O Sermão da Montanha

O Sermão da Montanha Santo Agostinho

Resenhas - O Sermão da Montanha

Larissa 25/10/2020

Meu primeiro contato com Santo Agostinho
Sem dúvidas uma boa leitura! Gostei especialmente do início com a biografia de Santo Agostinho e da metade para o final em que os capítulos falaram de forma especial comigo, com questões que vira e mexe me pego meditando. A impressão que tive dessa obra é que ela é um livro de meditação, a leitura feita de forma pausada e contínua, terá grande chance de frutificar em nossas vidas.
Naisa Melo 01/11/2020minha estante
Também gostei muito deste livro!

Wal 12/12/2020minha estante
Assim como você também me encantei com a biografia de Santo Agostinho, o livro tem sua importância, mas a biografia ganhou minha admiração.

Ana Paula 28/09/2020

Perfeito
Comecei a anotar as partes preferidas e logo desisti... todo o livro me pareceu importante de ser grifado ou destacado.
Perfeito, maravilhoso.
Sempre gostei do Sermão da Montanha. Agora posso entendê-lo da forma correta.
Santo Agostinho é realmente de uma inteligência espantosa!

Rosa â¡ 08/11/2020

O Sermão da Montanha
Quem, melhor do que Santo Agostinho, para nos ensinar sobre o Senhor?
Não há o que dizer sobre esse livro, me ajudou, me mudou.

Viviane Fontes 24/02/2020

O sermão da montanha
Santo Agostinho nos ajuda a compreender as escrituras deixadas por nosso Senhor Jesus Cristo no sermão da montanha.

Saulo115 29/04/2020

O Advento...
"...E a Vós, ó Pai eterno, que cada ano nos alegrais com a esperança de nossa Redenção, concedei-nos que com confiança possamos esperar a vinda do Vosso Filho unigênito como Salvador. Fazei-o pelo amor do mesmo Jesus Cristo e de Maria Santíssima."

Amanda 20/05/2020

Santo Agostinho não só explica o sermão da montanha, mas nos apresenta a relação entre as bem-aventuranças, as petições do Pai- Nosso e os dons do Espírito Santo. Incrível!

Willame.Andrade 08/06/2020

Bons Autores
O Sermão da Montanha, com esse título inicia uma das mais belas obras onde seu autor, Agostinho de Hipona, nos apresenta uma excelente dissertação sobre aquele que talvez seja o mais lembrado e misterioso discurso conhecido. O livro é dividido em dois, o primeiro chamado ?Preceitos que ensinam como mudar nossa vida (Mateus 5)?, Santo Agostinho inicia sua obra se questionando o significado da montanha. De onde vem a ideia que os profetas precisam subir a montanha? Assim ele já mostra Jesus como o mestre, que sentado no alto do monte fala a seus discípulos que escutam com toda humildade e pequenez merecida dos pecadores. São esses pecadores que recebem o amor, mesmo diante da sua dor, feridas e máculas vem a esperança prometida. Nossa recompensa futura está nos céus (livro 1, capítulo 5). Após comentários das bem-aventuranças, é apresentado a lei. Aqui temos um divisor de águas no mundo antigo, morre a filósofa pagã e iniciasse a filosofia cristã. A moral predominante passa a seguir uma linha regida através do cristianismo, a antiga lei do talião já não é o bastante para resolver as questões morais e espirituais. No final do livro 1 temos uma verdadeira dissertação sobre o matrimônio aos olhos de Deus e da vivência cristã com as pequenas coisas. A segunda parte se chama ?Das Beatitudes que nos permitem ver a Deus (Mateus 6-7)?. Aqui temos aquele que talvez seja o primeiro livro dedicado ao Pai Nosso, um verdadeiro exame de consciência sobre a lei do amor através de uma oração que parece ser tão simples, mas é imensamente rica. Finalmente Santo Agostinho nós questiona sobre Santidade, as ações do espírito santo e a virtude daquele que são de fato sinceros. Vemos diversos concelhos para conhecer a árvore pelos frutos, nos libertando dos falsos profetas e olhando para a unidade do verdadeiro cristianismo. Após a leitura desse livro fiquei impressionado como os primeiros cristãos olhavam com cuidado suas atitudes e não se deixarem enganar pelas falsas doutrinas que usam o nome de Jesus. Aqui temos um conceito dos mais valiosos: ortodoxia. Resumo: muito bom, nota 4 em uma escala de 5.

