Manipulados

Manipulados Brittany Kaiser

Resenhas - Manipulados

Sandrað· 02/02/2024

Sobre o uso de dados e a democracia
Esse livro é um importante alerta de como nossos dados estão expostos de uma forma muito frágil na vida internet e como empresas podem usar essa fragilidade para tentar nos manipular. O livro foi escrito por Britany Kaiser, ex funcionária da Cambridge Analycts que foi também uma importante testemunha de como a empresa usava dados das pessoas, sobretudo oriundos de redes sociais como o Facebook, para manipular eleições mundo a fora, como nos casos de países da África, eleições do Brexit e dos EUA, basicamente aliados a candidatos da extrema direita, como Trump. O livro traz ao final um alerta de como não se deixar manipular e como proteger seus dados pessoais dessas empresas nada éticas. Recomendo.

Gerson 03/08/2023

Big Data, Autoritarismo e Facebook.
"Manipulados" é a explicação de como a Cambridge Analytica coletou dados pessoais de forma ilegal, nos dois lados do Atlântico, e os utilizou contra a democracia. As campanhas eleitorais personificadas, baseadas sobretudo no medo, impeliam o eleitorado a aquiescer com respostas simples para problemas complexos, o que obviamente favorecia a direita radical. Isso era feito com a total conivência do Facebook (de onde os dados eram extraídos), que sabia da situação e mesmo assim decidiu não fazer nada. Fica claro, a medida em que os detalhes são revelados, que sem o cometimento de crimes cibernéticos as vitórias de Trump e do Brexit não teriam acontecido.

Fico particularmente consternado com o fato de que a maioria dos que estão nas redes sociais estão alheios a esse tema e não fazem a menor ideia do quão fácil é roubar as suas informações e do quão valiosas elas são. Ora, se você não sabe que um determinado problema existe como poderia combatê-lo? Como não entendem a ameaça que empresas como Google, Meta, X representam, essas pessoas permancem nesses ambientes completamente ignorantes ao riscos a que estão expostas. Violar a privacidade tornou-se a regra e governos e cidadãos ao redor do mundo, de maneira geral, tem feito muito pouco diante desse cenário.

Infelizmente, muito do que é descrito por Brittany Kaiser, autora e ex-funcionária da Cambridge, ainda é atual, tendo em vista a quantidade de dados sem proteção em países como o Brasil. Ou seja, as condições que levaram ao poder os populistas reacionários ? sociedade civil ignorante do ponto de vista digital e a falta de regulamentação das Big Techs ?, na América do Norte e na América do Sul, por exemplo, poderão ser reproduzidas novamente num futuro próximo se nada for feito.

"Manipulados" não retrata apenas como a violação da privacidade de milhões de eleitores possibilitou o tecnopopulismo autoritário, mas também de que maneira uma progressista foi iludida e levada a lutar contra as pautas que um dia defendeu ardorosamente.

Brittany, uma democrata militante nos primeiros anos de sua juventude, acabou se envolvendo com o movimento conservador e o Partido Republicano na esperança de conquistar reconhecimento profissional e sucesso financeiro. Não conseguiu nenhum dos dois. Assim como ela foi ludibriada para defender interesses contrários aos seus, nós, fomos enganados pela falsa promessa de democratização que as plataformas um dia nos prometeram.

Com uma escrita em primeira pessoa, em que acontecimentos de interesse público são entremeados com a vida particular de Brittany, "Manipulados" é um holofote direcionado as sombras do poder, ao lugares que não vimos (ou escolhemos não ver?), ajudando assim a compreender a deterioração, ainda que parcial, das duas mais importantes democracias do mundo.

Aline221 28/12/2022

Louco ver o que pode ser feito com nossos dados... Esse livro mostra exatamente pq precisamos ter cuidado com nossos dados, não sabemos quem o está recebendo e nem as coisas que podem ser feitas, tanto as outras pessoas como nós mesmos.

Dude 06/09/2022

Big Data
O livro traz um relato sobre a importância de prestarmos atenção nos valiosos dados pessoais fornecidos para a Grande Rede.

andrebranun 23/11/2021

Como viemos parar aqui.
Livro-desabafo de uma das testemunhas chave do caso Cambridge Analytica/Facebook. Quem quiser saber o que aconteceu e o que acontecerá nas eleições de vários países de 2013 pra cá, leia esse depoimento.

