Gone Michael Grant

Resenhas - Gone: O Mundo Termina Aqui

lucastech 30/12/2012

Gone é incrível.

Eu sinceramente achava que ficaria muito crítico após Jogos Vorazes, mas Gone me surpreendeu. Sua história me fez devorar um livro de 518 páginas em três dias. Assim, do nada. Tão rápido quanto os personagens acima de 14 anos somem, logo no primeiro capítulo.

Gone é ágil. Rápido, frenético. Não se perde em detalhes desnecessários. Gone vai direto ao assunto, assim como todo o adolescente hoje em dia. Mas tome cuidado: a leitura não deixa de ser impactante só por causa do público alvo. Temos muito sangue e uma cena em particular envolvendo uma serra elétrica de dar nojo. Coisa de Jogos Mortais.

O engraçado de Gone é que o autor conseguiu lidar com o aspecto do sobrenatural sem deixar a leitura, digamos, tosca.
Personagens possuem poderes, e nem por causa disso torna a coisa toda uma cópia de X-Men. O livro se torna especial por causa disso.
Os poderes são apenas adereços. O mistério em si que ronda a história, e as atrocidades que ocorrem durante o livro são muito mais interessantes.

Pensei enquanto lia como aquilo tudo ficaria construído em formato cinemátográfico e cheguei a uma conclusão:
Gone não é um livro que daria um bom filme, pelo simples fato de se dar muito bem com as palavras.
Situações que, se você parar pra imaginar, ficariam ridículas na telona, mas que, na leitura, tornam-se instigantes e supreendentes.

Portanto, Gone é um livro breathtaking.
Em um segundo você está na primeira página, e num piscar de olhos, se vê na última, desejando a continuação.

Definitivamente, a partir de agora, Gone é meu livro favorito.

dgbrana456 02/08/2021

Gone - O Mundo Termina Aqui
Um dia, de repente, sem aviso prévio, todas as pessoas com 15 anos ou mais da pequena cidade de Praia Perdida simplesmente desaparecem. Agora, todas as crianças precisam se unir para sobreviver. Sam Tample, nosso protagonista e um líder nato que todos esperam que lidere, se junta com seus amigos para entender o que está acontecendo e administrar toda aquela situação. Porém, uma coisa inusitada acontece: a descoberta de uma parede cobrindo toda a cidade. Não tem como entrar. Não tem como sair. Praia Perdida agora é o LGAR, um lugar sem adultos, em que todos precisam se virar por conta própria. Problemas internos entres as crianças começam a acontecer. Descoberta de poderem malucos e gente querendo tomar o poder. Sam, junto com Quinn, Edilio e Astrid, precisa encontrar uma forma de sobreviver ao LGAR.
----------
No começo, eu estava achando a história bem chatinha. E, então, do nada apareceu um povo com poderem, eu fiquei tipo "?????? Que nada a ver!". Mas não tem o que falar, a história é muito boa!

Eu simplesmente amei todos os personagens (mesmo os vilões), achei o mistério de o que caralhos tá acontecendo muito bem desenvolvido e nada cansativo (por mais que ainda tenham perguntas a serem respondidas nos outros livros).

Sendo o primeiro livro de uma saga, acho que não ficou nada cansativo ou chato, assim como vários outros livros que eu já li. Alguns mistérios são parcialmente resolvidos, mas não de uma forma que você fique satisfeito ou sem vontade de ler os outros livros, mas também sem te deixar insatisfeito.

Eu amei como que todos os personagens são tão humanos e falhos, mas ao mesmo tempo tão cativantes. Você realmente se conecta com eles. Todos possuem medos e às vezes acabam se deixando levar por eles, todos lutam por alguma coisa.

O que eu não gostei muito foram os vilões da história - Diana, Drake e Caine. Eles são bons vilões, mas acho que foi isso o que me encomodou. Quer dizer, eles agem como se fossem psicopatas que acabaram de sair de um hospício ou da cadeia, sendo que eles têm só 14 anos! Acho que eles ficaram "adultos de mais". De resto, a história toda é envolvente e muito, muito boa.

