A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

atoladinha 27/01/2024

Risadinhas
Esse livro me fez rir pra caramba e o tema principal é suspense e drama. Ou seja, um ótimo livro. Saudades inclusive.

Elton.Oliveira 26/01/2024

Confirmando minhas expectativas , excelente!
Escolhi iniciar o ano com um clássico renomado e de um autor best-seller! Que ótima escolha minha !

Bem , tive algumas surpresas ... Na verdade, eu escolhi sem ler a sinopse e nem ter ideia da estória central do texto. Pensava que o livro tinha um outro enfoque mas me adaptei rápido às impressões falsas que tinha dele.

O romance é perfeito! Zafón cria uma quantidade ótima de personagens, todos muito bem construídos , com histórias de vida interessantíssimas ! Um roteiro investigativo, com altos e baixos , alguns plots, histórias que se encaixam de uma forma bastante agradável.

Para nós , leitores, o cemitério dos livros esquecidos , toda fantasia criada sobre Julian , as bibliotecas , os personagens leitores com grandes versos e reflexões, todo esse universo é fantástico...

Zafón foi muito poético, o final não foi tão impactante, achei morno ... Mas concluiu muito bem toda a narrativa.

Já vou iniciar o próximo, ansioso para dar continuidade! Recomendo muito ! ??
Fabio 26/01/2024minha estante
A nota esperada!!!!

Mel 27/01/2024minha estante
Que nota maravilhosa, Elton! ?

Ygor.Fortes 26/01/2024

Sempre ouvi falar desse livro muito bem, e criei expectativas grandes. E por incrível que pareça, acho que superou minhas expectativas. Adorei a escrita de Carlos Zafón, é muito linda e detalhada. Seus personagens são fantásticos. A escrita é sempre melodramática, mas nunca parece fora do tom da narrativa. Pretendia somente ler o primeiro livro (que a propósito, se fecha sozinho), mas provavelmente irei atrás de seus outros.

Wagner._.Santos_ 26/01/2024

Resenha
A Sombra do Vento realmente me impressionou, sobre como uma história pode se desenrolar em diversos plot twists sem ser cansativo, demorei um pouco para engajar no livro mas ao adentrar cada vez mais fundo nos mistérios dele, me vi tenso junto com os personagens sobre como cada situação séria resolvida.

Realmente achei uma leitura incrível!!!

Rafaela 26/01/2024

Novela
Roteiro de novela, voltei à época em que passava o tempo assistindo novelas mexicanas na tv. Muitos personagens, histórias interligadas, enredo bem construído e reviravoltas previsíveis, mas não interfere em nada na qualidade da leitura. A escrita poética e ao mesmo tempo cômica deixam a narrativa confortável e prazerosa de se ler. Meu personagem favorito com certeza é meu querido espião dos mil disfarces, anarquista, militante ou seja lá oq realmente fosse, que me tirou boas risadas.

Jordana.Diniz 25/01/2024

Amor, mistério e livros
Bem escrito e misterioso o suficiente pra envolver o leitor até o final da narrativa. Além de ótimo desenvolvimento das personagens. (Confesso que queria mais um pouco sobre o pai do Daniel, se tivesse talvez ele teria de tornado meu preferido).

O tema, apesar de ser um que me atrai - livros e leitura - não foi o que me segurou até o final, mas sim a habilidade narrativa do autor e o mistério que guia o enredo. O que eu quero dizer é que se ele tivesse escrito do mesmo jeito só que sobre bússolas e não livros o apelo teria sido o mesmo pra mim - e isso é uma qualidade.
May 25/01/2024minha estante
Amo os livros dele

