A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Karla.Marisa 22/04/2024

Escrita belíssima
Terminei esse livro há algumas horas e dei uma nota provisória.
Eu fui ler com muita expectativa, já tinha ouvido falar muito bem, mas o livro não me pegou de cara, ainda mais por estar lendo mais devagar, para mim o livro demorou a engatar...
Mas quando engatou, eu queria muito saber os vários porquês daqueles vários personagens agirem como agiram ali...
Não vou negar que esperava me emocionar mais, e esperava umas explicações melhores para algumas coisas... mas gostei demais da experiência e já estou sentindo saudade dos personagens.
Além disso, o livro é muito bem escrito. Seguem duas sentenças que marcaram e que que não trazem spoilers hehe
"Malvadas, não- observou Fermín. - Imbecis, o que não é a mesma coisa. O mal pressupõe uma determinação moral, intenção e certa inteligência. O imbecil ou selvagem não para para pensar ou raciocinar. Age por instinto, como besta de estábulo convencido de que está fazendo o bem, de que sempre tem razão e orgulho de sair fodendo, desculpe, com tudo aquilo que lhe parece diferente dele próprio, seja em relação a cor, credo, idioma, nacionalidade ou [...] pelos hábitos que tem nos momentos de ócio. O que faz falta no mundo é mais gente ruim de verdade e menos espertalhões limítrofes."
E a segunda, para os apaixonados por livros: "a arte de ler está morrendo muito aos poucos, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós, que colocamos nossa mente e nossa alma na leitura e que esses bens estão cada dia mais escassos."

Gabs F. 19/04/2024

Eu só queria poder apagar essa estória da minha memória só pra que eu pudesse ler e sentir tudo novamente.
zafón te prende do início ao fim. sonhei com trechos do livro, fiquei esperando pelo momento que leria mais um pouco, lançava sorrisos em determinados trechos e, em outros, ficava chocada com os acontecimentos... e tudo só me fazia querer ler mais e mais.
mal vejo a hora de ler o próximo da trilogia do cemitério dos livros esquecidos!

recomendo demais a leitura!

JAssica.Leituras 15/04/2024

Nesse ano escolhi 12 livros que estavam parados na minha estante e que não sabia explicar o porquê ainda não tinha lido. ?
Dentre eles estava ? A sombra do vento? do autor Carlos Ruiz Zafon, que sempre está na minha lista de leituras favoritas. ?
E que livro? Me vi levada a Barcelona do século XX, acompanhando Daniel Sempere e sua incrível investigação sobre o autor Julian Carax. ?

Nill.Nill 13/04/2024

Impecável!! NOSTÁLGICO!??
Livro simplesmente perfeito, a escrita sensacional e prende a gente, e a história nem se fala, perfeita, zero defeitos, recomendo pra qualquer um que curte mistério, romance, aventura e suspense. Sem dúvidas se tornou um dos meus livros favoritos, sensacional, pena que eu demorei tanto pra ler, se tiverem a oportunidade de ler, leiam, não vao se arrepender!

Ele é um daqueles livros que você se apega tanto, que no fim da página vem aquele sentimento de nostalgia, o mesmo sentimento quando você vê ele na estante e tem vontade de reler ele várias e várias vezes, foi assim que eu me senti quando cheguei no final... perfeito!
Sara 16/04/2024minha estante
Sim é perfeito, um dos meus livros favoritos da viiidaaa??? obs:eu dei até uma choradinha quando acabou kkk

Cherry Mari 11/04/2024

8/10
Li esse livro pela primeira vez quando tinha 13 anos, lembro que tinha me apaixonado por ele, em 2022 resolvi reler, e minha eu adolescente tinha um bom gosto, esse livro simplesmente é incrível, com uma história que te prende do começo ao fim, Daniel é um protagonista muito bom! e o que falar de Fermin, ele é simplesmente icônico

11/04/2024

Certa noite Daniel é levado pelo pai a uma biblioteca o cemitério dos livros e escolhe um livro para levar consigo um exemplar de a sombra do vento de Julian, Daniel fica então fascinado com a estória e o autor e começa então uma busca por informações sobre o autor, a livro nos prende no suspense em relação as descobertas as quais Daniel vai fazendo no decorrer da trama, adorei a formação dos personagens.

Mariana113 10/04/2024

Terceira vez que leio esse livro e ele sempre mexe comigo... A maneira como Zafon escreve me prende e me vicia... Adoro os personagens do livro, toda vez que acaba fico um pouco de coração partido

Ligiamx 09/04/2024

O dom da escrita!
Esse livro é muito bom, Carlos Ruíz Zafón tem o que eu considero, o poder da escrita. A história nem é tão complexa (falando sobre o que considero ser o maior mistério do livro), mas o autor escreve de forma tão bem detalhada que te transporta pra dentro da história. É bem criada, com muitos personagens, mas todos tendo um propósito na história. Destaque pra dois: um que me fez rir horrores e outro que demonstrou uma amizade inestimável.
Pela escrita, consegui imaginar os lugares de Barcelona por onde o protagonista passava, me emocionei, me surpreendi, fiquei com medo em algumas partes. Ri, chorei, tive raiva e até ódio (o ódio pra dois personagens específicos). Digo que ir do medo e do suspense, pras boas risadas é um feito e grande da escrita do autor. E é isso pra mim, que faz uma história ser bem contada. A capacidade de te transmitir emoções.

