The Tower of Nero

The Tower of Nero Rick Riordan

Resenhas - The Tower of Nero

Pedro.Junger 10/10/2020

Um final digno, para todas essas aventuras que acompanhamos.
Rick Riorda nos entrega aqui, um final muito mais digno do que foi "O Sangue do Olimpo" (fechamento da saga anterior, que decepcionou a maioria do público). Na minha opinião, esse livro está na altura de "O Último Olimpiano" (que é o meu xodó, da primeira saga. As batalhas, personagens, enredo de um forma geral e principalmente, o desenvolvimentos do protagonsitas, estão perfeitos. Recomendo para todos e podem ter certeza, que é uma carta de amor a todos os fãs. Que a tanto tempo, como eu, acompanhamos as aventuras dos semideuses greco-romanos. Então, muito orbigado, Rick Riordan. Por todas essas histórias maravilhosas e envolventes. Que a cada volume nos apegavamos mais, a esse íncrivel mundo.

Ju Biasuz 18/12/2021

Esperei muito tempo pra ler esse livro, comecei a ler PJO faz 4 anos e nao poderia esperar um final mlr pra todos os livros que fazem parte desse universo, mal posso esperar pelos próximos!!

G@by 25/10/2020

Não tenho palavras...
Sério, não tenho palavras pra descrever o que esse livro fez comigo! Pela primeira vez eu enrolei para terminar de ler um livro, eu simplesmente não queria terminar a leitura, porque por enquanto esse é o último livro no universo de Percy Jackson e eu preciso de mais! Foram 10 anos acompanhando essas três séries, e agora acabou, eu não tava e ainda não estou psicologicamente preparada pra terminar essa série! Tio Rick, faz uma série com o Nico, nunca te pedi nada!

Débora 10/10/2020

Eu acompanho as histórias do Rick há uns 10 anos e, pelo visto, esse foi o último livro do mundo de Percy Jackson (minha esperança de ter um pouquinho mais desses personagens é porque ele disse que poderia escrever livros únicos, mas sagas como as 3 de 5 livros cada, não mais). Foi um livro muito gostosinho de ler e com um final que da vontade de ler mais, mas ao mesmo tempo, foi uma conclusão muito boa. Vou sentir falta dessas histórias e dos personagens, mas foi um bom final.

lunasolis 15/11/2020

Ótimo
Sendo sincera, eu achei que não ia gostar de Torre de Nero pq eu achei que o final ia ser apressado demais e não ia valer a pena. Eu me arrependo tanto de ter dito, apesar de a conclusão ser mais rápida, ela é tão emocionante que você nem liga, além de que você começa a ler o livro e nem vê que o tempo passou

Definitivamente é o melhor de As Provações de Apolo e foi muito melhor que a conclusão da saga do Magnus Chase e de Herois do Olimpo.

Nesse livro fica ainda mais clara a evolução de Apolo e como ele se relaciona com as pessoas ao redor dele depois desses 6 meses como humano. É incrível.

Cecilia261 30/06/2023

Cinco estrelas pro Rick (nada novo sob o sol)
Não deve ter nenhum livro do Rick Riordan que eu dei menos de cinco estrelas e não vou começar agora. O véio sabe o que tá fazendo. Uma conclusão à altura pra saga de Lester.
Esse livro, em específico, aqueceu meu coração do começo ao fim, porque explorou a relação entre Apolo e Will, e é aquele tipo de coisa que cura aonde dói. Morreria por eles.
Inovador e revolucionário? Não. Mas durante aquela meia hora cria ali pra você um lugar tão aconchegante, tão reconfortante, tão capaz de reconstruir a sua fé na humanidade que não tem preço.

gijo0 09/09/2023

Tenho um problema muito grande com lutas com chefões que simplesmente desaparecem por causa de algum poder inerte do protagonista, mas o finalzinho que apolo vai visitar todo mundo e o último parágrafo me deixou chorando

Vanessa.Santos 26/12/2020

Nem chorei. Mentira, eu chorei sim. Foram 7 anos anos acompanhando a história desses semideuses e o chegamos novamente ao fim. O Apolo certamente foi o personagem com o maior amadurecimento que o tio Rick fez e a amizade dele com a Meg é linda demais. Fãs de Percy Jackson que ainda não leram as provações de Apolo, leiam. Não só o final, mas toda a jornada faz essa saga valer a leitura.

dido4 05/09/2022

A Série das Provações de Apolo
Li essa série em 2020, quando o último livro ainda não estava pronto, e passei 2 anos antes de voltar para o quinto livro. Consequentemente, tive que recapitular o que havia acontecido nos outros livros e, ao fazer isso, percebi que algumas coisas me incomodaram na leitura da série toda, que também estão presentes nessa última obra, então resolvi escrever essa resenha mais sobre a série no geral do que sobre esse livro especificamente. Até porque, acredito que quem estiver lendo essa resenha já vai ter acabado a série ou pelo menos ter lido os outros 4 livros.

