A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Mandark 13/06/2009

Esse é o livro da minha vida...
Depois que eu li esse livro, começo realmente a acreditar que nunca mais vou achar outro livro que o supere! Li muitos livros depois dele e recentemente eu o reli, e sou sincero ao dizer que nessa segunda leitura, revivi todas as emoções e vivenciei muitas outras que não senti na primeira vez que o li. A cada página eu entendia porque esse livro me marcou tanto. Porque cada um dos personagens insiste tanto em permanecer na minha cabeça, mesmo depois que o livro infelizmente acabou. É aquele tipo de história que não dá vontade de largar. É aquele livro que você lê e relê uma mesma frase para tentar decorar mentalmente. É aquele livro que você tenta adiar mais e mais, a cada página, o seu final, porque sente que não consegue viver sem acompanhar a vida de seus personagens... Uma história intensa, que me encantou desde a sinopse até as suas últimas linhas.
maria 13/11/2009minha estante
Compreendo voce. hehehe

Carolina 04/07/2011minha estante
Esse livro já está na minha estante há um bom tempo, na lista dos 'Vou Ler'. Mas depois da sua resenha vou colocá-lo na meta 2011. Me deu muita vontade de ler ;)

ErickFernandes 03/08/2011minha estante
To louco pra ler... ele já tá disponível ai???

Mandark 03/08/2011minha estante
Ainda está emprestado!

Débora 29/08/2011minha estante
Uaaau, só vejo elogios desse livro, mas depois dessa resenha, concerteza, vou lê-lo! Obrigada :D

Débora 13/09/2011minha estante
Nossa, acabei de terminar de ler, é simplesmente maravilhoso.Sem palavras.

Lyne 25/10/2012minha estante
Disse tudo! Li este livro pela primeira vez em 2007 e ele continua sendo meu preferido! Nenhum supera! Já li três vezes e ainda tenho vontade de reler! Ele é simplesmente INCRÍVEL!

Marcos 01/03/2013minha estante
Entrei aqui pra ver se o livro é bom por causa de uma promoção no Submarino, e agora já vou comprá-lo depois de tantos elogios.

Andreia Martins 01/01/2016minha estante
Concordo com vc esse livro é simplesmente maravilhoso, não consegui largá-lo até terminá-lo.

Maria Luiza 09/07/2016minha estante
SIM! Esse é o livro da minha vida...

Flavissima 30/03/2020minha estante
É o livro da minha vida também! Amo demais!

Mandark 30/03/2020minha estante
Também eh o livro da minha vida Flávia.

Maria.Oliveira 31/05/2020minha estante
Eu tô bem curiosa depois dessa resenha!

Mandark 11/07/2020minha estante
Leia mesmo Maria. Não vai se arrepender!!

Mauro Silveira 31/07/2020minha estante
Li este livro em janeiro durante uma viagem de férias. A leitura foi tão prazerosa, que o livro acabou antes da viagem. Passei o resto da viagem com saudade dos personagens.

Renata.Costa 30/08/2020minha estante
O mesmo comigo! Li esse livro há cerca de 8 anos e nunca mais nenhum livro me marcou TANTO. A atmosfera quase poética/nostálgica que Zafon criou é imbatível. Também é o livro da minha vida.

Mandark 30/08/2020minha estante
Eh muito bom ouvir isso Renata!! Eh bom encontrar alguém que compreende!! ;)

Rafa.Barros 30/09/2020minha estante
Acabei de reler e confirmar que é sim um dos meus livros preferidos da vida! As emoções são as mesmas que senti há 11 anos, quando o li pela primeira vez. Sua resenha é atemporal!

Mandark 02/10/2020minha estante
Rafa... Desde essa resenha... Já reli o livro mais duas vezes... E as emoções conseguiram ser ainda mais intensas, acredita?? E agora, com a morte do Zafón, não consigo parar de pensar que preciso reler mais uma vez... A série toda... Porque, esse livro eh pra guardar decorado na cabeça!!;

Gabriel.Meirelles 04/11/2020minha estante
Como eu faço pra ler os livros? Tem como ler?

Mandark 08/11/2020minha estante
Gabriel, aqui no skoob não tem como ler livros. O site é apenas para você fazer o controle das suas leituras.

Jorge 10/11/2020minha estante
Resenha perfeita. Estou nas 100 páginas do livro e estou tendo todos esses sentimentos que você descreveu.

Mandark 11/11/2020minha estante
E acredite Jorge, o livro só melhora, por incrível que pareça!!! Você verá que a série toda é encantadora... ;D

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 18/01/2021minha estante
É o magnum opus de Zafón

Alinedal 19/01/2021minha estante
Amo esse livro ???

Isaac 08/01/2022minha estante
Legal a resenha, espero ler ?

Gaby_8 18/01/2022minha estante
Siiiim, é exatamente assim que eu me sinto

George 22/01/2022minha estante
De fato um dos melhores livros que já li em toda minha vida

George 22/01/2022minha estante
De fato um dos melhores livros que já li em toda minha vida

Ariani 05/08/2022minha estante
Serei obrigada a ler agora ?

Alinedal 05/08/2022minha estante
Leia, existe grande chance de você gostar muito do livro ?

Welder.Leite 24/09/2022minha estante
Essa foi a resenha pika que eu vi.

