Zumbis Marcelo Amado...

Resenhas - Zumbis

Rusbis 16/01/2011

O que dizer sobre o livro?
Gostei bastante de "Zumbis: Quem disse que eles estão Mortos?". Prova de que o talento brasileiro para a literatura fantástica está no alto, principalmente em se tratando de temas sobrenaturais.
Nunca havia lido nada sobre zumbis e fiquei surpreso com a grande variedade de visões sobre o assunto. Muito interessantes e bem divertidos.

Quais os destaques do livro?
Vários contos se destacaram durante todo o livro, mas, para mim os melhores foram:

* Meu Inferno Sou Eu de Mario Carneiro Jr.: Hilário este conto. Adorei a visão diferente que o autor deu ao tema.

* Balidos de Rubem Cabral: Aterrorizante e muito criativo. Fiquei encucado com a história durante dias. E o clima cirado por Rubem ficou incrível neste conto. Adorei o final perturbador.

* Cinema Amador de Mariana Albuquerque: Assustador e com um final surpreendente. Mostrou um lado bem diferente dos zumbis e que se encaixa muuuito bem no Brasil onde grandes casarões antigos existem aos montes. Excelente.

* Ivandro de M.D. Amado: Perfeito. Criativo. Sarcástico. Uma nova visão para o tema. O MELHOR conto do livro. Com certeza dou toda a força para que M.D. Amado desenvolva a idéia e a torne um livro completo. Seria incrível um livro com este personagem.

* Cinzas de Alvaro Moreira de Carvalho: Muito bom. Senti o clima dos filmes gore que misturam ação, explosões e zumbis dos filmes dos anos 80.

* Inesperados de Francis Peira: Um dos contos com o melhor e mais surpreende final. Adorei este novo lado dos zumbis e me encantei com os personagens. Ótimo.

* O Carregador de Malsã de Vinicius Carlos Vieira: Este é incrivelmente assutador. O clima de mistério e suspence criado pelo autor somado ao carisma do personagem principal deixou este conto simples um dos melhores do livro. Adorei a idéia diferente de zumbis.

* Samanta de Jocir Prandi e Márson Alquati: Muito aterrador. Adorei o modo como os autores desenvolveram o conto, nos deixando apreensivos com os fatos e chocados com o final assutador e perturbador.

Concluindo:
O livro é muito bom. Estes contos que citei acima são para mim os melhores, onde os autores mostraram grande criatividade com o tema e uma ótima escrita. Claro que há alguns contos onde se pode ver que a forma de narrativa, desenvolvimento e escrita dos contos ficou fraca e sem técnicas, deixando alguns contos ruins, mas, no total, estes contos acima para mim salvaram o livro, mostrando que o Brasil tem grandes talentos para a literatura. Meu sonho é ver esta galera dominando as listas de livros mais vendidos de nosso país.

naniedias 22/07/2010

Zumbis - Quem disse que eles estão mortos?
Vários contos onde o tema principal são os zumbis - mortos vivos que levantam de seus túmulos em busca de carne humana e cérebro.
Contos no livro:
Meu Inferno sou Eu, Mario Carneiro Jr.
A Mina, Pedro Moreno
Quarentena, Alex Mir
A Escolha, André Schuck Paim
A Cidade dos Mortos-vivos, Carlos Eduardo de Lima dos Santos
Samantha, Jocir Prandi e Márson Alquoti
ENSAIO - Zumbis e Mortos-vivos: elementos para a gênese de um mito literário moderno, Prof. Ms. Edgar Indalecio Smaniotto

