Tudo que você não soube

Tudo que você não soube Fernanda Young

Resenhas - Tudo Que Você Não Soube

C4nteiros 10/03/2024

Perdida em meio aos participios passados.
A Fernanda Young tem dessas coisas, provocam as palavras a dizer coisas complicadas, bonitas e certeiras.
Apesar de ser meu primeiro contato com a escrita da Young, já sigo apaixonada!
O melhor presente que me dei, foi ter me jogado na escrita nacional há quase dois anos. Sua escrita me lembrou, em partes, o fluxo de narrativa e pensamentos da Carla Madeira e da Salomão Carrara (duas preciosidades da literatura nacional moderna).
Embora tenha acreditado firmemente que, após ler "Uma/Duas" e "A menina quebrada" de Eliane Brum, não mais seria tocada por narrativas sobre mães, filhas e traumas da mesma maneira, Young surgiu e despedaçou meu coração.
O livro é desafiador, belo, mas árduo, cru e dilacerante, não há delicadeza nos eventos vividos, mas há uma poesia intrínseca no trauma retratados.

Obs: lembrei muito da música "Astronaut", do Simple Plan, durante a leitura, uma vez que, a personagem se encontrava tão perdida quanto o eu-lírico da música em busca de socorro.
Vania.Cristina 12/03/2024minha estante
Preciso conhecer. Também adoro os autores nacionais

C4nteiros 12/03/2024minha estante
Acredito que vá gostar, Vânia.

Renata 25/02/2024

Cômico se não fosse trágico
Acho que era pra ser a história de uma tragédia mas me fez rir, ela fala e faz uns absurdos, o atropelamento, o marido que foi embora por causa do cabelo e em contrapartida faz questionamentos e apontamentos muito interessantes e profundos

Tais210 24/02/2024

Abandono
Não é um livro fácil, não vou mentir. Não pela escrita e sim pelo conteúdo. Parece um diário chocante que se emociona na mesma medida. É nítido o que a ausência dos pais acarreta na vida quando adultos. muitos gatinhos

Maria Barbosa 22/02/2024

Arrastão bem feito
O livro é arrastado, mas o início e o fim fazem valer a pena.
No geral é um livro que retrata o extremo quando há falta de amor dos pais na vida de uma criança. Achei que faltou mais detalhes de exatamente o que aconteceu e como ela foi desprezada quando criança para poder justificar tamanho ódio, mas como o livro se trata de uma carta para o pai, faz sentido que seja sem muitos detalhes, até porque o pai sabe exatamente o que aconteceu.
No final tem uma breve reflexão sobre amor que alugou um triplex na minha cabeça, ou seja, valeu a pena.

Gabriela 20/02/2024

FY nem te conheci mas te considero pacas
Eu poderia passar o resto da vida só lendo livros que se passam dentro da cabeça de uma mulher. ?Tudo que você não soube? é uma porrada e ao mesmo tempo é um abraço. Uma demonstração deliciosa de que todas somos a mesma e cada uma de nós é muitas. Retrato de uma feminilidade atualíssima, real, complexa e cheia de nuances, em oposição à tendência mainstream de um feminino quadradinho, careta, moralista e asséptico? Pena que eu vim conhecer o trabalho de Fernanda Young além do que furou a bolha só agora que ela não está mais aqui :(

Giovanna.Guimell 31/01/2024

C*ralho!
Livro muito cru e ácido,
tem um começo um pouco confuso mas a escrita da autora é fluída a todo tempo. muito bom.
a metade pro final me pegou demais, fiquei besta!!

Karina 31/01/2024

Processando
Terminei o livro e acredito que muitas das perguntas que me fiz nao foram respondidas. Apesar de nao ter sido meu livro favorito e ter lutado para terminar, a escrita fluida da autora é ótima. Ainda estou processando se a interpretação inicial dada pela personagem é real ou sao delirios, mas apesar da resposta ela vive um caminho de amadurecimento, autoconhecimento e relacionamento com o outro

Larinha 27/01/2024

?Por incrível que pareça, todos têm o direito de partir?
Pela história em si, seria um 3, mas o tópico é que não é o enredo nem a escrita que te prendem na leitura, e sim as reflexões

É pedrada em cima de pedrada com uma protagonista completamente traumatizada, que SABE que é desequilibrada e não entende como se portar nos seus relacionamentos

?Não sei bulhufas sobre as minhas finanças. Poderia custar a metade do que custo, sem qualquer complicação, e sou um vexame.?

