A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Janaina Edwiges 31/10/2021

“Existem prisões piores do que as palavras”
Se cada livro tem alma, “de quem o escreveu e dos que o leram, que viveram e sonharam com ele”, A sombra do vento está impregnada de Carlos Ruiz Zafón, que nos deixou órfãos de suas belas histórias em 2020. Está carregada da alma de todos os leitores, que, por entre névoas, foram transportados para uma Barcelona cinza do pós-Guerra Civil e percorreram caminhos até os segredos mais íntimos dos personagens.

Guiado pelas mãos de seu pai, o pequeno Daniel Sempere conhece o Cemitério dos livros esquecidos e se torna responsável pela guarda do livro A sombra do vento, escrito por Julián Carax, um autor completamente esquecido pelo mundo. Repleto de fascínio pela história e munido de uma curiosidade infantil, Daniel irá mergulhar nos mistérios em torno de Julián e descobre que um indivíduo sombrio está percorrendo livrarias, bibliotecas e coleções particulares para queimar os livros do escritor.

A sombra do vento é uma história que nos mostra que vidas aparentemente sem significados podem estar fortemente marcadas por lembranças duradouras. Uma história sobre a inocência do amor e sobre como dores causadas pelas perdas e ausências são capazes de alterar tantos caminhos. A leitura nos faz pensar como as arbitrariedades e violência daqueles que estão no poder conseguem deixar marcas assustadoras, como certas escolhas podem guiar as pessoas para existências solitárias e como amizades genuínas são repletas de entrega e dedicação pelo outro.

As leituras que nos tocam sempre deixam ensinamentos que carregamos por toda vida. A sombra do vento me fez refletir em como sofrimentos e injustiças podem nos atingir o tempo todo, mas a maneira como escolhemos lidar com essas dores é que irá definir nossos percursos.
Marisa 31/10/2021minha estante
Oi Jana! Eu também gostei bastante desse livro. penso muito em ler os outros

Fabricio268 31/10/2021minha estante
Linda resenha, Janaína. Melhor dizendo, lindíssima!

Janaina Edwiges 31/10/2021minha estante
Oi, Marisa! Que bom que gostou também. Eu li este livro há alguns anos e resolvi fazer a releitura porque agora pretendo ler todos da série na sequência. É uma história que vale a pena conhecer todos os detalhes.

Janaina Edwiges 31/10/2021minha estante
Ahhh muito obrigada pelo elogio, Fabrício! Fico feliz que tenha gostado. Esta história é uma das minhas favoritas, dá muito prazer de escrever e comentar sobre ela.

Raiane.Priscila 21/12/2023

Ótimo
Li esse livro há um bom tempo já, mas ainda me lembro do quão incrível e envolvente ele foi para mim. Preciso criar vergonha na minha cara e ler a continuação. ??
Helô Kleine 21/12/2023minha estante
Adoro esse livro!

Alex 26/02/2023

Não tem como começar melhor
A Sombra do Vento é um ótimo suspense, ele também tenta ser um romance de formação, mas acaba entregando um drama sobre perdas, ausências e cultura.

O livro começa te inserindo num local emblemático, o Cemitério dos Livros Esquecidos, local este que possivelmente desperta atração em todo leitor, já na primeira visita (se você gosta de sebos, visite o Cemitério).

O protagonista e narrador é Daniel Sempere, e iremos acompanhá-lo dos 11 aos 31 anos. É uma jornada tremenda, e por isso eu digo, que, aparentemente, A Sombra do Vento, tenta ser um romance de formação. E, somente se, ele tenta, ele falha. A passagem do tempo ocorre de forma muito rápida não sendo possível as lições, os tropeços, as nuances psicológicas de aprendizagem. Ainda assim, veremos o desenvolvimento de Daniel, de um menino de 10 anos, para, da metade para frente, um jovem adulto, ainda inconsequente.

Nessa jornada, Daniel encontra um livro de um autor nada famoso, que tem toda sua obra queimada por um sujeito desconhecido. E a trama do suspense se desenrola nessa meada. Suspense esse de qualidade excelente, com muitas pinceladas sobre (??), sobre a guerra civil espanhola, sobr3 as misérias causadas pela guerra, e sobre cultura literária.

