A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón




Resenhas - A Sombra do Vento


2121 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


@tigloko 22/08/2022

"Há prisões piores do que as palavras"
Nas vésperas de completar onze anos e triste pela morte recente de sua mãe, Daniel Sempere é levado por seu pai ao Cemitério dos Livros Esquecidos, lugar que abriga obras raras e esquecidas pelo mundo. Chegando lá, como tradição do local, Daniel escolhe um livro para chamar de seu e leva para casa A Sombra do Vento, romance escrito por Julián Carax. Após terminar a leitura, Daniel fica fascinado pelo autor e decide conhecer outras obras dele e sua vida. Nessa busca, ele descobre que alguém está determinado a destruir todas as obras de Carax. Ao mesmo tempo que tenta proteger o livro, decide desvendar esse mistério.

Já tinha lido Marina do mesmo autor e foi uma porrada em poucas páginas, fiquei fascinado pela escrita do autor. Em A Sombra do Vento, só potencializou o que eu já achava incrível. Escrita linda, não tem outra forma de descrever. Personagens maravilhosos, que você se sente íntimo deles em poucas páginas. Impossível citar todos, que são muitos, mas todos são importantes para o desenvolvimento da história.

Mas o que eu mais gosto no estilo de escrita do autor é a facilidade em misturar gêneros literários. Em um determinado momento é drama e se mistura com suspense. Depois pula para pitadas de terror e novamente para drama, por exemplo. Passando de um gênero a outro de forma orgânica e natural sem perder o fio narrativo.

Foi uma leitura maravilhosa, amarrando as pontas abertas no início, plot twists para aumentar a vontade da leitura, romance que você torce para os personagens ficarem juntos. Perfeito. É difícil eu terminar um livro com uma mistura de tristeza e felicidade ao mesmo tempo mas esse conseguiu.

Tenho minhas dúvidas se os outros livros da série vão manter o nível desse. Como gosto de dizer, cenas dos próximos capítulos ?

Mais um favorito para conta.
comentários(0)comente



Marcia Pimentel 14/01/2024

Muito mistério e muita dor
A partir da metade do livro a história me prendeu até o final. Fiquei muito curiosa para saber o que tinha acontecido com o Julián Carax. Tudo começa quando Daniel, com apenas dez anos, escolhe um livro na biblioteca chamada Cemitério dos livros esquecidos. Daniel fica tão fascinado pelo livro, que resolve investigar a respeito do autor. O que ele não esperava, era viver grandes aventuras durante sua jornada, e até mesmo ficará cara a cara com a morte. Eu adorei o personagem Fermín. Ele é engraçado e debochado. Ele acaba se tornando o melhor amigo de Daniel, e o ajuda a descobrir o mistério que ronda a vida de Julián. Gostei muito da parte onde a Nuria narra. É uma parte de emoções forte, onde ela conta para o Daniel, tudo o que aconteceu com Julián e Penelope. Prepare o coração, porque essa parte e para deixar o coração amargurado. No começo a história é lenta, o que me deixou um pouco desinteressada pela leitura, mas a partir do meio a história fica muito interessante.
@Caroline 14/01/2024minha estante
Estou com vários livros do Zafón na minha lista. Ainda não li nenhum dele, mas seus livros parecem ser excelente


Marcia Pimentel 15/01/2024minha estante
Oi. Esse foi o primeiro livro que li do autor. Gostei muito da história. E já quero ler os outros três, que fazem parte da série O Cemitério dos livros esquecidos. A escrita do autor é muito boa, ele consegue nos envolver com a história. Eu super recomendo esse livro.


Aparecida.Casentin 24/01/2024minha estante
Eu gostei muito desse livro


Marcia Pimentel 03/02/2024minha estante
Eu também gostei. S2




Rodrigo 01/10/2020

Um livro pra quem ama livros
Encerrei hoje o livro que havia selecionado para o mês de setembro, sentindo-me feliz pela escolha, e com uma bela lembrança das viagens que fiz pelas ruas de uma Barcelona que eu nunca visitei, assim como dos personagens que me acompanharam nesse passeio. Trata-se de um livro escrito em primeira pessoa que conduz o leitor a sentimentos variados, ora de empatia (principalmente por Daniel, o protagonista) às vezes de repulsa por um vilão um tanto irreal e caricato, e, acima de tudo, de suspense sustentado pelo autor por toda a trama.