Dalila 20/01/2024

"Não suporto um amor que não tenho. Sou o que o desamor fez de mim."
Comecei esperando pouco, com zero expectativas e fui muito positivamente surpreendida. No início fiquei um pouco perdida, mas depois que me situei na história achei a leitura uma viagem maravilhosa pelo fluxo de consciência de uma personagem claramente traumatizada, mas que externa os amargores de uma forma muito divertida, ácida e assertiva.
Achei a ideia do livro muito boa, escrever pra um pai moribundo todas as mágoas que as atitudes dele causaram na vida adulta dela é muito perspicaz, ainda mais pq ela entrega pequenos fragmentos das consequências dessas mágoas. Fiquei muito envolvida especialmente no enredo de como ela martelou a mãe dela. Me peguei tomando partido mais de uma vez, inclusive pq a narradora é muito carismática. E me pegou bastante ein, pq eu tenho pai presente, mas a experiência feminina de viajar na cabeça dessa querida é única.
A Fernanda Young tem um talento maravilhoso de fazer vc se ver nas personagens dela, mesmo quando elas são tão emocionalmente abaladas, na verdade acho que é especialmente por isso. Ela impulsiona essa fragilidade de se enxergar das feiuras de uma pessoa (personagem) que essencialmente é so uma mulher tentanto se encontrar em meio ao caos absoluto de ser ela mesma. É uma leitura rapida e dolorosamente gostosa. Recomendo

Milena.Fratelli 18/01/2024

Porrada
Que livrão! Não esperava menos pelo pouco que conheci a Fernanda Young... Sincero, uma escrita direta, reflexões interessantíssimas e que, mesmo fora da trama, me fez refletir nos personagens que eu crio pra viver as diversas Milenas que o mundo exige que eu seja, guardando em mim minha verdadeira face que seguirá preservada, sem talvez, nunca ser exposta em sua totalidade.

Não precisou de um "final". O livro não é sobre isso. Livrão, livrão!! Viva Fernanda Young!

Nandinh4 17/01/2024

Que saudades da Fernanda Young
Com certeza está entre meus livros favoritos!
Um livro cheio de reflexões, contém uma escrita muito característica de Fernanda Young que transforma o livro em uma experiência, já que estamos acostumados com o português polido de sempre.
Fernanda Young tem um jeito único de chocar.
Fui pega pelo desconforto, reflexões, dúvidas e talvez você se sinta incomodada com o desfecho desse livro ou até com a não explicação que a Fernanda deixa na história mas essa é a maior prova de que esse livro foi extremamente pensado e moldado para que fosse a experiência que é.
Para que você saiba que existem livros que você não está preparado para ler, esse é um deles.

carpediem897 15/01/2024

Simplesmente perfeito
"Tudo que você não soube", o romance de Fernanda Young, mergulha em uma narrativa intensa e sem concessões, onde a protagonista, uma mulher sem nome, desvela sua vida em uma carta ao pai moribundo, rompendo um silêncio que perdurou por anos. Abandonando o humor ácido característico, Young adota um tom amargurado, expondo as camadas profundas da protagonista.

A trama, narrada de forma não linear, revela uma vida marcada por traumas de infância que moldaram uma mulher dissimulada e imersa em um poço de desamparo. Mesmo ostentando uma rotina de luxo ao lado do marido e filhos, nas madrugadas, ela confronta seu passado e suas feridas abertas. A busca pela atenção do pai se entrelaça com a necessidade de chocá-lo com revelações perturbadoras.

A protagonista, apesar de aparentemente normal, é conduzida pela carência, constantemente em busca de aprovação externa. Ao exteriorizar sua raiva, ela se recusa a ceder à hipocrisia que a cerca. A obra destaca que, embora as frustrações sejam singulares, o sofrimento é uma experiência universal, oferecendo aos leitores uma visão penetrante da complexidade humana e da busca incessante por conexão. Young tece uma trama emocionalmente poderosa que ressoa com a universalidade da dor, lembrando-nos de que, mesmo nas experiências individuais, não estamos verdadeiramente sozinhos.

Danilo 14/01/2024

Experiência de leitura
Mais uma grata surpresa nesse ano! Um livro forte, cheio de reflexões e vazios da protagonista, com uma escrita muito característica e que transforma o livro em uma experiência de leitura muito única.

É provável que algumas pessoas se sintam incomodadas com o desfecho do livro e até mesmo com a confusão e "não explicações" que a autora deixa na história, mas para mim isso é uma técnica muito assertiva nesse tipo de romance epistolar.

Li o livro pelo BibliOn e já quero ler mais obras da Fernanda Young.

Alana.Pitol 07/01/2024

Um pouco cansativo em alguns momentos, mas genial. Tem abertura para várias linhas de raciocínio e diversas nuances.