Tudo que você não soube

Tudo que você não soube Fernanda Young

Resenhas - Tudo Que Você Não Soube

Nado 25/09/2020

Um prazeroso soco no meio do estômago
Através de uma personagem cheia de amarguras e ressentimentos, Fernanda Young mostra ao leitor uma visão de como o descaso, abando e desamor pode provocar traumas irreparáveis na vida de uma pessoa. Sucintamente ela mostra com transparência esse drama com seus peculiares pitacos de humor. A leitura é super fluida e você consegue devorar tudo em poucas horas. É uma história de tema forte que foi contada magistralmente de uma forma leve.
É a primeira vez que tenho contato com uma obra de Fernanda Young, que foi através da indicação de um amigo. Talvez eu nunca teria conhecimento desse título, o que foi duplamente prazeroso por sair da minha zona de conforto literária.
Recomendo a leitura.

Jorlaíne 11/05/2023

É sempre culpa da falta de amor!
Uma mulher cheia de traumas que escreve uma carta ao seu pai para explicar o porquê sempre foi problemática.
Por conta da falta de amor, atenção e pelo excesso de desprezo de seus pais comete muitas atrocidades como: martelar a própria mãe, usar drogas e fazer sexo com qualquer um sem proteção.
A ideia do livro em refletir essa falta de amor na personalidade e nos atos da protagonista é muito válida, mas achei que faltou profundidade no enredo. A história acabou ficando muito superficial.
A parte final do livro trata sobre a disputa feminina. Tema este tão importante para discussão. Esse foi o ponto alto do livro.

gean. 25/04/2022

Eu não sei o que falar desse livro. De verdade.

A leitura é muito fluida e também intrigante.

O conteúdo em si me chocou bastante. Por vezes pensei em parar mas a F.Y consegue de maneira cômica, para não dizer trágica, prender sua atenção com o humor ácido, ou também aquele morde & assopra.

A carta permeia entre um pedido de carinho implícito e uma raiva de anos externada.

Não sei se que lado ficar, mesmo sabendo o quão triste é o ser humano em situação de abandono (o que mesmo assim não justifica alguns meios e fins)

Recomendo a leitura junto com um chá de maracujá.

luizaslike 23/06/2021

um pouco de psicanálise ?
O livro é direcionado para um pai ausente narrado por uma personagem sem nome que aos 17 anos martelou a cabeça da mãe. Ela despeja toda a sua história, frustrações e marcas para que o pai ao menos nos últimos instantes a note. Uma viagem em torno da psicanálise ( é o que dizem).É um livro forte e a pp é chata pra caralho (reclamona acima da média). Mas é sincera... e não quer remissão ou migalhas em forma de pena "pois isso é deveras piegas". A Fernanda Young é gênia! Me senti sentindo coisas detestáveis. E ela citou muito a cultura BR dos anos 80- foi uma viagem. A literatura brasileira da primeira década de 2000 é uma experiência.

HAgata2 03/01/2023

Genial
Leitura fluida e tapas na cara. Simplesmente maravilhoso! Caramba vi esse livro no Tik Tok e não esperava que seria essa leitura tão gostosa. O primeiro do ano foi uma delícia.

Theo.Tell 03/08/2023

De inicio senti uma leve estranheza com a escrita, pq ela é bem frenética e cheia de sentimento já que é um grande monólogo. Amei a escrita da Fernanda, é muito envolvente e diferente dos livros que já li. Senti um misto muito grande de sentimentos com relação a narradora e também com relação as outras personagens. Vou procurar mais coisas dessa autora pra ler.

@eu_rafaprado 14/03/2023

Tudo que você não soube
Tudo que você não soube ? Fernanda Young.
- Nota 4,5 de 5 - 144 páginas (Tempo médio de leitura: 4h48m).
?Mas dane-se o entendimento, quero agora que você engula minhas histórias como engole o mais amargo dos seus remédios. Estou puta e não irei deixar barato. Preciso apenas ir buscar os meninos no curso de inglês e, na volta, você me aguarde?.
Fernanda foi genial, sabe aquela lenda de um cara que tudo que tocava virava ouro? Pra mim esse era o poder da Fernanda, transformava as palavras em preciosidades. Dona de uma inteligência impar e de um humor assertivo, cativava os despercebidos.
Me lembro de deixar o vídeo cassete programado para gravar os Normais nas sextas-feiras, geralmente eu dormia enquanto assistia o globo repórter, só pra não perder as risadas garantidas com os diálogos do Rui e da Vani, roteiro escrito por Fernanda Young.
Nesse livro, não vamos encontrar a Fernanda bem humorada, ela conta a historia de uma mulher que quando adolescente tentou matar a mãe a marteladas, foi presa, cumpriu a pena e se casou bem, com um homem de sucessos, tem dois filhos e uma casa na praia dos sonhos.
Essa mulher decide escrever um livro para seu pai, e expressar toda sua revolta pela vida, seus desassossegos, o pai encontra-se em cuidados paliativos, esta prestes a morrer, e ela quer contar tudo que ele nunca soube, antes que ele faça a travessia.
Temos todos os motivos para no mínimo estranhar essa tal mulher, mas o que acontece na verdade é o encontro de semelhanças, de identificação.
?Em mim, garanto que não há pecado, pois não acredito neles. Pode haver desespero e ódio, porque, na falta de amor, ocuparam-me os piores sentimentos?.
?Não sei quem eu sou, e sou egoísta: quero um computador novo, viajar por um mês sozinha, correr uma maratona e conhecer o deserto de Atacama. Odeio desertos, mas onde pode descansar alguém que não é capaz de entender o que fez e o que faz??
Fernanda, ao todo publicou 14 livros e roteirizou quatro filmes e 16 séries e minisséries.
Leia Fernanda Young, Leia mulheres nacionais.