A história começa com Daniel, um garoto de 11 anos órfão de mãe, sendo levado pelo pai, um livreiro modesto, a um lugar chamado "cemitério dos livros esquecidos" - uma biblioteca gigante, onde ele deveria escolher um livro como presente. A escolha foi justamente um chamado "a sombra do vento", pelo qual se apaixona e então resolve buscar mais informações sobre o autor. A partir daí começa a trama do livro, uma sequência de revelações sobre o passado do escritor, que, gerando uma narrativa paralela, tende a criar coincidências com a própria vida do Daniel, e esse passado revisitado vai se tornando cada vez mais presente e real na vida dele.

A narrativa segue uma linha de suspense, mas o livro também possui tramas amorosas, exemplos de amizades sinceras, relacionamento de pai e filho, personagens carismáticos, casais impossíveis pelos quais torci para que tivessem um final feliz, e no fim, um clássico desfecho onde todas as pontas se fecham e todas as perguntas encontram suas respostas. Leitura rápida, nem tão leve, às vezes um pouco cansativa por se tratar de duas histórias numa só, mas que deixou um sentimento bom por um livro que, apesar de relativamente novo, já virou um xodó entre seus admiradores.
Annalisa 01/10/2020minha estante
É um dos melhores livros da minha vida, toda a série do Cemitério dos livros Esquecidos é espetacular.




Joel.Martins 09/02/2021

Envolvente!
Sabe aquelas histórias que te acompanham para sempre?
Acho que é isso que A Sombra do Vento faz. O livro dá tanta vida aos personagens que sentimos suas emoções.
Acompanhar o crescimento de Daniel Sempere e o passado de Juliàn Carax é muito legal - uma verdadeira aventura com ação, mistério e amor.
E ainda tem o Fermín, o cara é demais!!!!!
Favoritado ??
fl.gil 10/02/2021minha estante
nossa, quero ler ele!


Joel.Martins 10/02/2021minha estante
Vc vai gostar, @fl.gil!


vicki4you 21/02/2021minha estante
Hola ,
¿como estas? Mi nombre es Vicki, vi su perfil hoy y me interesé en usted, quiero que envíe un correo electrónico a mi dirección de correo electrónico privada (vdickson200@gmail.com) porque tengo un problema importante que quiero compartir con usted


Contemplativa 08/05/2022minha estante
Estou ouvindo no YouTube,eu já imaginava o quanto ele seria bom.no entanto estou impressionada o quanto é envolvente.




Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

A sombra do vento, Carlos Ruiz Zafón - Nota 8/10
A trama se passa no período do pós Guerra Civil Espanhola, em torno de 1945. O personagem principal, Daniel Sempere, é presenteado pelo pai com um passeio a uma biblioteca secreta na qual repousam obras esquecidas pelos leitores. Lá, seguindo um ritual antigo, ele deve escolher uma obra que deseje adotar e cuidar para o resto da vida. Fascinado pelo livro, o protagonista passa a investigar os mistérios que estão por trás de seu autor, Julián Carax, desaparecido em circunstâncias desconhecidas. Nessa busca, Daniel conhece o sentido da amizade, do amor e da crueldade da vida. É uma leitura prazerosa, que entrelaça suspense, romance e história. A ambientação do livro também é muito bem feita, com uma descrição sombria e gótica de Barcelona! No entanto, fiquei um pouco decepcionado com a narrativa em si. Achei de certa forma previsível e senti que o autor desviou um pouco o foco de sua proposta: um história sobre o poder místico dos livros. Diferente de outras opiniões que já li, esse não foi um livro que me prendeu tanto! Mas vale a pena conhecer as obras de Zafón, com certeza um escritor muito talentoso!

site: https://www.instagram.com/book.ster
CinthiaManso 29/05/2021minha estante
Recebi muitas recomendações de amigos , estou mais ou menos na metade e ainda não me prendi na história :/




Mari.Vasconcelos 18/09/2021

Termina como começa
Maravilhoso.
Instigante.
Mexendo com nossas emoções e as fazendo mutáveis. Sente- se de tudo nessa leitura, todas as sensações.
Uma matrioska, um romance dentro de outro que fica dentro de um outro e vai nos envolvendo e nos puxando para dentro dele.
Personagens muito bem construídos que nos arrebatam.

