A Última Grande Lição

A Última Grande Lição Mitch Albom

Resenhas - A Última Grande Lição

Pedro.Melo 23/04/2024

Para refletir
Todo mundo deveria ler esse livro. Curto e direto ao ponto. Nos faz refletir sobre tantos aspectos da nossa vida, independente da nossa idade ou condição de saúde

Juliana 20/04/2024

Um livro sobre o respeito a experiência, o respeito a docência. Um livro que trata de afeto entre um professor a beira da morte e um ex aluno, que se reencontram depois de quase 2 décadas.

Letícia 08/04/2024

Ressignificar
Estou extasiada após terminar de ler. Por mais que já fosse esperado a morte de Morrie, ainda é muito impactante, principalmente, quando Mitch vai se despedir e ele chora.
Esse livro aborda muito sobre dar um novo sentido à vida.
Amar acima de qualquer coisa.

allanzanetti 29/03/2024

Para aprender a viver bem
Uma série de encontros entre um professor à beira da morte e um ex-aluno dele deu origem a este livro, que contém o essencial para viver com sabedoria. Não é necessário ser um grande filósofo para desfrutar da existência com leveza. Em resumo, somente através do amor que despertamos nos outros poderemos permanecer quando a nossa passagem terrena tiver fim.

Lari 04/03/2024

Emocionante
Li esse livro para um trabalho da faculdade, acho que não leria ele se não fosse por isso, mas achei o livro incrível, com ensinamentos tão necessários para a vida, a vida de morrie é um exemplo do que realmente precisamos valorizar e isso é incrível. Vale a pena ler

Gleyson 13/02/2024

Simplesmente edificante
Terças-feiras com Morrie, em uma tradução literal do título em inglês nos leva a uma viagem sequencial de terças-feiras enquanto vida e morte dançam sua valsa inexorável.
A Última Grande Lição é um livro denso e delicado. Ele nos faz parar e pensar sobre a morte, mas mais ainda sobre a vida.
Reli pela segunda vez, pois é uma obra atemporal.

BárbaraS 08/02/2024

Leitura obrigatória
O livro traz o relacionamento de um aluno e seu mestre, após um longo período afastados. O mestre tem uma doença terminal e o livro traz muitas reflexões sobre como lidar com a morte.

Miriam Maia 03/02/2024

Um livro cheio de reflexões
Li esse livro em dezembro/2023 e foi ótimo para encerrar o ano. Cheio de reflexões sobre o que realmente importa nessa vida.
Fácil e leve de ler, toca o coração.

"Não se prenda às coisas, porque tudo é transitório"

Mari Sousa 19/01/2024

Nesse livro é perceptível o destaque a situações recorrentes no nosso dia a dia, assim, nos impulsionando a refletir sobre como agir em certas ocasiões. O próprio Morrie ( personagem principal) comenta sobre como o modo em que vivemos é superficial, em um certo parágrafo ele diz "Vivemos muito enfronhados em coisas materialistas e elas não nos satisfazem", ressaltando a importância de saber o verdadeiro sentido da vida.

Alelorencastro 07/01/2024

"Amem-se ou pereçam"
Baseado em conversas que o autor Mitch Albom teve com um antigo professor da faculdade Morrie Schwartz nas suas últimas semanas de vida, o livro traz uma série de reflexões sobre as coisas que de fato importam na vida. Da perspectiva de uma pessoa à beira da morte (Morrie padece em função das consequências de uma esclerose lateral amiotrópica), sempre às terças-feiras, Mitch visita seu professor "treinador" e os dois conversam sobre diferentes aspectos da vida: o mundo, a autocomiseração, o remorso, a morte, a família, as emoções, o medo de envelhecer, o dinheiro, a permanência do amor, o casamento, a influência da cultura moldando a vida das pessoas, o perdão e o conceito de um dia perfeito. Muito interessante!

