Operação abafa

Operação abafa Ronan Farrow

Resenhas - Operação abafa

Franciele Müller 05/03/2020

Legal para saber os podres de Hollywood e saber como funciona o abafamento de notícias, assim como a criação e disparo de fake news.
Achava que o livro traria vários casos mas ele é baseado no Weinstein, ele é o predador principal do livro, de como foi conseguir as denuncias contra ele e as dificuldades de encontrar mulheres que aceitassem denunciá-lo publicamente

Erica 15/01/2020

Conclusão: A indústria cinematográfica (entre outras) é PODRE!
Se você é uma pessoa bem informada de tudo que rola mundo afora, você deve estar por dentro do escândalo mundial que envolveu um notório e poderoso produtor de filmes americanos que teve seu nome relacionado a vários casos de abusos sexuais, inclusive estupro de atrizes famosérrimas de Hollywood ao longo de 30 anos da sua carreira, o que deu origem ao movimento #metoo que reuniu várias mulheres que foram desacreditadas no passado.

Antes de ler esse livro eu tinha aquele típico pensamento machista do tipo “Nossa! Depois de obter fama aí vem reclamar”, mas... tudo mudou! Pense num cara horroroso, nojento, doente, asqueroso, odioso, infeliz, mal-amado que era esse projeto de homem chamado Harvey Weinstein, não tem como não sentir empatia pelas mulheres. Imagine você marcar uma reunião de trabalho e o CEO da empresa querer fazer o “teste do sofá” com você, daí você diz um NãO sonoro e mesmo assim ele te assedia (ou estupra) e depois ameaça usar toda sua influência para acabar com toda a sua carreira profissional, caso você venha a abrir a boca porque o dinheiro dele compra tudo e todos. E o pior de tudo? Essas ameaças são reais, pois apesar de muita gente saber o que acontece em off, o medo cala todos. Revoltante!

Livro excelente, ótimo trabalho do autor em expor essa e outras podridão na mídia, o jornalismo investigativo dele é de qualidade, o livro contém vários relatos e provas reais descritas e ele praticamente nomeia todos os bois. Leitura extremamente essencial e importante porque os esforços que os gigantes da indústria fizeram pra abafar casos de abuso de poder e assédios sexuais foram surreais, rolou até espionagem, vale a pena conferir. Recomendadíssimo!

akoblu 29/06/2020

Hollywood
Livro legal. Ótimo para aspirantes a jornalistas.
Não é um livro sobre fofoca, mas sim sobre um esquema predatório envolvendo os mais poderosos de Hollywood e adjacências.

Nicole 18/03/2021

Leitura rápida, fluída e da capítulos curtos. Teve contornos positivos com relatos da vida pessoal do autor e doses de humor na medida, que em nada diminuem a potência da investigação e principalmente do relato das vítimas. Apavorante o quanto as estratégias de silenciamento estão engendradas em todas as instituições.

Giu 13/05/2021

Esse trabalho fantástico do jornalista Ronan Farrow te faz perder a confiança em tudo quanto é instituição, se você ainda tinha alguma.

Obter essa história não foi nem de longe fácil, e o leitor sofre junto ao acompanhar a trajetória, seja pelos obstáculos criados ao trabalho jornalístico, seja pelos relatos nojentos e de partir o coração das mulheres que sofreram abusos sexuais e foram silenciadas.

Bruno Garcia 29/03/2020

A Indústria do Silêncio e O Jornalismo do Abafa em livro de Ronan Farrow
Umjornalista diante da pauta sobre os bastidores de Hollywood percebe que conforme avança na apuração se torna o alvo de forças externas e internas que conspiram contra a reportagem.

Ronan Farrow, o “garoto prodígio” do jornalismo investigativo americano, lutava pela história que muitos sabiam mas não conseguiam publicar: poderoso produtor de cinema era um predador sexual protegido pelo medo de suas vítimas, pelo dinheiro e por uma conspiração de silêncio que incluía até a diretoria do canal de televisão que Farrow trabalhava.

Harvey Weinstein na iminência de ser revelado, montou uma campanha de intimidação a Ronan ameaçando sua carreira, seguindo os seus passos e se valendo de uma história de abuso em sua própria família para atacá-lo.

Parece um thriller cinematográfico que inclui de espiões russos e poderosos advogados até financiamentos políticos e segredos de estúdios, mas é o livro “Operação Abafa: Predadores Sexuais e A Indústria do Silêncio”.

Leia resenha completa em: http://link.medium.com/xvRdWsmSf5

site: http://link.medium.com/xvRdWsmSf5

Bruni 03/11/2021

Incômodo, instigante e necessário
O resultado do trabalho de Ronan Farrow não é tão fácil assim de ler. Apesar de sua escrita simples, são muitas informações, muitos nomes, datas, locais, e diversos fatos relacionados, que vão e voltam na narrativa com os desdobramentos de uma intensa apuração. Mas o que pesa mesmo é ir descobrindo, página a página, quantas mulheres foram assediadas e caladas por tanto tempo na indústria do cinema. E o maior acerto de Ronan é justamente escancarar que, obviamente, não é somente nessa indústria. Ele relata o dia a dia dos bastidores do telejornalismo e, com isso, evidencia o abuso de poder em diversas camadas. Mas o mais bonito mesmo foi acompanhar o desejo de um jornalista atrás de histórias que devem ser contadas a qualquer custo. O livro também traz um pouco do seu relacionamento com o marido e com sua irmã, vítima de abuso por parte de Woody Allen. É incômodo, instigante e extremamente necessário.

Sid Dantas 07/02/2021

Os podres de Hollywood
Não ficção interessante sobre o escândalo envolvendo o poderoso produtor de cinema Harvey Weinstein. Como eu conhecida pouco da história funcionou como um thriller policial.

Wander.Santos 31/07/2021

O livro tem um tom de urgência, que lembra um roteiro de filme! E poderiam fazer esse filme. Pesado, o produtor uma das figuras mais escrotas da terra e além disso roubou o Oscar da Fernandona

Juninho 02/12/2022

Operação Abafa
Um livro que mostra como o poder e o dinheiro consegue silenciar e controlar as vítimas de abusos sexuais e assédio moral. Além de mostrar de como os poderosos podem controlar a mídia.
Uma coisa que gostei desta história foi ler os relatos da vítimas, trazendo uma perspectiva que não tinha. Mostrando como esses abusos são assustadores e os traumas que causam nas vítimas. Trazendo várias reflexões.
Por fim, este livro exibe a trajetória percorrida por Ronan Farrow para que sua matéria fosse publicada e feita justiça para diversas mulheres que sofreram agressões sexuais.