Faço questão de destacar, nunca tinha lido Zafon, e foi uma grata surpresa a sensibilidade descritiva dele. Tal qual um poeta, ele descreve lugares, situações e dramas, de um jeito muito além do material. Essa capacidade narrativa de Zafon enche a obra de sensibilidade em inúmeras situações. Conseguindo transitar entre o suspense e o drama de forma magistral.

É difícil não se envolver, e recomendo a leitura, tanto mais se você gosta de suspense, de descobrir autores pouco conhecidos, ou como eu, sente saudade de Barcelona.
Regis 02/03/2023minha estante
O Max aqui do Skoob também fez essa leitura e adorou. Estou ansiosa para chegar nele após ler Marina.

bruno 16/06/2022

não me prometeu nada e eu esperava tudo
ler esse livro foi uma experiência interessante, achei bom, estava esperando mais por ele se bem falado e todo mundo recomendar, acabei achando ele bem previsível, em 33% eu já havia descoberto o plot principal, além de ter achado bem enrolado e repetitivo em algumas partes.

um ponto de gostei muito foi a investigação, as trocas do Daniel com o fermin, a amizade deles, toda aura de mistério criado em torno do escritor foi realmente bem construída. porém, isso não foi o suficiente pra me fazer querer ingressar em uma série de 4 livros, acho que não continuarei mesmo.
mel 17/06/2022minha estante
ahhhh, quando o livro não é aquilo tudo que a gente esperava é triste viu?!

Marina. 04/05/2021

Daniel who?
A leitura desse livro é gostosa, fluida e envolvente. A descrição de Barcelona é viva e é encantador com como a cidade é a verdadeira protagonista da história. Que esteve durante todos os anos observando em silêncio as tramas se desenvolverem e assistindo os mistérios serem nascidos. Retendo em si as cicatrizes e marcas de todas as vidas que caminharam por suas ruas, praças, ramblas e ruelas.
Os personagens por outro lado são... irritantes? Não conheço muito bem o contexto da Espanha pós-segunda guerra ou o que era ser criança então, mas o Daniel para mim nunca foi uma criança e mesmo assim quando se tornou adulto continuou tendo os mesmos pensamentos e atos ingênuos, impulsivos e imaturos de quando estava com seus 10 aninhos no começo do livro. Fermín tem uma ótima personalidade e é, honestamente, o personagem mais carismático do romance (tirando dom Federico que não foi desenvolvido ou explorado o suficiente mas teria sido meu top 1), porém não consegui digerir bem sua postura de Bukowski (que na verdade reflete a narrativa através do olhar masculino presente em todo o livro). Sobre o comportamento problemático de Clara Barceló nem tenho muitas palavras para gastar, digo apenas que foi completamente desnecessária e inconveniente.
Alguns detalhes técnicos, como o "quê" de fanfic que senti ao ler as cenas entre pares românticos podem ser ignorados graças à névoa cinza e misteriosa que transcende a impressão e envolve fisicamente e visceralmente o leitor.
Eu queria estar lá, no final, torcendo por Julián. Sendo amiga de Núria e Miquel. Visitando as infinitas prateleiras e labirintos do Cemitério dos Livros Esquecidos. Queria estar lá pessoalmente matando Fumero. Salvando as vidas que tão jovens foram apagadas. Fazendo uma companhia para o senhor Aguilar.

Dominique 27/12/2009

Digno de 5 estrelas!
Sabe aqueles livros que você pega e não consegue mais parar de ler? É "A sombra do vento". Um suspense maravilhoso, que envolve livros (humm!), intrigas, inveja, vingança, um grande amor, fidelidade e grandes amizades.

Eu me apaixonei pela livraria dos Semperes e sonhei com o Cemitério dos Livros Esquecidos. É um local que você imagina entrar e esquecer o mundo lá fora. Realmente mágico!

Os personagens são muito bem construídos e o desenvolvimento que Zafón dá-lhes ao longo da história é bem nítido, como o crescimento de Daniel desde a adolescência até a fase adulta.

Com certeza, o melhor personagem do livro é Fermín Romero de Torres. Ele é engraçado, piadistas dos melhores, sempre de bom humor, um ótimo e fiel amigo. Morri de rir quando ele e Daniel levaram a prostituta para o velhinho no asilo, promessa é dívida, afinal. Claro, que os outros personagens são igualmente inesquecíveis Daniel, Bea, Júlian, Penélope e Nuria. E Fumero, a quem desejei ardentemente que morresse feio. Quase me esqueci de Laín Coubert, que me proporciou altos arrepios de medo e nojo.

