A Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas

A Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas Tracy Hogg...

Resenhas - A Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas

Soraia 31/03/2011

Meu livro de cabeceira ( toda mãe de 1º viagem tem que ler)
O Livro da Encantadora de bebes ou EBB como ficou conhecida também - é até hoje meu livro de cabeceira.

O livro da Capa Rosa, "resolve todos os seus problemas" é mais objetivo e direto que o da capa azul, embora essse também seja excelente.

Eu recomendaria a leitura desse livro para as mães que já tiveram seus bebes e ainda estão se adaptando (como foi o meu caso). Já o da capa azul é excelente leitura para quem esta grávida. POis tenho certeza que quem lê o azul na gravidez acaba comprando o Rosa para usa-lo como Guia após a chegada do bebe.

Meu filho está com 1 ano e 2 meses atualmente e eu ainda utilizo esse livro como um guia. Principalmente quando acontece alguma mudança de etapa ou comportamento, eu não fico tentando "chutar" ou adivinhar sozinha, simplesmente abro o livro da EBB e lá está todas as informações e sugestões do que fazer naquele momento.

Os principais assuntos abordados que mais me interessam são:

Geral: conhecimento sobre a personalidade do bebe.
Geral: Apresentação da rotina EASY (Eat/Activity/Sleep/You)
Alimentação: Passando pela dieta líquida, passando pela introdução dos solidos e chegando até a fase de diminuição do apetite.
Sono: Explica dentro da Rotina EASY a importancia das sonecas, que vão mudando de quantidade ao longo do desnvolvimento do bebe até chegar a 1 por dia após 1 ano e idade.
Comportamento: Apresenta uma série de importantes mudança de comportamento, estimulos adequados, até por volta dos 2 anos.

Em resumo, um livro essencial para quem é mãe de primeira viagem.

Alecio Miari 06/07/2013

Não sou o público-alvo
Uma bosta, livro chato e muito repetitivo. Sempre ouvi ótimas recomendações acerca dessa leitura: que funciona mesmo, que a amiga da irmã da sobrinha da cunhada da filha da minha vizinha ouviu falar que ela aplicou os fundamentos e que o bebê dela é um anjo.
Me deparei com uma leitura cansativa e muito repetitiva de uma autora prepotente. Frases como "você vai sofrer para fazer isso pois não tem a minha prática" ou "eu tenho muito tempo de experiência e para mim é fácil, mas sei que para você não será" são constantes ao longo da leitura.
De qualquer maneira o livro não é para mim (homem, pai interessado em melhorar a educação dos filhos), é voltado somente para mães.
Se você é homem e quer saber sobre estes assuntos recomendo o "Quem ama educa" do Içami Tiba que é muito melhor que este daqui. Se você é mulher e adorou este livro sinta-se à vontade para me xingar.

AngelaS.DiasNagami 20/10/2022

Achei um porre
Você tem um bebê e com ele, ganha a tarefa de ter um excel, pra controlar a rotina dele, rotina que você nem faz ideia como começar ao certo. Achei uma grande besteira alguns pontos, pois algumas coisas não funcionam igual para todo mundo... cada bebê é um bebê.
Talvez seja interessante ler antes de ter um filho, porque, com puerpério e tudo mais, as "dicas" desse livro que na verdade é mais um monte de regras, mais vão te frustrar do que ajudar.

Longa 19/07/2020

Não digo que estou segundo (segui) à risca todos os conselhos do livro mas várias passagens me ajudaram a mudar minhas perspectivas e o trato com minha filha. Para quem está passando por sérios problemas em algum aspecto da criação de uma criança aconselho a leitura e seguir os conselhos do livro. São técnicas simples e que exigem apenas paciência e carinho pelo seu pequeno.

Gisa Brum 07/06/2021

Leitura essencial para quem não quer passar sufoco nos meses iniciais de vida do bebê, já que é uma fase de adaptação para o pequeno e para os pais. O livro ensina de forma clara e eficiente, como colocar o bebê em uma rotina estruturada de forma que a criança fique mais tranquila ao longo do dia e os pais não fiquem com cara de quem acabou de ser atropelado por um trator.
Maravilhoso!

