A traição de Rita Hayworth

A traição de Rita Hayworth Manuel Puig

Resenhas - A traição de Rita Hayworth

Pisi14 25/08/2023

Uma homenagem aos tempos antigos do cinema
A história se passa no interior argentino, em um lugar onde não é possível ter muita ascensão social e com uma rotina monótona. Lá o elemento que dá luz, vida e movimento ao lugar é o cinema, espaço que influencia a todos e os livra da monotonia

Débora 23/06/2013

É um livro bastante complexo. O autor Manuel Puig fez parte da geração modernista, daí seu livro não segue um padrão "normal" de escrita. Eu o tenho desde 2005 e tentei lê-lo várias vezes e não conseguia (achava chato), mas entendo que era porque ainda não tinha a maturidade intelectual para apreciar a obra.
O livro conta a história de uma família que se muda para uma cidade do interior da Argentina (Vallejos) e os acontecimentos com os membros desta desde o inicío dos anos 30 até o início dos anos 40. A complexidade está no fato de que não existe uma narrativa linear. No início de cada capítulo, onde seria o título dele, tem os personagem que falam naquele capítulo e o ano, mas cada capítulo é de uma forma: em alguns há diálogos (sem narrador direcionando-o), em outros são fluxos de pessamento de personagens diferentes (cada um de um personagem), há ainda uma parte de um diário, uma redação escolar e uma carta. Sendo assim, o leitor acaba tento uma visão parcial de toda a história, que foi, na minha opinião, o toque de genialidade do autor! não há vilões ou mocinhos, todos tem altos e baixos, descobertas sexuais, sonhos, frutrações, etc.
Por fim, explicando o título, Toto, um dos meninos da familia, é viciado em cinema, vai todos os fins de semana, compara a sua vida e a de todos ao seu redor aos dos personagens e estrelas hollywoodianas, e acaba cativando-os e os incentivando a também, buscar na magia do cinema um fuga para a dureza da rotina cotidiana.

Mateus 27/06/2010

Sinceramente, não sei bem o que o autor queria alcançar com esse livro. O título é totalmente inadequado, pois o nome de Rita Hatworth é falado apenas uma vez, quando o personagem principal da história e sua mãe estão conversando sobre filmes. Por mais que tente entender o porquê do nome do livro, não consigo. Outro ponto que não gostei durante a leitura foram os parágrafos muito longos. Um único parágrafo rendia páginas e mais páginas, chegando a cansar. Ás vezes não aparecia parágrafo algum, eram apenas diálogos, o que dificultava muito a compreensão do texto. E quando acabavam os capítulos, era como se o livro mudasse para uma história totalmente diferente, não havia muita conexão entre eles.

Fora essa grande complicação na hora de narrar a história, Manuel Puig é um bom escritor. Certas partes garantem momentos de prazer e diversão, outras, como já disse, são extramente chatas. Para quem tem um grande hábito de leitura, A traição de Rita Hayworth será uma ótima opção de livro. Mas para quem não tem, será um pesadelo. Recomendo para pessoas mais maduras e que estão acostumadas a ler livros difíceis.

Neusa 25/01/2009

Divertido