* a história é uma quatrilogia, o que significa que tenho mais 3 livros pra ler.

*a sombra do vento tem final satisfatório. Pode ler só ele se quiser. Mas duvido que vá querer ler só esse livro, depois de tudo que leu da escrita do Zafón.

@paolatonon 08/04/2024

Esperava mais desse livro, já li outras coisas do autor e por ouvir muito desse livro criei uma expectativa muito grande.
Não é ruim, é muito bom, mas é bem maçante de ler. Em vários momento tove vontade de abandonar, pois sentia que a história do Daniel não levaria a lugar algum e eu só queria saber sobre o Julian e os outros personagens. Foi cansativo

Bia :) 07/04/2024

Infelizmente, a leitura acabou me decepcionando. Tinha altas expectativas, afinal todos os comentários por aqui exaltam muito o livro. A sinopse e o título me atraíram muito. O início do livro, principalmente a ideia de um cemitério de livros esquecidos, me deixou bastante interessada. A trama e o mistério também me intrigaram e deixaram curiosa. Também gostei dos personagens, em especial o Fermin.

Mas a leitura em si foi lenta e arrastada. O autor se prolonga demais em cenas e detalhes que pouco acrescentam para a história, o que me deixava irritada durante a leitura. Mas o que mais me incomodou foi quando algum personagem relatava algo sobre uma terceira pessoa. Nesses casos, eram apresentados fatos que aquele personagem não poderia sequer saber e, ainda que soubesse, não teria como ter tantos detalhes. Assim, me pareceu forçado apenas para que o personagem principal descobrisse determinadas coisas.

Ricardo410 06/04/2024

Achei que ia se enveredar pra algo mais fantástico, mas é fascinante como o autor mantém esse olhar meio infantil, adolescente, inocente do que ocorre ao redor, como se realmente olhássemos para o mundo ao nosso redor com os olhos que tínhamos quando na idade do protagonista.

Não é só a descoberta sobre o significado de se amar a arte, mas a descoberta de que existem várias formas de amor e que elas não são contraditórias, elas se completam e completam a pessoa.

Livro engenhoso, delicioso. É um clássico, já é um clássico. Só lamento realmente a morte do autor, é alguém que deveria ter sido mais reverenciado em vida.

honey 05/04/2024

Em alguns momentos a narrativa ficou tediosa mas no geral me surpreendeu bastante, gostei da escrita e de como tudo se encaixou no fim

Anakcosta 03/04/2024

Obra fascinante
Essa leitura é fruto de uma indicação e, agora, finalmente, posso concluir que foi uma indicação maravilhosa.

Gustavo Kamenach 01/04/2024

Uma história hipnotizante e encantadora
Em A Sombra do Vento, pude encontrar muito além do que eu esperava com o meu Desafio Literário do mês que pedia um livro que falasse sobre livros/bibliotecas. Aqui eu encontrei um turbilhão de emoções e sentimentos todos centrados no poder da literatura. O enredo envolvente tem suspense, romance romântico, romance histórico sobre um dos períodos mais sombrios da história espanhola, horror e até mesmo alívios cômicos formidáveis graças ao querido personagem Fermín Romero de Torres!

Há dois fios narrativos principais, um no presente do protagonista (inicialmente insosso) Daniel e uma história em flashback do escritor favorito de Daniel. Com um desenrolar rocambolesco, vamos desvendando o passado conturbado desse escritor, somos apresentados a personagens realmente odiosos, capazes dos piores crimes (prepare para passar muita raiva) e como essa história pregressa é costurada com o presente de Daniel é realmente genial. O livro é muito bem falado por todos que o leem, ostenta uma fama com grande merecimento.

Como disse anteriormente, a emoção aqui flui a flor da pele em diversos momentos da história, muitos deles rompidos em lágrimas. A beleza metalinguística dessa obra toca fundo nos corações nossos, leitores que enveredam em mundos paralelos, e tal como Daniel, as vezes queremos saber mais das histórias que lemos e sermos amigos dos autores que tanto admiramos. O alento que me tomou ao final da leitura é que ainda tenho um universo inteiro do cemitério dos livros esquecidos para explorar, o que certamente farei muito em breve.
Guilherme Amin 02/04/2024minha estante
Linda resenha, amigo! ??????

Regis 02/04/2024minha estante
Que resenha bela e convidativa, Gustavo! ??

Gabriel 02/04/2024minha estante
Livro favorito da vida ??????

Diego 08/04/2024minha estante
Que resenha excelente! Digna de Zafón, amigo! Parabéns! Ah, e feliz que tenha gostado tanto da leitura