Modern Love

Modern Love Daniel Jones

Resenhas - Modern Love

Aione 18/08/2020

Modern Love é uma coluna semanal do The New York Times, publicada há cerca de 15 anos, que traz crônicas sobre amor e relacionamentos de um modo geral. Atualmente, a coluna inspirou a série homônima da Amazon Prime e teve, também, algumas de suas melhores publicações compiladas em um livro, lançado no Brasil pela Rocco. Em inglês, a coluna também está disponível no formato de Podcast.

Ao todo, as 42 crônicas do livro estão divididas em quatro diferentes partes, organizadas por Daniel Jones de acordo com o assunto geral de cada sessão: "Em Algum Lugar Lá Fora", "Acho que Amo Você", "Segurando Firme nas Curvas" e "Assuntos de Família".

"Em Algum Lugar Lá Fora" reúne principalmente crônicas sobre casos e desilusões amorosas, com uma perspectiva de quem aprendeu com os erros passados e continua em busca de seu amor; "Acho que Amo Você", por sua vez, traz, principalmente, as histórias de quem vive — ou viveu — seu final feliz ao lado de um grande amor. "Segurando Firme nas Curvas" e "Assuntos de Família" trazem histórias mais voltadas ao núcleo familiar e, em muitos casos, situações mais delicadas e dolorosas.

Como os textos foram escritos por pessoas diferentes, cada um tem seu próprio estilo e particularidade, mas, no geral, todos apresentam uma leveza narrativa e um toque muitas vezes bem-humorado. Pelo que me lembre, todas as pessoas que assinam as crônicas são escritores, a maioria não publicada no Brasil, o que faz com que todos dominem bem a arte narrativa. As histórias — reais — são rápidas de se ler, mas nem por isso menos envolventes. Foi muito fácil entrar em cada uma delas e gargalhar, suspirar ou derramar lágrimas com os relatos. Mesmo que as histórias sejam variadas, todas elas proporcionam identificação e empatia em algum nível, já que falam, como um todo, sobre emoções e as dificuldades encontradas nos mais diferentes tipos de relacionamentos.

Em relação às oito crônicas que originaram os episódios da série Modern Love, todos são bastante fiéis, alguns desenvolvidos quase que com exatidão ao relato original, outros foram incrementados na série. Como eu havia assistido a eles antes da leitura, foi gostoso retornar a essas histórias e ter tido a chance de lê-las em sua forma original.

Li Modern Love de maneira fragmentada em conjunto com uma amiga, deixando cada sessão do livro para uma diferente semana e discutindo, aos domingos, o que havíamos lido. Foi uma experiência muito gostosa, principalmente porque pude reservar um espaço nos meus dias, nesse meio tempo, para me encontrar com essas histórias. Além da leitura em si ter sido prazerosa e proveitosa, trouxe também, de maneira indireta, a cidade de Nova Iorque, já que os cronistas são residentes de lá. Fica a recomendação!

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/08/18/resenha-modern-love-daniel-jones/
Simone.Pedroso 01/01/2021minha estante
Ah, que legal! Não sabia dessa edição em português! Vou adicionar à minha lista.

laxxal 27/11/2021

Modern Love é um compilado de histórias reais que mostram alguma forma do amor na vida das pessoas. São várias histórias sobre os mais diferentes tópicos: relacionamento entre pessoas que se conheceram no tinder, relacionamentos entre filhos com pais ou mães adotivas, relacionamentos à distância, gravidez, desilusões amorosas, perdas significativas e separações sofridas também.
Encontrei nesse livro bastante identificação e esperança, tanto nas histórias das mais tristes e comoventes, como nas mais engraçadas e inesperadas.

Recomendo, é uma leitura super leve e mostra que a vida real pode ser tão interessante quanto a ficção e ainda mais especial quando vivida com amor.
aline 27/11/2021minha estante
que resenha mais fofaa ?

laxxal 27/11/2021minha estante
aaah ? são essas histórias de amor que deixam a gente inspirado hahaha leia ele quando vc puder que vc deve gostarr

aline 27/11/2021minha estante
coloquei na lista!!! brigada pela indicação ?

