A Última Grande Lição

A Última Grande Lição Mitch Albom

Resenhas - A Última Grande Lição

Valério 06/06/2019

Um livro muda vidas
Este livro tem o poder que poucos livros tem: Mudar sua vida. E, principalmente, sua relação com a morte.
Um ex-aluno resolve entrevistar seu antigo professor, vítima de uma doença degenerativa, sobre temas importantes. A cada visita, tratam de um tema: Morte, amor, família.
E, sob o ponto de vista de alguém que já era respeitado por seu caráter e por sua filosofia de vida admirada. Adicione o fator morte iminente e terá uma análise dos assuntos que nos são mais caros da melhor perspectiva: melhor vê a vida aquele que enxerga o seu fim.
É diante da morte que podemos corretamente valorar a vida e todas as suas etapas. E este livro nos deixa entender que a morte é apenas mais uma destas etapas.
Suelen 06/06/2019minha estante
Li só um livro desse autor, "As Cordas Mágicas", eu não sei explicar o meu amor por aquele livro. É incrível, marcante, poético. A escrita dele é perfeita!

Elson 01/05/2019

O sentido da vida
Surpreendente leitura, com ensinamentos que nos faz refletir sobre o sentido da vida, onde muitas vezes damos mais valor aos bens matériais, e deixamos de lado a conversa o diálogo, a vida passa muito rapidamente, em um piscar de olhos as coisas simplesmente acontecem, uma perda, doença grave, uma desilusão entre outras, mas não podemos deixar de viver e acreditar que o amanhã sempre será um dia melhor, com novas oportunidades e novos desafios, onde sempre podemos melhorar à nossa vivência, nesse jogo chamado vida!

Vanessa.Souza 27/12/2018

"Amem-se ou pereçam" - Auden apud Morrie
A última Grande Lição é narrada pelo próprio Mitch, em que conta as últimas lições que teve ao lado de seu amado professor Morrie. Nos últimos meses de vida do professor - que sofria de esclerose lateral amiotrófica - Mitch viajava a seu encontro, e nas terças-feiras compartilhavam experiências de vida e reflexões sobre amor, perdão, casamento, morte. Morrie, mesmo estando - e sabendo disso - em seus últimos momentos de vida e perdendo gradativamente todos os seus movimentos, ainda encontrava motivos para sorrir e ser grato. Por isso talvez, este livro tenha sido tão vendido, por Morrie ensinar que por mais que as coisas estejam difíceis sempre haverá um motivo pelo qual devamos ser gratos.
Essa obra nos toca pois sabemos que se trata de uma história real, podemos imaginar os sofrimentos de Morrie e o que Mitch sentiu ao ver seu professor, um amigo tão especial definhando. Embora saibamos que a morte é implacável agimos como se ela não estivesse a espreita esperando por um de nós. Precisamos de leituras como essas para sairmos do piloto automático e compreendermos que o que mais vale a pena na vida é viver, sobretudo, sabendo que haverá fim.

Alanna.Ernesto 20/08/2018

"Precisamos de alimento,mas só queremos sorvete de chocolate"...-Morrie S."

Um bom professor te conduz ao caminho de descobertas e objetivos,um ótimo professor quando necessário o empurra" para uma jornada em busca do real sentido da vida.Quantos almejariam tem a sorte de Mitch Alborn?!ou também participar de seu infortunio?!podemos o designar como um pobre privilegiado" ou assim também como todos que puderam compartilhar preciosos momentos ao lado de Morrie S.
Uma das minhas frases preferidas do livro é citada pelo próprio Morrie,que está no titulo acima(O que de fato nos leva a dar tanto valor,ao que é tão superficial?).
Até a décima quarta terça-feira de sua vida ele dedicava ao máximo para mostrar a Mitch o que a maioria de nós não enxergamos: O significado da vida.A busca por coisas desnecessárias e que nos fazem tentar preencher um vazio da alma que não conseguimos.
Como um workaholics,Mitch começa a questionar seus reais valores e é nesse momento que os olhos do leitor também são abertos".
Algo que considero cativante no livro é quando Morrie diz:"somos terça feirinos" algo referente também ao original titulo do livro: Tuesday with Morrie"ou seja Terça-feiras com Morrie; Acredito que cada pessoa que ler,sentirá o desejo de estar pelo menos uma terça-feira com Morrie Schwartz,para aprender memoráveis conselhos que trazem conforto á alma.
Muitas vezes me peguei absorta em tais reflexoes que mexeram profundamente comigo(acho que caiu um cisco no meu olho"rsrs).
Posso destacar o quanto o escritor muitas vezes no cotidiano de suas idas e vindas começava a questionar(otimo aprendiz!)coisas que antes não questionava e nem notava,em muitos trechos do livros ele faz comparaçoes com noticiarios em jornais que mostra para o leitor a importancia da vida para muitos e semelhantemente quantos poderiam ter as oportunidades que Morrie S. nao tinha pelo fato da terrivel doença;que não tirava o brilho de sua personalidade e ensinamentos.
Este brilhante professor que teve seus pensamentos escritos por Mitch Alborn,nos mostra mesmo no fim de sua vida o que realmente deve ser amado por nós,acolhidos por nós,aceitos por nós..mesmo que não entendamos e por fim o que deve ser semeado e também colhido por cada um de nós.

-Morrie- eu disse em voz baixa
-Treinador -ele corrigiu
-Voce... é uma boa alma
Uma boa alma
-Tocou-me...levou as minhas mãos ao coração"
"O professor se liga À eternidade;ele nunca sabe onde cessa a sua influencia"..