Tatiane Buendía Mantovani 22/05/2010

Mais ou menos...
Gostei deste livro, algumas informações me foram muito úteis, embora não tenha concordado na totalidade e não o siga como bíblia ao contrário de algumas mamães que eu mantenho contato.
Obviamente, o foco da Tracy Hogg é e sempre foi o público americano, onde não há incentivo à amamentação prolongada (ao contrário do Brasil) e relutei bastante ante às suas rotinas impostas, tão rigidamente e sem flexibilidade alguma.
Então, as técnicas não me foram úteis (qdo o li, minha filha já tinha 6 meses e algumas das ténicas a autora diz que devem ser aplicadas desde o nascimento (!). No entanto, o livro tem algo que eu valorizei demais: a parte em que ela explana sobre o vínculo mamãe-bebê, ensina a interpretar alguns sinais que o bebê nos transmite e o modo como tranquiliza a leitora que a lê no pós-parto, certamente com os hormônios aflorados, confusa e desnorteada, as vezes parece que as autoras nos pegam pela mão e dizem 'ei, você não está sozinha nesta, isto é normal, e vai ficar tudo bem', esta forma empática de comunicação foi o que eu mais gostei no livro todo, embora, devo ressaltar que encaro com muitas ressalvas as técnicas descritas por ela.

Alci 25/01/2009

Ótimo livro para mães de primeira viagem!
O que mais me marcou com relação a esse livro foi a frase: "Comece como você quer continuar". Na educação dos filhos não adianta buscar o caminho mais fácil, você realmente tem que estabelecer as regras e manter-se firme para criar filhos sãos, saudáveis e equlibrados. Boas dicas sobre o uso do vaso sanitário. Boas dicas para fazera criança dormir sozinha a noite inteira. Eu adaptei um pouco aquela coisa do "pull up, put down", mas deu certo comigo. Sobre alimentação também tem detalhes importantes. Enfim, um livro ótimo para começar a educar seu bebe. Recomendo!

Carla Martins 25/04/2013

Muita gente fala dele, mas pra mim não é tudo isso
Pedi esse livro no meu chá de bebê, porque ouvi muita gente falar que era leitura obrigatória para mães de primeira viagem. E eu, apaixonada por livros que sou, aproveitei para unir o útil ao agradável.

Desde o começo senti que ela fala de como cuidar de um bebê como se eles fossem robôs, com muitas generalizações e regrinhas que me chateavam só de ler. Então, imagina se vivesse aplicando aquilo o dia inteiro.

Eu sempre acreditei que rotina é tudo para um bebê e assim fiz na minha casa, mas a gente foi fazendo nossa rotina de acordo com os sinais dele. Não seguia as regras do livro nem aquelas ordem de acontecimentos. Para mim, não funcionou. Acho que nenhum bebê é igual ao outro e o que vale é entender que precisamos conhecer os sinais dos nossos filhos e criar uma rotina que tenha o mínimo de flexibilidade, porque a criança sente-se segura sabendo o que vem a seguir.

Conheço muitas mulheres que adotaram esse como seu livro de cabeceira. Não foi o meu caso. Mas, por via das dúvidas, leia e veja como você se adapta.

Cris 09/10/2014

Estressante
Acho que esse livro mais atrapalha que ajuda. Coloca metas e tabelas enquadrando crianças numa certa normalidade, enquanto esquece a individualidade de cada criança e a rotina de cada família. Deixa a mãe estressada, ao invés de colaborar para um relacionamento mais harmônico entre mãe e filho.

