Contos e Fábulas

Contos e Fábulas Charles Perrault

Resenhas - Contos e Fábulas

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

'Histórias ou contos de outrora' é o título que Charles Perrault deu a uma coletânea de oito contos, que se tornaram célebres na literatura universal. A obra traz uma introdução, composta pela tradutora, que desvenda para o leitor a atuação combativa de Perrault em relação ao ambiente literário do século XVII, época em que ele viveu, explicita o sentido que a expressão 'outrora' do título adquire na obra, situa o conto de fadas e a sua relação com o maravilhoso, bem como a sua origem assentada na tradição oral. As notas feitas pela tradutora levam o leitor a desvendar expressões peculiares dos originais, que ampliam seus significados. Em 'Cinderela ou o sapatinho de vidro', por exemplo, o apelido da heroína, conhecido entre nós como 'Gata borralheira', é explicitado em nota tal como apresentado no original francês, um apelido nada romântico e, se olhado com atenção, bem chulo.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573212556