"Não temos nada a temer, a não ser o próprio medo." - Astrid

Driely Meira 09/05/2013

Gone
O que você faria, se de repente, de um segundo para o outro, todas as pessoas maiores de 14 anos desaparecessem? Se todos os meios de comunicação parassem de funcionar, se os animais começassem a sofrer mutações, e uma barreira enorme separasse sua cidade do resto do mundo? Eu com certeza entraria em pânico. Isso foi o que aconteceu com Sam, Astrid, Quinn, Edilio e todos os outros habitantes da cidade de Praia Perdida. Todos os adultos sumiram, restando somente as crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Gone é um livro repleto de aventuras, desde a mais perigosa até a mais perigosa ainda. Isso acontecendo apenas com adolescentes e crianças desesperados, sem saber o que fazer... Imagine só. Esse é, sem um pingo de dúvidas, o melhor livro que eu já li. Por mais que alguns personagens fossem extremamente chatos, havia também personagens extremamente corajosos e muito legais, o que “compensava” os chatos.

Sam é o personagem principal. Surfista, mora com a mãe que é enfermeira, e nem sabe quem é seu pai. Uma vez, ele salvou a turma toda, e agora que essas coisas estranhas começaram a acontecer, todos contam com ele novamente, mas desta vez ele não sabe o que fazer. Uma coisa bem chata, é que todo mundo fica perguntando ao Sam “O que a gente faz agora? Onde estão nossos pais? Como vamos sair daqui?” Tudo bem que são todos crianças, mas Sam tem praticamente a mesma idade que eles, então sabe a mesma coisa. Se ele soubesse como sair de lá, já teria saído. Se ele soubesse onde estão os adultos, já teria ido buscá-los, certo?

Como se já não bastasse tuuudo isso acontecendo, ainda vem coisa pior. Adivinha? Certo, seria spoiller *-*

Normalmente não gasto muito num livro, mas quando vi Gone acabei gastando uma quantia que hoje eu não gastaria nem se o livro tivesse mil páginas. Dei uma olhada na minha estante, e percebi que o livro mais caro dela é Gone *-*

Gone é um livro que depois que você termina de ler, não consegue dormir, esperando a continuação, que por sorte já tem no Brasil. Na verdade, já saíram os três primeiros livros da série.

Lucas 13/10/2013

Muitos livros, filmes e séries já mostraram pessoas se organizando para sobreviver diante de alguma situação complicada, mas eu nunca tinha visto algo sobre crianças e adolescentes assumindo esse papel. Além disso, algumas crianças desenvolveram poderes especiais, e isso contribui para a formação de uma hierarquia nessa sociedade.

Achei muito interessante ver o comportamento desses personagens diante de uma situação desse tipo, tendo que assumir responsabilidades e ditando as próprias regras. O fator sobrenatural do livro também foi bem legal, com todo o desenvolvimento dos poderes e de como cada um passou a usá-los: uns para ajudar as pessoas, e outros para intimidá-las. Eu fiquei bem surpreso com certos acontecimentos brutais no decorrer da história, pois não esperava por isso nessa leitura. Principalmente pelo fato de que todos os personagens têm menos de quinze anos.

A narrativa do livro é bem leve e tranquila, o que faz com que a leitura flua bem. O livro é narrado em terceira pessoa e mostra o ponto de vista de vários personagens, o que torna a leitura ainda mais interessante.

A divisão dessa sociedade encaminha a história para um combate inevitável entre dois grupos: o de Sam, constituído pelos “mocinhos”, e o de Caine, um psicopata que intimida todos usando o seu poder. Durante toda a história, foi criada uma expectativa sobre esse combate, e talvez esse tenha sido o problema. O que me decepcionou não foi a batalha em si, mas sim o desfecho da história. Acho que tudo aconteceu de forma previsível, com a finalidade de deixar a abertura necessária para que o autor continuasse a história.

