A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Mandark 13/06/2009

Esse é o livro da minha vida...
Depois que eu li esse livro, começo realmente a acreditar que nunca mais vou achar outro livro que o supere! Li muitos livros depois dele e recentemente eu o reli, e sou sincero ao dizer que nessa segunda leitura, revivi todas as emoções e vivenciei muitas outras que não senti na primeira vez que o li. A cada página eu entendia por que esse livro me marcou tanto. Por que cada um dos personagens insiste tanto em permanecer na minha cabeça, mesmo depois que o livro infelizmente acabou. É aquele tipo de história que não dá vontade de largar. É aquele livro que você lê e relê uma mesma frase para tentar decorar mentalmente. É aquele livro que você tenta adiar mais e mais, a cada página, o seu final, por sente que não consegue viver sem acompanhar a vida de seus personagens... Uma história intensa, que me encantou desde a sinopse até as suas últimas linhas...
maria 13/11/2009minha estante
Compreendo voce. hehehe

Carolina 04/07/2011minha estante
Esse livro já está na minha estante há um bom tempo, na lista dos 'Vou Ler'. Mas depois da sua resenha vou colocá-lo na meta 2011. Me deu muita vontade de ler ;)

ErickFernandes 03/08/2011minha estante
To louco pra ler... ele já tá disponível ai???

Mandark 03/08/2011minha estante
Ainda está emprestado!

Débora 29/08/2011minha estante
Uaaau, só vejo elogios desse livro, mas depois dessa resenha, concerteza, vou lê-lo! Obrigada :D

Débora 13/09/2011minha estante
Nossa, acabei de terminar de ler, é simplesmente maravilhoso.Sem palavras.

Lyne 25/10/2012minha estante
Disse tudo! Li este livro pela primeira vez em 2007 e ele continua sendo meu preferido! Nenhum supera! Já li três vezes e ainda tenho vontade de reler! Ele é simplesmente INCRÍVEL!

Marcos 01/03/2013minha estante
Entrei aqui pra ver se o livro é bom por causa de uma promoção no Submarino, e agora já vou comprá-lo depois de tantos elogios.

Andreia Martins 01/01/2016minha estante
Concordo com vc esse livro é simplesmente maravilhoso, não consegui largá-lo até terminá-lo.

Maria Luiza 09/07/2016minha estante
SIM! Esse é o livro da minha vida...

FlAvia.Borges 30/03/2020minha estante
É o livro da minha vida também! Amo demais!

Mandark 30/03/2020minha estante
Também eh o livro da minha vida Flávia.

Maria.Oliveira 31/05/2020minha estante
Eu tô bem curiosa depois dessa resenha!

Mandark 11/07/2020minha estante
Leia mesmo Maria. Não vai se arrepender!!

Mauro Silveira 31/07/2020minha estante
Li este livro em janeiro durante uma viagem de férias. A leitura foi tão prazerosa, que o livro acabou antes da viagem. Passei o resto da viagem com saudade dos personagens.

Renata.Costa 30/08/2020minha estante
O mesmo comigo! Li esse livro há cerca de 8 anos e nunca mais nenhum livro me marcou TANTO. A atmosfera quase poética/nostálgica que Zafon criou é imbatível. Também é o livro da minha vida.

Mandark 30/08/2020minha estante
Eh muito bom ouvir isso Renata!! Eh bom encontrar alguém que compreende!! ;)

Rafa.Barros 30/09/2020minha estante
Acabei de reler e confirmar que é sim um dos meus livros preferidos da vida! As emoções são as mesmas que senti há 11 anos, quando o li pela primeira vez. Sua resenha é atemporal!

Mandark 02/10/2020minha estante
Rafa... Desde essa resenha... Já reli o livro mais duas vezes... E as emoções conseguiram ser ainda mais intensas, acredita?? E agora, com a morte do Zafón, não consigo parar de pensar que preciso reler mais uma vez... A série toda... Porque, esse livro eh pra guardar decorado na cabeça!!;

Gabriel.Meirelles 04/11/2020minha estante
Como eu faço pra ler os livros? Tem como ler?