Laura 25/09/2022minha estante
Acabei de ler esse livro! Eu não sei mais o que fazer...

Luiz_Ojuara 19/11/2022minha estante
Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse mas já li outros do Carlos Zafón, meu escritor favorito, tive a mesma sensação descrita ao ler e reler Marina.

Fabiana.Hingst 30/03/2023minha estante
Concordo com todos os comentários? esse livro foi um divisor de águas pra mim.. até agora não encontrei nenhum que supere ?

Cesar.Evencio 05/07/2023minha estante
E agora como vou supera-lo? É extremamente lindo!?

Carol Ribeiro 05/09/2023minha estante
Você leu também as continuações? Gostaria de saber se a história é independente ou se temos que ler os 4 para o desfecho

Mandark 05/09/2023minha estante
Oi Carol. Eu li os outros volumes sim. Apesar de as histórias dos dois primeiros volumes terem uma certa independência, para um desfecho completo você deve sim ler os quatro. O terceiro explica o segundo e liga os dois primeiros e o quarto e último fecha completamente o ciclo e encerra todas as tramas, além de ampliar e explicar muitos pontos obscuros da história. Todos lindos e marcantes. As 100 últimas páginas do quarto e último volume me arrancaram muitas lágrimas. A saga toda é muito emocionante.

Carol Ribeiro 05/09/2023minha estante
Muito obrigada! Vou ler ?????

Filipe, apenas 01/02/2024minha estante
Pessoal que está dizendo que foi o melhor livro que já leu, recomendo ler O jogo do anjo e O prisioneiro do céu, do mesmo autor. São limplesmente fantásticos!

Mandark 01/02/2024minha estante
A quadrilogia toda é fantástica, mas o primeiro ainda é de longe o meu favorito. Sem dúvidas o que mais me marcou, mas todos tem seus espaços no meu coração!! Zafón tornou-se parte da minha família!! Seus escritos são um presente do universo pra minha alma.

Fabio 04/10/2023

Uma Obra de Arte em forma de palavras
Poético, intenso e sombrio.

A Sombra do Vento, belíssimo romance escrito pelo premiado autor espanhol, Carlos Ruiz Zafón, em 2001, nos conta a história fantástica de Daniel Sempere, que, próximo a completar 11 anos é presenteado pelo pai, com a visita ao misterioso e enigmático “ Cemitério dos Livros Esquecidos”, lugar desconhecido pelas pessoas comuns, que abriga todas as obras abandonadas pelo mundo, todas elas a espera daquele leitor especial, que as descubram.

Zafón, nos transporta para a Barcelona do pós-guerra em 1945, que ainda vivia os terrores do autoritarismo de Franco, e as frequentes mudanças de regime governamental, que não foram somente pano de fundo da obra, mas, que estavam impressos no cotidiano dos personagens, influenciando suas atitudes e decisões durante todo o livro.

Daniel Sempere na fatídica visita ao “Cemitério dos livros esquecidos, encontra “ A Sombra do Vento”, livro que mudará a sua vida, e que o conduzirá por diversas aventuras, romances e perigos, e sobretudo o colocará diante dos dilemas da vida e da morte, e das escolhas de seu próprio destino.

Sempere após ler a obra misteriosa, fica extasiado, e começa a procurar por outros livros do autor, e acaba descobrindo que Julian Carax, seu conterrâneo, era pouco conhecido até mesmo para os catalães, e que sua história era envolta em uma cortina de mistérios, escondidos em uma intricada teia de verdades e mentiras, que acabaram no fim se mesclando com a própria história de Daniel.

Logo nas primeiras páginas, temos a impressão que “A Sombra do Vento”, seria mais um livro repleto de elementos fantásticos, e se enveredaria por caminhos de quimera, entretanto, conforme se avança, avista a tênue transição, e acabamos descobrindo se tratar de uma manobra peculiar do autor, para desenvolver a trama e nos levar exatamente aonde deseja, somente para realçar o sabor da narrativa.

Carlos Ruiz Zafón, nos entrega um texto sublime, delicado e envolvente, que, emociona o leitor a cada página. Comove a cada descrição poética dos momentos vividos por seus personagens. Emociona principalmente por ser sincero em sua escrita, e de uma maneira bem singela, imprime poesia nas linhas de sua obra, transpirando emoções, mexendo com as nossas sensações.

Pouquíssimas vezes durante minha vida como leitor, eu encontrei um livro com uma escrita tão envolvente como “A Sombra do Vento”, e ainda muito menos vezes, um livro tão envolvente, que, mesmo descrevendo coisas e fatos ordinários, pudesse alcançar o intimo com tanta simplicidade e facilidade, e que com essa escrita me arrebatou, e me transportou para dentro das cenas que se desenrolavam na área histórica dessa mítica região.

Tenho obrigação de mencionar, que em “A Sombra do Vento” somos apresentados há um dos melhores personagens já criados na história da literatura mundial, e que mesmo sendo um coadjuvante, rouba as cenas e vai crescendo tanto dentro da obra, que em determinado momento não sabemos quem é o verdadeiro protagonista da história. Realmente, encantando, em ter conhecido, Fermín Romero de Torres, o nosso anti-herói.

