A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Samantha.Facincani 05/01/2024

Os livros são espelhos...
Os livros são espelhos: neles só se vê o que temos dentro de nós.

A história é sobre uma pessoa, chamada Daniel Sempere, que perde sua mãe ainda muito jovem e seu pai tentando preencher esse espaço, causado pela ausência da mãe, leva-o ao Cemitério dos Livros Esquecidos quando ele tinha apenas 10 anos. Chegando lá, o pai o orientou que ele deveria escolher um livro pelo qual se tornaria responsável pelo resto de sua vida. Ele só não imaginava que sua escolha traria consequências interessantes não só para ele como para todos que ele conhece.

Essa é a premissa do livro A Sombra do Vento. A história é narrada pelo próprio Daniel, já com mais idade, então parece um livro de memórias? ?Naquele dia, eu me lembro?? etc?
Um livro muito bacana. Fiquei surpresa com a história e a maneira como ela é contada. Nos faz torcer, ficar ansiosos, tristes, emocionados, enfim, uma gama enorme de sentimentos (Chorei horrores em certas partes)... Suas personagens são muito bem construídas, algumas nós odiamos desde o primeiro momento, outras são tão inocentes e amáveis que queremos guardar dentro de um potinho para levar sempre com a gente, pertinho do coração.

A narrativa é fluida e sempre queremos mais, são tantos acontecimentos, tantos segredos sórdidos que vão sendo revelados aos longo da trama, que ficamos tão envolvidos para saber mais sobre tudo o que está acontecendo, que muitas vezes deixamos passar ou nos esquecemos completamente de alguns detalhes (pelo menos, eu fiquei tão envolvida que não fiz as devidas conexões? hehehehehe ?????) e então somos pegos de surpresa a cada descoberta!

Um livro muito envolvente, com personagens excelentes e uma história simplesmente sensacional, cheia de revelações? esse se tornou, definitivamente, meu livro preferido!! ??

Boa leitura! Divirtam-se!
???

Duda | @univers0_literario 05/01/2024

?Há prisões piores do que as palavras?
Busquei muitas formas de conseguir expressar a imensidão e preciosidade do universo do cemitério dos livros esquecidos criado por Zafón, mas, confesso que me faltam palavras. ?A sombra do vento? primeiro romance da tetralogia, me conquistou, emocionou e despertou uma vontade inexplicável de fazer parte da história.

A obra se situa durante a guerra civil de Barcelona e posteriormente a segunda guerra mundial e, em meio a esse cenário são mostrados os caminhos percorridos por Daniel, um jovem que se depara com um livro rodeado de pormenores em uma biblioteca secreta mostrada pelo seu pai quando tinha onze anos. A história, escrita pelo autor misterioso,Julian Carax, deixa-o hipnotizado e tentado a descobrir mais sobre ele e suas obras, porém, ao começar a procurar, se depara com um homem que busca queimar todas as obras do romancista, assim iniciando uma trama envolvente e emocionante.

Amei a maneira com que autor trabalhou a proximidade do protagonista e as pessoas a sua volta com o universo da literatura de forma carinhosa, sempre enfatizando a paixão de suas personagens pela leitura, além de citar diversos autores e obras grandiosas em conversas casuais, trazendo uma certa identificação por parte do público, tudo isso dentro de um enredo brilhante, que me deixou com vontade de ler do início ao fim, curiosa e interessada em cada detalhe, me esforçando para absorver ao máximo a imensidão transmitida pela obra.

Finalizei a primeira leitura do ano com a satisfação de encontrar mais um livro para minha seleta lista de favoritos, criei uma grande afeição por Zafón e seu universo, espero me reencontrar com suas histórias logo. Apenas leiam, com certeza vale a pena, não tem erro!

Emillymirell 04/01/2024

Melhor leitura de 2023?
?A Sombra do Vento? permanece como uma chama que ilumina os recantos mais sombrios da alma humana, desafiando-nos a confrontar nossos próprios fantasmas.

Felipe.Colen 04/01/2024

Incrível
Daniel e Carax são protagonistas da história mais envolvente e maravilhosa que eu tive o prazer de ler. Não faço questão de dizer os pormenores da história porque não sei expressar em palavras o real sentido dessa incrível história. Com certeza é meu livro favorito atualmente.

Gabriela3294 03/01/2024

A Sombra do Vento
Já começo dizendo que sem dúvida nenhuma esse é um dos melhores livros que já li, que delícia de leitura, te prende do início ao fim com essa trama incrível.
É impressionante como tudo se completa e história fica ainda mais interessante, você sente como se fosse próximo dos personagens e por isso me encantei pela escrita de Carlos Ruiz Zafón, com certeza não será o último que lerei de sua autoria.

Não posso deixar de falar do meu personagem favorito: Fermín, ah como eu queria um amigo tão bom como esse em minha vida.. ? super engraçado, mesmo em momentos difíceis do livro ele aparece nos tirando uma risada, apenas leiam!!!

?Os livros são como espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro.?

?As palavras com que envenenamos o coração de um filho, por mesquinharia ou pura ignorância, ficam guardadas na memória e mais cedo ou mais tarde lhe queimam a alma?.

