O espelho e outros contos

O espelho e outros contos Machado de Assis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Wanderley 27/02/2024

Ensaios temáticos do maior escritor brasileiro um gênio, nada menos
Os contos de Machado neste livro sintetizam temas desenvolvidos mais detalhadamente em seus romances. Não significa, porém, que sejam inferiores, breves rascunhos de textos mais longos. Evidentemente, Machado sabe que conto e romance exigem técnicas distintas. O que eu quero dizer é que seus contos são igualmente superiores, assim como seus romances. Creio, sinceramente, que os contos de Machado estão mais nivelados com seus romances do que na obra de Dostoiévisk, que é (para mim) muito mais romancista que contista.

Sobre o livro, não sei quem fez a seleção dos contos, mas são todos, aparentemente, de sua fase realista. E todos são impactantes. Em A Pianista, percebemos como projetamos nos outros as sombras que vivem em nós mesmos. A Carteira apresenta um dilema moral - ficar com a carteira achada ou devolvê-la ao dono? - potencializado por uma crual ironia do destino. O breve A Causa Secreta, que fala sobre sadismo, é um dos textos mais sombrios que já li na vida. A famosa ironia de Machado está presente em Adão e Eva. A Igreja do Diabo é de uma inteligência arrebatadora, no modo em que inverte noções de fé e razão. Pai contra Mãe é outro dilema moral, tão intenso, que é impossível não ficar impactado por dias após lê-lo. A pergunta é inevitável: No lugar do personagem, eu faria diferente? Sem contar O Espelho, que dá nome a essa coletânea destinada ao preparo de estudantes para o vestiublar. Que texto! Como pode alguém ter tanta imaginação? E além disso, com a capacidade de dissecar, sob diversos ângulos, temas morais e psicológicos interligados pelas circunstâncias, desde a solidão até os doloridos contrastes, próprios da condição humana, entre aparência e essência. É incrível. Que potência criativa, que talento para prender a atenção do leitor.

Um gênio, nada menos.

Lê Paiva 23/02/2024

O espelho e outros contos
Eu amei os contos presentes nesse livro! Machado de Assis não erra mesmo, claro que tiveram contos que gostei mais do que outros, acredito que os meus favoritos tenham sido: A causa secreta, a mulher de preto e a vida eterna.

lulis_xer 07/02/2024

Macho é doidinho de pedra mas sabe fazer a gente pensar, é muito difícil ler ele por causa da linguagem diferente mas vale a pena

v de vanisse 06/02/2024

O espelho
Livro bom que dá pra ler em um dia (se tiver com tempo). Eu particularmente acho a escrita do Machado bastante acessível e os temas que ele traz em seus contos são muito interessantes. Recomendo.

Maria 23/09/2023

A cada conto a escrita de Machado de Assis da um show na minha mente! Muito bem escrito e muito bom! Espero ler contos tão bons quanto esse! Machadinho tenho um enorme encanto pelas suas obras , só queria deixar isso claro!

juju :) 31/08/2023

"É a eterna contradição humana."
Machado de Assis é GENIAL!!! Essa coletânea de contos é uma experiência, as críticas que ele faz à sociedade carioca da época, a forma que ele retrata os pensamentos mais íntimos dos seres humanos, o humor irônico dele é algo emocionante de se ler.

Não simpatizei com todos os contos, mas os que eu gostei foram uma ótima leitura. Sem sombra de dúvidas os meus favoritos são "A Igreja do Diabo" e a "Segunda Vida".

Joane 14/07/2023

Contos do Machado
Já adianto que gostei
São bem diversos os contos. Alguns eu não gostei tanto, por não ser da minha preferência, mas nem por isso não tira o brilho
Há diversos contos que entendi um pouco os seus temas, o que trás ai a genialidade do Machado de Assis.
Eu li bem devagar pra aproveitar e era um de cada vez, e isso funcionou bem pra mim
Acredito que podendo ser divididos na fase do Romantismo, Realismo etc, eu tenha preferido aqueles que tinha foco no romance
Embora o conto principal seja o destaque, eu entendo que é muito bom e tem a frase mais impactante que até já vi ao entrar no Skoob, não me pegou tanto quanto esses:
~ Contos que mais gostei :
- A Chave (mui bom 9,5/10)
- A mulher de preto (9/10)
- A pianista (9/10)
- Missa do galo (8/10)
E a leitura como um todo de todos estes contos foi excelente. Adorei este
Dayse.Ariane 14/07/2023minha estante
Nossa , agora lembrei que li estes contos no ensino médio. Nem estão registrados aqui nos meus livros lidos e eu não lembro mais de nada ?, quero ler de novo.

