Pão-de-Mel

Pão-de-Mel Rachel Cohn

Resenhas - Pão-de-Mel

1 | 2 | 3 | 4

Mateus 02/02/2011

A grande maioria dos livros são escritos apenas para serem lidos, talvez degustados, e mais nada além disso. Outros, porém, são para serem lidos, degustados e, ao fechar da última página, surpreender o leitor. Pão-de-Mel se encaixa bem nesse último grupo. Não esperava nem de longe gostar tanto dele. Pensei que fosse apenas mais um livro adolescente bobo sobre garotas, mas ele vai muito além de um romance adolescente. A história, incrivelmente realista e com personagens super autênticos, nos faz ficar presos da primeira à última página.

Pão-de-Mel narra as aventuras e desventuras de Cyd Charisse, uma garota que irá divertir, emocionar e até chocar qualquer pessoa que ler o livro. Grandes desavenças com a mãe, um namorado que ela idolatra, uma família não tão normal, um passado negro e misterioso, a boneca Pão-de-Mel, a grande vontade de morar em uma comunidade com tudo o que ela mais quer na vida. Esses são alguns dos vários pontos abordados no livro. Pontos nos quais a vida está cheia, mas poucos lhes dão atenção.

Cyd Charisse é uma garota absurdamente louca, rebelde e cabeça dura. Mas ao mesmo tempo é amável, carente, gente boa e chama muito a atenção. O mais legal de tudo, com certeza, é que ela é extremamente real. Suas atitudes não são nem um pouco exageradas. Qualquer garota que ler o livro irá se identificar bastante com ela, e qualquer mulher madura ao ler o livro irá se lembrar de sua adolescência.

Divertido e interessante, o livro não deixa a desejar em nenhum de seus capítulos. Rachel Cohn tem um jeito bem diferente de escrever que me agradou bastante. Confesso que este gênero não é nem de longe o meu preferido, mas não tenho vergonha de dizer que gostei do livro. Como sempre digo, é ótimo variar nas leituras. E ter variado com Pão-de-Mel foi ótimo, me surpreendi realmente. De leitura imensamente fácil, este vai ser um livro que irá agradar a grande maioria das pessoas.
Lu 01/02/2011minha estante
Adorei a sua resenha, Mateus! Fico feliz que tenha gostado. Vc sempre reclamou da falta de personalidade das protagonistas femininas em livros para adolescentes. E personalidade é o que não falta a Cyd, com certeza!

Eu não fui uma adolescente como ela, não prova algumas coisas que ela fala ou faz, mas gosto que ela faça as coisas do jeito dela. Ele é autêntica.

Luh Costa 01/02/2011minha estante
Suas resenhas estão cada vez melhores!

DIRCE 20/03/2011minha estante
OI Mateus!
Que resenha!!!!
Você tem certeza que não inverteu sua idade? Não seria 61 ao invés de 16 aninhos?
Parabéns! Você tem futuro ( na minha modesta opinião).
Tenha um feliz domingo.

Gabi C. 27/11/2009

É um romance adolescente? Sim.
É fofo? Sim!
É bobo? De jeito nenhum.

Parece que muitos escritores que se aventuram a escrever um romance sobre jovens "rebeldes" não tem dosagem; ou adoçam demais a rebeldia deles ou a vulgarizam.
Rachel Cohn não caiu nessa. Cyd Charisse é uma adolescente rebelde. Mas uma rebelde diferente das demais que lemos por aí. Ela é "real". Certos conflitos e dificuldades que a Cyd passa são bem menos doces do que sugere o título do livro. Mas é tudo tratado de maneira sutil.

Eu diria que esse é um livro que trata de relações. A relação da Cyd com a família, com o namorado (ou ex-namorado), com os amigos e com todo o mais. Mas se fosse pra definir em uma só palavra, eu diria que se trata de um livro sobre o amadurecimento.