Em suma, “A Sombra do Vento” é um livro fluido, com uma belíssima escrita, e uma história engenhosa, que nos ganha desde as primeiras páginas, e nos conduz por um labirinto complexo de histórias dentro da própria história, nos entregando um final digno de uma grandiosa obra arte. Daqueles livros que se tenta adiar o termino e quando termina, não se quer lagar, e sente aquela pequena angustia, sóbria e nostálgica que somente o termino de uma grande obra-prima nos traz.

Recomendo a todos os amantes da literatura e apaixonado por livros extremamente sensoriais.

Antes de terminar, gostaria de agradecer a minha companheira de LC, pela paciência e pelos debates tão proveitosos sobre essa leitura tão valorosa!
Isis Costa 04/10/2023minha estante
Devo dizer que a resenha me deu vontade de ler

Ana Claudia Domingues 04/10/2023minha estante
Um dos livros mais lindos que li na vida, e essa é uma resenha primorosa! parabéns.

Carol.Macario 04/10/2023minha estante
Esse livro está na minha lista, pretendo lê-lo em breve

-Rafaela 04/10/2023minha estante
Fábio, parabéns pela resenha, muito bem escrita e pontuada! ???

CPF1964 04/10/2023minha estante
??????

Flávia Menezes 04/10/2023minha estante
Meu querido, isso não é uma resenha, mas sim uma obra de arte! ?
Acho que Zafon teria adorado colocá-la no prefácio do seu livro! Certamente inspiraria muitas pessoas a ler. E você foi tão certeiro, que quando fui dar uma espiadinha nesse livro (???), eu parei exatamente por achar que era um livro de fantasia. E como eu não queria ninguém competindo com o Tolkien, resolvi deixar para outro momento. Viu? Agora sim estou bem preparada pra ler! ?
Obs.:essa sua explicação sobre o contexto sócio-histórico da obra é a ?cereja do bolo?! Ajuda muito quem ainda vai ler! Obrigada ?? ??
Ass.: sua fã ??

Fabio 04/10/2023minha estante
Isis, fico feliz que tenha te incentivado a pegar essa obra prima!
Leia e não vá se arrepender!
Depois volte aqui se puder, pra dizer o que achou.?

Fabio 04/10/2023minha estante
Ahhh Rô, querida, muito obrigado pelo carinho!?
Fico lisonjeado com as palavras!
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e ainda mais da LC.?
Já já seguiremos para o próximo do Zafón!

Eu que agradeço

Fabio 04/10/2023minha estante
Ana, muito obrigado pelas palavras!
Fico muito feliz que tenha gostado da resenha... e sobre o livro? Me faltam até palavras para descrever a experiência dessa leitura ....?
Agora, já estou ansioso para o próximo dele

Fabio 04/10/2023minha estante
Carol, só tenho uma coisa a dizer.... passe a frente urgente e leia, depois da leitura vai entender o que estou dizendo!?

Fabio 04/10/2023minha estante
Ahhh, Rafa, querida, muito obrigado pelo imenso carinho e presença de sempre!?
Obrigado também pela paciência em ler esse textão! kkkk

Obrigado, Cassius!?

Fabio 04/10/2023minha estante
Obrigado, Flávia meu anjo!?
Obrigado pelas lindíssimas palavras, e pelo carinho!?
Fico lisonjeado que, uma escritora como você, tenha gostado da resenha, e ainda mais por te incentivar a continuar nessa leitura!?
Eu que sou seu fã!??

Vênus_Alice 04/10/2023minha estante
Que resenha! Me senti transportada para a história!

isisfy 04/10/2023minha estante
Li sem esperar nada do livro. Me surpreendeu. ??

Fabio 04/10/2023minha estante
Obrigado pelo carinho Alice!?
Muito Feliz que tenha gostado da resenha!

Fabio 04/10/2023minha estante
Isis, também me surpreendeu, e muito!!!?

Marisa 04/10/2023minha estante
Muito bom!!!! Como todos do Zafón!!!!!!!

Fabio 04/10/2023minha estante
Marisa, essa é minha primeira experiência com o Zafón, e te digo com toda certeza, que depois desse, quero ler todos! kkk

Aline MSS 04/10/2023minha estante
Perfeito, como sempre. Coloquei na minha lista de leituras do ano a vem. Amo demais esse autor e quero ler em passinhos de tartaruga pra nunca acabar.???

Fabio 04/10/2023minha estante
Ahhh obrigado pelo carinho e pela
presença de sempre, Aline!??
Essa é minha primeira experiência com o Zafón, e já quero ler todos! Kkkk
E foi dando um aperto no coração, conforme o livro terminava kkkk
Agradeço pela paciência de ler esse textão!?

Elaine 04/10/2023minha estante
Wooow! Livro maravilhoso e sua resenha, excelente ??????

Muito obrigado, Elaine!?
O livro realmente é maravilhoso, demais!
O Zafón me surpreendeu!?

Jóice D. 05/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Fabio. Como sempre... Perfeita! ???

Carolina165 05/10/2023minha estante
Sensacional ????????

Luiz Souza 05/10/2023minha estante
Vou ler ele depois ?

Fabio 05/10/2023minha estante
Ahhh muito obrigado, Joice!?
Fico mesmo feliz que tenha gostado!
Obrigado por tirar um tempo para ler a resenha e vir aqui comentar!
Te agradeço demais!?

Fabio 05/10/2023minha estante
Carolzinha, agradeço de coração o carinho e a presença de sempre!?
Obrigado por estar aqui sempre incentivando as leituras, e com uma palavra amiga!?

