Xenocídio

Xenocídio Orson Scott Card

Resenhas - Xenocídio

Douglas.Moreira 01/05/2021

Segue a história!
Mais uma vez, um livro do Orson Scott Card entregou uma história concisa, com diversos personagens muito bem elaborados e um enredo bem diferente, com ideias promissoras em se tratando de ficção científica. Pra quem gostou dos primeiros, não vai se decepcionar.

Gihwest 22/02/2023

Gloriosamente Brilhante
Um livro sobre viagens, moral e dedicação, muitas questões filosóficas são explanadas nessa sega, e é por isso que eu recomendo esses livros, pois são especiais e únicos com pensamentos que podem surgir daqui alguns séculos.

Orlando 25/02/2013minha estante
sim, há outro livro e se chama 'filhos da mente' e se foca na esquadra de extermio indo para lusitania.
este livro já está no catálago da devir

MarinaSá 27/02/2013minha estante
Eba! Obrigada pela informação Orlando, vou providenciar esse outro livro em breve ;)

Alessandro 10/03/2014

O terceiro livro da Série O Jogo do Exterminador não decepciona!
Xenocídio (Xenocide) é o terceiro livro da série O Jogo do Exterminador (Ender´s Game). Escrito em 1991 foi vencedor do prêmio Hugo e Locus de 1992 de melhor romance.
O título é a combinação de Xeno-, que significa alienígena, com -cide, que é o ato de matar. Juntos os termos referem-se ao ato de matar populações de alienígenas.

Introdução ao roteiro

Em Lusitânia, Ender está em um mundo onde humanos, pequeninos e a Rainha da Colméia vivem juntos, em paz, mas nem tudo está bem.
Lusitânia também é o lar de um poderoso vírus, a Descolada, que é capaz de matar qualquer espécie viva que entre em contato, caso essa não seja adaptada ao convívio com o vírus.
O Congresso das Vias Estelares temendo que a Descolada escape de Lusitânia, o que ameaçaria a sobrevivência da humanidade, envia uma esquadra para destruir o planeta completamente, e todos que vivem lá.
O segundo xenocídio parece ser inevitável, a não ser que Ender, auxiliado por seus amigos, consigam descobrir um meio de controlar a Descolada, pois a simples erradicação do vírus causaria também a morte dos pequeninos que dependem dela para manter seu ciclo de vida.
Um novo planeta aparece na estória, uma colônia chinesa conhecida como Caminho. Alguns dos habitantes de Caminho possuem um estranho dom de ouvir os deuses, junto com um ritual de purificação degradante. Na verdade esse poder é muito mais do que parece ser, e eles terão uma grande participação nos eventos do livro.
Muitas discussões metafísicas, filosóficas e biológicas, seguem a linha de O Orador dos Mortos, o segundo livro.
Leitura obrigatória para quem gosta de ficção científica, e recomendo a edição da Devir, que é impecável.

Tiago 23/12/2022

Orson Scott card é pra mim o melhor escritor da atualidade e um dos piores seres humanos.
Ele parece duas pessoas, que qdo escreve crítica o que vive.
Nesse livro você claramente vê uma crítica a aqueles q são usados pela "vontade divina" para fazer o mal.

Alex 11/10/2017

Excelente ! Livro muito cabeça
A série do Ender's game é uma série que vai muito além da ficção científica. O filme popularizou o primeiro livro, mas os outros, inclusive este são muito mais profundos que o primeiro, tratando de assuntos como guerras psicológicas, discriminação e religião.
A parte da ficção toma conta de todo o livro, mesmo porque ele se passa em outro planeta, mas sem apelo às tecnologias, o foco principal são os personagens e a trama.
Não é difícil de ler e a leitura é muito prazeiroza.
Recomendo para quem gosta do gênero !

Evandro Luiz 08/02/2021

O inimaginável é sensacional.
Para mim, até o momento, esse é o melhor livro da saga, infelizmente para outros esse é o pior.
Então cuidado ao se basear por resenhas (não que a minha seja a certa, vai de cada pessoa).
A leitura continua bem fluida e avançamos no conhecimento da tecnologia por trás do Ansible, sobre o vírus da Descolada e de outro mundo chamado Caminho (colonizado pelos chineses). Para mim a melhor parte foi a evolução em cima da tecnologia do Ansible (criado - até onde sei - pela Ursula K. Lê Guin) e a narrativa em Caminho.
O primeiro capítulo narrado nesse planeta foi sensacional e me apaixonei por esse livro já nas primeiras 25 páginas.
Imagino que o desgosto de muitos seja exatamente onde mais gostei, sobre as teorias sobre o Ansible, nessas partes o OSC filosofa bastante e aprofunda no inimaginável, e talvez esse seja um dos motivos da saga estar incluída nas listas de Hard Sci-fi.
Em resumo gostei bastante e já estou começando a leitura de Os Filhos da Mente.

Lucas Garcia 19/04/2022

Rapaz (Leia com a voz do xaropinho)
Que livro absurdo, foram tantas coisas que aconteceram, algumas delas trazendo muitas respostas e soluções e outras mais perguntas e problemas para o futuro da série. Esse aqui tem uma pegada bem mais filósofica que os anteriores, mas não é nada como Nietzsche, é super fácil de entender, e se você parar para refletir algumas são bem profundas até, o ritmo da leitura é tão bom que mesmo nessas partes que seriam mais lentas a leitura continua leve e fluída, tem até a clássica discussão se Vírus são seres vivos ou não (Na vida real a resposta seria "depende" quem é da Biologia vai entender).
Ansioso pra ver o que os "filhos" vão fazer no último volume da série.

JoãoMSouza 28/05/2023

Bem escrito
Um bom livro, inferior aos 2 primeiros que são considerados clássicos da Ficção Científica e ganhadores de vários e importantes prêmios, 5 estrelas e favoritados na minha estante.

AInda assim vale muito a pena. Desenvolve melhor a tecnologia do Ansible, filosofa bastante sobre o vírus da descolada e o que é vida inteligente e o que não é, apresenta o planeta Caminho e sua religião, tudo de maneira bem escrita e mesmo sendo lento em algumas partes não é chato em nenhum momento. O que prejudicou um pouco pra mim a nota do livro e a experiência de leitura é a família Ribeiro, que não suporto desde o segundo livro e que aqui tem muito destaque. Personagens como Quara e Greco me irritam. Embora entenda o papel deles na história e a discussão que levantam, fica em um vai e vem muito grande com eles repetindo os mesmos argumentos e batendo cabeça por puro orgulho que todas as partes que os envolvem se tornam cansativas. Um pouquinho de terapia com esse bando de insuportáveis dessa família faria bem e eliminaria 90% dos problemas de Lusitânia. Os 2 personagens que " retornam" no final também diminuem a minha vontade de ler o último livro (Filhos da Mente), mas como eu amo Jane, Ender e o mundo criado pelo Orson Scott-Card, vou fazer um esforço qualquer dia.