Enfim, super recomendo! =D
*Rô Bernas 30/11/2009minha estante
Sabe que sou da mesma opinião...comecei a ler achando que seria uma bobice, mas é mesmo uma estória que parece ser real, pois pode acontecer de verdade. O mesmo aconteceu com o livro Torpedo, que é meio bobinho, mas passa uma bela lição. Bjkas

Alana Bastos 23/07/2012minha estante
Seu comentário foi perfeito, ela é real!

Lu 25/11/2009

Adorei esse livro! Tem uma narrativa leve, com personagens com nome de doce... Sim, uma história adolescente. Mas ela tem um algo a mais, que a torna especial. Não consegui largar o livro.

Sinceramente, a menina do 'Cem Escovadas Antes de ir para a Cama" poderia aprender uma ou duas lições com a Cyd Cherisse. Ela pelo menos é autêntica.

Super recomendado!

Gabi C. 25/11/2009minha estante
É lindinho demais né?! *-* E a Cyd é tão fofa! Aliás, TODAS as personagens são tão cativantes! Só não gostei muito do Siri.. achei covardia ele com a tal de "Outono". rs Nem quero que a Cyd fique com ele. XD

Bárbara :) 23/03/2010minha estante
É um doce esse livro ;)

Jana 30/12/2021

Agridoce
Esse livro que conquistou de uma forma que eu nao esperava! A história é linda... A Cyd é jovem, mas já passou por muita coisa pra alguém da idade dela. Chorei em vários momentos. O núcleo familiar da protagonista é a coisa mais linda! Amo, amo, amo (com exceção da fixação dela no idiota do Siri).

Blog MDL 26/11/2013

Cyd Charisse não é uma garota comum em muitos sentidos. Com 16 anos de idade e um histórico de vida comprometedor, ela está de volta a San Franciso depois de passar uma temporada no colégio interno. Vivendo em guerra declarada com a sua mãe, Nancy, ela dividi seus dias entre jogar cartas com Pão-Doce – uma senhorinha que vive em uma casa de repouso na cidade – e observar seu namorado Siri surfar nas águas geladas de Ocean Beach.

Com um jeito rebelde, ela não consegue aceitar as regras que a sua mãe impõe e está sempre disposta a quebrá-las, mesmo que isso signifique ferir os sentimentos do seu pai Sid que foi quem a criou desde pequena. E é quando ela deixa as coisas fugirem do seu controle, que os seus pais – em uma atitude de desespero – a mandam para casa do seu pai biológico em New York. Animada com a possibilidade de encontrar um lugar na família de Frank, ela viaja cheia de esperanças. O que ela não sabe é que a Big Apple reserva muitas surpresas para ela e Pão-de-Mel, a sua boneca de pano.

Entre uma leitura mais densa e outra, busco sempre ler algo mais leve para descontrair. E foi em busca de uma história leve e ágil que eu comecei a ler ‘Pão-de-Mel’, contudo, a autora me surpreendeu ao apresentar uma trama que vai muito além dessas características, já que em meio a cenas divertidas Rachel Cohn aborda temas sérios que vão desde problemas familiares a traumas adquiridos em decorrência da rebeldia de Cyd. A maneira que ela fez isso me conquistou, pois ela não tentou vitimizar a personagem e mostrou que muito do que ela estava vivendo era em decorrência de sua própria rebeldia, o que tornou tudo ainda mais crível. Contudo, achei que a autora pecou ao conferir a Cyd uma personalidade dúbia que de tão contraditória parece que estamos lendo a narração de dois personagens diferentes e não de uma só.

Exemplos dessa dualidade podem ser citados através do modo com que a Cyd é uma garota doce com seus irmãos, com Pão-Doce e com o Siri, e é extremamente grosseira com sua mãe que só tenta dar a ela o melhor da vida; também pode ser visto na maneira que ela diz que ama o namorado, mas que não pode ver um garoto que fica toda excitada (incluindo o irmão do Siri). Sei que isso pode ser bem semelhante ao comportamento de uma adolescente da vida real, mas mesmo assim me incomodou, principalmente pelo estado constante em que os hormônios da garota entram em ação em pouco mais de 200 páginas.