Mandark 08/11/2020minha estante
Gabriel, aqui no skoob não tem como ler livros. O site é apenas para você fazer o controle das suas leituras.

Jorge 10/11/2020minha estante
Resenha perfeita. Estou nas 100 páginas do livro e estou tendo todos esses sentimentos que você descreveu.

Mandark 11/11/2020minha estante
E acredite Jorge, o livro só melhora, por incrível que pareça!!! Você verá que a série toda é encantadora... ;D

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 18/01/2021minha estante
É o magnum opus de Zafón

Alinedal 19/01/2021minha estante
Amo esse livro ???

TheBoy 11/01/2021

Vale a pena? Pra ontem!
Mano eu encontrei a saga literária que define o meu gosto. Sou suspeito pra falar bem ou mal desse livro, já vemos por onde não é? Teria que prosear muito pra convencer vocês de qualquer outro, mas esse aqui não.
O que esses livros tem é pureza de artista, a pureza do autor Carlos Ruiz Zafón! A narrativa é poética, bonita e destrutiva também. Totalmente anti-guerra, e as histórias anti-guerra precisam ser emocionantes, realistas e ter seu próprio estilo para não serem idênticas a outras. Essa aqui não foge a regra.
O conflito principal da saga, acontece em uma Barcelona tomada por tragédias, e a imersão que o autor vai fazer para você sentir na pele a caçada do protagonista Daniel, atrás de quem está destruindo todas as cópias do livro que o tirou daquele cenário quase apocalíptico que virou Barcelona.

Algumas pessoas falam que esta pode ser uma leitura singular, mas isso é besteira. Quando você terminar de ler esse, você vai querer ler o próximo. A narrativa do autor é encantadora!
Dos livros da saga, o único que pra mim é mais fraco, é o volume 2. Os outros, principalmente o último, o volume 4, são impecáveis!
Whorby 12/01/2021minha estante
Eu fico muito feliz de ler uma resenha dessas, pois por muito tempo não conhecia pessoas que amassem o Zafon tanto quanto eu. Esse livro me acompanha desde 2012/2013, e é um prazer rele-lo sempre que posso!

Fabi 12/01/2021minha estante
Fico tão feliz qdo vejo comentários assim dos livros do Zafón! E pensar q ano passado perdemos esse mestre... ?

Whorby 12/01/2021minha estante
Uma grande perda :/

Juh Saint 13/01/2021minha estante
olha só quem volto com uma resenha instigadora...... agora fiquei com mais vontade ainda de ler, me empresta kopsakopsposakpo sou muito de narrativa bonita, bem escrita!!

Mateus 04/07/2009

A Sombra do Vento é um desses livros em que você irá se lembrar para sempre. Não importa se você encontrar dezenas de livros melhor do que ele, ele sempre estará na sua memória. Você irá se lembrar de seus grandes mistérios, de seus eternos personagens, suas grandes piadas, seus lugares sombrios, de tudo, tudo mesmo. Vale a pena ser lido. Se começa uma vez, você não irá largá-lo nunca.

Rodrigo 01/10/2020

Um livro pra quem ama livros
Encerrei hoje o livro que havia selecionado para o mês de setembro, sentindo-me feliz pela escolha, e com uma bela lembrança das viagens que fiz pelas ruas de uma Barcelona que eu nunca visitei, assim como dos personagens que me acompanharam nesse passeio. Trata-se de um livro escrito em primeira pessoa que conduz o leitor a sentimentos variados, ora de empatia (principalmente por Daniel, o protagonista) às vezes de repulsa por um vilão um tanto irreal e caricato, e, acima de tudo, de suspense sustentado pelo autor por toda a trama.

