A Arte da Pesquisa

A Arte da Pesquisa J. Mark G. Williams

Resenhas -

fabio.ribas.7 14/12/2022

A arte da pesquisa
Fiz cada ?passo-a-passo? do roteiro apresentado no livro e isso me ajudou demais a ver e entender o que eu queria em termos de trabalho final. Um livro prático e desafiador. Chegou um momento que a parede da minha casa ficou parecendo com aqueles filmes de investigação policial, porque fiz as anotações em bloquinhos e papéis retangulares e os organizei, ligando-os por fio e tachinha.

Vou deixar aqui o esqueleto que surgiu para você acompanhar o desenvolvimento que o livro nos leva a fazer. Segue abaixo.

Compartilhando a construção do Projeto de Pesquisa Simplificado, a partir da leitura do livro ?A arte da pesquisa?, Wayne C. Booth (Autor), Gregory G. Colomb (Autor), Joseph M. Williams (Autor).

Primeiras reflexões

Problema:

Pesquisa:

P1: Quais as pesquisas nessa área já feitas por outros?

Base bíblica:

Incertezas:

1) Alguém já trilhou este caminho?

2) Vou encontrar material suficiente sobre isso?

Sobre o meu leitor ideal:

Avançando na construção do PPS, à medida que avanço na leitura do livro ?A Arte da pesquisa?.

Assunto:

Perguntas

Tópico específico:

Organizando as respostas às perguntas que fiz:

Qual?

Quem?

O que?

Como?

Pergunta: E daí se eu não sei ?como??

O resto do esqueleto está na minha página do site do Medium.

Gusma 28/08/2022

Indico pra todo mundo
Esse livro era tudo que eu tava procurando enquanto uma pessoa que está passando pelo processo inicial de me tornar uma pesquisadora.

Ele não vem com abstrações ou dicas lidando com a parte de lidar com pessoas e seu emocional no meio acadêmico, ele é realmente um manual com dicas práticas de metodologia. Tem uma linguagem simples, direta ao ponto e extremamente didática, com adicional de colocarem exemplos em todo caso possível pra ilustrar exatamente o que eles explicaram.

É um livro pra fazer muitas marcações e consultar sempre que for necessário. Vai me acompanhar nesse período da universidade. Quem estiver precisando de um manual que seja eficiente, pode confiar nesse.

Martony.Demes 21/02/2022

Uma ótima leitura e guia para Pesquisas
Eis outra interessante obra que li recentemente: A Arte da Pesquisa, Wayne Booth, Gregory Colomb e Joseph Williams.

Estou com algumas obras lidas e represadas pendentes de resenhas.

Este livro é como base e de aspiração para meu doutorado.

Este livro peguei como referencia em um evento virtual de computação, da UFF, agora em agosto! E realmente é um excelente guia de consulta para a pesquisa e escrita científica.

A obra aborda sobre as etapas da pesquisa, desde as perguntas relacionadas, passando pelos problemas, perpassando pelas fontes de informações conjuminando com as discussões e os argumentos; afirmações e evidências.

Considero uma fonte de consulta para o pesquisador iniciante ao avançado. Seja para o passo inicial, seja como um guia de consulta rápida e essencial.

P.S.: quantp a ampulheta, eu peguei emprestado do Álvaro.

Vale a pena!