas obras, mas como grande amante da itália, gostei bastante da leitura e com certeza indicaria para aqueles que assim como eu, gostam de viajar sem sair de casa e de livros tranquilos.

Nessa 08/08/2010

Poderia ser melhor
Eu poderia ter gostado mais do livro, achei um exagero de receitas e em alguns momentos um pouco repetitivo.

Meire.Abreu 12/03/2020

Diferente
O livro é totalmente diferente do filme.

PAmela.Bertholdi 15/01/2019

Para relaxar
Um livro para relaxar. Sem fortes emoções. Só o cotidiano de uma americana que compra uma casa na Toscana. Reforma , receitas, turismo... Um livro para se deliciar com as experiências que a protagonista vive nesse lugar maravilhoso. Super recomendo?

Liy 11/01/2011

Como amante da Itália (e provavelmente da Toscana, em especial), não preciso dizer que adorei esse livro. É um fato claro.
É uma história sútil, cheia de vida. Sem contar que até cozinhei uma das receitas que Frances ensina no livro. Ela detalha com precisão cada canto que visitou, e nos desperta a vontade de visitar estes lugares um dia. Ela detalha com precisão a felicidade e tem o poder de transmitir esse sementimento através da escrita. É uma história simplesmente deliciosa.

Bia 15/04/2011

O livro foi apenas uma fonte de inspiração para o filme. As estórias tem pequenas semelhanças, e o enfoque não são os mesmos.
Pra quem quer uma estória de amor, renovação e superação vejam o filme, mais voltado pra isto. O livro é pra quem gosta de saber sobre a Itália (costumes, descrições de pessoas comuns etc), comida (MUITA comida, com direito a receitas!), reforma de casas (ela detalha demais a transfomação de Bramasole - a casa), plantas e um pouco sobre viagem.

Degenhnaurt 02/07/2017

Eu vi o filme...
Não sabia que tinha o livro, mas eu vi o filme, é um dos meus filmes favoritos. E a Toscana é um dos lugares que eu mais quero conhecer. Quando vi aqui no Skoob que tinha o livro eu fiquei surpresa, vou ter que procurar esse livro, porque eu quero ler ele agora!
Silvana.Sampaio 23/05/2019minha estante
Que bom ter lido os comentários, ia comprar o livro com a intenção de reviver o filme, que aliás é o meu preferido!

Natalia 10/07/2014

Sob o sol da Toscana
A minha vontade de ler o livro “Sob o sol da Toscana” veio pelo amor que eu tenho pelo filme de mesmo nome.

Porém o livro é diferente do filme, o filme de fato só foi inspirado no livro.
Geralmente quando vemos filmes inspirados em livros eles costumam ser praticamente iguais aos livros que os inspiraram, isso não acontece em “Sob o sol da Toscana”.

Neste livro a autora Frances Mayes conta com muitos detalhes como foram os anos em que ela comprou e reformou uma casa em Cortona na Toscana, para poder passar as férias, verões e natais.

A história apesar de envolvente as vezes se torna um pouco cansativa pelo excesso de detalhes que a autora coloca. No entanto é esse mesmo excesso de detalhes que torna a narrativa envolvente e foi o que me fez ter vontade de sair, comprar uma passagem pra Itália e ver todos aqueles lugares narrados com tanto amor e encanto por Frances Mayes.

Um detalhe muito legal do livro é que contém muitas receitas que ela ensina a fazer.

Apesar de ter comprado o livro enganada, pensando que era praticamente igual ao filme, eu gostei.

Trata-se de um livro gostoso, que nos faz sonhar, querer viajar, cozinhar, conhecer novas pessoas e lugares, e que por fim nos ensina um pouco de história e dos prazeres simples da vida.

site: http://nataliasantos.wordpress.com/2014/07/10/16o-livro-do-ano-sob-o-sol-da-toscana/

val 13/07/2011

Sob o sol da toscana antes de tudo é um livro contagiante. A autora, cheia de otimismo, alegria, enfim encantada pela vida e seus viventes descreve nessas páginas seus dias,em detalhes, que viveu ao comprar uma casa na Toscana. Confesso que as primeiras 70 páginas são inteiramente sobre reformas, inclui palavras italianas. Roteiros turísticos, utilidades de ervas, frutas, castanhas,...tudo escrito com muita paixão que até resolvi plantar mais ervas aqui em casa...
adorei. Ah! as azeitonas já nascem roxas (pretas).

O mundo parece salvo da modernidade imposta que o leva à destruição: aqui a natureza é reverenciada e a sustentabilidade parece alcançável.

Nada haver com o filme...no livro, a Frances, mostra-se forte,amante dos animais de um jeito que me surpreendeu: entende até as cobras!
No fime...repudia-a.

Ed, seu marido, faz parte dessa casa na Toscana, acompanha as reformas...no filme, ela só o conhece no The End.

Prefiro o livro.