A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Simone de Cássia 06/03/2024

Esse livro deveria vir com a bula: "indicado para quem ama livros". rs rs Só para quem ama o cheiro dos livros novos, ou as marcas que encontramos nos livros velhos...até mesmo as dedicatórias e/ou assinaturas de quem não conhecemos mas, que passam a fazer parte da história. Como explicar essa paixão pelos livros? Diferente. Sensível. Lindo!
Fabricio268 06/03/2024minha estante
Quase comprei anos atrás. Vou dar uma chance, principalmente após um opinião docinha docinha como sonho de padaria. Malévola 2024 cada vez mais benévola.

Drica 06/03/2024minha estante
É ótimo! Faz um tempão que estou enrolando p ler o segundo. Vc me fez lembrar que preciso continuar a série.

Simone de Cássia 06/03/2024minha estante
Fabrício, não acabe com a minha reputação de malévola, por favor...rsrs Qd vc menos esperar eu volto ao " normal" rsrs

Riva 06/03/2024minha estante
Fabrício, pensei a mesma?. A Malévola agora é Benévola em carne, osso, coração, cérebro, e uma má gordurinhas

Riva 06/03/2024minha estante
* e alma ???

Simone de Cássia 07/03/2024minha estante
Tá bom ocês dois, aham... vai crendo... rs rs

Eduardo 04/04/2024minha estante
Eita, Si. Sou Apaixonado por zafon. Só falta ler 2 dele. Vc já leu Marina?

Luana.Regina 05/03/2024

Incrível
Que leitura maravilhosa, eu fiquei relutante para iniciar, mas quando o fiz..não conseguia parar rs. Zafon tem uma escrita fluida e gostosa que te prende do inicio ao fim, com personagens cativantes e uma historia cheia de mistérios, que você tenta desvendar junto com o jovem Daniel.

Jade.Grande 05/03/2024

"Ele era uma sombra."
"A Sombra do Vento" é uma obra envolvente escrita por Carlos Ruiz Zafón. Ambientado na Barcelona pós-Guerra Civil Espanhola, o livro mescla mistério, romance e drama, centrando-se na vida de Daniel Sempere. Ao descobrir um livro misterioso de um autor obscuro chamado Julián Carax, Daniel embarca em uma jornada de descobertas, desvendando segredos sombrios que envolvem sua família e a cidade. Zafón tece uma trama cativante, repleta de personagens complexos e reviravoltas emocionantes, explorando a importância da literatura e os impactos duradouros das escolhas humanas. Com uma prosa rica e atmosfera envolvente, o autor cria uma narrativa que transcende gêneros, deixando uma marca duradoura na mente dos leitores.

Li esse livro por uma recomendação e não me arrependo nem um pouco. Essa leitura cativa não apenas pela trama intricada, mas também pela riqueza de detalhes na descrição da Barcelona misteriosa e decadente. Zafón habilmente tece elementos góticos e históricos, proporcionando uma experiência sensorial ao leitor. Os personagens, desde o protagonista até os coadjuvantes, são habilmente desenvolvidos, contribuindo para a complexidade e profundidade da história. A dualidade entre luz e sombra, amor e traição, adiciona camadas emocionais, mantendo a narrativa envolvente. O livro é uma celebração da literatura, da paixão pelos livros, e um tributo à capacidade transformadora da escrita. "A Sombra do Vento" permanece como um clássico contemporâneo que transcende fronteiras culturais e cativa leitores em todo o mundo.

Recomendo muito a todos que tem vontade de ler esse livro. Com certeza irei ler mais livros do Carlos Ruiz Zafón, a escrita desse homem é simplesmente fabulosa e envolvente.
cristian_yuri 05/03/2024minha estante
Bela resenha, Jasmin. Fico feliz que tenha gostado :)

Ju 04/03/2024

A sombra do vento
Simplesmente amei!
Não vou me alongar na resenha pois não quero dar spoilers. Só digo que vale a pena e que a escrita do autor é envolvente. E haja plot twist em?
Essa história envolvente e repleta de mistérios vai te instigar do começo até o fim. Eu descobri que ele faz parte de uma série de livros. Talvez eu continue ou não, mas o desejo de conhecer mais obras de Carlos Ruiz Zafon é grande.

pamela 04/03/2024

Só leiam!
Meu deus que livro fantástico!! não sei nem como explicar. simplesmente o livro mais diferente que já li, tem uma história incrivelmente bem construída e te prende do começo ao fim. pode começar um pouco parado e confuso mas é só dar uma chance que esse livro vai te sugar e você vai se sentir parte da história dos personagens. é incrível ver o desenvolvimento do Daniel ao longo do livro enquanto ele vai descobrindo histórias do passado que estão completamente conectadas com o presente.

leiam que não vão se arrepender!

Denise Ximenes 29/02/2024

Que história bacana!
Estou sem fôlego depois dessa leitura. Meu Deus, vejo que não há limites para a criatividade de alguns escritores.

Não conhecia Zafón e gostei muito. A Sombra do Vento é um livro gostoso de ler e uma prova de competência narrativa.

Gosto dessa metalinguagem que permeia essa obra. As referências a outros livros e a outros escritores me arrebatam. Rs

Amei todos os personagens. Julián Carax, nossa... quase um nó na minha cabeça, mas... Fermín Romero... teve seu lugar especial no meu coração. Um cara engraçado e dono da habilidade de se fazer querido por todos. Uma graça!

Em alguns momentos, achei que valia uma redução dos detalhes; o enredo longo demais me incomoda um pouco. Contudo, Zafón - ao final - consegue amarrar todas as pontas... com muita competência.

Gostei. Estou pronta para os próximos livros. Então é isso... recomendo para leitores experientes, que não se distraem facilmente.

Dani Fernandes 29/02/2024

Leia Zafon
Gostei muito deste livro que fala da paixão pelos livros, e como eles podem influenciar nossas vidas.
É um livro que com certeza eu indicaria! Só tem um ponto, que parece que ele quer se explicar tanto em coisas que dariam pra resolver em 2 frases. Mas isso não acontece o tempo todo, e não estraga a experiência da leitura. Creio que foi isso que não me deixou mergulhar tanto quanto eu esperava na leitura.
Com certeza vou ler a continuação.

Giva 27/02/2024

Perfeito. Não existe outra descrição.
Decidi reler A Sombra do Vento para entender o porquê minha eu de 14 anos tinha escolhido esse livro como o melhor, e se eu continuaria achando isso depois de 10 anos. Desde a primeira linha eu já não tinha mais nenhuma dúvida quanto a isso.

Conheci os livros do Zafón por uma indicação aleatória, de uma pessoa aleatória e que nunca tinha tido contato anteriormente. O primeiro que li foi "Marina", e minha sensação ao terminar foi "eu preciso de mais!".

Coincidentemente, no meu aniversário de 15 anos uma amiga da minha irmã me deu de presente "A Sombra do Vento", disse que era o livro favorito dela e esperava que eu gostasse.

A escrita do Zafón te teletransporta para Barcelona, mesmo que você seja aquelas pessoas que assim como eu, não veem as cenas na mente. É impossível não se imaginar em cada esquina citada, na livraria, no Cemitério dos Livros Esquecidos, no casarão de Barceló, na escola que os meninos estudaram...

Desde os meus 14 anos eu indico esse autor para todo mundo que eu conheço, e continuarei indicando. Cada camada dessa história se entrelaça e te envolve, você se vê em cada um dos personagens, entende quase (rs) todos eles, chora e se magoa em conjunto.

A Sombra do Vento é uma obra prima e acredito que todos que gostam de histórias de romances, tragédias, suspenses e mistérios, só leiam. Nenhuma resenha vai ser capaz de traduzir o que esse livro é.

Mariane285 25/02/2024

Positivamente surpreendida
Esse livro me despertou muitos sentimentos, inclusive aquele desejo gostoso de ler sem parar. Uma grande riqueza de detalhes, principalmente no que diz respeito a sentimentos. Histórias de vida complexas que estão conectadas num mundo real onde ninguém é santo e não há heróis, e suas fraquezas são mostradas com a naturalidade que se desenrolam os acontecimentos.

ohlight 24/02/2024

4,5 estrelas
Comecei sem muita expectativa e não imaginava que eu fosse gostar assim. Em alguns momentos achei a história um pouco entediante, por isso não dei 5 estrelas, mas fora isso é incrível.

"Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece."

claracoutorosa 23/02/2024

?Quando a razão se torna capaz de compreender o ocorrido, as feridas no coração já são profundas demais.?

oslivrosdagiu 22/02/2024

Leitura envolvente
Narrativa intrigante que prende do início ao fim, a leitura passou e nem senti. Sobre livros, sonhos, destinos e amores. Fermín, meu personagem favorito!

Suelen196 20/02/2024

Tem meu coração ??
Qualquer livro que esse homem já publicou ganha meu coração.
Julian foi sem sombra de dúvidas meu personagem favorito.
Ler e depois ouvir audiobook foi maravilhoso.
Não tenho nada mais a dizer, só que leiam.

anafla0 20/02/2024

Um homem jovem, já com alguns cabelos brancos, caminha pelas ruas de uma Barcelona presa sob céus de cinza e um sol de vapor que se derrama pela Rambla de Santa Mônica como uma grinalda de cobre líquido.

Leva pela mão um menino de dez anos com o olhar embriagado de mistério diante da promessa que seu pai lhe fez de madrugada, a promessa do Cemitério dos Livros Esquecidos.

- Julián, o que você vai ver hoje não pode contar a ninguém. A ninguém.

-Nem a mamãe? pergunta o menino em voz baixa.

O pai suspira, amparado naquele sorriso triste que o persegue pela vida.

-Claro que sim responde. ela você pode contar tudo. Com ela não temos segredos. Para

Aos poucos, qual figuras de vapor, pai e filho se confundem com os pedestres das Ramblas, seus passos para sempre perdidos na sombra do vento.