A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

13/04/2021

Eu fiquei apaixonada nesse livro e já quero a coleção toda. É um livro realmente "sombreado". É como se ele fosse cinza, não sei explicar. E tudo dentro dele fluísse como chuva. Elas caem todas em gotas, separadas, mas no final viram uma só torrente. Não sei se porque no livro quase só chove, mas fiquei com essa impressão hehehe.

Vitu 12/04/2021

Livro super bem escrito e envolvente. No geral eu gostei bastante. Ainda que eu esperasse um pouco mais e a revelação do livro tenha ficado um pouco apagada devido a eu ja ter uma ideia. A concepção do cimiterio dos livros esquecidos é interessante. No geral eu curti e valeu a pena. O autor escreve bem demais. Eu simplesmente lia umas 50/60 páginas e não via o tempo passar. Leitura fluída. No mais, um bom livro!!

Talvez minhas expectativas, principalmente por ter ouvido tão bem do livro, tenham atrapalhado um pouco. Mas o saldo no final foi satisfatório.

Fer 12/04/2021

Descobrindo novo autor
Tal obra escrita pelo autor espanhol Zafón foi publicada em 2001 e esta é o primeiro romance da saga O Cemitério dos Livros Esquecidos a qual tornou-se um dos grandes fenômenos da literatura contemporânea.
Um livro diferente do estilo ao qual estou habituada a ler. Este envolve um mistério sombrio no qual acompanhamos o crescimento do jovem Daniel e sua obsessiva busca por outras obras daquele que se tornou seu autor favorito - Julián Carax.
Procurando por mais informações sobre os outros títulos, Daniel descobre que alguém está sistematicamente destruindo todos os exemplares de todos os livros que Caráx já publicou, e o que tem em suas mãos pode muito bem ser o último volume sobrevivente.
Então, Daniel conhece aquele que tornar-se-ia seu amigo -Fermín, e juntos, percorrem a sombria Barcelona tentando desvendar os mistérios envolvidos na publicação e destruição das obras em si e sua investigação se transforma em uma trama de magia, loucura e assassinato.
Nesse ínterim, o garoto descobre o amor em meio a segredos e o destino de seu autor preferido de repente se torna ligado ao dele.
Uma frase em particular me fez rir dos velhos ditados e provérbios que Fermín usava: ?Cortejar uma mulher é como o tango: absurdo, pura frescura. Mas é você o homem, e é você quem deve tomar a iniciativa?.
Outras, porém foram impactantes como estas:
?O tempo me ensinou a não perder as esperanças, mas também a não confiar demais nelas. São cruéis e vaidosas, sem consciência.?
?... enquanto os outros se lembram de nós, continuamos vivos ...?
?... aconteça o que acontecer, sempre terei em você um amigo...
.. ... ....
Embora não tenha sido um favorito, acredito que o livro me acrescentou algo sim porque, na verdade, sempre o fazem. Essa é uma das belezas que a leitura nos proporciona. Dizendo isso, me lembrei de mais uma frase deste livro e quando a li refleti: ?Os livros são espelhos: neles só se vê o que temos dentro de nós.?
Outra reflexão que me encheu o coração durante a leitura foi: ?Presentes são dados pelo prazer de quem presenteia, não pelo mérito de quem recebe?. Com isso, divaguei e agradeci a Deus por meus dois grandes amores (meus filhos) com os quais Ele me presenteou e pelo fôlego de vida diário.

Kaike 12/04/2021

Minha primeira experiência com o Zafón.
Tido como primeiro volume da série dos Cemitério dos Livros Esquecidos que não precisam ser lidos por ordem, porém são leituras complementares entre si.
Neste livro nos é apresentado a história de Daniel que completa seus 11 anos e que após ser levado pelo pai ao tal Cemitério, começa uma curiosidade pelo autor do livro em que ele adquiriu, vai descobrir que o seu livro pode ser o único exemplar do último livro escrito pelo autor, que alguém está fazendo questão de apagar toda a existência do mesmo.
O enredo principal se passa em Barcelona na década de 50, ambientação muito bem descrita por Zafón, nos faz sentir presente no lugar, sombrio e misterioso.
Ao decorrer do livro você vai acompanhar o crescimento de Daniel, entrando na adolescência mostrando o valor das amizades e até onde uma amizade pode se sustentar. Nessa época mais crescido é ai que ele vai retomar a investigação da vida do tal autor misterioso, descobrindo os perigos de se lidar com isso.

Vamos observando que há uma certa similaridade entre a história da vida de Daniel e o autor deixando tudo mais intrigante.
Os personagens são bem construídos com histórias relevantes.
É posto os valores de amizade e relacionamentos em jogo.
Um ponto negativo foi a maneira que as mulheres foram retratadas aqui, sendo somente as vezes em que aparecem, servindo ao homem, dando suporte momentâneo ao homem e claro todavia sendo esculachada pelo homem, uma coisa bem ruim de se ver.
Em suma foi uma história bem interessante de acompanhar deixando bem presos do início ao fim.
Se aproximando do final muitas revelações surpreendentes, finalizando com um desfecho muito bom.

@marconevb 12/04/2021

Em A SOMBRA DO VENTO (primeiro livro da série: cemitério dos livros esquecidos) Zafón destaca lindamente o amor pelos livros e faz nossa lista de desejos crescer com as várias menções a outros livros.
O autor nos leva a Barcelona e retrata tão bem as cenas que nos sentimos dentro da história. Ao longo da leitura acompanhamos dramas, romances e mistérios de forma muito envolvente.
É difícil parar a leitura, o livro nos prende do início ao fim, e quando pensava que estava começando a compreender alguma coisa ficava mais perdida e mais presa na leitura.
Iniciei essa leitura sem nenhuma expectativa e me surpreendi muito com a escrita de Zafon, amei a leitura.

Estrelinha 12/04/2021

Não tem como falar desse livro sem dar spoiler . É um choque a cada segundo lá para página 100 que fica bom

Alessandra Leandro 11/04/2021

Complexa porém compreensível e admirável! Favorito sem dúvida!
Com escrita poética, profunda e sensível, Zafón criou uma história complexa, mesclada de enigmas e mistérios, porém compreensível e admirável. Sua narração é bem amarrada e muito criativa. Durante a leitura, me surpreendi em alguns momentos e também acertei em outros, o que não deixou o ritmo de leitura diminuir. O autor ainda mistura fatos e lugares reais com história fictícias, o que deixa a trama muito mais envolvente. Anotei vários locais do livro e se tiver a oportunidade de ir a Barcelona, visitarei com certeza.

Iasmin 11/04/2021

Sempre recomendo a todos os livros do Carlos Ruiz Zarfon, ele é meu escritor favorito. Reli a sombra do vento com o medo da magia do livro que li aos meus 14 anos ter sumido, mas a única coisa que aconteceu foi eu ter amadurecido e ter lido esse livro de uma forma menos ingênua e mais racional, a sombra do vento é um dos meus livros favoritos e ele nunca vai deixar de ser o livro que roubou o meu coração.
Geo @livrosdageo 11/04/2021minha estante
O melhor livro que li na vida. Também reli e só amei mais ainda a história. Zafón é meu escritor favorito também

Iasmin 11/04/2021minha estante
Os livros dele são incríveis mesmo, eu estou relendo toda a coleção do cemitério dos livros esquecidos pra ter a magia de volta e também porque quando eu era mais nova li tudo fora de ordem

sahlongatto 10/04/2021

Maravilhoso
Fazia um tempo que não chorava do jeito que chorei com esse livro, simplesmente por ele ser lindo. Senti dificuldade no meio, demorei para finalizar, mas é incrível como não ficou uma ponta solta. Você entende cada personagem e se afeiçoa dele. Amei.

ripplingereads 10/04/2021

?AS CHAMAS DA PAIXÃO PELOS LIVROS?
O amor pelos livros pode mudar vidas. Daniel Sampere e seu pai compartilham uma paixão: a leitura. Desde criança, o pai de Daniel o incentiva no mundo da leitura, principalmente por causa da livraria que pertence a família. Quando o menino completa 11 anos, o pai o apresenta um lugar especial: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, ele conhece Julián Carax que é o autor do livro que acaba se tornando o seu favorito na vida: A Sombra do Vento. O que Daniel não esperava era como esse autor iria mudar toda sua vida. A partir desse momento, ele embarca numa trama de suspense e mistério para poder resgatar o passado desse autor que está enterrado com grandes romances, guerra, mortes e conflitos. O que será que há de tão sombrio nessa história?

Esse foi o primeiro livro que li de Carlos Ruiz Zafón e eu só posso dizer uma coisa: sensacional. O autor tem uma escrita única que te prende em toda trama e te faz sentir aquele espírito de detetive. Fiquei muito impressionada com o desenrolar da narrativa que se torna cada vez mais viciante conforme vai passando os capítulos. Além de que quando você menos espera, acontece um plot twist que te deixa boquiaberto. Eu gostei muito da minha experiência com esse livro e com esse autor também que, com certeza, me deu vontade de ler outras obras dele. Não quis me estender muito nesse texto, porque não quero correr o risco de dar spoiler ou revelar uma informação que pode prejudicar todo o suspense que esse livro possui. Termino aqui dizendo que, se você procura um belo mistério para saciar seus instintos investigativos, leia a A Sombra do Vento.

Mari 08/04/2021

O melhor livro. Ponto. The end.
Virou o meu livro favorito da vida. Desde a 1a página ja sabia que ia ser completamente inesquecível! Esse livro é uma jornada completa, vou recomendar pra todo ser vivo que passar na minha frente.
Záfon, te venero e vou ler TUDO que vc já escreveu, obrigada. Simplesmente um gênio poeta TÔ OBCECADA
@Rob_lopes7 08/04/2021minha estante
Senti o mesmo quando li na primeira vez... E nas outras tbm kkkkkkk

Flávia 06/04/2021

Linda a história..
... Porém a escrita é cansativa. Não é meu estilo. Gosto de leituras simples pelo fato de que leio para me distrair. O livro usa muitas palavras não comuns e demorei a engatar a leitura. Ele enrola um pouco para engatar a história. Mas o final foi lindo e surpreendente. Vale a pena a leitura.

Elaine | @naneverso 05/04/2021

Quanta história!
Carlos Ruiz Zafón tinha realmente o dom de criar personagens bem respaldados e que causam todo tipo de sentimento. Uma leitura que prende desde o começo, que desperta os fofoqueiros que há em nós e que surpreende com sua bela escrita. Agora sinto que precisarei reler O jogo do anjo porque COM CERTEZA a experiência vai ser melhor.
Lrss. 05/04/2021minha estante
ai eu amoooooo

Elaine | @naneverso 05/04/2021minha estante
Bom demais, né? Esse autor tinha um dom inigualável ??

dami.cavalcanti 05/04/2021

Por ser tão renomado já entrei com tanta expectativa e o livro entrega todo o esperado.

Desperta muitas emoções no leitor, desde os toques delicados dos romances, passando pelos pontos mais ardentes e desaguando no mistério que orienta toda a história e me prendeu eo começo ao fim.

Uma narrativa que mistura pontos humanos num contexto real com a fantasia. E de brinde o leitor recebe uma viagem pela Barcelona de tempos passados.

Um livro esplendoroso!

Yasminy 04/04/2021

Apenas Perfeito. Passei por momentos de angústia, raiva e amor durante a leitura. Pretendo ler tudo que o autor escrever, até sua lista de compras.