Záfon, você acaba de ganhar uma fã
Paulo1376 02/10/2021minha estante
Bom dia, muito bom está Quadrilogia falta eu ler o Labirinto dos Espíritos para eu terminar. Gostei muito da narrativa e das histórias. Excepcional.


Mari.Vasconcelos 02/10/2021minha estante
Estou bem entusiasmada, amg!
Vou começar o segundo esses dias


Xikaum 04/12/2021minha estante
Livro ????? . . . Vou sempre indicar esse livro pra todos , simplesmente perfeito ???? !!!

Também vou ler o Jogo do Anjo ainda esse ano ????


Mari.Vasconcelos 04/12/2021minha estante
Maravilhoso né, Xikaum? O Jogo do Anjo tb não fica atrás. Doida pra ler td a saga


Xikaum 04/12/2021minha estante
Sim Mari , eu me encantei com a escrita dele !!!

Com certeza um dos meus escritores favoritos . . .

Fico triste por ele ter nos deixado ( com certeza está num lugar melhor ) mas como somos egoístas fico pensando em quanta coisa boa ele ainda ia escrever ? . . .

Como ele mesmo escreveu ( Nós existimos enquanto alguém se lembra de nós. ) E com certeza ele vive em nós um pouquinho com cada um de nós leitores ????


Mari.Vasconcelos 05/12/2021minha estante
Compartilho do mesmo pensamento que vc, Xikaum?




Túlio 02/03/2022

Novelão
É um novelão! Cheio de personagens, reviravoltas e etc. Podemos discutir se é bestseller ou "alta literatura", até compreendo isso. Porém, é inegável que é prazeroso demais ler esse livro! Para mim fica entre esses dois extremos. Nem uma coisa, nem outra. Zafon consegue manter uma escrita bastante fácil de ler, e ao mesmo tempo proporciona insights muito bons! Os diálogos por vezes faz a gente rir, e os personagens são mais ou menos bem construídos. As vezes o autor força a barra um pouquinho no melodrama, mas a gente se apega tanto a trama que acaba fechando os olhos para isso. Livro bom! E ponto final! Tenho inveja do Zafon! ? E isso é tudo.
Vicky Fênix 02/03/2022minha estante
Eu achei esse livro incrível. Um verdadeiro poema ???




Alina.Oliveira 25/01/2022

Incrível!
Meu primeiro contato com o Zafon. Tenho esse livro na estante há alguns anos e não sei porque demorei tanto tempo pra ler ... Que livro incrível, que escrita gostosa e que história maravilhosa !!!! Em muitos momentos fiquei apreensiva, curiosa, divertida e apaixonada por Daniel Sempere e o mistério que ronda a vida Julian. Queria mais! É daqueles livros que a gente não quer que acabe nunca, mas quer que chegue logo no final pra saber o que vai acontecer.
Rafaela.Polanczyk 25/01/2022minha estante
Esse ta na minha estante tem ums meses tambem! Ta sendo siper recomendado, lerei em breve ?


Thaysduda 25/01/2022minha estante
Foi meu primeiro contato com Zafon também ?? Esse livro é incrível ?? Fica marcado.


Rafael Kerr 25/01/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Talvez você já tenha me visto por aqui. Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor. Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria - O oráculo. Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.




Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

A Sombra do Vento
Esse é um dos livros mais importantes da minha vida. Eu não sei explicar ao certo como ele alcançou esse status, mas certamente houve muito significado desde a primeira vez q ue o li. Essa foi minha terceira leitura e, mesmo com medo de não curtir tanto, foi novamente um prazer. Cada palavra que me marcou ainda estava ali, cada trecho emocionante ainda surtiu o mesmo efeito e os personagem que habitam meu coração, permaneceram em suas posições. A Sombra do Vento segue um favorito e um daqueles livros que eu sempre indico a todo mundo.

Carlos Ruiz Zafón escreve com muita emoção e sobre algo que todo leitor ama: livros. É incrível encontrar nas páginas o mesmo amor que nós temos em nossa vida por esse objeto tão simples e, ao mesmo tempo, cheio de magia. A narrativa do autor é muito única e ele consegue transformar cada personagem em um velho amigo nosso. Mesmo com um ar de mistério, há trechos engraçados, emocionantes e também assustadores. Existe uma aura de suspense e incredulidade que norteia muito das obras de Zafón, fazendo o leitor questionar a todo momento se em algum ponto teremos algo sobrenatural, ou se a história vai sustentar seu teor lúgubre baseada somente na nossa realidade.

