A relíquia

A relíquia Eça de Queiroz




Resenhas -


11 encontrados | exibindo 1 a 11


Felipe1503 12/03/2024

Fé verdadeira ou falsa?
É possível fingir fé em algo?
E fingir fé por dinheiro?
Essas é outras reflexões nessa história curiosa de Eça de Queiroz.
comentários(0)comente



Lidiany.Mendes 13/11/2023

Crítica social com humor
Neste livro Eça de Queiroz nos apresenta a história de Teodorico que após ficar órfão vai morar com sua tia Patrocínio em uma casa em que sobra devoção e falta amor.
Ele cresce contando os dias em que a tia irá morrer e ele, finalmente, poderá viver com sua rica herança.
Porém, nem tudo sai como ele planeja, o que torna a história engraçada em meio a contundente crítica à religiosidade vazia da época retratada.
Confesso que gostei do final e da reflexão que de Teodorico, embora não concorde inteiramente com ele.
comentários(0)comente



Karla 23/07/2022

o TANTO QUE EU RI lendo esse livro não está escritooooo
mais uma leitura feita para o colégio e vestibulares
mas eu gostei muito, gostei tanto quanto Dom Casmurro
comentários(0)comente



Cely 05/05/2022

Finalmente terminei
Gente, que livro difícil de ler, muito detalhe. Os capítulos são enormes, os mais legais são o primeiro e o último. E foi por causa do humor e do plot que eu não abandonei o livro kkkk além de ser cobrado nos vestibulares.
comentários(0)comente



Samila 22/05/2021

Extremamente descritivo, mas capaz de te fazer rir.
Digamos que 1/3 do livro realmente prende sua atenção. É possível que você sinta sono e abandone a leitura algumas vezes. A história é boa e capaz de proporcionar boas risadas devido ao que eu chamo de ?jeitinho Eça? de descrever um religioso hipócrita e as situações vividas por conta da sua hipocrisia.
Existem alguns diálogos infindáveis e cenas extremamente descritivas nas obras de Eça que quando você termina a leitura fica a pergunta: era mesmo necessário? Além disso, tenho a impressão que ele corre com a história no fim. É como se tivesse um prazo para entregar o livro e perdeu muito tempo nos detalhes e agora tem que finalizar a história de qualquer jeito.
Se você precisa ler por conta dos vestibulares, boa sorte! Se você já passou dessa fase, leia, tenha paciência, vai ser mais divertido.
comentários(0)comente



Mell Valim 26/02/2021

Da pra entender as críticas aos costumes contraditórios e à burguesia da época do autor, mas esse tipo de romance não me agrada muito.
comentários(0)comente



Maria3427 20/01/2021

A RELÍQUIA
Eça de Queiroz consegue desenhar em linhas perfeitas o pior da hipocrisia humana com alguns personagens marcantes nessa história, em especial o nosso protagonista Teodorico Raposo. "Raposão", como era conhecido, é um homem que vive duas vidas. Para agradar a tia e lograr receber sua herança se apresenta como um homem temente à Deus, muito religioso, mas sua verdadeira face é de alguém inescrupuloso, hipócrita e que tem como único deus o dinheiro.
Com certeza a gente passa raiva lendo, mas também dá umas boas gargalhadas. Recomendo muito a leitura pra quem se interessa pelos escritores lusitanos e o período realista no século XVIII.
comentários(0)comente



Lirieudo 11/01/2021

O livro conta uma história interessante, a vida do protagonista e o desfecho do livro são bem interessantes. Mass, as descrições nos capítulos 3 e 4 são muito chatas. Já sabia o desfecho e o li até o final porque queria ver como iria se desenrolar (e também porque paguei pelo livro rsrs). Outro aspecto ruim que eu considero é a divisão de apenas 5 capítulos em um livro de 200 páginas. Pelo amor de Deus, triste. Ou seja só gostei do começo e final.
comentários(0)comente



zukonoha 10/12/2020

É um livro de linguajar rebuscado em português de Portugal. Ainda assim, consegue entregar uma trama envolvente ? o que suaviza leitura ? e um personagem principal que, mesmo não valendo nada ? ou exatamente por isso ?, é completamente cativante.

O Realismo de Eça de Queiroz é muito singular. Ao contrário do caminho que seguiram outros autores da época, criticou a realidade sem abrir mão do lúdico, rendendo cenas maravilhosas. Além disso, possui uma ironia ácida e cômica que beira o pastelão, arrancando-me risos altos.

Por outro lado, ele é muito descritivo, o que torna alguns momentos do livro cansativos. Nada que não dê pra suportar.
comentários(0)comente



Lau 05/11/2020

Clássico da literatura! Dei muitas risadas. Mas demorei um pouco para ler, alguns trechos são bem descritivos, o que cansa a leitura.
comentários(0)comente



Sarah 03/09/2020

Irônico e satírico
Nesse livro, Eça de Queirós usa e abusa do tom irônico e da sátira para denunciar uma sociedade lusitana do século XIX totalmente materialista e hipócrita.
Possui personagens cínicas, avarenta e cruéis.
Sendo assim, traça uma forte crítica à burguesia e ao clero.
Me diverti muito lento apesar da leitura se tornar arrastada algumas vezes.
comentários(0)comente



11 encontrados | exibindo 1 a 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR