A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

alice 15/04/2021

A Sombra do Vento tem o tipo de história que não fica só gravado na memória mas na alma do leitor, sinto que o que eu li aqui irá me acompanhar para sempre, como uma lembrança boa e nostálgica.

Através dos olhos de Daniel, conheci uma Barcelona misteriosa e acompanhei o desvendar desses mistérios com um misto de prazer e aflição pelo destino dos personagens mais carismáticos que conheci.

No fim, chorei de saudades por uma cidade que nunca visitei e por uma história que me trouxe sentimentos além das palavras, não consigo mensurar a importância que esse livro teve para mim e sei que essa experiência ficará gravada para sempre no meu coração.

Se ainda não leu essa obra, te convido a visitar Barcelona sem sair de casa, em uma viagem carregada de mistérios, amores trágicos e belos e um cenário político que dá um peso essencial para a história.

Nicoly 14/11/2020

Talvez o excesso de expectativa tenha me atrapalhado.
Conheci Zafón pelo livro "O príncipe da névoa" que segue sendo um dos meus livros favoritos até hoje, e depois pelo livro "Marina" que também achei sensacional. Visto os comentários ótimos sobre esse livro, embarquei na leitura cheia de ansiedade e expectativas. Qual não foi a minha surpresa por simplesmente não ter gostado? Achei muitas partes do livro cansativas e repetitivas.Creio se tratar de um livro sobre memórias, pois todos vivem cercados por elas, são seus demônios e as vezes tudo de bom que lhes resta, então dito isso, as partes onde os personagens relembravam o passado de Julián eu gostei bastante pois me ajudava a tecer uma ideia do que foi a vida desse personagem tão misterioso. Além do próprio Julián que foi um personagem que gostei, o Fermín também me cativou demais. Mas esses foram os um dos únicos pontos positivos para mim, junto da revelação que temos envolvendo Sophie. Não gostei do modo como Daniel descobriu tudo. Uma carta? Sério? O livro todo correndo atrás desse mistério que era Julián para ele descobrir da forma mais simples possível? E Miquel.... O que falar desse personagem tão injustiçado? Também não gostei do "final feliz". O livro traz aquela atmosfera pesada, triste, onde nos mostra o pior das pessoas, pra no final ter o "viveram felizes para sempre". O personagem de Daniel em si não me agrada. Achei-o egoísta em diversos momentos, fútil, mentiroso, teimoso e mal agradecido. A construção de seu romance com a Bea pra mim foi muito fraca, conheceu a garota a vida toda basicamente, e do nada foi uma paixão arrebatadora. E o que mais me deixou estarrecida foi no início ter toda aquela introdução de Clara na vida do personagem (uma introdução mil vezes melhor e mais profunda do que a de Bea) pra no fim ela não ter quase relevância nenhuma na trama. A escrita do autor segue maravilhosa apesar dos pesares, o texto contém diversas falas machistas que me incomodaram demais (vindas a maioria do Fermín, personagem que eu gostei, que ironia né) mas tentei relevar e contextualizar isso devido a época em que o livro se passa onde as coisas eram assim, infelizmente. Pretendo ler outros livros do autor apesar da leve decepção que senti com este. Vejo que as pessoas que não resenham de forma positiva são um pouco atacadas aqui, mas o que seria o mundo se não fosse a dualidade, certo?

Willsp 26/07/2023

Muito bom de verdade
Esse aqui estava há tanto tempo na minha lista e eu sempre prometia ler nas férias e nunca rolava por motivos que a minha expectativa estava sempre alta e eu tinha receio de decepcionar-me, mas a expectativa não reduziu e decidi não adiar mais. Assim que terminei esse livro, fiquei um tempão pensando e procurando uma palavra que descrevesse o que é essa obra. Sobre os sentimentos? Foram-me despertos inúmeros ao decorrer da leitura. Esse livro entrou na categoria dos melhores que já li e com certeza será um dos que irei indicar quando alguém precisar de alguma indicação. Um ponto que eu queria falar sobre é a quantidade de personagens cativantes que possui nesse escrito, acredito que irão acompanhar-me em memória por um bom tempo e tomara, pois, não quero esquecê-los. Deixo aqui o salve maior diretamente para Fermín que se tornou um dos meus personagens literários favoritos sem sombra de dúvida e sem sombra de vento, com Fermín eu pude dar gaitadas sinceras mas também sentir e absorver a sua melancolia. O Fermín é como um herói, se tornou o meu amigo da leitura, sentia-me confortável com ele nas cenas que não continha tragédia, um exemplo é das vezes que o Fermín se encontrava com Daniel e não o deixava só e isso me trazia instantaneamente um sentimento de alívio. O Miquel? Esse nem se fala, teve o seu sofrimento que foi penoso e ainda assim foi leal a um ponto extremo quando não se tinha nem mais forças. Esse livro é trágico, mas é mágico em simultâneo, transportou-me para dentro dele, me fazendo devorar com lentidão para sentir e vivenciar essa experiência lindamente. É envolvente, é bonito, é cinco estrelas.
Jhonys 26/07/2023minha estante
tenho esse livro há no mínimo 8 anos na estante e nunca tive coragem de ler, mas essa resenha me deu vontade