Quando leio livros dessa natureza, que nos faz refletir especialmente sobre o sentido da vida, gosto de separar algumas falas das personagens que mais me marcaram. Assim, seguem algumas dessas falas extraídas desse livro (não vou colocar todas para não ficar muito extenso; apenas para incentive a leitura daqueles que passam por um período de grandes reflexões como eu tenho passado).

"Tanta gente anda de um lado para outro levando vidas sem sentido. Parecem semi-adormecidas, mesmo quando ocupadas em coisas que julgam importantes. Isso acontece porque estão correndo atrás do objetivo errado. Só podemos dar sentido à vida dedicando-nos a nossos semelhantes e à comunidade e nos empenhando na criação de alguma coisa que tenha alcance e sentido".

"Você nunca teve medo de envelhecer?... Eu acolho o envelhecimento... Acolhe?... É muito simples. À medida que se cresce, aprende-se mais. Se ficássemos parados nos vinte e dois anos, ficaríamos sempre ignorantes como quando tínhamos vinte e dois anos. Envelhecer não e só decair fisicamente. É crescer. É mais do que o fato negativo de que se vai morrer, é também o fato positivo de que se compreende que se vai morrer e que se pode viver melhor por causa disso".

"Não importa onde vivamos, o maior problema dos seres humanos é a miopia intelectual. Não enxergamos o que podemos ser. Devíamos atentar para o nosso potencial e nos esforçarmos para alcançar tudo o que podemos ser".

"Enquanto pudermos amar uns aos outros, e recordarmos a sensação de amor que tivemos, podemos morrer sem desaparecer. Todo o amor que criamos fica. Todas as lembranças ficam. Continuamos vivendo. Nos corações daqueles que tocamos e acalentamos enquanto estivemos aqui".

Alice216 05/01/2024

Esse livro foi um achado para mim. Tenho ele porque estava barato na Amazon e achei o título interessante. Nunca tinha ouvido falar desse autor, então esse livro foi meu primeiro contato com ele.
Eu simplesmente amei a história de Mitch com seu professor Morrie, e todos os ensinamentos que ele foi deixando nos seus últimos meses de vida.

"Quando se aprende a morrer, aprende-se a viver."

"Deixe o amor vir. Pensamos que não merecemos amor; pensamos que, se nos abrirmos a ele, nos enfraqueceremos. Mas um sábio chamado Levine disse a palavra certa: "O amor é o único ato racional.""

Clara Oaky 30/12/2023

Um livro para ser lido e relido
Este livro conta a jornada de um ex-aluno e seu professor, que está com uma doença em estado terminal.
Ao longo do livro, eles formulam a última tese juntos. O tema da tese: O sentido da vida.
O livro te envolve ao ponto de fazer você sentir que faz parte da conversa deles.
Morrie, o professor, é encantador, cativante a ponto de fazer com que nós, leitores, nos sintamos como alunos e amigos dele.
O choro é inevitável.

TNL.Lene 24/12/2023

A Última grande lição...
SUPER RECOMENDO!!!!
livro me surpreendeu, não esperava muita coisa, Mas no decorrer da leitura fui pega de jeito.

Todos deveriam ler, baseado em fatos reais, uma aula e tanto pra se levar pra vida!!!
Uma história emocionante ?

Camilly200 27/11/2023

A capa engana o quanto esse livro é sensacional e toca em lugares muito profundos, simplesmente um dos meu preferidos de todos os tempos.

Comprei em um sebo aleatóriamente há pelo menos 6 anos e desde então já reli 3x e é sempre a mesma sensação.

Aplaudo de pé como Mitch, autor do livro, consegue fazer o leitor imergir no livro e sentir tudo com os personagens.

Daniella.Mancino 26/11/2023

Transformador
Livro pequeno porém cheio de mensagens. Do tipo para ler e reler diversas vezes ao longo da vida. Do tipo para pensar durante muito tempo.