Portões da Prática Budista

Portões da Prática Budista Chagdud Tulku Rinpoche

Resenhas - Portões da Prática Budista

Dal Molin 09/06/2020

O livro é um tanto quanto denso. Na parte inicial, é realmente didático e interessante. A partir da metade, e sobre tudo ao final, já começa a tratar de conceitos mais complexos e só praticando efetivamente os ensinamentos pode tornar a leitura mais fácil.

eglair 24/01/2012

Ensinamentos preciosos
Me interessei por este livro pois fiz algumas visitas a um templo budista tibetano aqui perto de casa e este livro estava lá na loja do templo. Já havia lido alguns textos sobre budismo chinês, e fiquei sabendo durante essas visitas que existem diversas linhas e correntes de pensamento budistas. Este livro trata do budismo tibetano vajraiano.

O budismo tibetano vajraiano é a linha que mais me identifico, me sinto "confortável" com os ensinamentos. Este livro é ótimo para quem deseja saber mais sobre o assunto e começar a se aprodundar. O livro é escrito de forma simples e fácil entendimento.

Ao final de cada capítulo, existe uma área de perguntas e respostas que elimina muitas dúvidas que vão surgindo no caminho. "Portões da prática budista - Ensimanentos essenciais de um lama tibetano", é um livro para ficar na cabeçeira da cama e sempre ser consultado e relido.

O ensimanentos sobre como devemos trabalhar com os venenos da mente (apego, desejo, raiva, aversão e ignorância); a importância dos quatro pensamentos (o nascimento humano precioso, a impermanência, o carma e o sofrimento); o voto de refúgio e boditchita; a fé, a oração; o ioga dos sonhos e o guru ioga, todos ensimanentos precisosos coletados de maneira extraordinária neste volume.

Mari 30/03/2023

Preparação para a morte
Esse capítulo em especial me deixou apavorada hahahah É interessante perceber a manifestação da riqueza dos ensinamentos, que vão além do gostar ou não gostar. Apesar de tudo, assim como o próprio caminho, o livro nos traz a dimensão de que existe um estado além do samsara e das dores da nossa existência.
Eu tive meu primeiro contato com o budismo em 2017, com várias indas e vindas, mas esse livro me trouxe um olhar de questionamento, que acredito ser importante no processo. Minhas dúvidas podem me ajudar no caminho de reaproximação do Dharma e na construção de uma fé lúcida nos ensinamentos.

Lucas1429 12/11/2021

Ideal para uma básica introdução ao Budismo Tibetano
Chagdud Rinpoche, precioso mestre, explana diversos tópicos, com seções transcritas de perguntas e respostas. Fala de forma direta e explicativa, citando experiências pessoais e de outros professores com quem estudou. Livro maravilhoso para se aproximar do Dharma.

Wagner 06/11/2016

ILUMINAÇÃO.

(...) Iluminação significa simplesmente descobrir dentro de nós o que já está lá (...)

TULKU, Chagdud. Rinpoche. Portões da Prática Budista. RGS: Rigdzin, 2000. pp 39

Rafael Vargas 25/12/2016

Excelente para todos os níveis
O livro é excepcional para qualquer pessoa que esteja buscando informações confiáveis e consistentes sobre o Budismo Tibetano. O livro aborda assuntos profundos, porém com uma linguagem acessível e didática.
Fundamental.
Nele são ensinadas práticas como a dos quatro pensamentos, a eliminação dos venenos mentais e a transferência de consciência no momento da morte.
Lescano Romão 27/12/2016minha estante
Livro fundamental para aquele que deseja se aproximar das tradições de budismo vajrayana sob o ponto de vista da prática. Fascinante!

Lucas 26/12/2020

Começa com conceitos gerais e vai se aprofundando mais ao longo do livro.

Lorena Braga 27/06/2021

Uma completa viagem para o Tibete
Um livro de linguagem simples, cativante e didática! Me apaixonei completamente por essa leitura e saio dela com MUITAS reflexões sobre a vida, quem sou e meu propósito. Uma ótima pedida para quem busca um livro introdutório sobre budismo, mais especificamente o tibetano.

ariana 21/01/2022

Perfeito!!!!!
Pra quem se interessa no Budismo vajrayana e busca uma introdução didática, de fácil leitura, recomendo.

Mayllon.Theyllor 20/02/2022

Satisfatório
Mesmo tendo outra crença, tive interesse em ler o livro para entender um pouco do que se trata o budismo. Acredito que acertei na escolha do livro.

Não concordo com a fé budista, mas, para mim, o importante foi o esclarecimento que o livro pôde me trazer a respeito de tal religião.

Estou satisfeito com a leitura.

Joao.Magalhaes 10/03/2020

Excelente para iniciantes ou curiosos
Seja você alguém que queira conhecer ou alguém que queira se tornar budista (coisa que todos os seres já são, segundo Chagdud Rinpoche), esse livro é um ótimo primeiro contato! Traz conceitos básicos e avança um pouco na doutrina do autor, que é o budismo tibetano vajrayana. Vale a pena ser lido e re-lido.

Camila 05/12/2022

Portões da prática budista
O livro é uma introdução ao budismo Vajrayana.

Passando em cada capítulo por setores importantes do budismo e da meditação, é um bom manual e teórico.

GIS 07/09/2020

Excelente leitura para quem está iniciando os estudos no budismo.

Fabio.Ferreira 04/02/2021

Apesar do nome, este não se trata necessariamente de um livro para iniciantes. Chagdud Tulku Rinpoche transmite nesta obra a visão da prática budista, transparecendo de fato o que o praticante deve buscar e aonde. Um livro para abrir a mente e a visão, assim como para solidificar a prática e o caminho.

mateusdaua 10/02/2022

Bom para começar
Achei o livro bom para começar a entender alguns detalhes da prática budista. Algumas partes foram cansativas, alguns termos difíceis de ler, entretanto, esclarece muitas coisas para quem não conhece nada, assim como eu não conhecia.