Outro ponto que não gostei no que se refere a construção dos personagens foi o mistério todo que envolve o Siri, pois mesmo ele sendo muito importante para a protagonista as únicas coisas que sabemos a respeito dele são: ele gosta de pintar e surfa. Provavelmente isso ocorreu porque o próximo livro da série terá um grande foco nele, mas não custava nada a autora ter dado um pouco mais de voz a ele, não é? Entretanto, ela não só cometeu erros com os seus personagens, já que o Sid e o Danny realmente me cativaram. Ou seja, ‘Pão-de-Mel’ é um livro que possui erros e acertos de modo proporcional – por isso há uma grande possibilidade do leitor ficar dividido entre o amor e o ódio –, porém, a parte negativa não é tanta que o livro não seja capaz de proporcionar bons momentos no decorrer da leitura, tudo irá depender do leitor em questão e do seu estado de espírito.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/11/resenha-pao-de-mel-por-rachel-cohn.html

Tati 07/04/2009

Cyd Charisse é uma menina sensível em uma carapaça de durona. Uma história linda de reconciliação e busca do passado que fz com que ela amadureça e veja realmente o que importa na vida!!! Recomendadíssimo

William Souza 07/09/2010

Não é apenas mais um livrinho!
Esse é um livro que cativa a quem lê, ele não é bobinho e aborda alguns assuntos bem sérios, não se deixe levar pela capa que é muito bonita!

Cyd Charisse é uma garota de 16 anos, que ao olhar de todos e principalmente de seus pais é uma “rebelde e arruaceira”. Conseguiu se meter em muitas confusões e ainda por cima ser expulsa do colégio interno. Sua mãe sempre sonhou com uma filha perfeita e fresquinha para os padrões que vivem, mas Cyd odeia sua casa, seu quarto tem que tem cama de dossel como uma princesa e todos que a julgam, então só quer saber de sair com o seu namorado Siri e adora ensinar palavrões para sua irmãzinha mais nova. Quando sua mãe não mais suporta as suas peripécias a despacha para Nova York, para ela passar um tempo com o pai biológico, que ela mal conhece. mas chegando lá, ela percebe que tudo não seria um mar de rosas, seu pai não liga muito para ela, sua irmã mais velha a odeia. Então meio que abandonada ela vai procurar novas aventuras ao lado de seu irmão que é chefe de cozinha.

No começo você fica meio perdido com os apelidos que a Cyd dá para a melhor amiga que é uma senhora que vive em um asilo, e para a sua boneca pão – de – mel (que dá nome ao livro). Conforme lemos o livro, percebemos que ela é uma garota igual há muitos por aí, sonha ser feliz com o namorado, morar em um lugar bem legal perto da praia e tomar muito café, no qual ela é viciada.

A autora aborda alguns temas fortes e polêmicos de uma forma simples, e que em nenhum momento você pensa em ficar com vergonha por isso. E até dá para pensar que isso possa ter acontecido com alguém que você conheça, ou alguém do colégio, por exemplo.

Esse é um tipo de livro que se eu pudesse leria várias vezes, a Rachel Conh tem uma narrativa muito gostosa que não cansa e cativa. Os personagens são carismáticos e cada um tem uma personalidade forte e marcante. E que eu recomendo muito para quem quer uma leitura leve e descontraída.

O livro tem mais duas continuações que se chamam: Siri e Cupcake que está sendo lançado em Setembro pela Galera Record e fecha a série.

10/09/2009

Delícia.
É um dos melhores livros. Dá aquele sensação gostosa de frio com chocolate quente, de sonhos e amor. Sem falar que a capa é linda!

Aline Memória 26/10/2010

Simples e divertido
Pão-de-mel é uma história simples que, no entanto, não cai no clichê das histórias de "adolescente revoltada". Gostei de como foi colocada a relação com a família, que Cyd tanto pensava encontrar na família de seu pai biológico, depois percebendo que não era assim.

A forma como a autora escreve é bem leve, divertida, que trata sutilmente até assuntos como o aborto. À primeira vista, Cyd Charisse parece superficial, mas no decorrer da história percebe-se que ela é uma personagem bem complexa. Gostei particularmente dos sonhos de comunidades que Cyd tinha, achei super diferente.