Apesar de ter me decepcionado um pouco com o final, gostei bastante do livro e estou bem curioso pra saber o que irá acontecer no segundo livro da série.

site: Para mais resenhas, acesse: www.estantenerd.com
Junior 15/10/2013minha estante
Muito boa a sua resenha, fiquei com vontade de ler o livro kkkkkkk.

Dani Fuller 19/10/2013minha estante
caramba exatamente o que senti no final, mas não sabia usar essa palavra que usou.

Mário 04/12/2013minha estante
Muito boa sua resenha, Lucas. Quero muito, muito, muito comprar, mas não sei onde vende. Alguém sabe?

Lucas 07/12/2013minha estante
Mário, obrigado pelo elogio! :)
E tem no site da Saraiva, apesar de estar meio caro...

Fernanda 31/10/2013

Acho que se tem uma palavra para resumir esse livro é: aflição.
Imaginem um mundo onde todos os maiores de 15 anos sumam – puf – do nada. Agora imaginem a loucura e a apreensão que isso causaria nos menores de 14 anos.

“A única coisa que devemos temer e o próprio medo”. (Pág 56)
De fato.

Michael Grant criou esse universo e jogou no colo dos leitores todo tipo de agonia que se pode imaginar.
Crianças tendo que lidar com toda espécie de problemas. E as criancinhas da creche? E as de colo que ficaram em casa sem ninguém? Esse livro é cruel porque ele é cru. Crianças morrem, sim, por descuido, irresponsabilidade, acidentes... ou não.
Portanto, elas precisam assumir responsabilidades de adultos e mais: lidar com coisas irreais.

Praia Perdida deu lugar ao LGAR – Lugar da galera da área radioativa – onde todo o pesadelo se apresenta.
Porém, antes do sumiço de todos os adultos, já acontecia algo estranho naquele lugar.
Sam fazia coisas impossíveis. E depois que o LGAR tomou forma, ficou nítido que ele não era o único. A área que eles vivem é de fato radioativa, porém eles não sabem se isso tem haver com o sumiço repentino dos adultos e com as novas habilidades em algumas crianças;
Sam, Astrid, Quinn, Edilio e Lanna serão algumas das vidas de vital importância para a história.
Sam é tido como o líder daquelas crianças; não que ele tivesse escolha.
A responsabilidade pesa e, honestamente, ele não tem a obrigação de fazer nada. Ele também tem medo, também sente desespero.
Suas escolhas fazem dele uma pessoa confiável e tudo que aquelas crianças precisam é de confiança. E isso é injusto com Sam, afinal ele também está passando por essa situação e, droga, ele também quer confiança.

O autor levanta várias teorias sobre os motivos do surgimento do LGAR, e gostei do que ele sugeriu primeiramente. Seria bobagem ignorar o obvio. Afinal, qual a primeira coisa que vocês pensariam?

“- O que a gente fez? – perguntou Quinn. – É isso que não entendo. O que a gente fez para deixar Deus tão puto? (...) Quero dizer, a gente fez alguma coisa para merecer isso, certo? Deus não faz coisas assim sem motivo.
- Não acho que tenha sido Deus.” (Pág 36)

(Sério, as teoria são bem legais. Vão de Deus à universos paralelos à hackers do universo, etc. O autor é bem genioso.)

É uma agonia do começo ao fim. Logo que os adultos somem, eles não tem noção de nada. Levam na brincadeira. Acham que há um porque e que eles voltarão em breve. Esperam uma ajuda que não vem.
Logo começam a se forma os grupinhos. Logo as coisas começam a ficar perigosas.
Um grupo de alunos de um colégio interno chamado Coates se juntam a eles... para ajudar?
Mesmo entre crianças há crueldades sem limites.
O medo nos leva a fazer coisas inenarráveis, amigos, e Michael Grant trabalhou isso muito bem.

