Antes da última respiração

Antes da última respiração Ariane Fonseca

Resenhas - Antes da última respiração

Cris Moraes 30/08/2020

Emocionante.
Conforme a própria autora nos alerta na sinopse, esta é "não é uma história sobre tristeza; é uma história sobre vencer demônios e recomeçar".
Zoe tem fibrose cistica, os pulmões fragilizados e batalha a cada instante da vida para, simplesmente, respirar. Fabrício foi violentado na infância, perdeu sua família e luta diariamente com seus demônios, por vingança e para fugir dos traumas imensos do seu passado.
Cada um desses dois conhece na pele e na alma o significado da palavra dor. Cada um tem uma história própria de sofrimento e de busca de seu lugar no mundo. Quando essas duas histórias se encontram, inicia-se um processo de cura e de recomeço para cada um deles. Simplesmente, porque uma pessoa é definida por ser quem é e por aquilo que traz na alma; e não somente pela dor que carrega.
História linda demais! Que nos faz acreditar nos pequenos e essenciais milagres de todos os dias. Recomendo muito!
Evelyn.Evelyn 01/10/2021minha estante
Como baixa?

Samm__ 04/12/2021

Que livro incrível, é simplesmente perfeito e emocionante, super bem escrito e prende a pessoa demais ?
Jess 04/12/2021minha estante
Eu amo

Glauciane.Paula 23/12/2020

Lindo demais 😍
Zoe passa anos fazendo tratamento da fibrose cística. Essa doença fez com que ela precisasse passar a maior parte da vida em casa ou hospitais . Quando chega aos 21 anos, com a doença finalmente estabilizada, ela resolve que quer uma vida normal e começa a cursar faculdade de forma presencial. É nesse local que ela conhece Fabrício, um homem mal-humorado e carrancudo que carrega muitas dores de traumas que sofreu.

Nesse livro, podemos ter um exemplo muito claro de badboy . Fabrício é uma pessoa fechada, com tatuagens e, aparentemente, mal encarado. Contudo, em nenhum momento foi um babaca e desleal com a Zoe. Sempre jogando limpo e respeitando-a

O amor não se define; sente-se
Me emocionei demais com a história do Fabrício e fiquei com o coração na mão também. Zoe foi maravilhosa nos bilhetes ri muito com eles, e ver os dois juntos foi lindo ele superamos os demônios pra finalmente ser feliz.

Leitura linda ❤️

Welida 22/08/2021

Lindo, lindo, lindo
O livro me prendeu tanto que li em menos de um dia! Amei!
Amo o jeito como a Ariane escreve suas histórias, os ensinamentos que ela busca nos dar, as questões sociais que ela aborda, seu carinho em mostrar o diferente e fora do comum, desmistificar conceitos, dar voz a diversidade que existe no mundo e isso precisa ser muito elogiado e muito apreciado!

Dessa vez o livro fala sobre uma garota com fibrose cística e como ela vive sua vida. E no início da leitura eu fui me lembrando tanto de um paciente que atendi que também tinha FC, como ele era, seu jeito de encarar sem nunca reclamar, mesmo sendo um dia não tão bom! E isso é tão especial certo? Um livro nos trazer sentimentos e reconhecimentos! Amei conhecer a Zoe, seu projeto pessoal (que inclusive amei ter mostrado os bilhetes), a preocupação com a sociedade, sua resiliência... Outra coisa que achei bem lindo foi o destino!

E por outro lado temos um bad boy fechado, amargo com a vida e cheio de traumas! Foi bem interessante conhecê-lo também, mas me conecto mais com as mocinhas! Seu trauma familiar foi algo bem triste, mas não chega a nos dar tanto impacto, acho que por ser um livro rápido...

Enfim, dêem chance e amor para os livros da Ariane, são livros bem diversos, cheios de amor, resiliência e empatia!!!

Deiva 14/03/2021

Emocionada. Dando mais valor ainda a todos os momentos.
Zoe e Fabrício são apaixonantes. Fabricio com sua marra de bad boy, para alguns até mal encarado, talvez se topasse com ele na rua sairia correndo. Zoe aprendeu com o tempo ler as pessoas, a tirar um trmpo em sua vida pra escrever coisas de impacto para alguém. Engraçado que quando somos questionados temos tendencia a nos fecharmos ainda mais. Pois é mais facil do que enfrentarmos nossos monstros. Por muitas vezes Zoe podia ter deistido, se deixado abater, porém ela não fez isso. A história é simplesmente linda, não só a Fabricio que os recadinhos fizeram pensar, questionar. Me senti impactada também. Amei a escrita, o enredo e tudo o que foi tratado.

Isasfdc 10/01/2023

Sla achei uma vibe meu after (SEM SER A PARTE CRIMINAL) (o personagem principal passa meia vibe do Hardin de after, sla eu achei isso). Mas é bom, gostosinho de ler, se quiser chorar ele é um bom livro pra isso

_aylaqrsma 14/03/2021

Surpreendente
Eu não sei nem como começar a explicar o quanto esse livro me tocou! É de uma sensibilidade tocante! Esperamos um clichê ou sofrência, mas recebemos um tesouro cheio de carinho e afeto, que nos faz questionar o nosso hoje. Que livro lindo, eu estou apaixonada!

Ayme.Alcoforado 03/03/2022

Aí meu coração ??
Só leiam... É isso que eu tenho a dizer, leiam e se acabem de chorar e rir. Personagens fortes, com passados de respeito que você não consegue nem acreditar.

Camila.Oliveira 28/12/2020

Emocionante
Uma história muito envolvente e cativante. Uma história de fé e esperança, de dois jovens com suas dores, dificuldades e traumas, que juntos superam e vivem uma linda historia de amor, companherismo e recomeço.
Amei a história. E recomendo a leitura.

