Quero que sejas

Quero que sejas Tomáš Halík

Resenhas - Quero que sejas

Alexandre.Amorim 24/04/2022

Amor: ato humano, demasiado humano, supra-humano.
"Se eu tivesse que resumir a "solução" ou essência desse livro, eu diria: o amor é tão "demasiadamente humano", profundamente humano, que ele não pode ser apenas humano. O amor destrói todos os "nada além de" positivistas! Ele é forte demais para ser apenas uma emoção humana. O amor é tão profundamente humano que ele testifica mais do que qualquer outra coisa da profundeza na qual o ser humano é mais do que ser humano, na qual o ser humano transcende a si mesmo". (p. 212)

"Deus é dança, digo diante do ícone, que representa a perichoresis, a comunhão de pessoas que se penetram mutuamente na Trindade como uma comunhão da dança. E lembro das palavras de Nietzsche: 'Eu só acreditaria num Deus que soubesse danças'". (p. 216)

carolmureb 04/02/2022

Os livros de Halík são densos, profundos. Já tendo escrito sobre a fé e a esperança, neste volume, ele vai falar sobre o amor. Sua reflexão teologico-espiritual é articulada com a filosofia e a cultura e faz-nos refletir sobre o amor como experiência humana e dom Deus.
"A contemplação sincera dos textos do evangelho permita o nascimento daquele amor ao homem de Nazaré que nos capacita a compreender experimentar sua singularidade" p. 116.
"Amamos de verdade aquilo que nos significa tanto a ponto de lhe darmos prioridade sobre o nosso eu. Amar significa ceder o primeiro lugar ao amado. Amar significa recuar em liberdade e alegria para a sombra do tu" p. 112.

Ellen 11/05/2020

Simplesmente incrível. Tomas Halik, em "Quero que sejas", analisa, com a maestria e beleza típicas de sua escrita, como o Deus de amor se relaciona com a sua criação.

Luciano Caldas 17/11/2020

Divinamente Humano
Temos aqui um Deus que impulsiona o mundo com o movimento do seu amor, temos aqui um Deus que o convida para a dança do amor, na qual o céu e a terra se penetram mutuamente, a graça e a natureza, o divino e o humano, a Trindade divina e a Trindade das virtudes, com os quais dançaremos para a eternidade. Na eternidade não existe o silêncio dos túmulos, a eternidade é o movimento eterno, é uma dança do amor! Obrigado Halík, você é inspirador. Você divinamente humano.