byankao 02/02/2023

APAIXONADA
eu amo esse livro pqp te amo Fernanda young te amo???
n tava esperando o final (chorei horrores)
novamente, TE AMO FERNANDA YOUNG não vejo a hora de ler td que ela já publicou tal qual a leitora obcecada q eu sou ?

kelly.brekker 11/06/2023

"não sou alegre nem triste, sou poeta"
Eu não tenho palavras pra descrever o que foi ler isso aqui! apenas LEIAM.

"mas sou totalmente reticências, não tem jeito. Não tenho como evitar. Sou...sou um capítulo curto, com final em aberto. Uma cascateira inveterada. Minto em nome do amor sem ser poeta"

Laila 09/09/2020

Sobre abandono, amor, desamor, felicidades, perdão e, sobretudo, família. Livro um pouco difícil de digerir, mas os devaneios da personagem misturados com notas sarcásticas e humor ácido tornam fácil e rápida a leitura. Muitos sentimentos envolvidos

Alice Olivier 07/07/2020

Um livro forte e impactante
Comecei a ler esse livro sem grandes expectativas. Nem de longe eu imaginava o que me esperava pela frente...

Um livro realmente impactante, que diz a que veio. Narra a trajetória de abandono, descaso e desamor vivenciada pela protagonista, desde a sua infância, no seio familiar, que decide escrever um livro narrando a sua história ao pai, que se encontra à beira da morte.

Um livro tipo ?soco no estômago?, que pode desencadear alguns gatilhos, posto que narra com severa transparência a história da protagonista, que passou por uma internação aplicada a jovens infratores quando, ainda adolescente, marretou a cabeça da própria mãe (ressalte-se que isso não é spolier, está registrado logo no início do livro).

No entanto, por incrível que pareça, Fernanda Young, através de um humor ácido e louvável, apesar de toda a brutalidade contida na história narrada, ainda consegue tirar alguns sorrisos do leitor, fato este que realmente achei incrível, por tão improvável que me parecia este viés.

Livro que, na minha opinião, certamente faz jus às cinco estrelas que lhe dei.

Recomendadíssimo!

Laisy 04/09/2021

Pequeno mas pesado
Eu fiquei completamente devastada é um livro bem pequeno mas com uma densidade de sentimentos, aí gente eu demorei a ler pq eu precisava parar de respirar.

Nina 06/09/2021

Genial, intenso e cru.
Eu precisei parar pelo menos cinco vezes durante a leitura. Fernanda Young faz uma leitura tão crua e precisa do ser humano que chega a ser de embrulhar o estômago de tão real. É um dos livros mais impactantes que eu li por esses últimos tempos, talvez o que mais vai me impactar pela vida. Pouquíssimas páginas que fazem você refletir sobre todos os aspectos da vida como amar e ser amado, sobre rejeição, sobre luto, traumas e aceitação. É brilhante, e ao mesmo tempo me deu medo por ser tão real.

Leonardo Bezerra 20/10/2023

Comecei a ler Fernanda Young pela primeira vez com o livro Aritmética e não gostei. Hoje, depois de ler esse livro, sinto que talvez eu não tenha entendido o propósito de Aritmética ou então que eu não tinha maturidade literária suficiente para entender. Gostei muito de Tudo que você não soube, por sua personagem muito bem escrita e o fluxo de consciência que remete a Clarice Lispector e Virginia Woolf. Tem algumas passagens nesse livro que achei tão lindas que me considerei sortudo por ter tido contato com um livro como esse.

Olivia 18/09/2021

Tudo que você não soube é um livro escrito por uma mulher, que pouco se apresenta, para o pai contando tudo que ele não soube sobre a vida dela. Como ela seguiu em frente com os traumas e as situações difíceis, como ela está seguindo e como ela se sente.
Uma leitura bem psicológica permeada da tristeza, solidão, medo e insegurança da personagem. Em alguns momentos da vontade de saber a parte que ela não conta porque o pai dela já sabe...

"Seguro a mim mesma pelo cangote, como uma cadela carregando a sua cria. O que carrego é ainda mais delicado ? chama-se sanidade. Preciso defendê-la de tudo e de todos, para mantê-la em mim. Posso vir a comer a mim mesma, só para que ela não escape em delírios. Temo enlouquecer, já tendo certeza disso. Por isso sou kantiana. A Humanidade sou eu."