Lizia.Yohanna 30/06/2022

Interessante
Achei a ideia do livro bastante original e muitas das histórias comoventes e até de certa forma surpreendente, mas não é um livro que eu leria de novo. Ainda assim é uma leitura interessante e que rende bastante ensinamentos sobre amor, vida e relacionamentos.

marina.siqueira 30/12/2021

Modern Love é um dos melhores livros sobre o amor. Sobre o amor romântico, o amor-pela-família, o amor-próprio, o amor-amigo, o amor-pela-vida e, principalmente, o amor-real. O melhor nesse compilado é o simples fato dele ser real.
Cada história traz uma abordagem diferente dos relacionamentos com os outros e consigo mesmo, englobando dilemas variados que muitas vezes estão presentes nas nossas vidas. Com muitas histórias emocionantes, não é um livro para se ler rapidamente pela pura necessidade de se absorver cada detalhe e cada lição.
As inseguranças são universais. O futuro nem sempre segue o caminho que queremos, acontecendo de alguma forma diferente que pode ser boa mesmo assim. Os casamentos nem sempre duram, mas a amizade pode permanecer. As pessoas próximas morrem, mas a reconstrução da nossa vida ainda é possível. Filhos podem ser reencontrados. Famílias podem surgir onde menos se espera. E o amor também. O amor está em todos os lugares.
ana lú 30/12/2021minha estante
resenha incrível!!

marina.siqueira 31/12/2021minha estante
Obrigada!!

Fabi | @ps.leitura 03/06/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Modern Love é a melhor coluna do The New York Times e suas histórias apaixonantes inspiraram a série na Amazon Prime. Agora, você pode suspirar nas mais de 30 histórias apresentadas nessa edição da Editora Rocco.

Daniel Jones é o organizador da coluna Modern Love que teve início em 2004. Essa coluna consiste em histórias enviadas pelos leitores do jornal, onde elas dão vida para suas próprias histórias.

Todas são contadas em primeira pessoa e como cada uma se sentiu ao descobrir sobre uma traição, uma doença, uma perda... algo que realmente marcou e mudou a sua vida para sempre.

Já assisti a primeira temporada da série - disponível na Amazon Prime - e gostei muito de como as histórias são reais e transmitem todos os sentimentos ali impostos. E com o livro, não foi diferente.

Cada capítulo apresenta uma história diferente. Vamos conhecer todos os tipos de histórias, seja o apego em objetos, aquela história só por uma noite, amor entre mãe e filho, e também histórias românticas e de deixar o coração apertadinho.

Apesar de cada capítulo ser contado por uma história diferente, o livro possui quatro partes e em cada uma são apresentadas as histórias propostas, como histórias de amor, de perda e de redenção

Não consigo dizer se tive alguma história preferida, pois cada uma tem a sua diversidade, humor, emoção e esperança. Mesmo com uma narrativa mais leve, é impossível não se apegar as histórias, "tomar suas dores" e viver com total intensidade.

Logo no começo do livro, nos deparamos com uma introdução bem reflexiva. Ela nos faz pensar que não há como definir uma história de amor. Tudo está ali, em algum gesto simples, esperando o momento para desabrochar. Há diversas histórias e diversos amores. Não somos capazes de julgar.

Então se você procura um livro com uma leitura rápida e fácil, recomendo Modern Love. É um livro real e cheio de amor que vai conquistar o seu coração.

site: https://www.psamoleitura.com/2020/05/resenha-modern-love-daniel-jones.html

allinepaiva_ 13/06/2021

História de amor reais do mundo moderno
Lindas histórias de amor, de todas as formas de amar, contadas com uma sensibilidade e que despertam a leitura até o fim.
Leitura que aquece o coração em tempos de ódio. Eu diria que é um livro de ?conto de fadas?, de histórias reais, do mundo moderno.

Pipoco 22/01/2021

Afago
Este livro aquece o coração nesses tempos de tanto ódio.
Acho super válida a leitura.
Cada história contada retrata justamente o amor em suas mais peculiares formas!
Adoro ler 22/01/2021minha estante
Também estou lendo esse livro, estou achando um encanto! ??

Bia 22/01/2021minha estante
A série é linda tbm ?? não sabia que tinha o livro!

Pipoco 22/01/2021minha estante
Sim!!! Série e livro são umas delicinhas!

Adoro ler 22/01/2021minha estante
Vou ler primeiro o livro, para depois ver a série ?

Pipoco 22/01/2021minha estante
Olha, pode assistir à série, sem medo. Ela se baseou em algumas das histórias do livro e o legal de ler depois é que você faz a conexão! Eu gostei da experiência de ter visto antes de ler hahahah

Adoro ler 22/01/2021minha estante
? legal também! Estou acabando de ver This is us, e depois, vou ver ?

Isabella.Wenderros 23/01/2021

Primeiro favorito de 2021.
Conheci Modern Love através da adaptação feita pela Amazon Prime Video e imaginei que iria gostar da leitura assim que vi que iria ser publicado no Brasil, mas não imaginava que amaria tanto.