Marcela 09/01/2015

Vale muito a pena ler!
Super indico! Mil vezes indico!!!
Fiz todas as tecnicas dela e realmente funciona como mágica. Deve ser lido antes de tentar qualquer outra técnica, quanto antes for lido e posto em prática, melhor

Deh 07/09/2022

A encantadora de bebês
O livro ensina alguns métodos para fazer a criança dormir a noite inteira.
Pra gente não funcionou, mas isso é muito pessoal.
Em termos de paternidade, pode ser que o que funcione para uma família, não funcione para a outra.
Só quem tem filhos sabe. Hehe

Madalena.Leite 16/12/2022

Mais ou menos
Foi a pediatra da minha filha que indicou. Acho que o pessoal indica para mães de primeira viagem porque é um livro que traz muitos direcionamentos. De alguma forma te traz mais segurança. MAS eu não recomendo. Para saber o que fazer uma mãe precisa entender como uma criança funciona biologicamente e se ouvir. Tem vários conselhos nesse livro que são emocionalmente ruins. A autora usa a lógica do deixar chorar e extinguir comportamento de apego. Isso gera sensação de desamparo. Fora que alguns deixam a mãe exausta. Como psicóloga e mãe entendo que essas posturas trazem mais mal do que bem. Cada bebê tem uma necessidade diferente de contato e se tu realmente te conecta com o teu filho e sabe identificar, separar e manejar as tuas emoções, tu lê o que ele precisa. O que o bebê mais precisa é segurança, vínculo e colo. Cada um na sua medida. E ele precisa que o cuidador (seja a mãe ou outra pessoa) esteja bem. Eles sentem o que a gente sente. Se tu ficar ansiosa, o bebê não vai dormir.
Tem coisas nesse livro que podem ser aproveitadas, mas acho que quem não tem conhecimento maior sobre o assunto pode não saber filtrar.

@Marverosa 30/12/2019

Bom livro, Complementar ao primeiro, para quem está com problemas
Não leia este livro se você tem bebê de menos de 6 meses ainda, se não leu o primeiro, muito menos se não concordou ou captou o método da autora.

O primeiro livro explica o método pregado pela autora, particularmente acho bom.
Fala em estabelecer rotina e ter certo controle sobre seus sentimentos, ações e situações nos cuidados do bebê.

Acontece que algumas frases pontuais são MUITO mal interpretadas por alguns leitores. As partes que a autora é incisiva e direta, normalmente causam polêmica (como tudo na maternidade), embora essa mesma autora em outras partes do mesmo livro relate que nunca se deve deixar um bebê chorando ou abandonado, que em certas situações você deve deixar de lado o método e adaptar a situação. Mas como sempre, parece que tem gente que não lê a coisa holísticamente... tem que entender que a essa autora é rígida com os pais.
Ela coloca sim, uma grande responsabilidade da educação e comportamento da criança desde bebê no que os pais ensinam para ela, sempre ressaltando o quão trabalhoso e
Exigente é este processo, principalmente em crianças mais difíceis.

Esse segundo livro é mais direcionado para pais que tiveram problemas, exatamente por não seguir ou interpretar o metodo, ou por não serem constantes - cada hora fazem uma coisa. Ela divide os capítulos nos tipos de problemas - alimentares, sono, comprovante - reforça o método que ela aplica no primeiro livro (repete muita coisa sim), mas acrescenta detalhes e exemplos, além de ter alguns capítulos já direcionados para crianças mais velhas - 1 a 3 anos.

Este livro é bom para pais de crianças mais velhas 1-3 anos, com problemas de rotina e adaptação à certas situações.

É bom também para pais que leram o primeiro, mas não captaram muito bem os detalhes, e querem saber mais a respeito da sua situação com sono, alimentação, etc (embora eu ache difícil a pessoa ler o primeiro livro e abrir a mente para o segundo).

Não acho que ela dê receita de bolo, nem acho que esta absolutamente certa sobre tudo. Ela segue o método americano de maternal. Mas ela da sim diretivas boas e boa noção sobre rotina, sobre responsabilidade dos pais e não deixando a maternidade simplesmente ?a Deus dará?.

Anderson 12/01/2021

Livro bom, com várias dicas para pais de primeira viagem ficarem por dentro do que lhes espera após o nascimento. A autora exemplifica casos reais, ajudando o leitor a entender melhor as situações.

JESSY 17/05/2021

Livro muito pertinente para pais de primeira viagem, ajuda a lidar com o bebe e a rotina diária! Informações valiosas!