“Nunca uma história me seduziu e me envolveu tanto como aquela que narrava o livro.”

Um autor que compõe suas obras com um tipo semelhante de narrativa é Stephen King, mas ao contrário dele, Zafón não se perde na prolixidade das descrições. Sua profundidade aos personagens é dada pela forma intensa em que eles sentem e passam isso ao leitor, sem perder em nada também na ambientação, que mesmo de forma sucinta, consegue transmitir tudo o que precisa. Estamos em um ano de guerra e mesmo com o passar de algum tempo na trama, as consequências econômicas e morais do que aconteceu é algo latente e palpável.

A Sombra do Vento é o volume inicial dessa série, mas pode ser lido separadamente. Cada um dos livros foca em um momento e, em ordem cronológica, esse não é o mais antigo em história. Haverá um livro antes e um depois do tempo aqui retratado, além do quarto e livro final que é O Labirinto dos Espíritos. Há sempre algo, alguém ou algum momento que interliga os volumes, proporcionando ao leitor uma amplitude da história. Eu já li todos os livros do autor – com exceção desse último que está saindo agora – e digo que a fórmula dele de construir essas tramas é realmente sua assinatura. E, por mais que cheguemos a um ponto em sua obra de livros únicos, que estamos até “acostumados” com a fórmula, é sempre uma surpresa quando alcançamos o final.

“Na cena que eu acabara de presenciar, aquele estranho poderia ser qualquer noctívago, um figura sem rosto ou identidade. No romance de Carax, aquele estranho era o diabo.”

Daniel Sempere é um personagem para se apaixonar. Ele é um garoto de coração enorme, com boas intenções, ingênuo em vários momentos, mas que mantém sua malícia quando preciso. Isso tudo o torna real, vívido e é impossível não torcer imensamente por ele em suas buscas. Sua mãe, a situação financeira, a relação com o pai, um amor não correspondido e o mistério de Julian Carax. Sua vida é pautada por esses momentos que o assombram e o motivam a correr atrás de respostas, numa busca que por vezes vai de divertida a perigosa em um virar de páginas. Ele é, certamente, um personagem que eu vou carregar comigo pra sempre.

Julian Carax, o misterioso autor e presença sombria durante todo o livro, é um personagem a parte. Mesmo ele não estando “fisicamente” presente, é sua história que vamos descobrindo junto com Daniel. Sua adolescência, o colégio, o primeiro amor e sua jornada como escritor vão sendo desvendadas e se inter laçam com a trama real do garoto Sempere. É incrível como duas histórias separadas por anos, por linhagens, por basicamente tudo, podem colidir de forma tão mágica, dando todo um novo significado ao livro.

O livro tem dois momentos: o de Daniel mais novo, sendo apresentado a esse mundo, descobrindo sobre Julian Carax, buscando algumas respostas e se aproximando da jovem Clara Barceló; e 5 anos depois, quando nosso protagonista está mais velho e toda essa trama volta a lhe assombrar, ao lado de Tomás Aguilar, seu melhor amigo e a irmã dele, Bea. No meio de tudo isso conheceremos também Fermín Romero de Torres, o personagem com mais malandragem que você vai respeitar. Ele também é o alívio cômico da história e peça importante para manter Daniel no caminho certo.

“Lentamente , invadiu-me a certeza absurda de que tudo era possível e pareceu-me que até aquelas ruas desertas e aquele vento hostil tinham cheiro de esperança.”

Esse é um livro de mistério, mas também é um livro sobre as relações entre pessoas, família e amigos e como lidamos com elas. E, claro, um livro sobre o poder dos livros e das histórias. Não vou dizer pra vocês que todo o desfecho é surpreendente e nada igual a tudo que você já tenha visto antes porque essa não é a realidade. O que digo é que não há como fugir do envolvimento com a narrativa e com os personagens. Chega um ponto da leitura onde estamos tão desesperados pra descobrir o que realmente aconteceu – e está acontecendo – que parecemos mais ansiosos que o próprio Daniel.