Depois de 15 anos trabalhando na famosa coluna do The New York Times, Daniel Jones escolhe algumas crônicas para serem publicadas em um livro. Confesso que tive favoritas, mas todas – TODAS – conseguiram despertar algum sentimento em mim, me fizeram sorrir, chorar, ou tudo ao mesmo tempo.

Amor em todas as formas, com finais felizes e tristes, amores reais de pessoas reais. Textos que falam sobre autoconhecimento, luto, amizade, paixão e perdão. Relatos crus, alguns brutalmente honestos, cheios de ironia e emoção – além de muito bem escritos.

Terminei a leitura inspirada e feliz. Sei que vou reler minhas histórias favoritas várias vezes e estou planejando repetir a série só para matar a saudade que já surgiu. Fui conquistada!
Ingrid 24/01/2021minha estante
Esse livro é tipo um compilado de contos?

Isabella.Wenderros 24/01/2021minha estante
Sim! O autor reuniu algumas das crônicas que passaram pela coluna e lançou esse livro.

de Paula 31/12/2021

Quentinho no coração
Já assisti a primeira temporada da série homônima na Amazon e tinha adorado. É o tipo de série para relaxar e ver em cada episódio histórias apartadas de amor, em suas diversas formas. Não sabia sobre o livro que reúne algumas das mais belas e realistas histórias de amor no mundo moderno, extraídas da coluna do New York Times.

É uma leitura deliciosa, rápida e muito marcante, o que sempre me impressiona no livro é como as pessoas são iguais, quando se trata de essência, em qualquer lugar do mundo. Achei muito sensível como as histórias são contadas e mesmo quando não há um fim hollywoodiano, são tão bonitas.

Foi uma ótima leitura para encerrar o ano, trouxe um frescor importante e necessário neste momento de relaxamento e fim de um ciclo. Gostei muito das histórias selecionadas e mal posso aguardar para que sejam adaptadas para o streaming e até promovam um novo compêndio em livro para acompanhar como o amor pode ser moderno e ainda assim deixar o coração quentinho e esperançoso. Vale a pena dar uma chance!

Ester71 29/01/2021

O amor na sua realidade
"Modern Love" é um prato cheio para quem quer uma leitura dinâmica, rápida e cheia de valores. Os diversos autores não usam jargões ou lições de vida previsíveis que encontramos facilmente em posts de redes sociais. Na verdade, são histórias envolventes e tocantes que nos fazem devorar páginas sem perceber que já passou horas e estamos ali presos nas histórias. Algumas histórias em particular me cativaram mais que outras. Essas, especialmente, me fizeram chorar e refletir sobre minhas próprias relações e sobre como eu tenho lidado com esse sentimentos que temos tanto medo.
"A vulnerabilidade é uma característica que inspira todas as histórias de amor, e pode assumir várias formas [...]. vulnerabilidade significa nos expormos à possibilidade de perda mas também [...] à possibilidade de criação de um vínculo."
E com isso meu resultado de 5 dias de leitura é que não haveria forma melhor de começar meu 2021.
Roberto.Vieira 29/01/2021minha estante
Bom dia!
Agradeço por compartilhar ? ?.
Coloquei na minha lista!

Abs

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 15/09/2021

cada “felizes para sempre” é único
As histórias que compõem esta obra não são apenas histórias de casais — heteros ou não —, mas, como o próprio nome já diz, histórias de amor, o que pode envolver mãe e filho, amigos, conhecidos. Histórias que podem nos fazer rir, suspirar, chorar, pensar; histórias com finais felizes, mesmo que essa felicidade não esteja onde imaginávamos que ela estaria ou “deveria” estar. Os relatos são magnéticos e eu terminava a leitura de um e já queria logo iniciar o seguinte, ainda que, muitas vezes, um respiro entre uma história e outra fosse necessário.
Algumas histórias, desde o título, parecem surreais, mas é difícil não mergulhar e vislumbrar os acontecimentos que a constroem.
Modern Love me lembrou que cada história é única. Que cada “felizes para sempre” é único. Nem toda felicidade está em uma relação que segue um determinado padrão, até porque, quando falamos de sentimentos humanos, “padrão” é algo que está longe de existir.

site: https://blogdastatianices.com/2021/09/15/modern-love-daniel-jones/

Gramatura Alta 06/05/2020

Em forma de pequenos contos publicados na coluna homônima do New York Times, MODERN LOVE apresenta representações dos mais variados tipos de amor, vividos por pessoas de todos os tipos, idades e orientações sexuais.

Semelhante a obra LOVE IS, livro da ilustradora sul-coreana Puuung, que também resenhamos aqui no Blog, ao invés de tentar conceituar o sentimento, Daniel Jones, que dá vida ao projeto, utiliza dos próprios depoimentos enviados ao jornal para dar voz e forma ao que ele acredita se tratar de amor.