Sophia1606 02/01/2024

Não famosinho no Booktok mas deveria
Qnd eu comecei esse livro n tava dando nd por ele pq a leitura tava um pouco cansativa por ser um livro muito descritivo, mas quanto mais eu fui lendo, mais eu me encantava com a história (uma mistura d mistério, romance e drama).
A história e os personagens são muito bem desenvolvidos e tem vários plots no meio do livro q são maravilhosos.
Acho q esse é o tipo d livro q todo mundo deveria ler pq, além d apresentar uma história linda e envolvente, também fala sobre as relações e como elas são profundas.
Enfim, amei d maiss!!

juliafinamore 01/01/2024

Uma grata surpresa
A sombra do vento é algo completamente diferente de tudo que já li, posso dizer que saí da minha zona de conforto. primeiro, nunca tinha lido um escritor espanhol, e essa foi uma experiência maravilhosa e quero conhecer outros.

o livro me pegou nas primeiras páginas, como todo bom leitor, eu não resisto a uma história sobre livros. o enredo é criativo, cativante e prende a atenção. lembra, de certa forma, um romance de formação, ao ver o protagonista, daniel sempere, crescer e ter o seu destino entrelaçado com o seu escritor favorito.

com o pano de fundo da guerra, personagens profundos e espirituosos, como o fermín, romance, mistério, ação, esse livro entrega, literalmente, tudo! o juntar do quebra cabeça sobre a vida sobre julián carax, a presença de um ser misterioso, e muitos outros elementos, tornam a história única e digna de suspiros e lágrimas.

confesso que fiquei sem ar quando terminei, com aquela sensação de que li um grande escritor e uma obra fantástica. mal posso esperar para ler mais livros do autor, ainda mais nesse mesmo universo.

para quem gosta de dramas familiares, mistério, pitadas de romance e suspense, esse livro é um prato cheio disso tudo. apenas, leiam!

Leila Diniz 30/12/2023

Nós existimos enquanto alguém se lembra de nós
Esse livro realmente entrega tudo. Tem romance, drama e suspense. Todos os inúmeros personagens tem um desenvolvimento muito bom e não ficaram pontas soltas, mesmo com as complexidades da trama, que envolve histórias do passado e do presente.
O livro me prendeu bastante, apesar do início um pouco mais arrastado. O sentimento ao final foi de que fiquei órfã. Me apeguei muito a história e aos personagens e não queria que acabasse.
A atmosfera de mistério deixa qualquer curioso agarrado as paginas e o desfecho me surpreendeu.
Já ansiosa pelas próximas leituras de Záfon

Lucas1429 30/12/2023

Esse é bom viu, umas das melhores histórias que já li na minha vida. O ponto crucial pra mim é como conseguimos ver como a vida é nesse livro, muitos desencontros, muitos encontros, assim como o livro de Julian Caráx, esse também vai se dividindo em mil histórias paralelas, que se entrelaçam pra chegar no fim, e todas são igualmente interessantes. É muito bom.

Marina 29/12/2023

?Ainda me lembro daquele amanhecer em que meu pai me levou pela primeira vez para visitar o Cemitério dos Livros Esquecidos.?

Renata.Oliveira 28/12/2023

É um livro bom (não consegui me conectar com ele o suficientes pra achar ótimo).

Demorei para conseguir começar a gostar da história e achei tudo muito parado até mais da metade do livro.
A partir dos 65% (mais ou menos) comecei a tomar mais gosto pela história.

Acho que a linguagem também não ajudou a leitura a ser tão fluida.

Enfim, bom mas não leria de novo

Scarlett9 28/12/2023

Zafón nunca decepciona!!!!
Termino esse livro com a vontade de voltar à primeira página e começar tudo de novo.Nem todos os adjetivos seriam suficientes pra definir essa experiência fascinante.Me apaixonei pela escrita de Zafón desde a primeira vez que li o príncipe da névoa e agora só se concretizou.A sombra do vento realmente é uma homenagem ao poder dos livros,um fenômeno da literatura espanhola.Daniel,Fermín,Julián,Núria e todos os personagens que fazem parte deste universo ficaram gravados na minha memória e no meu coração.Entrou pro meu topo de favoritos??

Jussara 27/12/2023

Terminei o livro com nó na garganta, li muitos livros bons esse ano, mas esse foi o melhor.
É o pacote completo, drama, romance, suspense, falando assim parece uma confusão só, mas não poderia ser mais belamente escrito.
Tenho tanto pra falar sobre A Sombra do Vento, mas nesse momento me sinto muda, só quero manter as sensações q me causou por mais um tempo.

@bibliotecadadi 27/12/2023

Uma história para guardar para sempre!
Li essa história pela primeira vez há 16 anos atrás, e já tinha amado esse livro, virou favorito da vida. Tantos anos depois nessa releitura, os sentimentos foram o de visitar um amigo muito querido com um misto de ler pela primeira vez, pois muitos detalhes tinham me fugido.
A história me envolveu novamente e amei acompanhar Daniel, Férmin, Júlian e os outros personagens nessa aventura.
Um livro que continuará para sempre no meu coração e que segue favorito da vida.
Meu livro favorito do Zafón.
Só leia, você não vai se arrepender.

ALiCIA 26/12/2023

!!!
Delicia de leituraz me frustra do jeito certo o misterio delicioso q nao conseguir soltar nem esse livro e os outros q o aconpanham por um segundo