Fabio 05/10/2023minha estante
Vale a pena dar uma chance para o Zafón, Luiz.... com toda certeza e vai te surpreender!!!

Fernanda Coelho 06/10/2023minha estante
Irretocável! Parabéns pela resenha, Fábio!
Me deixou mais ansiosa pra ler, como sempre!

Caroline.Factum 06/10/2023minha estante
Dessa série só me falta o último . Estou enrolando pq agora que o autor se foi não tem mais nada para ler...

Fabio 06/10/2023minha estante
Muito obrigado pelo carinho, Fer!?
Fico, muito feliz por ter gostado da resenha, e por ela te deixar ainda mais ansiosa pela leitura! kkkk
Já já você me alcança!?

Fabio 06/10/2023minha estante
Te entendo perfeitamente, Caroline. Apesar de ser minha primeira experiência com o Zafón, já me arrebatou, e quero ler todos!
Não dá vontade de largar, e quando termina, dá um aperto no coração!?

Marisa 06/10/2023minha estante
Adoro quando acontece isso. Quando ficamos com pena de ter terminado um livro magnífico. Sinal que valeu muito a pena termos lido o tal livro.

Fabio 06/10/2023minha estante
Eu também gosto demais Marisa, quando encontramos livros desse tipo, que não se quer que termine!
São as melhores leituras!

Núbia Cortinhas 06/10/2023minha estante
Fábio, depois dessa belíssima resenha percebi que eu preciso ler o Zafón urgentemente!!

Fabio 06/10/2023minha estante
Núbia, fico feliz que tenha gostado da resenha, e agradeço por ter tirado um tempo para lê-la!?
Voce precisa ler esse livro... vai se apaixonar pela escrita do Zafón!
Agradeço pelo carinho de sempre!

Sara 07/10/2023minha estante
Suas resenhas são sempre incríveis, Fabio!! Parabéns! ???

Fabio 07/10/2023minha estante
Obrigado, mesmo Sara, pelo carinho!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha!
Espero que tenha te incentivando a ler essa obra!

Mimi Macedo 19/10/2023minha estante
Q resenha incrível, vc realmente se vestiu do personagem Fábio

Ah, Mi, muito obrigado!?
Fico feliz que tenha gostado!
Realmente eu mergulhei no mundo do Zafón! E que mundo incrível!

Mimi Macedo 19/10/2023minha estante
Ele era único nesse estilo. ?

Fabio 19/10/2023minha estante
Concordo, e logo partirei para o segundo da série!?

Mimi Macedo 19/10/2023minha estante
O Anjo, muitas coisas serão esclarecidas kkkkkkk, sem spoiler

Olha você me "atiçando" kkkkk
Em novembro, com toda certeza , O Anjo estará na minha lista kkkk

Alan Ventura 10/12/2009

A Sombra do Vento
Realmente um triunfo da arte de contar histórias.
Incrível,arrebatador,Carlos Ruiz Zafón conseguiu um lugar privilegiado entre meu seleto grupo de escritores favoritos.
Evy 20/06/2010minha estante
Um dos meus livros favoritos! Simplesmente perfeito...

Jow 12/08/2010minha estante
Sensacional! Ainda hj me lembro com muito carinho de Fermim Romero de Torres. Impossivel tirar da memória.

Luh Costa 02/09/2010minha estante
Incrivel! Um dos meus preferidos!!

patita 29/03/2011minha estante
Záfon me conquistou irremediavelmente com este livro. Os personagens são incrivelmente bem criados, o modo como ele descreve Barcelona e escreve a estória é envolvente demais. Já imaginou ser o guardião do Cemitério dos Livros Esquecidos? Tenho certeza que sim! Até arrepia...rsrs

Marcia Lopes 22/08/2011minha estante
Bárbaro,todas as personagens,são memoráveis,porém realmente você não consegue esquecer do Fermim Romero,e a história de Julián nos faz lembrar das histórias de Alan poe,enfim é um livro Tão bom,que se vc puder dizer o quanto ele não é...

Firmino 30/09/2011minha estante
realmente, as palavras de Zafón foram escritas não necessáriamente para ler, mas para sentir!

Esdras Castiliano 10/10/2011minha estante
Concordo.

Ângela 07/09/2012minha estante
Acabei de terminar a leitura dele e é apaixonante! Fermín é o personagem que mais gostei, de longe o meu preferido.

Chay3 01/04/2013minha estante
Realmente o Zafón tem um talento incrível, é uma experiência única ler algum livro dele.

Janaina 23/10/2014minha estante
Eu estou na pagina 17 e achei muito monótono a leitura, vim aqui para saber se vale a pena continuar, e pelo jeito deve valer, vou insistir na leitura.
Obrigada pessoal

Dani 30/10/2014minha estante
Realmente é um livro incrível, a estória é envolvente e os personagens são apaixonantes. Super recomendo a leitura.