Willsp 26/07/2023minha estante
adia mais não, aproveita logo

Livrendo 27/07/2023minha estante
Quem bom que leu esse livro, eu tenho um caso de amor eterno por esse autor. Te indico ler Cemitérios dos livros esquecidos ( como o inicio da historia toda), depois o jogo do anjo, nele você verá personagens de a sombra do vento, ( mas em um conceito de antologia ), depois leia o prisioneiro do céu ( nesse narra a vida de Daniel e Bea, e também os conflitos Fermin) e por ultimo Labirinto dos espíritos.
Pode parecer livros demais, mas juro que todos eles são fenomenais. E posso afirmar que no final, você ainda vai se render a Marina, e tenho que prepara-lo que esse livro é de roubar o coração.

Willsp 27/07/2023minha estante
Eu não sou muito fã de ler trilogia/quadrilogia, sempre escolho um para começar a leitura e fim, porém esse foi tão bom que eu não queria me despedir dele e tô cogitando ler todos esses que você citou só para me sentir ainda mais completo.

Nadja Maria 02/02/2022

Zafón!
Ainda não sei o que sentir depois desse livro ! Fiquei curiosa pra ler por ser tão falado, mas achei pesado de ler, cansativo! O que mais gostei e o que falei a pena foi o desenrolar da história, que mesmo que eu previsse ainda foi muito surpreendente! Eu gostei muito Mas achei a leitura cansativa!

ItsCarlosJunior 22/02/2020

Li o livro sem pretensão alguma, porém me surpreendeu muito positivamente. A história começa aparentemente simples, mas se desenvolve muito bem. Uma narrativa cheia de mistérios que nos deixa ávidos para querer saber mais.
A busca por conhecer a verdadeira história do autor de A Sombra do Vento (não o Carlos Ruiz Zafón, mas Julián Carax) nos proporciona momentos de tirar o fôlego. Houve, pelo menos, duas reviravoltas que me pegaram bastante desprevinido. Contudo, descobri com bastante antecedência a identidade de um personagem misterioso da trama.
Dito isso, o livro é muito bem escrito, tem uma narrativa fluida e convidativa, que me fez ler o livro em poucos dias e me fez, inclusive, sonhar com a trama durante algumas noites. Recomendo bastante!
_limamanu 22/02/2020minha estante
Eu também sonhei com o Livro quando estava lendo. Kkkk

ItsCarlosJunior 22/02/2020minha estante
Hahahaha eu gosto quando os livros fazem isso

Zé - #lerateondepuder 21/09/2020

A Sombra do Vento
Cheio de mistério, maldições, finais felizes e infelizes em uma Barcelona mágica e de lugares secretos, esse é um livro intenso que homenageia o mundo da leitura, na medida que conta a história de um livro de mesmo nome. Bárbaro, um clássico do recém falecido Carlos Ruiz Zafón, o escritor espanhol mais lido depois de Cervantes. Vale muito a leitura, até mesmo porque é possível continuar a magia em outros três títulos da quadrilogia, O Cemitério de Livros Esquecidos.

site: https://linktr.ee/prof.josepascoal

Luciane 07/01/2024

A sombra do vento
A sombra do vento conta a história de Daniel e o cemitério dos livros esquecidos. Daniel era pequeno quando sua mãe morreu e ele cresceu na companhia do pai. Daniel tinha 10 anos quando seu pai apresentou a ele o cemitério dos livros esquecidos. Naquele momento ele pôde escolher um livro. Escolheu a sombra do vento escrito por Julián Carax. Depois de ler o livro ele descobre que existe alguém querendo dar fim a todos os livros de Julián. Daniel defende o exemplar e começa uma busca pelo autor. Durante essa busca ele vive muitas emoções e encontra grandes amores.
Um livro envolvente que cativa o leitor e emociona ao longo da leitura.
Amei demais, com certeza 5 estrelas e favorito!

Marcos Vinicius 01/06/2020

Procura-se o fôlego perdido
Sei que um livro é bom quando as pausas na leitura são tomadas não por distração ou tédio, mas por necessidade. Embora eu insistisse em levar esse livro até para a cozinha (quando me lembrava que não comia ou bebia há horas), há certas coisas que, convenhamos, não conseguimos fazer com um livro em mãos. E quando eu não estava lendo, frequentemente me pegava pensando nele, nos personagens, no mistério que se desenrolava a cada página virada.

Não digo que é um livro perfeito, mas suas qualidades são dotadas de tanta maestria que, ao ler a última linha, me senti incapaz de atribuir uma nota menor que cinco. Entretanto, essa é uma resenha e me sinto na obrigação de dar uma opinião honesta. Comecemos com o que é ruim para encerrarmos em bons termos, como esse livro merece.

Pontos negativos:

1 – Narrativa lenta
Há quem ame e quem odeie uma escrita poética, cravejada de adjetivos, metáforas, hipérboles e eufemismos. Eu me encontro no grupo dos que ama, quando bem feita, e Zafón domina sua arte. Entretanto, tive dificuldades para me acostumar com o ritmo da narrativa no início – linda, preciosa, mas lenta que só. Um personagem de Zafón não urina, ele “mija como um touro, tão caudaloso que dá inveja no rio Volga” (nesse momento eu não sabia se ria ou me contorcia de vergonha alheia). Os primeiros capítulos soavam como uma eterna introdução e parecia que a história não caminhava para lugar algum. Mas persista: quando a trama se encaixa aos trilhos, você é tomado em um solavanco e só para ao chegar na última estação.

2 – Tratamento de gênero, etnia e sexualidade
O livro é contado em primeira pessoa, em sua maior parte pelo próprio protagonista, Daniel. Vemos o mundo através de seus olhos e isso é, ao mesmo tempo, uma dádiva e uma maldição. Apesar de ter a alma de um escritor e, por isso, ser capaz de conduzir o leitor por uma Barcelona rica em detalhes e encantos, Daniel é o que a pensadora contemporânea Britney Spears chamaria de um “Womanizer”, porém virgem e com uma visão totalmente irrealista e sexualizada das mulheres. O comportamento de Daniel muda drasticamente quando há uma dama em cena, a ponto de que alguns trechos, claramente escritos para inebriar o leitor, apenas me fizeram revirar os olhos. Além de toda essa hiperssexualização feminina, em determinada passagem do livro, uma personagem negra é descrita com uma série de adjetivos diferentes dos que foram atribuídos às mulheres até então, ressaltando seu aspecto “exótico” e me proporcionando grande incômodo. Isso já seria o bastante para me fazer abandonar a leitura, mas ainda não conheço outras obras de Zafón e, por isso, decidi conceder-lhe o benefício da dúvida ao presumir que, sendo o livro narrado em primeira pessoa por um personagem homem-cis-hétero que viveu na primeira metade do século XX, sua narrativa simplesmente reflete o pensamento comum da época. Há um personagem queer na obra que, apesar descrito com ironia e certo tom de deboche, é visto por Daniel com muito carinho. Isso não me fez, porém, deixar de nutrir um ranço pelo protagonista que carreguei comigo por boa parte da obra.

3 – Diálogos pedantes
No tópico anterior, eu mencionei como a prosa de Daniel é rica em detalhes. O problema é que muitos personagens ostentam essa mesma voz narrativa em suas falas, proporcionando alguns diálogos que, de tão pomposos, te tiram do transe literário para questionar o emprego de algumas palavras e termos em contextos que deveriam ser informais. Essa crítica não seria válida caso o livro tivesse sido escrito em séculos passados, mas estamos falando de literatura moderna. Se Zafón pecou aqui, foi pelo excesso.

Acho que me alonguei tanto nos pontos negativos que as qualidades vão parecer menores em importância, mas acredite: o livro vale cada página. Pontos positivos:

1 – Narrativa poética
Poucas histórias são capazes de te tomar pelo braço e te transportar para além do seu quarto, da sua sala, de onde quer que esteja lendo, e frequentemente eu era tomado de sobressalto quando notava quão rápido as horas passavam enquanto eu lia esse livro. A Barcelona do início do século XX é descrita com tanta beleza e naturalidade que, ao terminar o livro, a sensação era de que já a conhecia de outras viagens. Os sentimentos dos personagens se fundem perfeitamente à prosa, criando uma atmosfera incomparável.

2 – Um mistério repleto de curvas
Quando o assunto é uma trama recheada de camadas e reviravoltas, Zafón deixa A Usurpadora no chinelo, mas sem soar cafona (nada contra, inclusive adoro). As histórias de Daniel e de Julian Caráx, autor do livro “A Sombra do Vento”, se cruzam de uma maneira inteligente e se revelam ao leitor deliciosamente no tempo certo, com um arco final de tirar o fôlego. Tenho umas poucas ressalvas no que se refere à resolução do mistério, mas guardarei para mim por motivos de: spoilers.

3 – Bons personagens
Apesar de uns poucos personagens monótonos (estou olhando pra você, Daniel), esse livro é um prato cheio de bons exemplos. Conforme vamos nos aprofundando no passado de Julián Carax, vão surgindo personagens interessantíssimas, que cumprem papeis importantes no enredo e não são colocadas ali por simples capricho narrativo. O vilão dessa obra cumpre bem o seu papel, provocando raiva, angústia, medo e, caso você seja uma pessoa muito iluminada, até certa empatia, tudo isso junto e misturado.

4 – Fermín Romero de Torres
Apenas porque esse é o melhor personagem do livro, quiçá um dos melhores da literatura moderna e, portanto, merece um tópico só para ele.

Finalizo essa resenha com uma citação. Aliás, essa obra está recheado de citações que ficariam ótimas na bio do seu Instagram ou Twitter, ou simplesmente gravadas na sua memória. Se essas não são razões suficientes para querer ler esse livro, nada mais será.

“Poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho até seu coração. As primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado para trás, nos acompanham por toda a vida e esculpem um palácio em nossa memória ao qual mais cedo ou mais tarde, não importa os livros que leiamos, os mundos que descubramos, o quanto aprendamos ou esqueçamos, retornaremos.”

Davi.Modesto 29/05/2021

Sem igual.
Esse livro me fez um bem danado.Me fez refletir sobre uma série de coisas importantes; além da história, que te prende e deixa você sem saber para onde ir. Obrigado, Zafón. Descanse em paz.

Pollyanna.Rigon 11/05/2021

Melhor história lida em 2021
Inspiração do nome de um clube do livro que participo, O Clube dos Livros esquecidos, muito ouvi dos donos da livraria e criadores do clube sobre Zafón e suas histórias maravilhosas.
Quando comprei o livro, no sebo, o dono me disse que me devolveria 100% do dinheiro se eu não gostasse da leitura. Quem aqui vai aguardar o livro como um dos melhores da vida??
A história é incrível, cheia de tramas e reviravoltas. Impossível não estar extremamente ligado ao Daniel e a Carax e querer tanto quanto Daniel desvendar os mistérios que cercam a sombra do vento.
O final é para finalizar a leitura na mesma forma estonteante com que lemos o livro todo.
Ansiosa pelos demais livros do Zafon.

Andréia 04/05/2023

Perfeito!
Ainda tentando superar esse livro. Confesso que no começo achei que a história estava bem arrastada, meio morna... mas na verdade ela é daquelas que chega sem qualquer pretensão e quando você menos espera é arrebatado e está preso!
Que perfeição de história, que perfeição de personagens, cada qual com uma história de vida incrível. Não tenho muito nem o que dizer, apenas que com certeza é um livro que vou guardar pra sempre no meu coração.
Leiam, vale muitíssimo a pena!
Luis 04/05/2023minha estante
Sim, achei incrível, quase abandonei pq achei o incio arrastado, mas ainda bem que persisti na leitura, é um livro transformador

Andréia 05/05/2023minha estante
Somos dois, também quase pensei em largar ele, mas uma amiga me disse que quando eu percebesse, estaria dentro da história, e foi exatamente assim! Sorte que persistimos!