Elide.Rodrigues 30/06/2020

Perfeito
Santo Agostinho nos apresenta a melhor reflexão sobre o sermão da montanha.

Luana 25/07/2020

Santo Agostinho, como sempre, mostrando toda a sua inteligência e honrando o seu doutorado (doutor da igreja). Um livro que nos leva a interiorizar os ensinamentos de Cristo, sumo mestre.

gab 02/04/2020

Ouçamos os doutores da Igreja
Maestral explicação do Sermão da Montanha. Ainda acompanha a biografia da Legenda Áurea da vida de Santo Agostinho. Realmente um tesouro da tradição católica.

Tiago 17/06/2020

Ótima leitura
É uma excelente leitura que nos mostra a interpretação baseada em toda sabedoria de Santo Agostinho, ele nos ajuda compreender cada detalhe através da sua interpretação sem que haja dúvidas sobre sua escrita

Geane.Gouvea 23/02/2021

Em algum momento, você irá ouvir falar de Santa Agostinho, ou sobre sua vida, seu testemunho de conversão, o chamar de "O doutor da Igreja", e etc.

Ler sobre ele, e suas explicações, é desafiador, mas também apaixonante.
???

Neste livro, aquela famosa passagem da Bíblia do "Sermão da Montanha", é interpretado cada trecho, e Deus nos fala nos detalhes, divido em 2 partes. Na parte 1, sobre os preceitos que ensinam como moldar nossa vida; e parte 2, das beatitudes que nos permitem ver a Deus.

Ana Letícia 12/08/2021

d'O Sermão da Montanha
"Não basta sofrer o mal: é necessário toletá-lo pelo nome de Cristo, não somente com paciência, e sim com exultação." Santo Agostinho - O Sermão da Montanha

O Sermão da Montanha foi a primeira obra de Santo Agostinho que tive oportunidade de ler, e mal sei descrever quão incrível foi essa experiência! O Sermão da Montanha trata-se do sermão de Jesus Cristo presente no livro bíblico de Mateus, e diante disso, Santo Agostinho destrincha versículo por versículo, relacionando as bem-aventuranças descritas por Nosso Senhor com os dons do Espírito Santo e, deste modo, utilizando diversas passagens bíblicas e artifícios da tradição da Santa Igreja para nos apresentar do modo mais claro possível os ensinamentos de Jesus nessas passagens. É extremamente admirável o zelo de Santo Agostinho ao se referir as escrituras e as interpretações possíveis, podemos ver em diversos trechos ele sendo cuidadoso ao se referir a uma palavra grega ou latina específica, bem como suas traduções; ademais, a humildade do santo de tentar trazer ao leitor os ensinamentos e, ao mesmo tempo, reconhecer seus limites, é algo perceptível e deslumbrante! Para quem procura uma boa interpretação das Sagradas Escrituras, O Sermão da Montanha definitivamente é uma obra recomendada! Essencial não apenas para católicos, mas para qualquer um que procure uma boa interpretação e meditação bíblica.
Santo Agostinho, rogai por nós!

Naisa Melo 19/01/2020

Maravilhoso
O Sermão da Montanha deve ser um livro indicado para todo católico que queira viver sua fé, pois Santo Agostinho neste livro nos explica passagens do Evangelho de São Mateus de uma forma bem esclarecedora ,tirando as dúvidas e nos fazendo refletir sobre o que Cristo pede a cada um de nós que o queremos seguir.

Thais.Cestari 26/01/2022

Modelo de vida cristã
Achei maravilhoso este livro com os ensinamentos de Santo Agostinho, práticas da perfeição da vida cristã ?? Observar as palavras do Senhor para conduzir nossa vida.