Fragmentos

Fragmentos Caio Fernando Abreu

Resenhas - Fragmentos

brunaentrelivros 10/04/2024

A genialidade de uma escrita origial
Caio Fernando Abreu sempre será um dos meis autores favoritos porque ele é um dos poucos que consegue trazer tanto realismo nos seus escritos. Tudo que eu já li dele é genial e original, acima de tudo.
"Fragmentos" reune uma seleção densa e com passagens fortes, duas das características mais presentes na obra dele.
Sou suspeita pra falar, mas é impossível não sentir cada palavra.

lore 22/01/2024

No começo odiei todos os contos, depois eu amei meudeus achei que eram criativos e interessantissimosssss amo contos as vezesss

Zanteo 09/01/2024

Uma escrita poética, intensa e delirante
Trata-se de uma pequena coletânea de 11 contos de Caio Fernando Abreu, selecionados por Luciano Alabarse para compor essa edição de bolso da L&PM Pocket.

Com esse livro, tive meu primeiro contato com Caio F. e, nossa, como eu gostaria de ter conhecido sua obra antes. Acredito que com esses contos que compõem "Fragmentos" seja possível ter um vislumbre de como é a vasta produção literária do autor gaúcho.

Percebe-se que há muito da vida de Caio nos seus escritos que, a propósito, são carregados por uma potência criativa e emocional, intensa e, dependendo do ponto de vista, "confusa".

Conforme eu lia, especialmente os contos "Além do Ponto", "Os sobreviventes" e "Para uma avenca partindo", notei a fascinante presença da narrativa em forma de fluxo de consciência, o que me fez lembrar de "Mrs. Dalloway", de V. Woolf, e "Paixão segundo G.H", de Lispector; porém, aqui, aplicada de uma forma autêntica e com um toque distintivo de Caio F.

Muito embora cada conto aqui colacionado tenha um vigor tão potente que, ao final de cada um, eu simplesmente ficava sem palavras e sem saber como reagir quando concluída a leitura, acredito que meus favoritos foram "Os sapatinhos vermelhos", "Uma história de borboletas", "Para uma avenca partindo", "Além do ponto" e, sobretudo, "Aqueles dois".

Termino esse livro com um enorme desejo de "quero mais". E, aos que não conhecem a obra de Caio Fernando Abreu, considero ser uma excelente porta de entrada.

Recomendadíssimo!

???
"Perseguidos e acuados, os loucos na obra de Caio F. representam um olhar sobre uma sociedade que nega o diferente ou aquilo que não entende, uma vez que não se encaixam nos padrões dominantes. O autor revira as vísceras do aparente mundo da normalidade focando sua atenção nas drogas, na alienação, na autodestruição e nas punições ao comportamento não-convencional. Nesse panorama, a paranóia é crescente, e suas personagens não escapam do terror por ela causado.
"Loucura, eu penso, é sempre um extremo de lucidez. Um limite insuportável. Você compreende, compreende, compreende e compreende cada vez mais, e o que você vai compreendendo é cada vez mais aterrorizante - então você "pira". Para não ter que lidar com o horror", dizia Caio F. (MORICONI, 2002)." (COELHO (Biba), Eulália Isabel. Domínio do irremediável em Caio: palavra/imagem. Conexão ? Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 5, n. 9, p. 197-217, jan./jun. 2006. p. 210).

ana 08/12/2023

Fragmentos
Primeira obra lida por mim de Caio Fernando Abreu e por incrível que pareça foi um livro que eu levei mt para o lado sentimental, escrito sem vírgulas nem pontos finais, escrito de maneira fluída e sem poupar palavras. Houve fragmentos que sei q vão me fazer pelo resto da vida remetendo emoções que por mim msm já senti, junto com seu belo gosto musical e sua apreciação pelo piano de Erik Satie, um pouco de Billie Holiday, mas sem esquecer de Noturno em mi bemol de Chopin. Caio Fernando Abreu possui parágrafos mt vorazes, os q mais gostei em destaque foram "Os sapatinhos vermelhos" "Uma história de Borboletas" "Para uma avenca se partindo" e "Os sobreviventes" com certeza será um livro q lerei mais para frente novamente pq há camadas de profundidade q mudam toda vez q o leio.

Lucas1429 11/07/2023

Prazer, Caio Fernando Abreu!
Fragmentos é um ótimo portal para se conhecer a obra de Caio F. Abreu. Agrega textos que trazem marcas expressivas do autor - o fluxo de pensamento costurando a narrativa, a intimidade escrachada e o teor existencial dos textos são alguns dos pontos explorados pelo autor e muito bem selecionados na obra.

A maioria dos contos eu já conhecia de Morangos Mofados, e foi muito bom reencontrá-los com o olhar de hoje. Uma grata surpresa. No entanto, gostaria de ter me surpreendido mais com textos de outras obras do autor.

A forma como Caio Fernando Abreu escreve é cativante e instigante, nos faz querer mais como a um início de relacionamento, repleto de tesão e desejo, também de insegurança e confusão. Há, sobretudo, uma melancolia antecipatória do que ainda virá a ser.