O que eu achei do livro:
Adorei esse livro! É claro que gostei mais de alguns contos do que de outros. O meu preferido, dentre todos, foi "Sobre as Águas do Amazonas", mas eu também gostei muito do "Filhos da Escuridão" e do "Ivandro" - junto com o 1º são os contos que formam o meu top 3! Mas eu também me apaixonei pelo "A Escolha", só não colocou porque senão deixariam de ser três e virariam quatro... mas também é perfeito!
Eu pensei em colocar uma pequena resenha para cada conto, mas depois mudei de ideia. Porque o livro tem realmente muitos contos e são todos bem curtinho - de duas a cinco páginas, ou seja, fica muito difícil fazer uma resenha individual sem contar spoiler. Então decidi apenas apontar os meus três favoritos e dizer o que achei da coletânea de maneira geral.
O livro é muito interessante e me despertou a vontade de comprar outras coletâneas de contos de autores nacionais. Eu já esperava que o livro fosse bom - eu sempre espero ótimas histórias dos autores nacionais que leio - mas ainda assim me surpreendi. Achei as histórias muito boas!
São vários estilos de narrativas diferentes, com zumbis diferentes e até mesmo mundos e realidade diferentes.
É um livro que vale a pena ler!!! A nota que eu escolhi, 10, de maneira nenhuma quer dizer que eu acho que todos os contos mereçam essa nota. Eu simplesmente estou dando uma nota para a coletânea como um todo.
PS: E o meu exemplar, para minha sorte e puro deleite, ainda por cima está autografado pela fofíssima Mandy Porto, autora de um dos contos na coletânea! Eu tinha que contar isso!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 6

MÁRSON ALQUATI 29/04/2010

Uma antologia fantástica!
A reunião de tantos talentos literários em um único projeto só poderia resultar em um trabalho de altíssimo nível como o que vemos em Zumbis. Contos muito bem elaborados e gostosos de ler, sendo que no fim fica aquele gostinho de quero mais. Parabéns ao Pascale pela orgenização e oportunidade dada a todos esses novos autores para exporem um pouco do seu trabalho. RECOMENDADÍSSIMO!!

Isadora 26/06/2010

Zumbis
Quando o livro chego para mim eu pensei: "Uau, que livro curtinho, deve ser meio estranho os contos."
Fico feliz de dizer que estava totalmente errada, a cada conto um autor abordava os zumbis de uma forma diferente e que me fazia querer mais e mais, acabei ele rapidinho, dá pra ler em um dia.
Amei os contos, e como eu comprei da Mandy Porto, eu vou falar especificamente do conto dela.

O conto conta a estória pela visão de uma garota (que eu esqueci o nome, sorry, ela e seus amigos estão fugindo de um bando de zumbis. (basicamente é isso). Quando acabou o conto eu pensei, podia virar livro, adorei, me deu uma vontade de quero mais, sem duvidas, a Mandy Porto é muito talentosa e tem um grande futuro.

Yaya 24/06/2010

Gostei bastante.

Carol 03/12/2010

Acho que esse foi o meu primeiro livro de contos, e por isso, eu não sabia muito bem o que esperar dele, mas eu me surpreendi. Como são poucas páginas e com contos curtos (de 3 a 5 páginas), a leitura é super rápida. Dá também para usá-los como descanso de uma leitura intensa, por exemplo, lendo um conto por vez. Mas duvido que você consiga segurar a curiosidade para ler o próximo.

Zumbis loucos por cérebros, presos em minas, em casas mal-assombradas, epidemia, vírus, humanizados, retornando dos mortos, tem zumbi para tudo que é gosto nesse livro! Uns contos são meio sem pé nem cabeça, mas eu gostei bastante de alguns e me supreendi com o destino final dos personagens.

Destaque para os contos: "A Escolha" (André Schuck Pain) que, para mim, foi o melhor do livro e também "Inconsciência Ecológica" (Frank Bacurau), "Caindo Em Desgraça" (Bruno R. R. Santos), "Cinema Amador" (Mariana Albuquerque), "Sobre as Águas do Amazonas" (Felipe Alandt Simm), "Inesperados" (Francis Piera) e "Filhos da Escuridão" (Mandy Porto).

Acho que alguns contos poderiam ser desenvolvidos para livros e dariam ótimas histórias de supense, ação e terror.