Dri 14/02/2015minha estante
Este é um livro que posso chamar de cativante! Os personagens são memoráveis, a estória é profundamente sentida a cada página. A maneira como ele descreve os lugares! Eu sentia todos os cheiros, sentia a brisa, enfim, traz a emoção à flor da pele! Super recomendo! Ah, e o Fermim simplesmente arrebatou meu coração! rsrsrs

Vinicius 09/03/2022

Achei superestimado
É um livro adulto e "sujo"

Acredito ter duas coisas principais em um livro, filme e etc: a história e como se conta a história, nesse caso a escrita e ela é o grande peso negativo para mim o início é bem arrastado e desinteressante demora a engrenar e sinceramente dava para tirar umas 80 ou mais páginas dele, que tem excesso de plots e passagens por exemplo, a personagem Clara Barceló tem importância no início mas depois é abandonada o resto do livro inteiro se tornando uma sombra no vento… Com perdão do trocadilho.

Não gostei nada de como as mulheres são referidas nesse livro espere muitas palavras como puta e citações a prostitutas. As mulheres no livro são tão pouco importantes que parecem representações de tipos de mulher do que propriamente personagens complexos.

A única coisa que salva o livro é o Plot e o cerne da história de Julian carax que é de tragédia e rancores, do tipo que Shakespeare escreveria, quando o protagonista começa a descobrir mais sobre a história verdadeira vai ficando mais interessante e eu até cheguei adivinhar em parte uma revelação.

Uma curiosidade é achei que os livros de carax teriam um pouco mais de importância na história, mas Daniel nem chegou a ler os outros durante a jornada e, nem procurou muito na verdade.
Juliana 21/08/2022minha estante
"As mulheres no livro são tão pouco importantes que parecem representações de tipos de mulher do que propriamente personagens complexos."

Na mosca!

Vinicius 22/08/2022minha estante
Você achou isso também?

Jordana.Diniz 25/01/2024

Amor, mistério e livros
Bem escrito e misterioso o suficiente pra envolver o leitor até o final da narrativa. Além de ótimo desenvolvimento das personagens. (Confesso que queria mais um pouco sobre o pai do Daniel, se tivesse talvez ele teria de tornado meu preferido).

O tema, apesar de ser um que me atrai - livros e leitura - não foi o que me segurou até o final, mas sim a habilidade narrativa do autor e o mistério que guia o enredo. O que eu quero dizer é que se ele tivesse escrito do mesmo jeito só que sobre bússolas e não livros o apelo teria sido o mesmo pra mim - e isso é uma qualidade.
May 25/01/2024minha estante
Amo os livros dele

TheBoy 11/01/2021

Vale a pena? Pra ontem!
Mano eu encontrei a saga literária que define o meu gosto. Sou suspeito pra falar bem ou mal desse livro, já vemos por onde não é? Teria que prosear muito pra convencer vocês de qualquer outro, mas esse aqui não.
O que esses livros tem é pureza de artista, a pureza do autor Carlos Ruiz Zafón! A narrativa é poética, bonita e destrutiva também. Totalmente anti-guerra, e as histórias anti-guerra precisam ser emocionantes, realistas e ter seu próprio estilo para não serem idênticas a outras. Essa aqui não foge a regra.
O conflito principal da saga, acontece em uma Barcelona tomada por tragédias, e a imersão que o autor vai fazer para você sentir na pele a caçada do protagonista Daniel, atrás de quem está destruindo todas as cópias do livro que o tirou daquele cenário quase apocalíptico que virou Barcelona.

Algumas pessoas falam que esta pode ser uma leitura singular, mas isso é besteira. Quando você terminar de ler esse, você vai querer ler o próximo. A narrativa do autor é encantadora!
Dos livros da saga, o único que pra mim é mais fraco, é o volume 2. Os outros, principalmente o último, o volume 4, são impecáveis!
Whorby 12/01/2021minha estante
Eu fico muito feliz de ler uma resenha dessas, pois por muito tempo não conhecia pessoas que amassem o Zafon tanto quanto eu. Esse livro me acompanha desde 2012/2013, e é um prazer rele-lo sempre que posso!

Fabi 12/01/2021minha estante
Fico tão feliz qdo vejo comentários assim dos livros do Zafón! E pensar q ano passado perdemos esse mestre... ?

Whorby 12/01/2021minha estante
Uma grande perda :/

Juh Saint 13/01/2021minha estante
olha só quem volto com uma resenha instigadora...... agora fiquei com mais vontade ainda de ler, me empresta kopsakopsposakpo sou muito de narrativa bonita, bem escrita!!

Paulo 27/10/2022

Tive uma ótima experiência de leitura
Buscava uma próxima leitura, sem saber ao certo o quê. Iniciei algumas obras mas fechei todas por falta de interesse, até que eu decido dar uma olhada neste livro de Zafón. Fui sequestrado já nas primeiras páginas, ali eu soube o que queria ler.

Neste livro, o autor já de início conseguiu criar um ambiente muito instigante para a leitura: uma Barcelona da primeira metade do século XX, propícia a segredos e enigmas, ainda mais por abrigar em suas vielas o fantástico cemitério dos livros esquecidos. Daí não tarda até que a narração (que por sinal é excelente) comece a se desenrolar em mistérios, personagens e aventuras que cativam o leitor de vez.

Agora parto para o segundo livro deste universo: O Jogo do Anjo
Samara 29/10/2022minha estante
Uma experiência apaixonante e um caminho sem volta!

Marlonbsan 06/12/2022

A Sombra do Vento
Em 1945, Daniel é levado, por seu pai, até um misterioso local, o Cemitério dos Livros Esquecidos, onde encontrará um livro que mudará o rumo de sua vida.