Carlos Ruiz Zafón me conquistou com esse primeiro livro e manteve a chama acesa em todos os outros. Esse é certamente o meu favorito pela forma especial que me relaciono com a história e com os personagens, mas também recomendo demais Marina, que é um stand alone e também tem um personagem muito cativante.

Estou fazendo a minha paz com essa repaginação nas capas, mas fiquei feliz em ver novamente atenção voltada pra esses livros, proporcionando que mais pessoas venham a conhecer a história. Pra mim, está sendo um prazer revisitar esses momentos especiais e finalmente compartilhar com vocês. Já há outros pequenos textos sobre A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo, segundo livro, aqui no blog, bem do comecinho, em 2014. Mas naquela época eu não escrevia em formato resenha e está tudo muito vago, por isso resolvi reler e trazer um pouco mais de coerência pra essas obras que são tão importantes pra mim.

A Sombra do Vento é um livro mágico, sombrio e instigante. Nele caminhamos por uma Barcelona com lugares escondidos e personalidades misteriosas, que nos intrigam e instigam o leitor a buscar mais respostas. Daniel Sempre e Julian Carax terão suas histórias reveladas, e cada um deles, ao seu modo, tem algo importante pra nos contar.

site: http://resenhandosonhos.com/sombra-do-vento-carlos-ruiz-zafon/
comentários(0)comente



victorjbrandao 03/02/2022

Um tríplex na avenida del Tibidabo em minha cabeça
Zafón tem uma escritura que mantém um certo mistério em cada capítulo e que prende em cada página virada.

Em A Sombra do Vento eu me senti ajudando Daniel em suas investigações e andanças na invernal Barcelona pós guerra.

O autor também solta frases que nos faz pensar em nossa vida e como somos efêmeros. Ele alugou um apartamento na avenida del Tibidabo em minha cabeça com a frase: ?É curioso como julgamos os demais e não percebemos o quão miserável é nosso desprezo até eles nos faltarem, até serem tirados de nós. São tirados de nós porque nunca foram nossos..?

Recomendo a leitura com o Google Maps ao lado, para visualizar a Barcelona das personagens.

Já reli pela terceira vez o livro e me sinto como na primeira vez:
- Encantado com a escrita do autor e a forma como descreve Barcelona;
- A história das personagens, sempre envolto de mistérios e o fato do autor não esquecer de nenhum deles ao longo do livro;

E como Júlian Carax escreveu: ?enquanto os outros se lembram de nós, continuamos vivos? e por isso que Carlos Ruiz Zafón será eterno!
marlisonmrs 03/02/2022minha estante
Já vai ser a minha próxima leitura. Adorei a resenha ??


Andressa.Julia 03/02/2022minha estante
Conheci Zafón por esta obra, e desde então não parei mais de ler seus livros ?




Léo Queiroz 10/07/2022

Sem sombra de dúvidas, recomendo muitíssimo a leitura dessa obra, o autor escreve com uma elegância notável e transporta o leitor a adentrar intimamente as ruelas e labirintos de Barcelona. Uma narrativa fluida, coberta de muitos mistérios e personagens muito bem construídos. Não deixem de ler essa obra maravilhosa! Top!
Maria 11/07/2022minha estante
Esse é um dos meus livros preferidos, também acho uma obra maravilhosa! Você pretende ler a quadrilogia toda Léo?


Léo Queiroz 11/07/2022minha estante
Já li todas os volumes, Maria!


Silvana137 20/07/2022minha estante
Nossa top essa resenha já deu vontade de ler




Luiz Souza 02/02/2024

Livros Especiais
O livro conta a história de Daniel um garoto de 11 anos que é levado para um santuário dos livros pelo seu pai no Cemitério dos Livros Esquecidos lá ele pode escolher um livro dai que escolhe um do autor Julian Carax e ai começa a sua saga por descobrir onde estará esse escritor ?

A trama é recheada de cenas melancólicas e um tanto sombria por sinal ,a história se passa na Barcelona tem como pano de fundo a guerra e como complemento os amores românticos de Daniel e sua amizade forte com Fermin ainda tem o vilão perverso Fumero.

É preciso ter uma dose de paciência em alguns trechos do livro , o autor descreveu uma casa por várias páginas achei que fosse irmão do Stephen King kkk , dei graças a Deus quando Beatriz aparece na cena.