Glaucy 30/05/2020

Ela tem os pulmões fracos por causa do diagnóstico de fibrose cística. Ele tem o coração quebrado pelos traumas do passado.

Dai Bazilio 28/06/2022

Emocionante e inspirador ????
Eu amei tanto esse livro. Ele é tão maravilhoso! Está na minha lista há muito tempo, mas tinha medo de ser uma leitura muito sofrida. Queria ter lido antes essa perfeição.
Ele é sim doloroso, sofrido, com partes bem pesadas e tristes, me fez chorar litros, mas é muito emocionante e reconfortante.
Apesar do enredo triste, não é um livro difícil de ler, a autora conseguiu deixá-lo mais leve e é uma história muito viciante. Eu só queria ler mais e mais dele até acabar. Eu devorei essa leitura em algumas horas!
Fabricio já me cativa pela aparência. Um moreno lindo, alto, de olhos verdes, cheio de tatuagens e piercings, com aquela vibe de ?não se aproxime de mim?. Mas a personalidade dele faz a gente cair de amores. Fofo e sensível por trás da casca grossa que criou ao seu redor. É um personagem tão maravilhoso, dá vontade de confortá-lo e abraçá-lo o tempo todo. O passado dele é bem pesado e triste, acabou comigo, devo até ter ficado desidratada, mas vê-lo superar seus traumas ao lado da Zoe é a coisa mais linda do mundo, muito gratificante.
Zoe, apesar de todos os seus problemas, é uma pessoa otimista, resiliente, com uma força interior imensa e muito alto-astral. Ela se supera o tempo todo e está sempre focando no que a vida tem de bom a oferecer.
Os dois protagonistas tem histórias muito inspiradoras, de superação, aceitação e resiliência.
Eles juntos são tão perfeitos, além de terem uma química maravilhosa.
A escrita da autora é excelente, torna a leitura ainda mais envolvente.
O final é feliz, não se preocupem. É lindo e incrível e deixa o coração quentinho e explodindo de amor. Fiquei tão apaixonada por esse casal!
Só elogios para essa perfeição. Leiam!

Luciana764 13/03/2021

Maravilhoso
Como sempre a autora me deixou sem palavras ,uma história linda de um primeiro amor ,tanto pra Zoe ,como para Fabrício
Eu fiquei encantada como a Zoe lidava com sua doença, sempre otimista ,com um sorriso no rosto e foi esse jeitinho dela , que fez com que Fabrício se livrasse da escuridão que sua vida se transformou.
Parabéns a autora

Maria 29/03/2022

Emocionante
Perfeito!! me apaixonei pela história do começo ao fim, chorei, ri e surtei tb skksksks, personagens maravilhosos e um enredo incrível. Também amei muito saber mais sobre a fibrose cística. Um livro emocionante

Coruja dos livros 06/08/2022

Muitos aprendizados
Zoe sofre de uma doença genética e sem cura que afeta seus pulmões e desde muito cedo aprendeu a ser resiliente...

Um hábito adquirido aos 8 anos que a segue até a vida adulta, é escrever bilhetinhos de incentivo e esperança para pessoas que estão à sua volta e que Zoe acha que necessitam...

Fabrício é um jovem que aos 23 anos já teve muitas perdas. A dor o levou por caminhos sombrios e hoje ele vive de modo mecânico.

Eles se encontram na universidade e logo Zoe percebe que aquele rapaz tão bonito e tão triste, precisa de ajuda...

Duas pessoas aparentemente tão diferentes, uma relação improvável e muitas surpresas no caminho... É incrível assistir ao crescimento desse casal, suas descobertas, seus medos, seus anseios...

Mais incrível ainda perceber a teia invisível que os une. Uma história cheia de emoção e aprendizado. Um casal apaixonante e um final digno de uma linda história de amor!!

"Antes da última respiração" superou muito minhas expectativas. Estava esperando encontrar uma história triste e encontrei uma história de superação e esperança. Com uma escrito leve e gostosa, a Ariane Fonseca nos prende desde o início da narrativa. Foi um livro que eu li em "uma sentada" e amei cada parte!

Ale6374 02/04/2021

Antes de tudo, se você é sensível a abuso sexual e estupro, não leia.

Achei o livro muito bom, e os personagens também, principalmente a Zoe, uma mulher com fibrose cística que adora filosofia e ajudar as pessoas a verem suas situações diárias de um outro ângulo, uma outra perspectiva, e essa atitude é tão encantadora que logo de cara a personagem me conquistou. Dificilmente vemos pessoas dispostas a ajudar o próximo, mas a Zoe, faz isso sem pensar duas vezes. E sabe qual é o melhor de tudo? Os ensinamentos do pai de Zoe através da Filosofia ajudou a Zoe não permitir que a doença dela a impedisse de batalhar por seus sonhos, contribuiu para que ela vivesse o hoje com todo o amor e alegria possível.
Fabrício me deixou meio que blé no começo, achei que eu não ia gostar do personagem, mas ao decorrer do livro entendemos sua história e o seu jeito de ser. Traduzindo, amo o Fabrício, gostei do desenvolvimento dele, enfim, ele é ótimo. Eu já gostava de Filosofia, mas este livro me fez ver que a Filosofia é mais do que apenas frases feitas de grandes filósofos, é muito mais do que isso, é um mundo cheio de novas perspectivas, é reflexão, ação.
A autora deixou tudo como realmente é no Brasil...a justiça falha do país, onde os criminosos não tem uma adequada consequência, hospitais que infelizmente não estão habituados com algumas doenças, ou seja, sem recursos e preparação. E isso me agradou, não sei o motivo. Enfim, não vou falar tudo pq já está muito longo...apenas leiam, eu acho que vale a pena, é um bom livro.