Lições Naturais

Lições Naturais Leverson Chaves

Resenhas - Lições Naturais

Tiago 26/04/2020

Lições Naturais, de Leverson Chaves, 88 páginas, Editora Coerência, 2019.
---------------
"O homem que não conhece seu mundo, não se entende."
---------------
Com textos breves, em prosa poética, Leverson Chaves nos faz lembrar da conexão essencial do homem com a natureza. Essa conexão tão esquecida nos tempos atuais, onde a humanidade se acostumou com ares e pensamentos tóxicos.
Lições Naturais são lições que a natureza nos dá, gratuitamente, bastando o esforço de parar, observar, aprender e apreender com as árvores, a chuva, o vento, as estações, os animais, os insetos, entre diversas outras formas de nos fazer enxergar além do nosso próprio umbigo.
"Não é somente o que aprendemos que conta, mas aquilo que acontece quando não aprendemos."
Uma leitura excelente para esse momento paradoxal de pandemia que estamos vivendo, uma forma de entender que parar, refletir, apreender com a natureza, pode nos fazer crescer, pode nos fazer superar, pode nos re-fazer humanos. Mas, é claro, o humano tem que fazer a sua parte. Recomendo.
"Algumas cegueiras são de nascença. Outras, de vivência. "

Bi Faria 31/07/2020

Capa linda! E foi leitura totalmente diferente de tudo que já li, mas cheia de aprendizado sobre a relação do homem com seu próprio mundo.
O autor traz emoções e sentimentos na escrita, com seu olhar nos mostra suas memórias e lições baseadas na natureza.
A cada conto uma lição diferente e a ligação da nossa história com a natureza, somos um só e o homem que se desconexa perde parte de si mesmo.
O 'ter humano' se perde do 'ser humano', de sua essência, ao não observar ao seu redor. Pois a natureza está em nós mesmos .

A ligação, a paixão e o respeito que o autor tem pela natureza é inspirador.
E com uma linguagem poética ele toca o leitor, faz críticas ao modo como o homem está vivendo sem conhecer seu próprio mundo, e através do que observa e por suas memórias do que viu e sentiu ele nos mostra que a natureza é inspiradora e acrescenta, e que devemos nos condicionar e respeitar. "A árvore da voz ao vento. O vento leva a semente da árvore. Troca? Resposta, talvez. O que a árvore diz para o vento? Diálogo." "A única forma de lavar a alma com água e tomando banho de chuva." "Você começa a aprender o que funciona. Vira provisão. Bagagem de vida. Provisões que a trilha oferece. Encha seu cantil, mas não leve o rio com você." @leversonchaves @grupoeditorialcoerencia

TM 16/09/2020

LIÇÕES NATURAIS - LEVERSON CHAVES
Salve Leitores!

Hoje vou falar sobre o livro LIÇÕES NATURAIS, do autor nacional Leverson Chaves, publicado pela Editora Coerência.

"O HOMEM QUE NÃO CONHECE SEU MUNDO. NÃO SE ENTENDE."

Pense num livro tranquilo, agradável, didático e composto de diversos ensinamentos... LIÇÕES NATURAIS é algo maior do que isso, pois, o talento do autor, somado ao trabalho da editora, teve um resultado mais do que positivo. Começando pela capa atrativa que possui. Simplesmente linda! A escolha das cores (destacando uma predominância apaixonante pelo azul) e a sensação de plenitude da imagem... deram muito certo!

A diagramação é muito boa (além de bonita!) e serve muito para auxiliar na leitura. O livro não é grande. É composto por 45 capítulos, que são breves em sua maioria, nada muito estendido, pois, acredito que a finalidade tenha sido: proporcionar uma experiência didática e incentivadora, de maneira que um leitor leigo fique instigado a pesquisar sobre as "Ciências Naturais" que são apresentadas na obra.

O livro é composto de diversos textos, que são uma espécie de reflexões e memórias, apresentados como formas de experiência entre conexão com a natureza e o meio ambiente. O uso de termos científicos e a escolha das palavras acaba deixando um tom mais didático na leitura. Além de uma homenagem aos autodidatas, o objetivo do livro é também a alfabetização científica. Nas entrelinhas é possível notar inspirações do autor por trabalhos de grandes cientistas como Carl Sagan e James Lovelock. Por fim, a escrita do autor em prosa poética deixa a linguagem da obra ainda mais graciosa e fascinante!