Maria14598 26/11/2020

O livro mostrar, em primeira mão, a trajetória de Brittany Kaiser, cúmplice e testemunha da empresa Cambridge Analytica, e no seu uso de dados pessoais na realização de marketing direcionado com objetivos políticos. A primeira vista, honestamente, o livro me pareceu extremamente chato. "Pq eu quero saber sobre isso? Não me interessa". Mas com o passar da leitura, nossa, que choque.
Sabe quando a gente quer muito comprar alguma coisa, e depois de algum tempo, "magicamente", aparece uma propaganda exatamente disso na sua rede social? Então... Finalmente eu entendi que não era por conta de um "espião" no meu celular, é algo bem pior. Quando usamos qualquer tipo de rede social ou aplicativo, ele coleta diversas informações sobre você (os chamados "dados pessoais"), desde idade e nome até endereço ou preferências. E esses dados ficam com a empresa. Dependendo dos termos de uso, seu nome, suas fotos, seu endereço, suas curtidas, o "você virtual", todas essas informações estão com uma empresa. E o que eles fazem com essaa inflações? Bem, geralmente... as empresas vendiam para outras, e essas outras empresas, podem, como no livro, usar os dados para criar propagandas específicas para cada pessoa. Parece "inofensivo", não é? Mas quando isso se torna abusivo?
Uma propaganda que diz não só o que você quer escutar, mas também o que convence você a agir, até você fazer o que eles querem que você faça (comprar algo, ir a algum lugar, votar em alguém...). Mechendo diretamente com nosso emocional e com o que nos gostamos, usando medo, preconceitos e até mentiras, essa nova forma de propaganda, realmente, consegue influenciar a todos. O título do livro é perfeito, afirmando, na minha opinião, o que acontece quando não cuidamos direito de algo tão importante quanto nossas informações e como é tão simples ser manipulado se não prestarmos atenção aos nossos dados pessoais.
Depois da leitura desse livro, fiquei mais paranóica e vou ler os termos de uso de redes sociais? Sim kkkkkk.
Leitura muito informativa, e interessante. Recomendo.

Fernando 19/08/2020

Sobre dados pessoais
Com o caso emblemático da Cambridge Analitycs podemos utilizá-lo para servir de base para as discussões políticas e legais do uso das grandes bases de dados pessoais.

Maah Paolucci 12/08/2020

Own Your Data
Livro 3/12 do Clube do Livro de Proteção de Dados.

Aqui vai ser explicado o surgimento da empresa Cambridge Analytica, bem como a influência dela nas eleições em diversos países, especialmente nos Estados Unidos em 2016. A narrativa é contada diretamente pela Brittany Kaiser, que trabalhou na empresa.

A temática é muito importante, me fez refletir sobre como meus dados estão expostos e são de alta relevância pra certas pessoas, mas principalmente pra mim.

Ainda assim, achei a narrativa um pouco vitimista demais, sobre como ela era super #DireitosHumanos, e como pessoas boas podem fazer escolhas ruins, e como ela NUNCA percebeu pra onde as ações dela estavam indo, mesmo sendo especialista em dados e blockchain (?). Mas, às vezes foi isso mesmo né.

Enfim. Livro muito relevante pro momento que a gente ta passando, mas foca na questão dos dados.

tbmarlo 05/08/2020

Inocência da Protagonista ?
Difícil de acreditar que, depois de tudo q a protagonista viu, querer posar de inocente, de "não vi nada de errado", "achei tudo correto", etc...

O acontecimento em sí é assustador, nossos dados pessoais viraram moeda na mão desse tipo de empresa, e a gente não sabe de nada do q fazem com eles. Se vc quer um pouco de privacidade, delete as suas redes sociais agora !

Bruno Garcia 14/06/2020

Manipulados: Dados e Democracia
Se estamos vivendo a era das narrativas digitais e do colonialismo de dados, o caso Cambridge Analytica e Facebook é um marco por convergir empresas de tecnologia coletando dados de maneira ilegal de seus usuários para venderem ao marketing imoral de campanhas eleitorais.

No documentário Privacidade Hackeada (Netflix), Brittany Kaiser já é a guia pelas denúncias mas é no livro “Manipulados” (Harper Collins) que conta em detalhes sua trajetória trabalhando na Cambridge Analytica.

Uma testemunha e cúmplice do marketing político digital do mal baseado em exploração da privacidade na Internet (isso existe ou utopia minha?), ciência de dados, psicologia cognitiva, disseminação de fake news e difamação de adversários políticos com anuência do Facebook.

Acompanhar a história de Brittany é seguir uma linha do tempo pela evolução da política nas redes sociais e polarização de ideologias, pois ela desde jovem participou em campanhas progressistas pelos direitos humanos. Inclusive na equipe de mídias sociais do senador Barack Obama, cuidando da fanpage dele no Facebook, apagando comentários racistas, etc.

Após alguns anos como voluntária em ONGs na Africa do Sul e Libia, recebeu proposta tentadora: ser consultora em uma empresa inglesa ascendente que vendia “pesquisas comportamentais” baseada em dados.

A profissão da moda que pagaria bem, ajudaria sua família e forneceria a pesquisa para seu doutorado. Então, se antes era voluntária democrata usando planilhas para catalogar e responder milhares de apoiadores.

Depois de conhecer Alexander Nix, o CEO do SCL Group, ela passou a vender “comunicação estratégica” baseada em algoritmos preditivos para candidatos na Nigéria; no México; os “leavers” do referendo Brexit no Reino Unido e o candidato republicano nas eleições americanas: Donald Trump.

Leia resenha completa em: http://bit.ly/manipulados-livro

site: https://medium.com/revista-subjetiva/manipulados-dados-e-democracia-ae04df654246