O passado, o presente e futuro se misturam de tal maneira, que só pode dar num suspense arrebatador. Certamente, será um sucesso quando esse livro for cinematografado. Estou ansiosa para ler os próximos livros de Zafón.
Lela Tiemi 27/12/2009minha estante
Sim, o livro é realmente tudooo de bom e mais um pouco. Dizem que o livro "O jogo do anjo" segue e mesma linha deste. =0)

Regiane 15/09/2010minha estante
Eu não vejo a hora de lê-lo, pois só vejo críticas positivas. Parabéns pela resenha ^_~

Cris Bauer 12/03/2011minha estante
Minha filha que me indicou no começo achei que não iria gostar, mas é maravilhosooooo e o final surpreendente. Essa sim é uma história incrível não Bruna Surfistinha (sem preconceitos), mas que lotam filas de cinema, e o livro ja vendeu quase 300 mil exemplares traduzidos em 16 Países...ai não da né.
É um dos meus preferidos.

Toni 01/02/2012minha estante
Uau! Depois desta Resenha não me resta outra alternativa a a não ser lê-lo...

Naty 08/05/2023

Livro maravilhoso!
A história de amizade e cumplicidade que existe aqui q inimaginável! Simplesmente perfeito, só leiam!

Laura.Marques 23/08/2020

Que livro!!
Muito difícil de se explicar, é um livro escrito com enorme ternura, o leitor ficará absorvido pela história!

Passagem da resenha da estantediagonal: um livro que fala sobre encontros e desencontros, sobre as dificuldades da vida, as voltas que ela dá e as pessoas que cruzam nossos caminhos, é um romance trágico, emocionante e repleto de segredos velados

Marcos.Alexandre 02/04/2020

Espetacular
O livro dentro do livro. O escritor cria um labirinto onde personagens inesquecíveis se misturam entre ficção e realidade. Ambientação impecável. Um livro imperdível.
Marina 02/04/2020minha estante
Lembro que quando li "Marina", do mesmo autor, pela primeira vez, achei a narrativa incrível também.

Marcos.Alexandre 02/04/2020minha estante
Valeu. Vou incluir na minha agenda.

Almeidz 17/04/2021

Magistral.
Primeiro contato com o Zafón e triste por infelizmente o mundo perder um escritor com tanto sentimentalismo em suas palavras. Adquiri e comecei a ler sua obra sem menores expectativas, aguardando o desenrolar do enredo e buscando algo que não é possível encontrar em nenhuma outra resenha.

A sombra do vento é mais do que uma história de um menino que busca saber mais sobre seu autor preferido. Qualidade única, emoções únicas e desenvolvimento único. Zafón nos mostra uma Barcelona pós guerra com marcas em todos os habitantes, queiram esquecê-las ou não. Fica claro que o autor é totalmente contrários as guerras e justifica sua posição.

Os personagens não extremamentes cativantes, o que fala do Fermín então? Mas é mais do que isso. A profundidade da nostalgia, as cicatrizes que os perdões não serão capaz de alterar o que foi feito, a importância da amizade e, para mim, acima de tudo, o amor. O amor move essa obra, o amor nas palavras certas e o amor no enredo, o amor no significado.

O desfecho é sensacional, condiz com tudo que é possível vivenciar com o livro e é um prazer conhecer o íntimo de cada personagem, desde seu vilão ao principal, todas as histórias são importantes e apresentam seu fundo de verdade. Fiquei tocado com as mortes, com as dificuldades, com as surpresas mas o que me chamou mais atenção com toda certeza é a escrita. Não sou fã de escrita poética e dei essa chance por recomendações e não tem como não gostar. Para quem ainda não pegou para ler, só posso dizer que: não perca mais tempo.
Biel 17/04/2021minha estante
Nossa tô muito ansioso pra ler mano

Goulart 17/04/2021minha estante
quero tantooooo

Karine Pimentel 30/03/2022

Livro incrível.
A Sombra do Vento é um livro sobre livros. E isso, por si só, já me deixou encantada, pois sabia que estava entrando numa história onde o personagem amava tanto os livros quanto eu. A forma como o Zafón descreve os personagens, suas personalidades, seus medos e anseios, cada um com sua própria personalidade, que em uma página você já se sente amigo dele. Daniel é um menino no começo do livro com o coração muito bom, ingênuo, mas que com o passar dos anos aprende com a vida a ser tornar um homem forte e corajoso, mas sem perder a bondade que nos conquista no primeiro capítulo. O meu personagem favorito foi com certeza o Fermin, que é o alívio cômico da história, diversas vezes me peguei rindo dos deboches dele ao longo do livro. Sua história, apesar de sofrida, não o fez perder o sorriso.