O livro é narrado, em sua maior parte, em primeira pessoa e possui uma linguagem relativamente simples e com certa densidade, principalmente em monólogos.

Esse foi meu segundo contato com a escrita de Zafón, e é incrível a forma simples como ele monta suas histórias e todos os elementos que ele utiliza para ligar os pontos e trazer coerência. Há uma sensibilidade muito grande para se criar personagens e o papel de cada um ali, e como é em primeira pessoa, trata-se de uma visão do próprio Daniel sobre a maioria deles.

Todos os personagens têm características próprias que os tornam carismáticos, e Fermín é disparado quem mais gostei de acompanhar durante a jornada, principalmente pelo senso de humor.

Pois apesar de o livro ter uma carga emocional muito grande, há também vários trechos que busca suavizar com humor. Além de mostrar como o amor, em todas suas formas, modificam as vidas das pessoas.

Só que teve algo que me incomodou um pouco, que foi a interligação entre as histórias, o que tornou algumas coisas repetitivas, já que ocorria uma ação e depois algum personagem vinha e contava algo do passado que era bem semelhante. E a forma que foi contado, em monólogo, deixava a leitura bem densa.

Mas a história é incrível, todas as nuances que envolvem os personagens, o passar dos anos e como cada um deles lida com as situações apresentadas. Os desfechos e as explicações são ótimos. E principalmente por buscar enaltecer os livros e sua importância, traz muitas referências sobre o assunto também.

Ig literário @marlonbsan
Rosy 06/12/2022minha estante
MARAAAAAAAAA

Marlonbsan 07/12/2022minha estante
Muito bom ?

Mateus 04/07/2009

A Sombra do Vento é um desses livros em que você irá se lembrar para sempre. Não importa se você encontrar dezenas de livros melhor do que ele, ele sempre estará na sua memória. Você irá se lembrar de seus grandes mistérios, de seus eternos personagens, suas grandes piadas, seus lugares sombrios, de tudo, tudo mesmo. Vale a pena ser lido. Se começa uma vez, você não irá largá-lo nunca.

Gabriel.Chiquito 10/07/2022

"Há prisões piores que palavras"
Desde as primeira páginas que eu li, senti que esse livro prometia demais, e não deu outra, é MARAVILHOSO. Tem mistério que se desenrola aos poucos, histórias de diferentes gerações se unindo, tragédias e uma escrita muito gostosa de ler.

O clima do livro é espetacular e foi o que me fisgou desde o começo. Toda essa aura de uma história de tragédia, em uma barcelona antiga e cheia da angústia e melancolia de um período entre guerras, deu pra sentir na pele e acompanhou a leitura de todo o livro.

Os personagens são ótimos, muito bem construídos e com histórias próprias muito boas. Fermín (meu favorito), um mero coadjuvante, é tão bom que chega a ser melhor que o próprio Julian Carax, o fantasma trágico que é centro de todo o mistério da história.

Um dos favoritos do ano e um dos favoritos da vida, esse livro eu recomendo sem nenhuma ressalva. E os próximos livros de Zafón continuarem assim, vira meu autor favorito com certeza.

Michela Wakami 06/08/2021

Razoável
Iniciei o livro amando, mas a decepção não tardou, para aparecer.
Com muitas contradições e forçação de barra, a história foi ficando cada vez mais desinteressante.
Gostei muito do personagem Fírmin, a amizade dele com o Daniel é muito bonita.
Mas não conseguiu salvar o livro.
Infelizmente a história não me ganhou é tão pouco a escrita do autor.
Karol Alencar 06/08/2021minha estante

CPF1964 07/08/2021minha estante
Fiquei bege.....

Michela Wakami 07/08/2021minha estante
???????
Já tínhamos feito essa previsão.

CPF1964 07/08/2021minha estante
Apesar de tudo, continuo amando vocês.

Vanessa 09/08/2021minha estante
Nossa, que pena. Vi tantos comentários positivos sobre este livro que estava tentada a lê-lo. Agora vou reconsiderar.

Michela Wakami 09/08/2021minha estante
Vanessa, talvez você goste. Muita gente gosta. Mas realmente, eu achei razoável.

Pois?

Carolina.Gomes 10/08/2021minha estante
Eu digo q vale a pena ler p conhecer o autor. N tive vontade de ler os demais.

Michela Wakami 10/08/2021minha estante
Carolina, duro que comprei os 4 dessa série. Nunca mais faço isso. Eu tinha lido Marina e achei bom, confiei que essa série seria melhor, muita gente ama. Mas valeu a experiência.

Carolina.Gomes 10/08/2021minha estante
Eu peguei ebook. N compro físico sem antes testar ?

Michela Wakami 10/08/2021minha estante
Eu comprei e-book, mas não foram baratos .?

Ah! Eu peguei promo, no instagram @ebooks.atequinzereais

Michela Wakami 10/08/2021minha estante
Carolina, já vou correndo seguir. ?????
Obrigada pela dica.
Vou ficar de olho, nas promoções.
Eu praticamente, só leio em e-book.

Lorena 14/08/2021minha estante
Uauuu, nota 2? Mi, adoro a sua sinceridade!!

CPF1964 14/08/2021minha estante
Sincericidio....

Michela Wakami 14/08/2021minha estante

CPF1964 14/08/2021minha estante
Se eu fosse autor, você jamais iria ler o meu livro......