Essa e outras resenhas você encontra no Open Page (http://openbookpage.blogspot.com)

Arca Literária 15/02/2014

Zumbis
O livro começa com "Unhas e Dentes", uma apresentação de Cesar Silva sobre o fato de os zumbis ainda não terem sido tão bem explorados na literatura e mostrando como todos nós somos ávidos pela criação de novos monstros!

Por fim, existe um ensaio sobre zumbis e mortos vivos feito pelo prof Ms Edgar Indalecio Smaniotto, em que expõe, de maneira muito clara, os elementos para a criação de um novo mito literário, usando como base as antigas culturas que praticavam, por exemplo, a mumificação, livros famosos, como Frankstein, e até argumentos médicos que indicam a possibilidade de ressurreição de corpos (eu, inclusive, lembrei de uma pesquisa no México que descobriu uma célula que continuava 'viva' mesmo depois de morta.

Mas o principal mesmo do livro são os 19 mini-contos que o compõe. Os contos, todos, mostram de forma criativa diversas histórias sobre o apocalipse zumbi. Algumas mostram como ele surgiu; outras como os humanos convivem com ele; e outras até criam novos modos de se tornar um zumbi – até mesmo as cinzas de um morto podem ser um morto-vivo!

Para ilustrar, vou contar um pouquinho sobre alguns dos contos que eu gostei bastante. Nenhum deles tinha mais que 10 páginas, mas mesmo assim, encontrei várias histórias interessantes!

• Balidos (Rubem Cabral): esse foi um dos contos mais interessantes da antologia, na minha opinião. Roberto, um homem arrogante e viciado, finalmente consegue vender o sítio da família. Como não vão servir ao novo proprietário, manda matar as 6 cabras e o bode que lá vivem. O que não imagina é que os animais podem procurar vingança. E, é claro, não vão o deixar em paz.

• Sobre as Águas do Amazonas (Felipe Alandt Simm): um vírus se alastrou do Uruguai e rapidamente fez seu caminho para o norte. Carlos encontrou num barco no Rio Amazonas sua salvação. Matheus procurava outro sobrevivente, e por pouco não foi comido pelos zumbis espalhados na floresta. Mas será que Carlos é mesmo sua salvação?
Esse foi o meu conto preferido, realmente adorei! Carlos é um personagem que luta pela sobrevivência, não hesita em colocar um novo sobrevivente em seu barco e faz de tudo para preservar a memória de sua família. Tudo mesmo.

• Inesperados (Francis Piera): após o apocalipse zumbi, Caio, Léia e sua filha, Carol, se refugiaram junto ao delegado, na delegacia. Mas será que aguentarão muito tempo lá?
Eu gostei do conto e adorei o modo como Léia agiu no final - muito inesperado. Só fiquei um pouco incomodada com alguns errinhos ortográficos/ de concordância que encontrei no conto. De resto, adorei a história! Quero saber como foi a vida de Carol depois do apocalipse!

• Caindo em Desgraça (Bruno R.R. Santos): William é um homem poderoso, sem qualquer escrúpulos. Depois de anos tentando encontrar, criou e espalhou o vírus que faria com que todos virassem zumbis. Mas será que foi necessário?
Eu gostei muito desse conto! Também está empatado entre os preferidos da antologia. William é um homem sem nenhuma ética e que só faz o que lhe interessa - mesmo que isso seja prejudicial para todo o resto do mundo. Mas, no fundo, ele sabe o que é amar.

Depois de ler todos esses contos, volto a afirmar que eu nunca sobreviveria a um apocalipse zumbi! Não estou em boa forma para sair correndo por aí, não tenho armas potentes para me defender e, o pior de tudo, vivo numa das maiores cidades do mundo, o que significa que estarei rodeada de zumbis! Brincadeiras a parte, o livro é recomendável aos fãs de zumbis - tenho certeza que vocês vão adorar!

site: http://deia-galvao.blogspot.com