Esse foi o primeiro livro do autor que eu li, e devo dizer que experiência maravilhosa a escrita dele e poética sem ser cansativa, eu ficava encantada a cada página que lia. Fiquei muito impressionada com o desenrolar da história que se tornava cada vez mais viciante conforme vai passando as páginas. Além de que, quando você menos espera, acontece um plot twist que te deixa boquiaberto querendo ler mais. Eu gostei muito da minha experiência com esse livro e com o autor também que, com certeza, me deu vontade de ler outras obras dele.

site: https://tokaliteraria.blogspot.com/2022/03/resenha-sombra-do-vnto-carlos-ruiz-zafon.html

Mara Flores 08/07/2020

Sobre a magia de um livro para o seu leitor
Daniel Sempere sempre se achou rodeado por livros e leitores, pois seu pai é dono de uma pequena livraria. Mas, um dia, o pai o apresenta um lugar ainda mais surpreendente do que as livrarias para os leitores: o cemitério dos livros esquecidos. Lá ele encontra um livro - A Sombra do Vento - pelo qual se apaixona.

Em certo momento de sua vida, Daniel descobre que a publicação do seu livro favorito está envolta em uma atmosfera de segredo. Ao mesmo tempo, um homem desconhecido e misterioso, tanto quanto o personagem principal do seu livro preferido, aparece nas brumas das ruas de Barcelona. Curiosamente, parece que a história do livro pode não somente influenciar a de Daniel, como pode chegar ao ponto de confundir-se com ela.

Há trechos verdadeiramente encantadores pela beleza de como a trama é contada. É uma história sobre leitores e para leitores.

A história se passa em Barcelona e tem descrições lindas da cidade.

Um pequeno incômodo para a minha leitura, no entanto, foi o recorrente uso de "licenças poéticas" para narrar, pela boca dos personagens, fatos que eles não viveram. Assim, em várias cenas os personagens contam detalhadamente, como se pudessem se recordar, cenas vividas por terceiros (em alguns casos, sem relação com o personagem). Enfim, me parece um recurso mais audiovisual e um pouco incômodo para um livro. MAS, já vi muitas pessoas que simplesmente AMAM o livro e não se importam com isso. Que bom! :)

Nicole710 25/03/2021

Amei do início ao fim
A atmosfera sombria, o mistério e os personagens me encantaram em cada página. Gostei demais dessa leitura e vou ler as continuações que nem consigo imaginar como serão!

RafaelM 12/10/2021

A sombra do vento, "Julián Carax".
"Naquele verão choveu todos os dias, e, embora muitos dissessem que era castigo de Deus, porque tinham aberto no povoado um cassino perto da igreja, eu sabia que a culpa era minha e só minha, por ter aprendido a mentir (...)"...

Minha primeira leitura de Zafón e ganhei mais 3 livros (pelo menos) para lista infindável de "leituras em espera".
Envolvente, viciante, uma leitura que prende a atenção e imaginação do leitor.
Dentre tantos personagens, identifiquei em Fermín um "reflexo" de como seria eu em outra vida.
Entre tantas coisas que valem a pena resenhar, limito-me apenas as palavras de Carax:
- Os livros são espelhos: neles só se vê o que temos dentro de nós.

Valeu a leitura, a insistência contra o sono para ler mais algumas páginas, ao descobrimento de mais um grande autor que até então só conhecia de ouvir falar.
E pelo que vi, vou ficar um pouco mais no cemitério dos livros esquecidos.
Fred 17/10/2021minha estante
Aquele livro que é o primeiro na lista de recomendação. rsrs Recomendo até qdo a pessoa pede recomendação de gibi ??

RafaelM 18/10/2021minha estante
Boa kkk..