A história começa com Daniel, um garoto de 11 anos órfão de mãe, sendo levado pelo pai, um livreiro modesto, a um lugar chamado "cemitério dos livros esquecidos" - uma biblioteca gigante, onde ele deveria escolher um livro como presente. A escolha foi justamente um chamado "a sombra do vento", pelo qual se apaixona e então resolve buscar mais informações sobre o autor. A partir daí começa a trama do livro, uma sequência de revelações sobre o passado do escritor, que, gerando uma narrativa paralela, tende a criar coincidências com a própria vida do Daniel, e esse passado revisitado vai se tornando cada vez mais presente e real na vida dele.

A narrativa segue uma linha de suspense, mas o livro também possui tramas amorosas, exemplos de amizades sinceras, relacionamento de pai e filho, personagens carismáticos, casais impossíveis pelos quais torci para que tivessem um final feliz, e no fim, um clássico desfecho onde todas as pontas se fecham e todas as perguntas encontram suas respostas. Leitura rápida, nem tão leve, às vezes um pouco cansativa por se tratar de duas histórias numa só, mas que deixou um sentimento bom por um livro que, apesar de relativamente novo, já virou um xodó entre seus admiradores.
Annalisa 01/10/2020minha estante
É um dos melhores livros da minha vida, toda a série do Cemitério dos livros Esquecidos é espetacular.

Joel.Martins 09/02/2021

Envolvente!
Sabe aquelas histórias que te acompanham para sempre?
Acho que é isso que A Sombra do Vento faz. O livro dá tanta vida aos personagens que sentimos suas emoções.
Acompanhar o crescimento de Daniel Sempere e o passado de Juliàn Carax é muito legal - uma verdadeira aventura com ação, mistério e amor.
E ainda tem o Fermín, o cara é demais!!!!!
Favoritado ??
fl.gil 10/02/2021minha estante
nossa, quero ler ele!

Joel.Martins 10/02/2021minha estante
Vc vai gostar, @fl.gil!

vicki4you 21/02/2021minha estante
Hola ,
¿como estas? Mi nombre es Vicki, vi su perfil hoy y me interesé en usted, quiero que envíe un correo electrónico a mi dirección de correo electrónico privada (vdickson200@gmail.com) porque tengo un problema importante que quiero compartir con usted

Nati Morgan 01/06/2020

Desde que li Marina de Zafón, eu me apaixonei pela escrita do autor.
Este livro é bem mais adulto, mas não perde as características. É um livro que trata sobre amizade, família, amores, desamores, segredos e mentiras . Ele tem um toque sombrio que é o que mais gosto da escrita do Zafón.
Teve especialmente quatro personagens que admirei na leitura, que foi Julian, Nuria e Fermin, e um que achei muito injustiçado, o pai do protagonista.
Recomendo super a leitura.
Rafael 02/06/2020minha estante
Se gostou do Fermín vai adorar O prisioneiro do céu.

Nati Morgan 03/06/2020minha estante
Eu viii que o terceiro livro é dedicado a ele, parece ser interessante.

Vivi 03/09/2020

Maravilhoso
No início, confesso que achei a leitura meio ?empacada? e morna, mas depois, li com tanta vontade que de repente chegou o final e fiquei com aquela sensação de vazio. Fiquei apaixonada por ele! Mostra toda importância, poder e magia que um livro representa. Amei!
Gustavo Rodrigues 03/09/2020minha estante
Tá aí um livro que tô ficando com muita vontade de ler. Só vejo elogios...

Denise.Neves 03/09/2020minha estante
Melhor livro da vida. Leia as demais obras de Zafón, é lindo como as histórias se encaixam se precisar de ordem, sequência.

Vivi 03/09/2020minha estante
Vou ler!!! Não vejo a hora!

Dominique 27/12/2009

Digno de 5 estrelas!
Sabe aqueles livros que você pega e não consegue mais parar de ler? É "A sombra do vento". Um suspense maravilhoso, que envolve livros (humm!), intrigas, inveja, vingança, um grande amor, fidelidade e grandes amizades.