“Gone” é um livro conflitante. Inteligente e cruel, cruel.
São várias questões em dúvidas. O que criou o LGAR? Por que só maiores de 14 anos sumiram? O que acontece com quem faz 15 anos dentro do LGAR?
São levantadas várias teorias sobre os porquês, porém pouca coisa foi explicada. Estou ansiosa para essas respostas.
“Gone” é o livro 1 de uma série de 6 livros, e que no Brasil são lançados pela editora Galera Record.
É uma leitura muito interessante e... dolorosa.
Quem tiver estômago, que venha.
Mário 04/12/2013minha estante
Muito boa, a resenha. Eu quero comprar o livro mas não sei aonde! Na submarino e nas Americas já está esgotado. Você/Alguém sabe onde vende?

yasmim 12/04/2015

Perfeição de Capa Azul
Eu admito que fui surpreendida. Esse é o tipo de livro que eu não esperava encontrar mais. O livro deixa tudo muito bem explicado, mas é necessário ler o último livro (Medo) para entender por completo as ideias do livro. Depois de que uma barreira fosca e inquebrável aparece numa pequena cidade litorânea da Califórnia, apenas pessoas com menos de 15 anos ficam dentro dela. Começam a aparecer muitas crianças com poderes, ao passo que o protagonista (Sam), tenta se relacionar com Astrid e lidar com seus poderes. Nesse meio tempo, os garotos da cidade têm que aprender a lidar com os adolescentes ricos e problemáticos de uma academia próxima.

Cacau 17/03/2014

Eu gostei muito do livro, parece Lost e os personagem passam muitas dificuldades. Quero os outros!

Clara 24/03/2014

Bom começo
O primeiro livro da série Gone introduz a história da pequena cidade de Praia Perdida, na Califórnia, com menos de 3000 habitantes. Em um dia aparentemente normal, desaparecem todas as pessoas acima de 15 anos do local. Com o desaparecimento surge uma barreira, que delimita a cidade em um círculo completo. Praia Perdida passa a ser chamada pelos que ali permaneceram de LGAR (Lugar da Galera da Área Radioativa) - lá tem uma usina, que dá emprego a maior parte da cidade e cuida da eletricidade geral. Conta-se que uma vez ouve um acidente, e por mais que nenhuma consequência tenha ficado evidente, eles dizem que o lugar é radiativo. Com a barreira, ninguém pode sair.
Com o estranho acontecimento, descobre-se que vinham ocorrendo mutações na cidade. Crianças e adolescentes estão com diferentes poderes, desde grande força e velocidade até o poder de queimar coisas. Animais também passam a ter características estranhas, como cobras com asas e gaivota com garras afiadas. Sam Temple, de 14 anos, é um desses adolescentes. Ele acreditava que era o único com um poder, até perceber que tinha muitos como ele. Sendo visto como um líder pelas pessoas que não desapareceram e quando valentões tentam impor medo e dominar outros, ele e seus amigos tentam interceder.

O livro é interessante, a ideia é bem desenvolvida e você fica o tempo todo querendo saber o porque daquilo ter acontecido e o que o causou. Me chamou a atenção o fato do Sam não ser exatamente um herói, pelo menos não um típico. Ele quer ajudar a todos, e procurar uma resposta, ao mesmo tempo que admiti ter medo e as vezes sua maior vontade é fugir. Ele não é corajoso sempre, mas tenta fazer o certo, o que, basicamente, é o que pessoas reais (nós) buscam. Ele também não é o salvador da pátria, nem está sozinho, consegue ter força e seguir adiante porque tem um grupo incrível de amigos e colegas dispostos a cuidar uns dos outros e assim, da cidade. Embora tenha um número significativo de personagens, eles são bem escritos, de forma que você consegue se identificar com a linha de pensamentos e atitudes de alguns, se irritar com outros e odiar completamente um restante. Um ponto negativo é a violência apresentada. Para a história andar da forma que o autor imaginou, obviamente ela teria que existir, porém achei que ela está presente de forma muito excessiva. Se você parar para pensar que ninguém no livro tem mais do que 14 anos, toda a violência ali é meio assustadora. Imaginar crianças tendo que lutar e se agredir daquela forma é insano. O final do livro é característico daqueles que são escritos em série. Deixa claro que tem uma continuação e algumas dúvidas permanecem pro próximo.