Rafael1906 11/04/2023

Seleção de excelentes textos.
Há muito tempo tenho vontade de ler os textos desse grande autor dos nossos tempos. Caio é maravilhoso, uma escrita fluida, orgânica, humana, visceral. Nessa edição de fragmentos são reunidos textos excelentes dele e um inédito chamado "porta-retrato." Uma leitura necessária. Destaco os textos "sargento Garcia", "esses dois" e "os sobreviventes."

arthurcamandio 29/03/2023

Meu primeiro contato com a obra de cfb
Que leitura foda! além do ponto e aqueles dois ocuparam um lugar especial no meu coração. sem falar no sargento garcia, baita clássico.

Alexia 20/08/2022

O brilhantismo que transpassa gerações
Essa coletânea traz histórias que seriam facilmente vistas como a marca da depravação para muitos, mas para mim, eu li sobre algumas das muitas faces do amor - da vingança à loucura - submetidas ao preconceito daquela ou de outra época.
Até o ponto em que conheço a escrita do Caio F. posso dizer que o cara era de uma sensibilidade incrivelmente polêmica. Retratava, e muito bem, verdades inconcebíveis para aqueles que as concebiam. É como cavar sem cavar, e retirar de lá o inconfessável.

Abaixo, quotes dos contos que mais gostei:

"Não era mais Gilda, nem Adelina nem nada. Era um corpo sem nome, varado de prazer, coberto de marcas de dentes e unhas, lanhado dos tocos das barbas amanhecidas, lambuzada do leite sem dono dos machos das ruas. Completamente satisfeita. E vingada." (Os sapatinhos vermelhos)

"Cada coisa era cada coisa e inteira, na união de todas as suas infinitas partes. Mas e as sombras e os reflexos, esse que não se integravam em forma alguma, onde ficavam guardados? Para onde ia a parte das coisas que não cabiam na própria coisa? (...)" (Sargento Garcia)

"Para mim, piscar é uma espécie de vírgula que os olhos fazem quando querem mudar de assunto." (Uma história de borboletas)

"Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra." (Aqueles dois)

Luan539 28/02/2022

Melhores poemas
De vivências intensas e histórias de outras pessoas nascem os melhores poemas, que tocam qualquer pessoa de alguma maneira.

Giovana.rAdua 26/02/2022

bocas amargas, fragmentos azedos sobre as línguas
Caio mais uma vez devorando possíveis chances de amores e certezas de quase amores. Um livro só pra quem, de alguma forma, já tocou o amor. E há tantas e tantas formas de toca-lo?

?Olha, falta muito pouco tempo, e se eu não te disser agora talvez não diga nunca mais, porque tanto eu como você sentiremos uma falta enorme dessas coisas, e se elas não chegarem a ser ditas nem eu nem você nos sentiremos satisfeitos com tudo que existimos, porque elas não foram existidas completamente, entende, porque as vivemos apenas naquela dimensão em que é permitido viver, não, não é isso que eu quero dizer, não existe uma dimensão permitida e uma outra proibida, indevassável, não me entenda mal, mas é que a gente tem tanto medo de penetrar naquilo que não sabe se terá coragem de viver, no mais fundo, eu quero dizer, é isso mesmo, você está acompanhando meu raciocínio??

Sandra.Pogalski 22/04/2021

Apenas um conto inédito
Se você já leu alguns livros do Caio como Ovelhas, O ovo e Triângulo irá apenas reler alguns contos, neste livro temos apenas um conto inédito: Porta Retrato.

Para quem ainda não conhece sua obra será uma bela coletânea de vários dos melhores contos do Caio, uma leitura bela, dolorida e real.

Gus 17/11/2020

Fico tão sem chão com essa escrita, com a profundidade, com toda descrição que consome a gente, nesse misto de tesão e dor existencial.

Luciano Luíz 11/05/2019

FRAGMENTOS é uma seleção de contos de CAIO FERNANDO ABREU onde o cotidiano dos relacionamentos amorosos (e outros) são o tema central. Vale salientar que o sexo é um dos fatores fundamentais de suas narrativas (ao menos nesse livro) e principalmente o homossexualismo. Portanto, aqui temos uma moça querendo sexo com um loiro e um negro ao mesmo tempo. Um jovem de 17 anos que é dispensado do serviço militar e em seguida o sargento quer comê-lo no quartinho de uma transsexual. Enfim, não é só a questão sexual, mas aquele sentimentalismo por parte de um, outro ou de ambas personagens. Os diálogos são breves, a narrativa no geral parece fazer desaparecer algumas palavras para ficar mais acelerada. Dá a impressão de que aqui o culto e o profano precisam a todo custo andar de mãos dadas. Um não funciona sem o outro. Enfim, é uma leitura muito boa, principalmente para quem quer sentir como são outros tipos de relacionamentos íntimos.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Higor 20/03/2017

Primeiro
eis o meu primeiro encontro com ele, o famosinho do Facebook! ainda não posso fazer qualquer tipo de comentário.

veremos leituras futuras!