Kelly Viana 22/01/2024

É um livro sobre o poder dos livros e das histórias
Tenho esse livro já faz um tempo parado na estante, e esse mês resolvi dar uma chance para esse escritor que é tão elogiado pela critica.
Tudo começa quando Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra "A Sombra do Vento", que foi escrito por Julian Carax. E é a partir dai que tudo acontece.
A escrita do Záfon é encantadora e instigante. A história mesmo tendo um ar de mistério, tem trechos engraçados, emocionantes, assustadores, e que me levaram a pensar que algo sobrenatural iria acontecer. “Na cena que eu acabara de presenciar, aquele estranho poderia ser qualquer noctívago, um figura sem rosto ou identidade. No romance de Carax, aquele estranho era o diabo.”
Mas também é um livro sobre as relações entre pessoas, família e amigos e como lidamos com elas.
Muitas vezes fui levada a lembrar da escrita de Stephen King.
Em minha opinião, apesar de algumas partes serem um pouco "arrastadas", nem por um momento tira a beleza da história.
E o que falar do Fermín? Com certeza já é o meu personagem favorito da vida. Ele rouba a cena e nos leva do choro as gargalhadas; um ser humano maravilhoso. E, com certeza, é o melhor amigo que Daniel poderia ter.
Enfim, "A sombra do Vento" é um daqueles livros que grudam na memória. É um livro sobre o poder dos livros e das histórias.
“Presentes são dados pelo prazer de quem presenteia, não pelo mérito de quem recebe.”
Mari.Vasconcelos 22/01/2024minha estante
Um dos meus favoritos da vida. Tds da tetralogia são maravilhosos

Kelly Viana 22/01/2024minha estante
É maravilhoso!
Não conhecia, e agora quero ler toda a série.

danisteagall 22/01/2024

Envolvente
Um livro cheio de reviravoltas e segredos. Começa bem devagar, mas se torna eletrizante no final! Tive medo em algumas cenas, mas fiquei o tempo todo ansiosa pra entender o desenrolar dessa história!

williamfelopes 21/01/2024

Um livro perfeito e emocionante
Esse livro me fez refletir bastante, a maneira como os personagens são descritos, o tempo em que ele se passa em um pós guerra, tudo parece cinza e sombrio, a maneira como vai desenrolando a história é sensacional, um livro que me marcou e tá na gaveta dos meus favoritos.

Nina 20/01/2024

Livro bem escrito mas que os personagens não são inspiradores
Quis muito gostar deste livro. Achei ele bem escrito, cheio de reviravoltas, de tramas bem pensadas e amarradas, mas infelizmente fiquei esperando o momento em que minha curiosidade fosse despertada assim como a do protagonista foi - para empreender toda uma aventura em busca da história do livro esquecido e do seu escritor - mas isso não aconteceu.
Eu somente achei os personagens infelizes em suas escolhas e com dificuldade de dar a volta por cima, seguir a vida, perceber que a vida é muito mais do que um episódio que não deu certo.

Digo infelizmente porque fui toda empolgada para esta leitura, achando que iria adorar, haja vista que muitas pessoas colocam como seus favoritos da vida. Mas não funcionou para mim.

Achei uma história bem escrita sobre personagens desinteressantes.

Ariel B 20/01/2024

"Há prisões piores do que as palavras".
Depois de muitos anos após ouvir falar desse livro e ele ter permanecido na minha lista de futuras leituras, decidi começar 2024 com ele e entender o porquê ser tão amado por muitos leitores.
E tudo o que eu tenho a dizer é que me diverti muito com a leitura, me emocionei, senti raiva e um turbilhão de sentimentos que não estava nem preparada; mas ainda assim, foi uma grata surpresa.
De certo é uma história que poderia ser reduzida de tantas voltas, mas não teria a mesma graça, a mesma emoção e expectativa pra um final tão bom.
Foi uma leitura que me prendeu do início ao fim, me fazendo desejar descobrir o que tinha por trás de tanto mistério, e o final, conseguiu superar todas as teorias mirabolantes que eu consegui criar.
Definitivamente é um livro que deve ser apreciado por quem gosta de mergulhar em mistérios.

vini 19/01/2024

sombra do vento
Eu amei esse livro, minha mãe sempre o indicou para mim mas só tive coragem de ler ele agora, adorei :))

Leila 16/01/2024

Um mix de sentimentos
A história é surpreendente, a inteligência do autor para mesclar os inúmeros gêneros e estilos de escrita é fascinante!
a mesclagem da sátira e da tragédia é algo que vale comentar também.
Adorei a história, algo completamente original e criativo.
Recomendo muito!

Bia 15/01/2024

Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó cujo cheiro ainda conservo nas mãos.? ? Carlos Ruiz Zafón, A Sombra do Vento.