Eu me apaixonei pela livraria dos Semperes e sonhei com o Cemitério dos Livros Esquecidos. É um local que você imagina entrar e esquecer o mundo lá fora. Realmente mágico!

Os personagens são muito bem construídos e o desenvolvimento que Zafón dá-lhes ao longo da história é bem nítido, como o crescimento de Daniel desde a adolescência até a fase adulta.

Com certeza, o melhor personagem do livro é Fermín Romero de Torres. Ele é engraçado, piadistas dos melhores, sempre de bom humor, um ótimo e fiel amigo. Morri de rir quando ele e Daniel levaram a prostituta para o velhinho no asilo, promessa é dívida, afinal. Claro, que os outros personagens são igualmente inesquecíveis Daniel, Bea, Júlian, Penélope e Nuria. E Fumero, a quem desejei ardentemente que morresse feio. Quase me esqueci de Laín Coubert, que me proporciou altos arrepios de medo e nojo.

O passado, o presente e futuro se misturam de tal maneira, que só pode dar num suspense arrebatador. Certamente, será um sucesso quando esse livro for cinematografado. Estou ansiosa para ler os próximos livros de Zafón.
Dani Tiemi 27/12/2009minha estante
Sim, o livro é realmente tudooo de bom e mais um pouco. Dizem que o livro "O jogo do anjo" segue e mesma linha deste. =0)

Regiane 15/09/2010minha estante
Eu não vejo a hora de lê-lo, pois só vejo críticas positivas. Parabéns pela resenha ^_~

Cris Bauer 12/03/2011minha estante
Minha filha que me indicou no começo achei que não iria gostar, mas é maravilhosooooo e o final surpreendente. Essa sim é uma história incrível não Bruna Surfistinha (sem preconceitos), mas que lotam filas de cinema, e o livro ja vendeu quase 300 mil exemplares traduzidos em 16 Países...ai não da né.
É um dos meus preferidos.

Toni 01/02/2012minha estante
Uau! Depois desta Resenha não me resta outra alternativa a a não ser lê-lo...

Marcos.Alexandre 02/04/2020

Espetacular
O livro dentro do livro. O escritor cria um labirinto onde personagens inesquecíveis se misturam entre ficção e realidade. Ambientação impecável. Um livro imperdível.
Mari 02/04/2020minha estante
Lembro que quando li "Marina", do mesmo autor, pela primeira vez, achei a narrativa incrível também.

Marcos.Alexandre 02/04/2020minha estante
Valeu. Vou incluir na minha agenda.

Laura.Marques 23/08/2020

Que livro!!
Muito difícil de se explicar, é um livro escrito com enorme ternura, o leitor ficará absorvido pela história!

Passagem da resenha da estantediagonal: um livro que fala sobre encontros e desencontros, sobre as dificuldades da vida, as voltas que ela dá e as pessoas que cruzam nossos caminhos, é um romance trágico, emocionante e repleto de segredos velados

Mara Flores 08/07/2020

Sobre a magia de um livro para o seu leitor
Daniel Sempere sempre se achou rodeado por livros e leitores, pois seu pai é dono de uma pequena livraria. Mas, um dia, o pai o apresenta um lugar ainda mais surpreendente do que as livrarias para os leitores: o cemitério dos livros esquecidos. Lá ele encontra um livro - A Sombra do Vento - pelo qual se apaixona.

Em certo momento de sua vida, Daniel descobre que a publicação do seu livro favorito está envolta em uma atmosfera de segredo. Ao mesmo tempo, um homem desconhecido e misterioso, tanto quanto o personagem principal do seu livro preferido, aparece nas brumas das ruas de Barcelona. Curiosamente, parece que a história do livro pode não somente influenciar a de Daniel, como pode chegar ao ponto de confundir-se com ela.

Há trechos verdadeiramente encantadores pela beleza de como a trama é contada. É uma história sobre leitores e para leitores.

A história se passa em Barcelona e tem descrições lindas da cidade.