Particularmente, sou um grande fã do tema e da literatura envolvendo qualquer tipo de ciência. Por isso, gostei tanto e me identifiquei bastante com as "Lições Naturais" do Leverson. É uma leitura formidável e super indicada para qualquer tipo de leitor.

Classifico o livro LIÇÕES NATURAIS com 5 balões: Excelente!

"Vida longa e próspera!"

site: https://www.instagram.com/p/CFM69g1D3ol/

Chico Rosa (insta: @capa_de_livro) 17/12/2021

Lições Naturais
Resenha do livro "Lições Naturais" do autor parceiro Leverson Chaves.

Este livro foi gentilmente cedido pelo autor, a obra em questão é uma criação de estreia de Leverson e foca em elementos que muitas vezes deixamos passar despercebidos.

Através de textos curtos, mas nem por isso com muitos conhecimentos, Chaves nos traz um material em prosa poética valorizando e reconectando nossa condição humana com a natureza.

É uma experiência única para todos aqueles que acham a vida corrida, sem fôlego. Um mergulho dentro de si pelo caminho mais simples e que não damos tanta importância.

"O homem que não compreende seu mundo é solitário, se abandonou, se tornou sozinho de si mesmo".

Alan (@coracaodeleitor) 03/03/2020

Sensível e necessário
"...Estrelas são assim. Não é culpa das estrelas. Rotação. Mas é por um tempo. Tempo? Senhoras do tempo. Ciclos. Vida e morte. Reinvenção. Renovação. Estrelas..."
Olá literários hoje iremos conversar sobre o incrível "Lições naturais" do autor @leversonchaves .
O que a natureza tem a nos ensinar? Lições naturais é um compilado de reflexões sobre a vida e as conexões naturais.

O autor traz textos lindos e temáticos que refletem o que muitas vezes deixamos passar. O que podemos aprender com as estrelas, os sapos, as aranhas, o vento e também traz temas profundos como morte, transição, medo e tudo que podemos tirar de positivo disso.

A escrita do autor é muito poética e cativante, eles nos faz ver claramente através de seus olhos que tem uma apreciação grande por cada mínimo detalhe da natureza.

É um livro lindo para se refletir sobre coisas tão simples e que nos trazem fortes lições sobre como lidar com nossa vida em geral.

Tenho certeza que ao finalizar esse livro você estará bem mais leve e vendo que muitas coisas somos nós que problemarizamos. Mas que na verdade a vida pode ser bem mais leve.

Adorei a leitura e super indico. Adoro livros que nos trazem lindas reflexões.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 09/01/2020

Resenha: Lições Naturais
Lições Naturais é um livro de prosa poética escrito pelo autor Leverson Chaves, a editora é a Coerência sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro e muitas outras coisas em parceria com o autor. Se gostaria de saber o que recebi mais tem um vídeo no meu Canal Kemiroxtv mostrando tudo.

O conteúdo do livro como você deve ter percebido que não é uma história de começo. meio e fim mas sim, diversas prosas poéticas com assuntos diferentes, com mensagens profundas e reflexivas, A diagramação está impecável do escritor Rafael Sales( autor de Silhuetas na Penumbra- Sementes de Âmbar) e a capa está incrível do capista Henrique Morais, o bookstragammer do @riquereads e autor de diversos contos.

O livro foca em ciências naturais e principalmente na importância do meio ambiente, mensagens muito interessante que faz você pensar em diversos assuntos, eu amei o livro e favoritei no skoob, ele é incrível mas de tão interessante o livro um dia vou querer reler ele com certeza., espero fazer mais futuras parcerias com o escritor pois gostei muito da forma da escrita dele e como ficou o livro.E eu amo a prosa chamada Respostas.

Se você gosta de poesias ou não. Vai gostar desse livro pois ele é escrito em prosa, a leitura é envolvente e tranquila. A melhor forma de ler é em voz alta que parece que você viaja nas escritas desse livro, portanto super indico, ele me surpreendeu positivamente que até se eu tivesse oportunidade de conhecer o escritor pessoalmente seria uma honra. E essa foi a resenha espero ter te convencido hahaha até a próxima.

site: https://www.instagram.com/kemiroxtvliterario/