Prosas Seguidas de Odes Mínimas

Prosas Seguidas de Odes Mínimas José Paulo Paes

Resenhas - Prosas Seguidas de Odes Mínimas

Belly 04/04/2024

Odes
A obra é considerada uma das mais importantes da literatura brasileira. Paez faz um trabalho incrível ao juntar traços modernistas em suas obras. Assim, ele dialoga com a morte e com temas banais, cotidianos. É lindo a presença constante da esposa de Paez: Dora. Percebe-se o carinho pelo relacionamento de ambos.
Uma ode não será necessariamente uma homenagem sublime, mas dedicada à cabeça da agulha ou mesmo a perna esquerda.
O título é engraçado, pois contém ambiguidade. A prosa na verdade seria uma conversa!!! Lembrando que o livro é um conjunto de poemas! José Paez faz isso com referência em seu amigo: Fernando Goés que chama de poesia, um livro de crônica (prosa). Questionando,assim, à classificação rígida de textos literários.
Enfim, foi ótimo ler esse livro! Mesmo que só tenha lido por causa dos vestibulares, creio que tenha sido uma leitura significativa.

KamillaBarcelos 23/06/2009

Li este livro simplesmente porque estava na lista de um vestibular. Talvez sem isso eu nunca o leria nem teria a oportunidade de conhecer essas prosas e odes simples, belas e encantadoras.
ThiagoFermorais 28/10/2012minha estante
Li para o vestibular da UFMG de 2004 !

Stéphanie 05/04/2013minha estante
Eu também li por causa do vestibular, e como você mesma disse, se não fosse por isso talvez nem teria lido e me impressionado com tais poemas e odes, e olhe que não sou muito fã de poemas. Mas esse livro me surpreendeu.

Stéphanie 05/04/2013minha estante

Sofia136 30/03/2024minha estante
Onde que eu baixo o livro??? Tô doidinha atrás

Poesia na Alma 07/07/2023

Não deu liga
Confesso que nunca fui de muito amor pelo trabalho do autor, não deu liga. Paciência, continuarei lendo

Gleison 19/04/2014

Prosas seguidas de Odes Mínimas
Um livro leve e reminiscente de Paes. Sua prosa, de uma forma singela nos encanta como poesia, relembrando fatos da sua infância, de seus entes queridos e da transformação de um menino em homem. Havia lido para o vestibular no início dos anos 2000 e volto agora para contemplar com outros olhos, um pouco mais maduros para esta obra. Muito boa leitura.

biacs 08/06/2023

Mais uma da poesia de bolso
Nova regra: toda vez que vir um livro da coleção de poesia de bolso da Companhia das Letras, eu compro. Até agora não teve erro.

Poesia na praia, mesmo que não seja de praia. Livro repleto de cidades fantasma, almas vagando perdidas a eternidade e ecos da perna amputada. Ainda assim, o autor consegue trazer consigo uma esperança e leveza a temas tão pesados, com um toque agridoce da continuidade da vida mesmo com tristezas constantes.

Delícia de leitura, rápida também. Recomendo.

Carol638 03/04/2024

Interessante
Li esse livro por causa da escola. E por ser considerado o livro de poesia mais importante da literatura brasileira. Achei muito bem escrito, principalmente as odes, mas não é muito meu estilo de leitura, apesar de ser muito bom.

MJ BAIOCHI 17/04/2024

Prosas seguidas
Leitura obrigatória da UNICAMP!
Uma leitura muito rápida mas bem cansativa!
Não consegui interpretar muita coisa, achei bem difícil a escrita.
Não é um livro que eu leria por espontânea vontade!
Recomendo pra quem gosta desse estilo!

madukkyt 20/03/2024

Leitura me surpreendeu e foi positivamente, é rapidinha por ter poucas páginas, mas precisa se aprofundar bastante em cada linha e nos sentidos adversos das palavras