Um pequeno incômodo para a minha leitura, no entanto, foi o recorrente uso de "licenças poéticas" para narrar, pela boca dos personagens, fatos que eles não viveram. Assim, em várias cenas os personagens contam detalhadamente, como se pudessem se recordar, cenas vividas por terceiros (em alguns casos, sem relação com o personagem). Enfim, me parece um recurso mais audiovisual e um pouco incômodo para um livro. MAS, já vi muitas pessoas que simplesmente AMAM o livro e não se importam com isso. Que bom! :)

Renata CCS 24/01/2013

Um livro que mistura gêneros e desperta emoções
A SOMBRA DO VENTO é o primeiro livro da série "O Cemitério dos Livros Esquecidos", do escritor catalão Carlos Ruiz Zafón. É a história do garoto Daniel Sempère, de 11 anos que, levado pelo pai ao Cemitério dos Livros Esquecidos, um local misterioso que abriga livros perdidos, raros e até perseguidos. Ele escolhe um livro (que é a tradição a ser seguida por quem visita o local pela primeira vez) que irá cuidar por toda a sua vida. É assim que o menino descobre, fascinado, “A Sombra do Vento” e seu autor Julián Carax, mas quando tenta encontrar mais títulos deste autor descobre que alguém está queimando todos os exemplares de sua obra. Com o passar dos anos, percebe que seu exemplar também corre perigo de ser destruído e decide escondê-lo novamente no Cemitério dos Livros Esquecidos. O livro é uma mescla perfeita entre romance, aventura e mistério, uma história de amor e de ódio. O escritor nos presenteia com duas histórias paralelas: uma no passado (a de Julián Carax) e outra no presente (de Daniel Sempère), cada um com suas tramas singulares, narradas de forma poética e mágica. Quando estas duas histórias se encontram, a narrativa explode em uma sucessão de acontecimentos que não deixam o leitor largar o livro! Os personagens são apaixonantes, e destaco o melhor amigo de Daniel, Fermín Romero de Torres, brilhante e cômico em suas narrativas. A Sombra do Vento é rica em detalhes de uma época, apresenta uma Barcelona apaixonante, trazendo doses intensas de sentimentos. E o autor escreve maravilhosamente bem, com uma mescla de poesia e magia que recomendo para fãs de leituras de todos os gêneros. É algo que deve-se ler para crer. A Sombra do vento é incansável.
Luísa LJ 05/03/2013minha estante
Eu adoro este livro! Já li os 3 primeiros da série do Cemitério dos Livros Esquecidos e não vejo a hora de ler o último!

Vick 05/03/2013minha estante
Ainda estou lendo o livro,estou nas últimas páginas. Com o passar da história fiquei apaixonada por Carax e sua atmosfera instigante, sobrenatural e misteriosa.

Alê Guimarães 27/06/2020

Uma obra em amor à Literatura.
A sombra do vento é um belo romance em que a metalinguagem narrativa presta uma homenagem à Literatura e ao poder de encanto dos livros. Uma obra para ficar na memória e não no cemitério dos livros.
Annalisa 27/06/2020minha estante
Um dos melhores livros que já li em toda minha vida.

FAB 18/09/2020

Tive um pouco de dificuldades no início do livro por dispor de pouco tempo e as leituras ficarem muito espaçadas, dando uma falsa sensação que a leitura se arrastava. Entretanto, era só a história se preparando para as revelações (e ótimas revelações). A história é muito bem contada/criada/costurada e as revelações dadas através de uma carta da um charme especial a obra. Sem contar a "filosofia de buteco" muita sabia de um dos personagem. Aliás, diga-se de passagem, personagens fortes preenchem a história. Recomendo a leitura, sem pressa mas tb sem "ócio leiturares" (acabei de criar essa expressão ?)
Miryan Jussara 25/09/2020minha estante
Kkkkkkk. "Ócios leiturares", gostei do neologismo??

FAB 26/09/2020minha estante
Miryan Jussara, um breve momento de inspiração rsrsrs

Miryan Jussara 26/09/2020minha estante
?