Zanoni

Zanoni Edward Bulwer-Lytton

Resenhas - Zanoni

Claire 14/02/2011

Amada Viola
Uma das mais lindas estórias que li, que marca com profundidade e beleza a ambiguidade do coração humano, que oscila entre o amor a Deus e o amor dos homens.

Fascinante, narra a trajetória de um homem místico, mágico, que encerra em si os princípios mais elevados e poderosos, fazendo também surgir dentre as páginas a sabedoria de seu misterioso mestre.

Revela o abismo existente entre duas almas que se amam, porém que não compartilham do mesmo patamar de consciência, criando assim a dor da incompreensão e ignorância, que sucumbe as ações motivadas por um amor espiritual, que ensina a abrir mão do próprio destino, do próprio eu, em busca da proteção a da pessoa amada.

Junto com isso, ainda podemos encontrar o aspirante a aprendiz, que, ainda vendado pela sombra de sua própria ignorância, sofre ante o caminho que escolheu.

Um livro primoroso, repleto de um romance místico e doloroso, transbordando ensinamentos e reflexões.
Jair 22/04/2011minha estante
Livro espetacular!! Muito bom seu resumo.

CaWal 16/02/2013minha estante
Ótima opinião. Faz um tempo que li Zanoni, mas você relembrou-me sobre a distância que existia entre ele e Viola por causa de toda a diferença de consciencia e conhecimento dos dois. Minha mente voltou para a aquela página em me fez sentir essa angústia. Quem nunca percebeu que por mais que fale e explique algo, algumas vezes só o fato de a outra pessoa não ter passado por um determinado caminho, que nós passamos, é todo o motivo dessa pessoa não concordar com nossa visão sobre um fato?

Everton Furtado 02/09/2016

A verdadeira iniciação

Acredito que grande parte das pessoas que tomarem esta resenha para um observação irão esperar que eu diga algo relacionado ao duro caminho da pessoa a ser iniciada. Talvez deveria escrever isso, pois temo que minha opinião contrária seja interpretada errada e eu seja julgado ignorante por isso, quem sabe eu até seja, mas não posso ir contra aquilo que tomei por entendimento.
Não, o livro Zanoni para mim não representa o duro caminho daquele a ser iniciado, o protagonista da estória não é Glyndon como muitos imaginam, este é Zanoni, um iniciado nos mistérios da Rosacruz, detentor de conhecimentos ocultos e místicos, portador de uma sabedoria inigualável. O livro apresenta em si as dificuldades, as barreiras e o esforço, sem deixar de mencionar, a responsabilidade que um mestre tem que possuir para se manter elevado, equilibrado, mais difícil do que um profano que deseja ser iniciado nas artes ocultas de qualquer ordem a dificuldade vem primeiro para aquele que já foi iniciado, pois este deve manter-se sempre vigilante para que não cais em devaneios tolos e falhas superfulas, para que não cometa erros. Enquanto o abismo ignora o profano ele não descarta o iniciado. O livro consegue mostrar em toda sua beleza shakesperiana o árduo trabalho de um mestre para com o seu pupilo, a difícil decisão de passar conhecimento a alguém que tem grandes chances de vir a profaná-lo. Entre os dois rosacruzes presentes no livro, Mejnour e Zanoni vemos a sutil diferença de um que consegue se manter firme no propósito de sua ordem mas falha em iniciar um profano (Glyndon), e Zanoni que mesmo com toda sua sabedoria e conhecimento, falha, se deixando envolver por paixões humanas, mundanas aos olhos dos elevados que sabem que se prender, se deixar levar por algo tão ingênuo e imaturo e abdicar de todo o poder e conhecimento das esferas, dos planos inexistentes aos olhos mortais, é degradante mas, acolhedor à aquele que ama.
Concluindo, Zanoni , rico em sua simbologia por entre as páginas deste livro, nos apresenta que as vezes um mero detalhe, uma simples sutileza pode desgraçar com todo um plano, um objetivo, um ideal, que você já pode estar planejando por várias vidas, e, desperdiçar toda uma existência para alguém que tem conhecimento das leis da natureza, é algo que não consigo imaginar o quanto é doloroso.
Jota.Filho 02/01/2021minha estante
acredito que o poder da energia da forca do amor ainda seja superior a muitos iniciados visto que quem a criou o mestre jesus tambem foi tentado mas resistiu pois tinha uma missao a cunprir [alguns erros teclado incompativel desculpe......

Hellene 02/02/2012

Revisando conceitos
Gosto desse livro porque tua temática desmistifica a ideia que temos sobre o ocultismo. Com a personagem Zanoni, nos é apresentado esse mundo que antes de tudo, é desconhecido por nós. Tendemos a ter medo do desconhecido e o senso comum sempre tacha ocultismo de magia negra, o alquimista Zanoni é o mais humanos dos homens, e é um personagem emblemático para mim. Por fim, trata-se também de um romance, um amor impossível e por isso mesmo, belo. Vale a pena ler.
Jota.Filho 17/01/2017minha estante
Ja li este livro por duas vezes muito bom com tudo que já foi dito nos outros comentarios tenho a acrescentar que ele além do romance é tambem um livro de historia pois demontra como foi a revolução francesa e tambem fala da peste negra que assolou este continente nesta época para quem gosta do assunto indico aqui que leia tambem ADONAI , DEMIAN ,SABEDORIA ANTIGA , SIDARTA ETC

Angelo 02/12/2013

Por muito o melhor livro que já lí!

Ariel.Souza 15/09/2022

A elevação do amor.
Gostei muito da forma que a história trás assuntos como, Cabalá, alquimia e o ocultismo de modo geral. Mostrando isso através de uma conexão profunda entre os personagens. Acabando por criar um romance que transcende o plano terrestre ao qual estamos habituados a nos deparar.

Não sou muito de ler romances, mas esse, eu super indico.

Michele Alberton 19/08/2023

Um livro excelente, mas acho que não absorvi nem um terço da mensagem profunda que ele quis passar, o que me deixou um tanto quanto frustrada. A história se passa durante a Revolução Francesa (e foi com vergonha que tive que parar a leitura pra pesquisar o tema, não lembrava de nada da época da escola) e conta a trajetória da "queda" do mago Zanoni. É muito interessante, profundo, mas não captei bem a mensagem...