DynhoC. 06/11/2019

Uma grata surpresa!
Este livro não está nos gêneros que costumo ler, mas ao finalizar a leitura, posso afirmar que aqui há poesia. É um livro lindo, uma leitura agradável, leve e aconchegante. Me peguei inúmeras vezes rindo, e as vezes rindo alto, com as tiradas de Fermín, que foi o meu personagem favorito. Agora estou num caminho sem volta. Estou curioso e animado para ler os outros livros desta história. Zafón é um mestre na descrição do cenário e se eu pudesse definir a sua escrita, diria que é poética. Personagens carismáticos, envolventes e bem construídos colocados em uma história misteriosa e apaixonante. Tem como não gostar? Ótimo livro. Recomendo.
Wilderley 06/02/2020minha estante
Sou novo aq, como faço pra conseguir ler os livros q selecionei?

DynhoC. 06/02/2020minha estante
O Skoob serve como uma "agenda". Nele vc faz seus registros de leitura, páginas, livros que tem interesse em ler e etc. Ele não tem os livros em si pra você ler. Entendeu? Ele serve apenas como uma agenda pra vc registrar suas preferências, metas de leitura e etc. Espero ter ajudado.

Paulo Henrique 13/03/2022minha estante
"A Sombra do Vento" foi um livro que li por acaso, era a única coisa que tinha para eu ler na ocasião. Li e me apaixonei, não consegui largar mais. Li todos os quatro da série do Cemitério dos Livros Esquecidos à medida em que foram lançados, e todos são maravilhosos, não deixe de ler nenhum, você não vai se arrepender. Me apaixonei pela história, pela ambientação e pelos personagens. É, como você bem colocou, poético. Volta e meia sinto saudades da família Sempere e do amigo Fermín Romero de Torres (meu personagem preferido na literatura) e releio novamente os livros (já reli várias vezes). Em "O Prisioneiro do Céu" você vai conhecer melhor e mais profundamente nosso amigo Fermín. Boa leitura!

Stutz 13/03/2022minha estante
Todos falam TÃO bem desse livro... E ver que, não sendo seu gênero de praxe, você apreciou a leitura me anima mais a conhecê-lo ??

Paulo Henrique 13/03/2022minha estante
Lê sim, Mariana, e depois volte aqui para contar para a gente. ?

Gabriel 24/10/2020

Que livro incrível!!!
Além do livro ser de uma história excelente que te deixa completamente preso, adoro romances que vão contribuindo com acontecimentos históricos e enriquecendo o conhecimento do leitor, no caso, os acontecimentos que se passam na guerra civil na Catalunha são verídicos.
Aryana 24/10/2020minha estante

mah 24/07/2022

5/5
Uma das coisas que me chamou a atenção de início foi a escrita do autor. A forma como ele narra a história, suas metáforas e persongens são diferentes de tudo que já li até hoje, ainda me deparo impressionada com a habilidade de Carlos Ruiz Zafón.
A história em si também tem 0 defeitos. Todos os mistérios foram resolvidos sem deixar nenhuma ponta solta. Me surpreendi diversas vezes com o mistério, ficava a todo momento tentando resolvê-lo e imaginar como terminaria essa história, e posso dizer que não me decepcionei.
O jeito como o livro terminou me deixou com lágrimas nos olhos, ele termina da mesma forma que começa. E a dedicatória no final foi a cereja do bolo.
Livro maravilhoso que contém mistério, romance, tragédia e é um prato cheio para amantes de literatura justamente por acentuar a importância
dos livros em nossa vida.
Não acho que me esquecerei desse livro tão facilmente, se tornou favorito da vida.

Monica Sobrinho 30/11/2020

Lendo os livros de Zafón em ordem cronológica percebemos claramente a evolução de sua escrita. Este livro é muito bom, a história é bem desenvolvida e os personagens me encantaram imensamente. Que livro maravilhoso! A história é poética, intrigante, cheia de mistérios e muito envolvente.
AdriFlores 30/11/2020minha estante
Adoro esse livro e também tenho que reler para a leitura cronológica. Bjo ?

Monica Sobrinho 30/11/2020minha estante
@AdriFlores, quero reler muitas vezes porque amei demais.