Joane 15/07/2023minha estante
É bem "vale a pena ler de novo" ahaha recapitular e registrar como lidos e é isso

Lara.Belvis 22/06/2023

Não sei fazer resenha, quem dirá de contos, li pela obrigação, mas trás muitas críticas sociais igual tds os livros do autor

Micael 25/04/2023

Para ser sincero não leria se soubesse do que se tratava, mas foi pedido que eu lesse pela escola. Um livro que se trata de situações do Rio de Janeiro, que se diferenciam bastante uma da outra, mas sempre trazem algo em comum. Não gostei do livro por ser de contos, prefiro livros de histórias prolongadas e contínuas, mas o livro as vezes desanima pois quando a história começa a ficar interessante ela acaba, não indicaria o livro, mas também não acredito que foi tempo e dinheiro perdido.

mariana113 21/04/2023

Não li todos os contos, mas os que eu li achei muito bons. "a chave", "a pianista" e "a segunda vista" foram os meus favoritos
não são as melhores obras do machado, mas eu gostei bastante

Kezia.Mariana 21/03/2023

O espelho e outros contos: ?3/5
Não é meu estilo de leitura, na verdade tive que ler por conta da escola. Alguns contos são divertidos e outros com diversas reflexões. Esse livro mostra o quanto o ser humano prefere fazer as coisas pelo interesse próprio. O livro foi bem legalzinho :)

Naimica 24/01/2023

Eu gostei, mas não de todos os contos. Normal.
Meus contos favoritos foram:
A chave
A igreja do diabo
A mulher de preto (maravilhoso)
A pianista
A segunda vida (um dos que mais gosto dele de forma geral)
O enfermeiro (Poe? Coração delator?)
Pai contra mãe (Épico)
Machado de Assis continua como meu autor favorito rs

Aline 18/12/2022

Machado e os Contos
Como eu sempre digo, para mim Machado de Assis nasceu para escrever contos. A maneira que eles são objetivos e diretos ao analisar as minúcias da pisque humana é impressionante, chegando a ser genial, uma vez que mostra toda a profundidade de um estudo psicológico por meio de situações do cotidiano da época que faziam com que seus leitores pudessem se identificar.

Mitty 12/11/2022

queria apenas uma garrafa de brahma e um papo de meia hora com Machado de Assis
Machado de Assis é um gênio e não aceito a existência de pessoas que discordem desse fato! Acho impressionante como ele possuí um jogo de cintura para retratar o íntimo do ser humano, de forma irônica despertando a reflexão de muitas temáticas que ainda estão presentes na sociedade brasileira. Todos os contos possuem personagens que são o retrato dos defeitos do homem, como a crueldade, a mentira, o egoísmo, ciúme, covardia, disputa de interesses, perversão, traição (de praxe), ganância e entre outras MILHARES de alfinetadas que ele induz durante os contos. Livros clássicos podem até me dar algumas dores de cabeça mas sempre vale a pena no final. eu por exemplo já tinha motivos para criticar as ações humanas, depois de ler mais Machado de Assis sinto que consigo criticar todas as ações humanas de forma mais efetiva e sarcástica.

Books 20/07/2022

Vários contos fantásticos, cada qual com sua narrativa!
E o meu preferido não deixou de ser o tão famigerado ?Pai contra mãe ?, esse conto de fato nos tira suspiros , a riqueza nos detalhes , a emoção , tudo nos aproxima tanto da história. Machado é sem dúvidas brilhante !!

1 | 2 | 3 | 4