Sabrina 29/04/2014

O livro vem com uma historia diferente, chamativa e com muitos mistérios , que foi o que me prendeu ao livro, também o fato dele criar personagens que agem de acordo com suas idades ,porem o que me irritou no livro foi a sensação de estar assistindo um episodio de "tom e jerry" eles fugiam e eram capturados apanhavam, conseguiam fugir mas logo eram pressos novamente torturados, e assim se segue o livro todo, eu sei que o cenário deles e restrito mas essa situação desgastou a leitura.

Ana 25/10/2014

Gone
Gone é uma série escrita por Michael Grant que consiste de 6 livros. A história a primeira vista remeta a série Under The Dome, porém, não é a cidade inteira que fica envolta por uma barreira. São as crianças e adolescentes. Todos os habitantes da cidade com 15 anos ou mais desaparecem repentinamente. Apenas os jovens ficam e tem de descobrir o que aconteceu e a viver com poucos recursos.
Sam é o personagem principal, ele é bom em crises e todos o veem como um líder de início, porém, isso muda quando garotos de uma escola preparatória próxima chegam à cidade e se proclamam os líderes.
Os livros tem um tema muito interessante, a história flui bem e nem parece que estamos lendo um livro com 500 páginas. Sam é um excelente personagem, porém, quem merece destaque mesmo é Caine, o líder dos garotos da escola preparatória. Ele é maníaco e egocêntrico, mas ainda sim muito gostável.
O livro não mostra apenas o ponto de vista de Sam, também vemos, no decorrer do livro, o ponto de vista de outros personagens.
Há também uma boa quantidade de ficção científica no livro. A cidade é próxima de uma usina nuclear e isso faz com que alguns personagens tenham poderes e os animais desenvolvam mutações, como cascavéis voadoras e coiotes falantes.
O livro corre em contagem regressiva para o aniversário de 15 anos de Sam, que é o grande clímax da história.

site: www.tatisachs.com
Igor Gil 24/12/2015minha estante
Brigadão pelo spoiler

sentilivros 30/06/2012

resenha de Gone
Outro livro que comprei logo após o lançamento e só fui ler após o recebimento do 2º volume da série.
A história central aqui baseia-se na mutação de adolescentes num mundo onde, de uma hora para outra, todos os maiores de 15 anos sumiram.
Desde que a história começou, Sam parece ser o menino mais bonzinho que "representa" os mocinhos. Há também outros personagens, como Astrid, a menina gênio. Quinn, o amigo que tem seus momentos de inveja. E muitos outros personagens que vão crescendo junto com a história.
Sam,sabe que é diferente e por isso, é o mais discreto possível em tudo. Sempre teve uma paixão por Astrid e com a chegada desse novo mundo, eles se aproximam.
Mais uma vez, uma trama regada a suspense, romance e principalmente, luta pelo poder.
Apesar de ter um final relativamente satisfatório, a trama deixa vários ganchos e muita teoria para ser entendida no próximo volume.
Leitura rápida apesar do número de páginas.
"...- Certo, aqui vai uma: ' Sem maldade para ninguém, com caridade para todos, com firmeza no que é certo, como Deus nos permite ver o que é certo, lutemos para terminar o trabalho que temos, curar os ferimentos da nação...' - presidente Lincoln." pg. 513
Recomendo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/06/gone-o-mundo-termina-aqui-michael-grant.html

Vitor 03/01/2012

Anab 22/06/2015minha estante
queria taaaaaanto ler!

Yurii_Sier 03/02/2024

Li esse livro anos atrás e agora que reli eu entendi o por quê eu viciei nessa série. Amo a historia, amo os personagens, amo tudo. Senti a mesma tensão que da primeira vez. Simplesmente fantástico