Perestroika

Perestroika Mikhail Gorbachev

Resenhas - Perestroika

claudioschamis 12/02/2009

Comprei esse livro há anos. Logo assim que lançou. Mas não consegui seguir adiante. E olha que gosto do gênero. Mas não consegui emplacar.

Helio 04/09/2014

Papo furado
Quando li, quando foi lançado, gostei, pois sou socialista. Mas, o Gorbachev decepcionou à todos e o livro virou uma estória da carrochinha!

Laura 24/06/2020

Apesar de um tanto romântico, Perestroika acaba sendo um ótimo objeto de estudo e um pouco do "outro lado da história" da Guerra Fria de forma muito didática.

Gorbachev faz uma ótima divisão para as pautas e nos dá um incrível panorama de vários âmbitos em questão, desde as medidas internas adotadas na URSS até como deveriam ser as relações entre os sovietes e o restante do mundo, separadamente.

É muito doido entrar de cabeça nos planejamentos da URSS quando já estamos em período da história em que sabemos como tudo entrou em colapso alguns anos depois daquela publicação. O volume traz planos e aspirações interessantíssimas que nem chegaram a se realizar.

Pensando no valor do livro no nosso contexto atual, é muito doido pensar que algumas das pautas abordadas ainda necessitam ser discutidas (mais de 20 anos depois!!), como é o caso do desarmamento e a ampla democracia para os países em desenvolvimento.

Leitura mais do que válida para abrir a mente, entender a história, as relações internacionais contemporâneas e, consequentemente, a configuração do mundo atual.

Felibalex 10/05/2021

Um sonho de reconstrução
A Perestroika é um plano lindo, que se tivesse dado certo teria mudado completamente o nosso futuro. O livro, escrito com muita paixão, eleva a URSS a um padrão que as vezes chega a ser fantasioso. A reflexão que fica sobre isso é: a nação era realmente tão soberana e foi amplamente boicotada pelo mundo, ou sofria de megalomania? Hoje, mais de 30 anos depois já sabemos que os EUA manipularam e muito todo o redor, o que me deixa particularmente triste com o que poderia ter acontecido. É importante a leitura, recomendo a todos essa leitura incrível.

Alex L.S. 14/05/2021

Projeto Perestroika
Gorbachev foi um dos chefes de estado da extinta União Soviética. Muitos esquerdistas e comunistas não gostam do que esse homem fez, ou deixou de fazer. No livro vemos que existiu dificuldades de carregar a URSS nas costas, tendo em consideração um grande câncer mundial que se torna obstáculo contra a humanidade: os Estados Unidos. Um dos focos de Gorbachev era o desarmamento nuclear. Enfrentou dificuldades e alega que sempre foi tapeado nas negociações pelos seus inimigos ocidentais. Talvez os planos dele eram inocentes demais, mas com livro aprendemos que negociações não são fáceis e que os Estados Unidos sempre será o inimigo do mundo inteiro.

Kauã Torturella 03/02/2023

Livro interessante para compreender o fim da URSS
Um livro interessante para se entender mais o funcionamento do processo de abertura da URSS. Apesar de Gorbachev apresentar ideias que ele defende, não demonstra como a aplicação delas daria certo, se baseia numa crença apenas.
Quanto às políticas econômicas, claramente ele abre mão do histórico sistema planificado da economia soviética. Trazendo características típicas das economias de mercado, como a competição e a redução do apoio a micro e pequenos empreendedores, ele incentiva a vinda dos problemas típicos desses sistemas, como a criação de oligopólios. Além disso, apresenta também propostas interessantes para empresas, como a auto-gestão e propostas de modernização das indústrias soviéticas, que viviam uma defasagem quando comparadas às de outros países.
Já no campo social, existe um desejo da reforma educacional que diminui a importância de certas matérias, precarizando o ensino na URSS. O sistema educacional soviético, elogiado pelo próprio Gorbachev, apresentou um enorme sucesso ao fornecer educação de qualidade para todos. Além disso, existia uma tentativa de democratizar o país, fomentar a transparência das políticas, incluir o povo na tomada das decisões e romper com o burocratismo das altas cúpulas do PCUS.
Por fim, no campo das relações internacionais, Gorbachev possui inúmeros acertos, porém ainda persistem críticas. Sua defesa da soberania do terceiro mundo, do direito de auto-determinação dos povos e fim da corrida armamentista devem sim ser reconhecidas, mas ao mesmo tempo chocam com certa ?vassalagem? ao Ocidente (principalmente aos EUA) e relativização do imperialismo, uma vez que defende que os países do centro do capitalismo mantenham seus interesses em nações em desenvolvimento.
Ainda ao longo do livro, ele apresenta várias questões que rebatem mitos acerca do país, como a perseguição a religião.
No mais, Mikhail Gorbachev representou uma grande mudança no cenário soviético, por ser um rompimento com o histórico socialismo marxista-leninista soviético, sendo muito mais próximo da tradicional social-democracia europeia.