Asterios Polyp

Resenhas - Asterios Polyp

1 | 2 | 3 | 4

Gabriel Farias Martins 30/01/2023

Impossível de parar
Faz anos que queria ler esse HQ, sempre ouvi falar muito bem sobre, e realmente valeu a pena, as cores são deslumbrantes! A história muito tocante, sobre a vida de um arquiteto, e seu convívio social e mudanças de vida, a obra é narrada em partes pelo seu irmão que nunca existiu.. com certeza vou ler mais vezes e sempre descobrir algo novo.

Dango Yoshio 22/10/2022

Uma vez a cada cem milhões de anos
Ou "Manual de como não ser um babaca"

Acompanhamos a vida de Asterios Polyp alternando momentos do presente e flashbacks. Fragmentos que vão surgindo e se encaixando pra montar a história.

Um cara bem sucedido que perde tudo e tem de recomeçar. Vemos a evolução do protagonista enquanto ele relembra seu passado e convive em sua nova realidade. É muito legal ver o contraste de quem ele era e quem ele vai se tornando.

Cada personagem tem um tipo de fonte e balão de fala diferente, além das formas que os compõe, ressaltando que cada pessoa tem seu modo de ver o mundo e se relacionar com ele, e as cores completam a orquestra de sentidos. Uma aula de narrativa visual!
O final é uma ironia absurda do universo, que te deixa num misto de emoções.

Tava com medo de ser uma leitura pesada pelo tamanho da edição, mas é tudo muito fluido e instigante, e não dá vontade de parar.

Fabio 21/05/2022

Uma leitura envolvente e humana
Me identifiquei com as qualidades e defeitos dos personagens, mesmo sendo tão diferentes. Acho que por isso posso dizer que é uma história muito humana, com toda sua complexidade muito bem trabalhada. Os traços são totalmente em sintonia com o enredo, uma "união quase sem atritos". Uma excelente hq com momentos memoráveis e filosófico numa ótima medida.

Lucasfx 27/04/2022

"To live (as I understand it) is to exist within a concept of time. But to remember is to vacate the very notion of time. Every memory, no matter how remote its subject, takes place 'now', at the moment it's called up in the mind. The more something is recalled, the more the brain has a chance to refine the original experience, because every memory is a re-creation, not a playback."

Carina143 11/04/2022

Eu já havia ouvido muitos elogios, mas ninguém nunca me explicou do que se tratava a obra. Depois de muito tempo, finalmente dei uma chance. E conclui que gostaria muito de tê-lo lido antes.
A escolha de cores e formas, fontes e até formatos de balões, que ocorrem através da história foi uma das coisas que mais me chamou a atenção. A história é muito boa e eu ainda não sei dizer o que senti no final, mas tá ecoando aqui dentro.
Uma história sobre planos, falta de controle, imprevisibilidade, e muito mais.
Muitos tratam essa GN como uma obra prima. Acho digno.

Carlos.Bonin 16/12/2021

Uma obra-prima dos quadrinhos
David Mazzuchelli mostra, na prática, como os quadrinhos podem ser usados como uma forma única de expressão artística nesta obra-prima que é Asterios Polyp.

Wallace17 30/07/2021

Quadrinho fodaaaaa
Melhor graphic novel que li em 2018. Asterio Polyp é um projeto gráfico irretocável! Ilustrações de tirar o fôlego. Tipografia e diagramação impecáveis. Aplicação de cores então?! Sem palavras!!! A história também é um primor, diálogos inteligentes, personagens complexos, mas tudo dentro da leveza de uma linguagem de hq. O livro tem filosofia, arte, astrologia, história, mistério, intimidade, romantismo, arquitetura, sexo, redenção e meteoro! David Mazzucchelli, que trampo foda!!!

site: https://www.instagram.com/p/Bp-CfNOnErL/

Lótus 21/03/2021

Eu já recebi inúmeras recomendações dessa HQ é agora que li tenho que dizer que estavam todas certas! Haha! Não é à toa que esse livro é um clássico dos quadrinhos. Com uma história muito bem escrita sobre arrogância e transformação, o Mazzucchelli usa a linguagem dos quadrinhos de uma forma espetacular. Os personagens são extremamente bem desenvolvidos e é incrível como suas personalidades estão em tudo: desde as formas de seus corpos até as letras nos balões de fala! Leitura longa, mas deliciosa e rápida. Já ganhou um lugar na minha prateleira de favoritos.

Ale245 01/10/2020

Arrogância e transformação
Com um fim inesperado, esse quadrinho conta a história de um arquiteto que, após ver sua casa pegar fogo, decide se mudar para uma cidadezinha apenas com as roupas do corpo e alguns itens que pegou antes do incêndio. A história fala sobre arrependimento, filosofia, independência estadunidense (índios e negros), hospitalidade, história humana, bêbados conhecidos em ônibus, casamento, desapego material, sonhos, asteróides etc. Quem narra é o irmão gêmeo natimorto do personagem principal. Gostei bastante e li em uma noite (versão em inglês).

Andriane 23/06/2020

A vida é estressante, por isso dizemos "descanse em paz"
Nunca achei que um quadrinho pudesse me surpreender tanto. Além do visual gráfico, a história aborda de maneira reflexiva a delicadeza dos relacionamentos humanos e a dificuldade que temos, e muitas vezes não percebemos, de olhar sobre quem realmente somos.

Luis 26/10/2019

Perfeição entre forma e conteúdo.

Cilmara Lopes 12/08/2018

Levarei em minhas andanças...
Muito dessa obra, o quanto ela influenciou artistas e até mesmo vidas.
Tudo é real, logo de imediato eu sabia que em minhas mãos havia uma preciosidade.
Enquanto lia, já tinha o desejo de reler, com certeza é algo que carregarei em minhas andanças.
Asterios é um arquiteto e professor muito prestigiado por seus inúmeros eloquentes projetos, mas aos 50 anos sua percepção de si mesmo vai para outros rumos? Quem, realmente, é Asterios? O que ocorreu em sua vida?
Mazucchelli reinventa, com uma arte ousada e um roteiro perspicaz, tece sobre as vicissitudes da vida.
É um trabalho muito engenhoso e primoroso.
Esse campo aqui é limitado demais para mostrar ao menos 1/3 do quanto essa leitura foi significativa para mim.
Resumindo meu parecer:
Lemos tanta coisa e de repente nos deparamos com algo que supera a maioria, ou se não, todas as coisas que já leu.
Rebeka 12/08/2018minha estante
É uma pena esse livro estar esgotado. Queria muito ler, só boas críticas ele tem.

Cilmara Lopes 17/08/2018minha estante
É praticamente um crime não relançarem ele... \o/
Mas, vai acompanhando no skoob..sebos e mercado livre...foi assim que consegui e ainda por um bom preço.

Gladston Mamede 12/11/2017

Surpresa
Nunca pensei que uma história em quadrinhos pudesse ser tão filosófica, tão humana, tão profunda, tão poética. Comecei a ler por que ganhei e, logo, estava mergulhado num texto que me remeteu aos meus estudos de filosofia e - por que não? - um texto que ecoava na minha vida: meu passado, meu presente, minhas esperanças e medos de futuro. Amei.

glhrmdias 13/06/2017

5.0
Asterios Polyp é daquelas obras que escancaram as peculiaridades dos quadrinhos enquanto forma autônoma de arte. Sensível do início ao fim, a história do sisudo sabe-tudo que se depara com uma situação limite para mudar a própria vida é contada sem sentimentalismo barato e exala criatividade através de diversas camadas de apreciação e interpretação, tanto do texto quanto das ilustrações. Brilhante a habilidade narrativa de Mazzucchelli, num dos melhores quadrinhos que já tive o prazer de ler.

@Marverosa 11/03/2017

Surpreendente
Comecei e não parei mais...
a estrutura do HQ, bom como o formato e até utilização das cores pra expressão presente/passado e personagem me surpreenderam.
Recomendo pra quem gosta de um bom graphic Novel autoral

1 | 2 | 3 | 4