O amor é sobre redenção, perdão e recomeços, mas também é sobre fim, possessão e solidão. Ao longo de 304 páginas, nos apaixonamos, nos sentimos representados e compreendemos o que os personagens vivem e as suas definições de amor

As histórias escolhidas tocam, pois esbarram em problemáticas que todos nós já vivemos ou vamos viver ao menos uma vez. Seja a dificuldade em lidar com o fim, o medo das expectativas ou a busca constante em sermos amados de forma completa, com as nossas qualidades e defeitos, é impossível não se identificar com ao menos um dos depoimentos.

Por se tratar de contos individuais, a ordem de leitura não importa e podemos escolher o nosso próprio ritmo narrativo. Paralelamente, por serem contos curtos, não sofremos com histórias que não nos identificamos. As narrativas são fluídas e dinâmicas, ideais para lermos em uma tarde de domingo.

O único porém que diria é que, embora todos os autores foram citados ao final, mostrando como poderíamos encontrá-los, uma parte minha não está totalmente pronta para não descobrir todas minhas respostas em um só livro. Queria saber mais sobre aqueles personagens que me cativaram, e de como lidaram com suas problemáticas.

Se fosse para escolher um exemplo para vocês entenderem um pouco mais sobre a dinâmica da narrativa, diria que é semelhante a DEIXE A NEVE CAIR, IDAS E VINDAS DO AMOR, entre outros exemplos. Inclusive, a curadoria de contos escolhidos por Daniel Jones, publicado pela editora Rocco, foi adaptado para as telonas pela Amazon Prime para uma série com o mesmo nome. Ainda não assisti à série, mas imagino que se for do mesmo estilo, tem muito potencial

Tive uma das bênçãos mais preciosas que um ser humano pote ter – o amor verdadeiro. Persegui esse amor e o encontrei […]
– Somos tão sortudos.
E éramos. O amor jovem, mesmo para pessoas velhas, pode ser surpreendentemente abundante

Em suma, MODERN LOVE é o típico livro coringa, ideal para quem gosta de drama e romance. É uma leitura fácil e encantadora, recomendo para todos os públicos.

Resenha escrita pela Ayllana para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/05/06/modern-love/

Meise 26/04/2021

Modern love
No início as histórias me causaram estranhamento, não gostei, achei que não iria levar o livro pra frente. Mas aí comecei a pensar o porque de não estar gostando das histórias... acho que por ser histórias reais de amor, esperava um amor arrebatador, que faz a gente suspirar - como nos livros de romance. A questão é que, se são histórias reais, não são necessariamente as histórias mais lindas que vamos ler. Algumas eu chorei sim, me encantei, me envolvi com os personagens, mas no geral foram histórias que demonstram como é a vida real, a busca pelo amor, a luta para manter a família unida, as dificuldades que passamos no dia a dia. As vezes a história de amor da sua vida começa em uma semana e termina na outra, e está tudo bem. É isso que o livro mostra: o quanto somos reais; o que acontece na vida de todo mundo, sem enfeites ou palavras bonitinhas.

Bart 01/06/2020

Modern Love - Histórias Reais de Amor, Perda e Redenção
Oraganizado por *Daniel Jones*
Desde de 2004, o jornal The New York Times tem uma coluna chamada Modern Love (Amor Moderno), que consiste em contar histórias de amor reais, de pessoas reais, relatadas por elas mesmas. Nem sempre terminam bem, nem sempre são glamurosas, e graças à DEUS, NÃO SÃO CONTOS... voltando, mas refletem realidades, essas pessoas tem a chance de contar algo marcante de suas vidas, e milhares de pessoas ficam a espera dessas desses relatos, daí o sucesso da coluna Modern Love, sucesso esse que fez a coluna virar uma série com o mesmo nome da Amazon Prime, assisti a série 1°, e agora li o livro.
Claro que existe o fator adaptação, mas todas as histórias na série ganharam um "tchan" à mais, ou um finalzinho meio "diferenciado", em fim, a série é show de bola ? e o livro é melhor ainda, nem sempre nossas histórias terminam do jeito que queremos, mas o importante é fazermos por onde p/que de alguma forma SEJAM, e que aconteça p/casal, p/família, p/amigos e até p/desconhecidos, mas que SEJAM, o importante é ter acontecido!!
Excelente coletânea, e estou ansioso pela 2a temporada!! ?????
Adérica Campos 04/06/2020minha estante
Fiquei curiosa, parece muito legal!

Bart 04/06/2020minha estante
O livro é ótimo, e se vc começar pela série, vajbaq