Este livro verdadeiramente aqueceu o meu coração! posso afirmar que vale a pena ler ou reler por várias vezes,principalmente em momentos em que necessitamos ser resilientes".

Blog Mulherices e Cia Ltda 27/05/2018

Resenha no blog Mulherices e Cia Ltda

"Mas o universo é demasiado harmônico, grandioso e avassalador para se acreditar que é tudo obra do acaso" pág 11

Eu li "As cinco pessoas que você encontra no céu" (resenha aqui) e amei!!! Comprei "A última grande lição" com uma expectativa de que seria bem parecido, o livro vendeu mais de 15 milhões de exemplares! Esse livro é uma homenagem de Micth ao professor Morrie, que foi seu grande professor e o fez mudar sua visão de vida e valorizar as coisas que são essenciais, mas que nem sempre estamos atentas a elas.

Morrie Schwartz foi professor da faculdade de autor, e no dia da formatura prometeram manter contato, o que não foi cumprido por Mitch. Esse levava uma vida de trabalho, insatisfeito, sem se ligar muito nas pessoas e família.

Dezesseis anos depois, Morrie descobre que esta com ELA e que tem alguns meses de vida. Mitch vai ao seu encontro e começam a ter "aulas" as terças feiras, até a morte do professor. Nessas aulas eles falam sobre amor, dinheiro, casamento, cultura, morte e envelhecimento.

Cada capítulo é uma terça feira e uma aula. Há um jogo de tempo entre o presente o passado (da época que Micth ainda era o aluno da faculdade). No geral é um livro de memórias com vários conselhos bons, no entanto a narrativa é um pouco cansativa em alguns pontos.

Paguei R$15

site: www.mulhericesecialtda.com

Deise.Maria 17/02/2018

A ultima grande lição
Este livro narra a história real de um professor Morrie e de seu aluno Mitc, que desenvolveram ao longo dos anos uma amizade construída na base de troca de lições onde o professor adiqutiu a doenca chamada ELA, esclerose lateral amiotrófica.. É um drama onde envolve uma profunda reflexão sobre a forma como vemos a vida mediante a morte

Michelle 29/01/2018

Uma lição
Amei esse livro de Mitch Albom, uma linda amizade entre aluno e professor, que após 16 anos de distancianamento se reencontram e passam ter encontros semanais às terças feiras.

Muito debilitado com a doença, Morry conta a seu amigo e ex aluno, como lida com a doença e a morte e dá grandes ensinamentos sobre a vida, família, amor, perdão e espiritualidade.

Todos esses ensinamentos resultaram nesse livro. Uma leitura que devemos fazer com frequência, para nos lembrarmos que dessa vida não levamos nada, por isso não devemos ter objetivos gananciosos, que logo que é conquistado, já se torna obsoleto e insatisfatório.

? Amam-se um aos outros ou pereçam? Fica esse ensinamento.

Valeu a pena !

Paulascrap 14/09/2017

Reflexão e Questionamentos!......
Depois de muitos anos Mitch Albon reencontra seu professor da Universidade, no entanto ele se encontra acometido por uma doença terminal. E os dois iniciam encontros para reflexão e registros sobre a vida em diversos aspectos, como lidar com o amor, medos, perdão, amizades, uma verdadeira lição de casa esperam sobre o sentido da própria existência e sobre a despedida da vida. Baseado numa história real, a leitura flui muito bem sem enrolação, que traz muitos questionamentos interessantes que tornam a leitura vida sem ser considerado auto-ajuda como muitos descrevem

Jack 29/07/2017

Coincidências não existem
Estava lendo este livro quando minha avó morreu de câncer. Foi ele que me ajudou a lidar ,superar e entender a vida e a morte. Infelizmente emprestei a uma amiga que o perdeu. Desde então venho tentando adquiri outro exemplar, por ter significado muito pra mim.

Jean.Souza 19/05/2017

Ótima leitura...
Uma história de vida repleta de ensinamentos. O livro nos leva a uma leitura que mexe com nosso emocional.

Kéh 29/08/2016

uma grande lição
A cada lição uma nova experiência , uma nova forma de observar a vida e os problemas ... o que poderia ser um final triste e torna mais um final de aprendizado . Uma história calma mais que surpreende.

Nath.Alves 10/05/2016

Emocionante.
Diante da aproximação da morte de Morrie, aproxima-se também seu ex-aluno Mitch, voltando a aprender. A matéria é vida e suas questões fundamentais. Com sabedoria, o "treinador" conversa sobre seu momento e reflete sobre suas experiências. Apresenta seu ponto de vista sobre amor, amizade, medo, perdão. Ao compartilhar, ele se sente vivo. Por contribuir para outra vida. E acredita ele, ser esse o sentido da existência, fazer as pessoas e a comunidade melhor, amar. A narrativa envolve e emociona. Morrie fortalece o seu espírito enquanto seu corpo definha. Despede-se da vida, aceitando que partir é de sua natureza humana. Nos convida a ver as nossas possibilidades e relações tendo em vista um olhar que reflete o essencial.

SABRI 24/04/2016

É um livro que mexe com a percepção da vida de qualquer pessoa que o ler. Uma ótima oportunidade de chorar também. Recomendo.

Eric "Julián" Silva 03/04/2016

De aluno para professor. De professor para aluno. A história real deste livro que eu vou apresentar a vocês é um dos mais comoventes e importantes lições de vida que já li em um livro.
Confiram a resenha no blog: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2015/02/a-ultima-grande-licao-mitch-albom.html