Primeiramente, queria falar das qualidades que eu enxergo nas obras de Rick Riordan e deixar claro que apesar das críticas que vou fazer, gosto bastante do que o autor faz. Mesmo não me considerando mais o ?público alvo? desse tipo de livro, ler e voltar para o mundo de Percy Jackson é sempre gostoso. A ambientação e cenários familiares dos livros trazem os sentimentos das outras séries do autor de volta, e a forma que os contos e histórias gregas são adaptadas para o mundo atual se mantém tão boas quanto eram nas outras séries. Inclusive temos deuses e criaturas bem diferentes e novas, que agregam bastante ao universo. Acrescentando a tudo isso, acredito que um dos maiores acertos dessa nova saga foi os pilares que essa série se apoia: os imperadores e as crises nos oráculos, que são ótimos fios condutores para a trama.

Agora, quero falar um pouco das coisas que mais me inquietaram nessa leitura. Uma das minhas maiores críticas é que estamos acompanhando Apolo - um deus - então, enquanto ele é humano, enquanto ele é Lester e tem um cérebro humano, não tenho problema com ele estar falando de coisas divinas e estarmos dentro da cabeça dele. Contudo me incomoda um pouco lermos a perspectiva dele como um deus, pois acho que se não tivéssemos nenhum vislumbre do ponto de vista de um deus em primeira pessoa acrescentaria ao fato de que não compreendemos como a ?mente? de um deus funciona. Quando temos esse ponto de vista, desmistificamos um pouco a ?divinidade?, que, para mim, é um ponto negativo (mas pode não ser para outras pessoas). Ainda nessa questão de pontos de vista, entendo o por que de acompanharmos apenas Lester, pois a temática do livro são as provações dele, mas me fez falta o ponto de vista de alguns personagens e o que aconteceu com eles durante o livro (como por exemplo as aventuras de Nico e os trogloditas na torre de Nero). E, se tivéssemos outros pontos de vista, seria possível fazer os últimos capítulos por outros olhos, que não os de Apolo - já de volta como um deus - e eu confesso que preferiria ler sobre ele como um deus nas perspectiva de outros personagens e não na dele mesmo.

Entrando no assunto dos personagens em si, no começo da aventura dos nossos protagonistas eu não gostavam muito de nenhum dos dois, nem de Lester, nem de Meg, mas com o passar dos livros eu passei a gostar de Lester e entender o crescimento dele, porém Meg nunca me desceu, sempre achei ela uma personagem meio insuportável, e com certeza ela é a personagem das séries de Rick que eu menos gosto. Dito isso, todos os outros que aparecem nos livros são ótimos e reforçam o universo de mitos criado pelo autor.

Por fim, apesar de gostar desse estilo de leitura, creio que essa série peca em um ponto que não é um problema para as outras. Sabemos que todas as coleções são focadas no infanto-juvenil, e temos nesses livros a mesma "fórmula" que Rick Riordan usa em todas as sua obras (que eu já li até hoje), mas ainda assim, acho que por essa série falar de um deus seria preciso ter mais cuidado em como tratamos dele. Os limites de Apolo não ficam bem definidos durante a leitura e acredito que isso impacta negativamente na trama. Por exemplo, quando o autor quer fazer uma piada sobre o instagram do olimpo ou sobre o serviço de streaming das musas, Apolo sempre lembra desses detalhes da época de deus dele, mas sempre que é para lembrar das informações úteis para o contexto parece que sempre escapa a ele. Não acho que isso seria um problema se a relação de humanidade/divindade de Apolo fosse bem estabelecida, mas infelizmente não vi isso.

Em suma, apesar de ter apontado muitas coisas que me incomodaram na série, ainda sim os livros são legais e divertidos de se ler, além de engraçados e leves. Na minha opinião, entre as três séries greco/romanas do autor, é, com certeza, a mais fraca, mas não significa que não vale a pena a leitura e que você não vai se divertir, eu recomendaria a todos que queiram sempre mais um gostinho do mundo de Percy Jackson e os Olimpianos. No entanto, se as duas primeiras séries já supriram o seu desejo mitológico, não acho que As Provações de Apolo lhe farão falta. E que fique claro, eu estou no primeiro grupo.
Apenas amassou

Resenha perfeita

????

Comentários muito pertinentes

gabrisingr 14/07/2023

Me emocionei kk
Achei o final bem digno da jornada até aqui
esperava que o apolo se envolvesse mais com os assuntos humanos mas tbm nao vamos muito do pós final
amei ver onde os heróis estão agora, depois de 15 livros a gente cria um laço emocional né
enfim to sentindo que vem coisa ai (alem do livro do will e nico que vou ler assim que possível hihihi)

livia 05/06/2021

chorei mt no final, acompanhei esses personagens desde pequena e eles cresceram junto comigo, vao fazer falta

anatms 17/01/2022

toa 5
EU AMEI ESSE LIVRO!!!
esses 5 livros valeram muito a pena, quero mais tio rick??
a história é incrível e super insolvente, é maravilhoso ver a evolução do apollo e da meg, ver os outros personagens junto com eles tbmm

no geral eu dou 4 de 5 estrelas para a saga toda, pq o livro 2 e 3 são chatos, mas os outros são bons

recomendo muitoo :)