A parte do livro em que Núria descreveu seus sentimentos por Julian foi a mais puxada ela nutria um amor latente pelo escritor mas o mesmo não correspondia aquele sentimento deixando a jovem em estado de quase depressão.

Gostei da história , vou ler o livro dois próximo ano.

Se tiver um livro que não vai mais ler , tente desapegar doe ele pra alguém um livro na estante é bonito ,mas mágico mesmo é alguém lendo ele.

Ótima leitura.
comentários(0)comente



Vivi 03/09/2020

Maravilhoso
No início, confesso que achei a leitura meio ?empacada? e morna, mas depois, li com tanta vontade que de repente chegou o final e fiquei com aquela sensação de vazio. Fiquei apaixonada por ele! Mostra toda importância, poder e magia que um livro representa. Amei!
Gustavo Rodrigues 03/09/2020minha estante
Tá aí um livro que tô ficando com muita vontade de ler. Só vejo elogios...


Denise.Neves 03/09/2020minha estante
Melhor livro da vida. Leia as demais obras de Zafón, é lindo como as histórias se encaixam se precisar de ordem, sequência.


Vivi 03/09/2020minha estante
Vou ler!!! Não vejo a hora!




Nati Morgan 01/06/2020

Desde que li Marina de Zafón, eu me apaixonei pela escrita do autor.
Este livro é bem mais adulto, mas não perde as características. É um livro que trata sobre amizade, família, amores, desamores, segredos e mentiras . Ele tem um toque sombrio que é o que mais gosto da escrita do Zafón.
Teve especialmente quatro personagens que admirei na leitura, que foi Julian, Nuria e Fermin, e um que achei muito injustiçado, o pai do protagonista.
Recomendo super a leitura.
Rafael 02/06/2020minha estante
Se gostou do Fermín vai adorar O prisioneiro do céu.


Nati Morgan 03/06/2020minha estante
Eu viii que o terceiro livro é dedicado a ele, parece ser interessante.




Amadeu.Rebouças 10/10/2023

Eu tb fiquei fascinado pela A Sombra do Vento ??
Agora eu entendo toda essa euforia em relação ao livro A Sombra do Vento, para quem ama literatura essa é uma leitura fundamental, pois nos proporciona sensações inexplicáveis q só grandes autores conseguem.

O pano de fundo dessa história é uma Barcelona em tempos de guerra, um ar sombrio e poético dita o tom da narrativa, q engenhosamente prende o leitor e o leva numa saga cheia de mistério e suspense.

Carlos Ruiz Zafón escreveu uma obra pra ser sentida, e tudo começa quando Daniel Sempere c quase 11 anos de idade é apresentado pelo seu pai a um lugar místico, O Cemitério dos Livros Esquecidos, ele terá q escolher um livro e manter segredo sobre esse local, ele escolhe A Sombra do Vento, um ato q mudará a sua vida.

Fascinado pela trama da obra escolhida e tb pelos mistérios q rondam a vida do autor, Julián Carax, ele inicia uma investigação, fica intrigado ao descobrir q tem alguém destruindo todos os trabalhos desse escritor e q ele, possivelmente, possui o único exemplar de A Sombra do Vento, nessa aventura de intrigas e segredos, surge as descobertas do amor, do valor da amizade e uma realidade dura do pós guerra trazendo amadurecimento ao protagonista, a vida do Daniel vai se desenvolvendo ao mesmo tempo q intensifica essa história sobre o escritor q começou despretensiosa e ganha um ritmo frenético até a sua conclusão.

É envolvente, difícil é n se encantar c o carismático Julián Carax, o cativante Firmín Romero de Torres, os diálogos filosóficos, misturando romance, amores impossíveis, tragédia, reviravoltas, muitas referências literárias e finalizando c redenção.

A Sombra do Vento faz parte de uma tretalogia, na sequência vem O jogo do Anjo, O Prisioneiro do Céu e o Labirinto dos Espíritos.

Carlos Ruiz Zafón (Barcelona, 25 de Setembro de 1964 _ Los Angeles, 19 de Junho de 2020)

A Guerra Civil Espanhola, um combate entre republicanos e os nacionalistas de 1936 a 1939, resultando na ditadura do nacionalista Francisco Franco, q governou a Espanha até a sua morte em 1975.

#energialiteraria #suma #asombradovento #espanha?? #literaturaespanhola #livros #book #carlosruizzafon
comentários(0)comente



2121 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR