A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

oslivrosdagiu 22/02/2024

Leitura envolvente
Narrativa intrigante que prende do início ao fim, a leitura passou e nem senti. Sobre livros, sonhos, destinos e amores. Fermín, meu personagem favorito!

Suelen196 20/02/2024

Tem meu coração ??
Qualquer livro que esse homem já publicou ganha meu coração.
Julian foi sem sombra de dúvidas meu personagem favorito.
Ler e depois ouvir audiobook foi maravilhoso.
Não tenho nada mais a dizer, só que leiam.

anafla0 20/02/2024

Um homem jovem, já com alguns cabelos brancos, caminha pelas ruas de uma Barcelona presa sob céus de cinza e um sol de vapor que se derrama pela Rambla de Santa Mônica como uma grinalda de cobre líquido.

Leva pela mão um menino de dez anos com o olhar embriagado de mistério diante da promessa que seu pai lhe fez de madrugada, a promessa do Cemitério dos Livros Esquecidos.

- Julián, o que você vai ver hoje não pode contar a ninguém. A ninguém.

-Nem a mamãe? pergunta o menino em voz baixa.

O pai suspira, amparado naquele sorriso triste que o persegue pela vida.

-Claro que sim responde. ela você pode contar tudo. Com ela não temos segredos. Para

Aos poucos, qual figuras de vapor, pai e filho se confundem com os pedestres das Ramblas, seus passos para sempre perdidos na sombra do vento.

Coruja 18/02/2024

Eu não podia ter escolhido um livro melhor pra voltar a ler depois de tanto tempo. Simplesmente maravilhosa a forma como você se prende na história e anseia por saber o que vai acontecer página após página. Bão demais Carlão Zafon ????

Jaguatirica 15/02/2024

MEU DEUS, QUE LIVRO BOM!
É tão bom que eu não consigo encontrar palavras pra escrever uma resenha. Me limito a comentar que amo o Fermín e o Miquel de todo o meu coração. O que esse autor fez é raridade, é coisa de gênio.
A cena da caneta no hospital e a cena final da dedicatória que Daniel recebeu... Aquela parte, mano, eu simplesmente NÃO TENHO O QUE DIZER. Eu quis gritar de alegria! Quis dar cambalhotas! Esse livro é um filme magnífico, cada página, cada cena, os personagens mdssss, o clímax e as descrições... enfim, eu não tenho o que dizer. Se tornou um favorito pra vida.

Obrigada, amor, por nossa leitura conjunta ?. Inesquecível!
Jak 16/02/2024minha estante
A primeira leitura de muitas, amor. Se tornou favorito da vida pra nós dois??

Liviacozy 15/02/2024

Sem palavras, só sentimentos
Terminei de ler A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, e fiquei fascinada com a narrativa e com a trama. É um livro que tem de tudo: drama, mistério, amor, aventura, história e literatura. Literalmente me dez viajar pela Barcelona do século XX, e me apresentou personagens memoráveis!

É uma obra-prima, de fato, combina vários gêneros literários e cria uma atmosfera envolvente e cativante. É um livro que homenageia a literatura de maneira leve, mostra como os livros podem nos tocar e nos transformar, e nos faz lembrar dos livros que marcaram as nossas vidas.

Tem uma trama complexa e surpreendente, a cada página que eu lia, mais rápido eu queria terminar.

Eu recomendo muito esse livro, é um dos melhores que eu já li na minha vida.

É um livro que eu quero compartilhar com vocês, e no fundo espero que todos leiam, eu acho que é uma experiência que cada um vai ter de uma forma diferente, mas que no final, sempre será positiva.

Nina337 15/02/2024

Poderia ser considerado de terror...
A sombra do vento em diversos momentos foi lento e assustador, em algumas cenas eu sentia uma coisa ruim que não consigo explicar. Apesar de eu demorar muito para terminar valeu super a pena e o final e bem satisfatório.

Fagner Viana 10/02/2024

Um dos melhores livro que já li me surpreendeu com as reviravoltas e o enredo da história só final achei um pouco a desejar

aninha501 09/02/2024

Sinceramente eu não sei como eu demorei tanto pra começar a ler esse livro? Ele é genial!! Os personagens muito bem construídos, o final do Julián Carax que foi perfeito, a descoberta pouco a pouco junto cada personagem... Em uma entrevista o autor disse que esse livro não segue uma estrutura de três atos, mas faz como se fosse uma coleção de memórias. Isso foi o que fez o livro ser tão bom! O autor teve um domínio muito bom da escrita e, apesar do formato mais "diferente" a história ficou envolvente do mesmo jeito. Recomendo muito.

Carol.Miqueletto 07/02/2024

Eu ameiiii esse livro! Adorei o jeito que o autor narra a história! Achei pesadíssimo a cena da morte de uma das personagens mas valeu a pena demais a leitura

Crixtina 07/02/2024

A sombra do vento
? a arte de ler está morrendo, morrendo muito aos poucos, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós que colocamos nossa mente, nossa alma na leitura e que esses bens estão cada dia mais escassos ?

luiza 05/02/2024

PERFEITO
Que escrita, que narrativa, que história, que personagens, que reflexão, que perfeição! Com certeza virou um dos prediletos de 2024. Não conhecia o livro, mas vi tanta gente comentando no Twitter que resolvi ler (e que bom que tomei essa decisão). O livro é muito 10/10 e você não se arrepende mesmo de lê-lo! Incrível!

Moon LH 04/02/2024

A sombra do vento
O livro conta a história de Daniel, um garotinho que se vê triste por perceber estar esquecendo do rosto de sua mãe (já falecida), o pai do garoto, notando a tristeza do filho, decide levá-lo para conhecer um lugar muito curioso: O cemitério dos livros esquecidos.

O cemitério dos livros esquecidos é uma biblioteca, que como o próprio nome sugere, contém aqueles livros esquecidos, ?abandonados? e que ninguém mais se lembra.

Nessa biblioteca o Daniel acaba encontrando um livro que chamou sua atenção, esse livro se chamava ?A Sombra do Vento? de Julian Corax. O garoto gostou tanto desse livro que resolveu ler outros do mesmo autor, mas ai ele se vê envolvido em um grande mistério, pois todos os livros desse autor eram queimados, e aos poucos ele percebeu que provavelmente possuía o último livro de Corax.

O livro se passa em volta dessa busca de respostas que Daniel segue sobre esse mistério dos livro durante o passar de sua vida.

Faço parte de um club de leitura na empresa que trabalho e esse foi o livro indicado em fevereiro (cada mês um integrante indica um livro) e esse livro foge completamente do meu estilo de leitura, tentei ir com a mente aberta para um novo estilo, mas não deu kkkkkk não consegui gostar, não me prendeu, não gostei dos personagens, não gostei da história e tive uma leitura supeeer arrastada.

Além de que o livro se passa em uma época passada e então é cheio de frases preconceituosas, principalmente machistas, e ver essas cenas só me irritava ainda mais, mesmo que o intuito do livro fosse criticar esses pensamentos eu já não estava curtindo a história e ficar irritado nessas cenas só piorou.

No início eu estava com dificuldade de me concentrar na leitura, percebia que eu lia e não estava prestando totalmente atenção (comecei outro livro para ver se o problema estava em mim, mas o outro livro eu li super de boa) ainda assim eu sempre voltava e relia para entender (o livro não tem uma escrita difícil, na verdade é super clara, o problema estava em não conseguir me interessar e prestar atenção mesmo) até que chegou um momento que eu desisti de ficar voltando, então entendendo ou não entendo eu fui seguindo assim mesmo, o que só piorou porque em alguns momentos eu fiquei até meio perdido entre os personagens kkkkk

Enfim, comprei precipitadamente os volumes que dão sequência a essa história (emoji de palhaço) e agora vou ter que ler também, mas vou esperar um bom tempo para isso.

Ps: desculpa quem leu e gostou, eu juro que me esforcei.

Vitoria 02/02/2024

Super recomendo a leitura, é sombrio, mistério e imensamente bem escrito, com uma ambientação que transporte quem lê diretamente para Madrid.
Yuri466 03/02/2024minha estante
Não é Barcelona?

Luiz Souza 02/02/2024

Livros Especiais
O livro conta a história de Daniel um garoto de 11 anos que é levado para um santuário dos livros pelo seu pai no Cemitério dos Livros Esquecidos lá ele pode escolher um livro dai que escolhe um do autor Julian Carax e ai começa a sua saga por descobrir onde estará esse escritor ?

A trama é recheada de cenas melancólicas e um tanto sombria por sinal ,a história se passa na Barcelona tem como pano de fundo a guerra e como complemento os amores românticos de Daniel e sua amizade forte com Fermin ainda tem o vilão perverso Fumero.

É preciso ter uma dose de paciência em alguns trechos do livro , o autor descreveu uma casa por várias páginas achei que fosse irmão do Stephen King kkk , dei graças a Deus quando Beatriz aparece na cena.

A parte do livro em que Núria descreveu seus sentimentos por Julian foi a mais puxada ela nutria um amor latente pelo escritor mas o mesmo não correspondia aquele sentimento deixando a jovem em estado de quase depressão.

Gostei da história , vou ler o livro dois próximo ano.

Se tiver um livro que não vai mais ler , tente desapegar doe ele pra alguém um livro na estante é bonito ,mas mágico mesmo é alguém lendo ele.

Ótima leitura.