Dominique
27/12/2009Digno de 5 estrelas!Sabe aqueles livros que você pega e não consegue mais parar de ler? É "A sombra do vento". Um suspense maravilhoso, que envolve livros (humm!), intrigas, inveja, vingança, um grande amor, fidelidade e grandes amizades.
Eu me apaixonei pela livraria dos Semperes e sonhei com o Cemitério dos Livros Esquecidos. É um local que você imagina entrar e esquecer o mundo lá fora. Realmente mágico!
Os personagens são muito bem construídos e o desenvolvimento que Zafón dá-lhes ao longo da história é bem nítido, como o crescimento de Daniel desde a adolescência até a fase adulta.
Com certeza, o melhor personagem do livro é Fermín Romero de Torres. Ele é engraçado, piadistas dos melhores, sempre de bom humor, um ótimo e fiel amigo. Morri de rir quando ele e Daniel levaram a prostituta para o velhinho no asilo, promessa é dívida, afinal. Claro, que os outros personagens são igualmente inesquecíveis Daniel, Bea, Júlian, Penélope e Nuria. E Fumero, a quem desejei ardentemente que morresse feio. Quase me esqueci de Laín Coubert, que me proporciou altos arrepios de medo e nojo.
O passado, o presente e futuro se misturam de tal maneira, que só pode dar num suspense arrebatador. Certamente, será um sucesso quando esse livro for cinematografado. Estou ansiosa para ler os próximos livros de Zafón.