Também gostei da relação de Cyd com Siri, que espero ver como vai continuar no segundo livro da série, Siri.

Liv 17/02/2010

Muito fofo!
Pão-de-Mel é um romance adolescente que poderia ser como outro qualquer... mas não é! Se destaca por aproximar tanto os personagens da vida real que os torna mais identificáveis com o público.
Cyd Charice é uma garota de 16 anos que já passou por muitas coisas na vida. Ela tem seu lado rebelde, mas não é aquela coisa absurda e sem noção. Ela consegue ser amável em muitas situações, tem comentários sarcásticos e inteligentes. E amadurece muito ao longo do livro, mas não de uma maneira superficial.
Enfim, ótimo e envolvente! Quero muito a continuação, Siri.

Ligia 07/03/2010

Inesquecível.
Ok, eu acabei de ler esse livro e fiquei realmente deprimida por ter acabado. É fabuloso, e a personagem principal, Cid Charisse, uma adolescente rebelde e obstinada, mas tem um coração enorme, me conquistou :)
Eu consegui me ver ali, no meio dos personagens, vivenciando tudo aquilo, como se fizesse parte da história. Valeu a pena, totalmente. Daqueles que ficam na memória.

Ingridy Rayane 21/03/2010minha estante
Só com essa resenha já me deu

vontade de pegar ele agora!

Parece realmente perfeito!

Maria 16/08/2021

Leve como uma pena
O livro no início não me prendeu tanto, pensei seriamente em deixar esse de lado e pegar outro livro, mas decidi continuar para ver aonde iria dar todo aquele clichê de garota rebelde. E me enganei bastante em relação a isso, Pão-de-Mel é muito mais que um apenas romance adolescente, ele aborda diversos assuntos interessantes que deixa a história bem mais fácil de se ler.
A protagonista (Cyd Clarisse) parece ser rebelde e cabeça dura, mas no fundo é uma menina carente e gentil, que carrega uma boneca de pano chamada Pão de Mel, que foi uma lembrança que seu pai biológico (Frank) deu a ela na última vez que se viram, quando Cyd tinha 5 anos, oque de primeira é um pouco esquisito, até porque não é muito comum ver uma adolescente de 16 anos com a vida agitada que tem carregar uma boneca de pano, mas se você analisar bem você consegue entender o motivo daquilo, aquela boneca tem um significado afetivo para a menina (ela fala sobre isso na página 217).
A leitura é bem leve, e o livro não é muito grande, o ideial para quem terminou de ler algo pesado e quer dar uma esfriada.

Camila 22/10/2010

Ótimo.

Eu simplesmente não consegui parar de ler esse livro.
A vontade que eu tinha de continuar lendo se misturava com o sentimento de não querer que o livro acabasse!
Fiquei um pouco triste quando vi que faltavam poucas páginas para terminar. Fechei o livro e tentei pensar em outra coisa.
Não preciso dizer que isso durou pouco, não é? Não resisti e voltei a ler o mais devagar que podia (Assim, quem sabe durasse mais).
Queria saber o que iria acontecer com Cyd Charisse, uma garota rebelde, com problemas familiares e pessoais, que se sente rejeitada e carrega grandes dores, mas mesmo assim é uma jovem vibrante, divertida e que não se cansa de imaginar dias melhores.
Adorei o livro, achei super simpático e com uma escrita fácil e envolvente.
Rachel Cohn conseguiu passar um universo bem real. Sei que várias garotas vão se identificar com alguma ou outra situação pela qual Cyd passa: seja pelas discussões familiares ou a dor de terminar um relacionamento.
O único problema de Pão-de-Mel, é que ele me deixou maluca para ler a continuação, Siri.
Aposto que todos também vão querer saber o que acontece depois que o livro acaba.
É uma leitura deliciosa e nem um pouco cansativa. Eu fiquei totalmente seduzida pela história, Pão-de-Mel é cativante e merece ser lido.

Tenho um blog que faço críticas literárias
Acesse: http://camilemos.blogspot.com/

Rafaelle 04/04/2011