Karol Alencar 14/08/2021minha estante

Michela Wakami 14/08/2021minha estante
Que maldade!???

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de livros: A Sombra do Vento, de Carlo Ruiz Zafón
“Uma das armadilhas da infância é que não é preciso se entender uma coisa para sentir. Quando a razão é capaz de entender o ocorrido, as feridas do coração já são profundas demais.”
“Presentes são dados pelo prazer de quem presenteia, não pelo mérito de quem recebe.”
“O dinheiro é como qualquer vírus: uma vez que apodreceu a alma de quem o hospeda, parte em busca de carne fresca.”
“Não existem segundas oportunidades, exceto para o remorso.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/07/sombra-do-vento-carlo-ruiz-zafon.html

Mila 16/03/2024

Há anos na estante, mas me arrependo de não ter lido antes
Levei dias para ler porque não queria que terminasse. Foi como uma viagem até Barcelona. Fui uma turista que se perdeu em cada página, admirando a escrita e a narrativa dessa obra.
É triste e mágico ao mesmo tempo. Me encantou.
Marcianeysa 16/03/2024minha estante
Eu li duas vezes, amoooo

Eliana158 16/03/2024minha estante
Esse é lindo!

Nati 16/03/2024minha estante
Ahhhhhhh eu amo esse autor! Já li esse e o jogo do anjo. Estou esperando chegar outros que comprei no saldão! Quero completar a coleção ???

@teucristovam 16/03/2024minha estante
Esse livro é perfeito!

@artdeliterar 16/03/2024minha estante
Gente, do que trata? Fiquei curiosa, agora.

Tamirez | @resenhandosonhos 14/09/2018

A Sombra do Vento
Esse é um dos livros mais importantes da minha vida. Eu não sei explicar ao certo como ele alcançou esse status, mas certamente houve muito significado desde a primeira vez q ue o li. Essa foi minha terceira leitura e, mesmo com medo de não curtir tanto, foi novamente um prazer. Cada palavra que me marcou ainda estava ali, cada trecho emocionante ainda surtiu o mesmo efeito e os personagem que habitam meu coração, permaneceram em suas posições. A Sombra do Vento segue um favorito e um daqueles livros que eu sempre indico a todo mundo.

Carlos Ruiz Zafón escreve com muita emoção e sobre algo que todo leitor ama: livros. É incrível encontrar nas páginas o mesmo amor que nós temos em nossa vida por esse objeto tão simples e, ao mesmo tempo, cheio de magia. A narrativa do autor é muito única e ele consegue transformar cada personagem em um velho amigo nosso. Mesmo com um ar de mistério, há trechos engraçados, emocionantes e também assustadores. Existe uma aura de suspense e incredulidade que norteia muito das obras de Zafón, fazendo o leitor questionar a todo momento se em algum ponto teremos algo sobrenatural, ou se a história vai sustentar seu teor lúgubre baseada somente na nossa realidade.

“Nunca uma história me seduziu e me envolveu tanto como aquela que narrava o livro.”

Um autor que compõe suas obras com um tipo semelhante de narrativa é Stephen King, mas ao contrário dele, Zafón não se perde na prolixidade das descrições. Sua profundidade aos personagens é dada pela forma intensa em que eles sentem e passam isso ao leitor, sem perder em nada também na ambientação, que mesmo de forma sucinta, consegue transmitir tudo o que precisa. Estamos em um ano de guerra e mesmo com o passar de algum tempo na trama, as consequências econômicas e morais do que aconteceu é algo latente e palpável.

A Sombra do Vento é o volume inicial dessa série, mas pode ser lido separadamente. Cada um dos livros foca em um momento e, em ordem cronológica, esse não é o mais antigo em história. Haverá um livro antes e um depois do tempo aqui retratado, além do quarto e livro final que é O Labirinto dos Espíritos. Há sempre algo, alguém ou algum momento que interliga os volumes, proporcionando ao leitor uma amplitude da história. Eu já li todos os livros do autor – com exceção desse último que está saindo agora – e digo que a fórmula dele de construir essas tramas é realmente sua assinatura. E, por mais que cheguemos a um ponto em sua obra de livros únicos, que estamos até “acostumados” com a fórmula, é sempre uma surpresa quando alcançamos o final.

“Na cena que eu acabara de presenciar, aquele estranho poderia ser qualquer noctívago, um figura sem rosto ou identidade. No romance de Carax, aquele estranho era o diabo.”

Daniel Sempere é um personagem para se apaixonar. Ele é um garoto de coração enorme, com boas intenções, ingênuo em vários momentos, mas que mantém sua malícia quando preciso. Isso tudo o torna real, vívido e é impossível não torcer imensamente por ele em suas buscas. Sua mãe, a situação financeira, a relação com o pai, um amor não correspondido e o mistério de Julian Carax. Sua vida é pautada por esses momentos que o assombram e o motivam a correr atrás de respostas, numa busca que por vezes vai de divertida a perigosa em um virar de páginas. Ele é, certamente, um personagem que eu vou carregar comigo pra sempre.

