Escalpo: Livro Cinco

Escalpo: Livro Cinco Jason Aaron...

Resenhas -

Mvd.Marcos 24/12/2020

Um soco no estômago!
Wow... que história intensa!

Escalpo, muito além de todo o sangue e violência, é uma história sobre desigualdade social, legado e consequências. Uma história que vai te deixar tenso ao longo de cada um de seus 5 volumes, e te fazer querer saber o que ainda está por vir para esses personagens até sua conclusão nesse quinto e último livro...

Uma HQ fora da curva!

Recomendo fortemente os 5 volumes!
Se você ainda não leu Escalpo, vai na fé. Você não vai se arrepender!
Ana Clara 24/12/2020minha estante
Parece ser muito bom mesmo! Obrigada, até me interessei por essa leitura agora!

Djeison.Hoerlle 28/03/2021

Enfim, me despeço de Cavalo Ruim, Corvo Vermelho, Shunka, Dino, Vovó Ursa Pobre, Apanhador e tantos outros nomes que dificilmente serão esquecidos. Não apenas por soarem tão excêntricos para este jovem caraíba, mas por designarem personagens marcantes, tridimensionais e até carismáticos.

Escalpo me apresentou a um mundo novo, um mundo que a maioria de nós até pensa de vez em quando, ao avistar aquele menino indígena vendendo balas na sinaleira, ou vendo uma notícia sobre as queimadas da Amazônia, o que sempre causa um desconforto culposo. Pelo menos em nós, americanos com o mínimo de empatia. Mas no geral, não passa disso. Logo tratamos de sufocar o tema em algum canto escuro da nossa mente, e seguir com a nossa vida mesquinha e materialista. E é isso.

E o mérito de Escalpo não consiste apenas na inevitável cutucada nessa ferida social aberta há 500 anos, mas sim em um confronto direto com todo esse lado perverso da história. A crítica aqui não consiste apenas no imperialismo e colonialismo. A ideia não é tratar os indígenas como heróis trágicos e oprimidos pelos invasores, embora seja um tópico indissociável, mas também mostrar os impactos da marginalização em comunidades, além de claro, abordar aspectos essenciais de antropologia, racismo e acima de tudo, da psique humana.

Eu não tenho palavras para expressar o quão assertivo, inteligente e responsável Jason Aaron foi em seus roteiros. Não precisou de saídas óbvias, ofensas gratuitas e nem filosofias de boteco. Tudo aqui está em seu devido lugar. Personagens, plot twists, ação, recordatórios... inclusive, que recordatórios! Não raramente o estilo de prosa de Aaron me causava agradáveis surpresas, digno de Sandman ou de qualquer romance de época. R.M. Guéra faz também um excelente trabalho, assim como toda a equipe criativa.

Escalpo é um exemplo de excelência que se pode atingir com estudo, dedicação, e a sorte de encontrar as pessoas certas para colaborar. Uma excelente história, a qual nunca irei me esquecer.

Pablo 17/03/2020

Um adeus à Rosa da Pradaria
Finalmente terminei de ler essa obra magistral de Jason Aaron e R. M. Guéra e posso dizer, sem medo de errar, que essa foi uma das melhores séries produzidas pela extinta linha de quadrinhos Vertigo. Desde o princípio, Escalpo deixou claro que não seria apenas um quadrinho de entretenimento, sobretudo por adaptar a dura realidade dos habitantes de uma reserva indígena norte-americana e os personagens que a rodeiam. Ao longo de sessenta edições, os leitores acompanharam a jornada de Dashiel Cavalo Ruim e companhia, com a tensão e o drama crescendo a cada capítulo, injetando eletricidade mesmo nas partes mais lentas da narrativa. É interessante perceber a atenção dada pelos autores a cada um dos personagens e a evolução dos mesmos até o derradeiro final. Uma leitura complexa, instigante e mais que recomendada a todos que curtem um bom suspense policial