Julian Carax, o misterioso autor e presença sombria durante todo o livro, é um personagem a parte. Mesmo ele não estando “fisicamente” presente, é sua história que vamos descobrindo junto com Daniel. Sua adolescência, o colégio, o primeiro amor e sua jornada como escritor vão sendo desvendadas e se inter laçam com a trama real do garoto Sempere. É incrível como duas histórias separadas por anos, por linhagens, por basicamente tudo, podem colidir de forma tão mágica, dando todo um novo significado ao livro.

O livro tem dois momentos: o de Daniel mais novo, sendo apresentado a esse mundo, descobrindo sobre Julian Carax, buscando algumas respostas e se aproximando da jovem Clara Barceló; e 5 anos depois, quando nosso protagonista está mais velho e toda essa trama volta a lhe assombrar, ao lado de Tomás Aguilar, seu melhor amigo e a irmã dele, Bea. No meio de tudo isso conheceremos também Fermín Romero de Torres, o personagem com mais malandragem que você vai respeitar. Ele também é o alívio cômico da história e peça importante para manter Daniel no caminho certo.

“Lentamente , invadiu-me a certeza absurda de que tudo era possível e pareceu-me que até aquelas ruas desertas e aquele vento hostil tinham cheiro de esperança.”

Esse é um livro de mistério, mas também é um livro sobre as relações entre pessoas, família e amigos e como lidamos com elas. E, claro, um livro sobre o poder dos livros e das histórias. Não vou dizer pra vocês que todo o desfecho é surpreendente e nada igual a tudo que você já tenha visto antes porque essa não é a realidade. O que digo é que não há como fugir do envolvimento com a narrativa e com os personagens. Chega um ponto da leitura onde estamos tão desesperados pra descobrir o que realmente aconteceu – e está acontecendo – que parecemos mais ansiosos que o próprio Daniel.

Carlos Ruiz Zafón me conquistou com esse primeiro livro e manteve a chama acesa em todos os outros. Esse é certamente o meu favorito pela forma especial que me relaciono com a história e com os personagens, mas também recomendo demais Marina, que é um stand alone e também tem um personagem muito cativante.

Estou fazendo a minha paz com essa repaginação nas capas, mas fiquei feliz em ver novamente atenção voltada pra esses livros, proporcionando que mais pessoas venham a conhecer a história. Pra mim, está sendo um prazer revisitar esses momentos especiais e finalmente compartilhar com vocês. Já há outros pequenos textos sobre A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo, segundo livro, aqui no blog, bem do comecinho, em 2014. Mas naquela época eu não escrevia em formato resenha e está tudo muito vago, por isso resolvi reler e trazer um pouco mais de coerência pra essas obras que são tão importantes pra mim.

A Sombra do Vento é um livro mágico, sombrio e instigante. Nele caminhamos por uma Barcelona com lugares escondidos e personalidades misteriosas, que nos intrigam e instigam o leitor a buscar mais respostas. Daniel Sempre e Julian Carax terão suas histórias reveladas, e cada um deles, ao seu modo, tem algo importante pra nos contar.

site: http://resenhandosonhos.com/sombra-do-vento-carlos-ruiz-zafon/
Lucas.Montelo 26/09/2018minha estante
Li e gostei. Gosto muito de histórias sombrias. Recentemente, recebi a indicação de um ebook. O autor bem desconhecido pra mim. Resolvi apostar. Para a minha surpresa, li uma das histórias mais intrigantes e misteriosas. Confesso que a mensagem me deixou alguns dias sem dormir rsrsrs. Já adicionei a sombra da lua cheia na minha estante. Link: https://www.skoob.com.br/livro/812717ED816765

@tigloko 22/08/2022

"Há prisões piores do que as palavras"
Nas vésperas de completar onze anos e triste pela morte recente de sua mãe, Daniel Sempere é levado por seu pai ao Cemitério dos Livros Esquecidos, lugar que abriga obras raras e esquecidas pelo mundo. Chegando lá, como tradição do local, Daniel escolhe um livro para chamar de seu e leva para casa A Sombra do Vento, romance escrito por Julián Carax. Após terminar a leitura, Daniel fica fascinado pelo autor e decide conhecer outras obras dele e sua vida. Nessa busca, ele descobre que alguém está determinado a destruir todas as obras de Carax. Ao mesmo tempo que tenta proteger o livro, decide desvendar esse mistério.

Já tinha lido Marina do mesmo autor e foi uma porrada em poucas páginas, fiquei fascinado pela escrita do autor. Em A Sombra do Vento, só potencializou o que eu já achava incrível. Escrita linda, não tem outra forma de descrever. Personagens maravilhosos, que você se sente íntimo deles em poucas páginas. Impossível citar todos, que são muitos, mas todos são importantes para o desenvolvimento da história.

Mas o que eu mais gosto no estilo de escrita do autor é a facilidade em misturar gêneros literários. Em um determinado momento é drama e se mistura com suspense. Depois pula para pitadas de terror e novamente para drama, por exemplo. Passando de um gênero a outro de forma orgânica e natural sem perder o fio narrativo.

Foi uma leitura maravilhosa, amarrando as pontas abertas no início, plot twists para aumentar a vontade da leitura, romance que você torce para os personagens ficarem juntos. Perfeito. É difícil eu terminar um livro com uma mistura de tristeza e felicidade ao mesmo tempo mas esse conseguiu.

Tenho minhas dúvidas se os outros livros da série vão manter o nível desse. Como gosto de dizer, cenas dos próximos capítulos ?

Mais um favorito para conta.