Memórias de uma moça bem-comportada

Memórias de uma moça bem-comportada Simone de Beauvoir

Resenhas - Memórias de uma Moça Bem-Comportada

Alexandra 20/01/2024

Uma mulher que construiu sua própria história
Livro que nos permite acompanhar o desabrochar de uma mulher e de uma filósofa. Simone traz uma narrativa honesta e nos permite conhecer uma mulher que construiu sua trajetória pelo estudo e dedicação. Vale ler.

Crixtina 16/01/2024

Memórias de uma moça bem comportada
?A literatura permite vingar-se da realidade, escravizando-a à ficção; mas, embora tenha sido um leitor apaixonado, meu pai sabia que escrever exige virtudes rebarbativas, esforço, paciência; é uma atividade solitária em que o público só existe como esperança.?

lareS2 01/12/2023

Sensibilidade
Não sou muito fã de Beauvoir, mas devo destacar que essa narrativa é incrível e por ela muito me identifiquei. Nela pode-se entender como a mente da pensadora foi criada e os motivos que a levaram a questionar as imposições do primeiro sexo

Michelle303 06/08/2023

Um livro que se tornou uma das minhas paixões!

Autobiografia é o tipo de leitura que me atrai, e Simone é simplesmente incrível em seus relatos.

Detalhista, intensa e poética, Simone me transportou para cada momento da sua história e me emocionou na maioria deles, principalmente no final.

Quero muito ler os outros dois que completam a história da vida de Simone.

Uma leitura prazerosa e encantadora

Fernanda631 05/07/2023

Memórias de uma moça bem-comportada
Memórias de uma moça bem-comportada foi escrito por Simone de Beauvoir e publicado em 1958.
Memórias de uma moça bem comportada é uma autobiografia dividida em quatro partes onde Simone nos conta desde sua infância até sua vida adulta.
O tom de crítica à sociedade e aos papéis impostos às mulheres já começa pelo título e desenha toda a narrativa até o último parágrafo. O tom de crítica à sociedade burguesa e aos valores impostos às mulheres começa logo no título, pois a "moça bem comportada" é exatamente o que Simone não conseguiu ser. Quem conhece a historia e livros da autora sabe bem isso.
Ao contrário do que imaginei, sua escrita é fluída.
Na primeira parte da autobiografia, o leitor se aproxima da infância de Simone, vinda de uma família rica e influente da França. Ela conta que, quando criança, era bastante temperamental e sensível, chorando e reclamando ao menor sinal de adversidade. Naquela época, no entanto, sua família se desdobrava em atender aos seus caprichos, coisa que parou de acontecer quando ela entrou na adolescência. Simone também descreve a proximidade de sua mãe e de sua irmã, mas a ausência de seu pai. Ela se esforçava em atender as expectativas de sua família.
As memórias de Simone neste livro nos parece uma amiga que nos conta sua história.
Neste livro, Simone focou sua infância e adolescência. Os relatos de sua convivência com Elizabeth Mabille, a eterna Zaza, são comoventes.
Dentre todas as obras autobiográficas da autora, esta se destaca. Extremamente poético e emocionante.
A autora sempre buscando a leitura, o conhecimento e aprender coisas novas, e se indignando com o único destino possível às mulheres de sua época: casamento e filhos. Em determinado momento se vê sozinha, já que seus pensamentos e opiniões fortes à afastam da mãe e da irmã e já tinha sido separada da melhor amiga e seu grande amor ZaZa, já que a moça era vista como péssima influência a Simone já que eram muito parecidas.
Simone voltou-se para ZaZa, amiga de infância que a acompanhou no início da adolescência e, diz-se, foi seu primeiro amor. Na vida adulta, Simone teve diversas relações com mulheres, com o consentimento de seu então amante Jean-Paul Sartre.
Na segunda parte do livro, Simone começa a relatar diversos pensamentos e acontecimentos que a tornaram a filósofa feminista que hoje conhecemos. Tudo parece começar com o afastamento forçoso de ZaZa, tanto pela sua família como pela escola, que consideraram ZaZa - geniosa e de opiniões fortes - uma péssima influência ao caráter de Simone. Ela também começa a perceber uma série de falhas na sua família, falhas estas que ela não percebia quando criança, e que a fazem se afastar de sua mãe e irmã. Sozinha, Simone busca conforto no estudo e na leitura de livros "proibidos a moças comportadas" - sobretudo Filosofia.
Na última parte, que relata o início de sua vida adulta, Simone justifica suas escolhas por estudar Línguas, Matemática e Filosofia. Ela opta, predominantemente, por campos de atuação que irão "ferir" os valores de sua família, por serem contrários aos paradigmas de "uma moça bem comportada". Estes ataques à família e à sociedade burguesa alternam-se em inconscientes e propositais.
Simone segue até a fase adulta fiel ao que acreditava, buscando conforto nos estudos por campos de atuação propositalmente contrários aos paradigmas de uma moça bem comportada, como a matemática e as línguas, e na leitura de livros proibidos às mulheres, sobretudo de Filosofia.
Tornou-se escritora, filósofa, intelectual, ativista e professora, além de ter sido Integrante do movimento existencialista francês e até hoje ser considerada uma das maiores teóricas do feminismo moderno.

Silvia Ferreira 24/06/2023

Fascinante!
Autobiografia da grandiosa dona Simone de Beauvoir. Encantada com a história de vida dessa mulher que foi tanta coisa que me faltam adjetivos para escrever essa publicação.
O pai um dia disse a ela e sua irmã: "Vocês, meninas, não se casarão, precisarão trabalhar." Nessa sentença foi selado seu destino e nossa sorte. Porque Simone seguiu os estudos, fez matemática e literatura, e se tornou professora, abraçou a filosofia e virou o ícone feminista que todas conhecemos.
Fico imaginando que, se o pai tivesse dinheiro, e pudesse pagar o dote, talvez Simone casada precocemente, e apenas com os estudos básicos, teria se tornado uma pessoa totalmente diferente. Muito distante de quem conhecemos e que tanto contribuiu para o progresso do mundo.
Como é caprichosa a existência de certas pessoas. Como me fascina pensar em quantos caminhos foram trilhados para alguém chegar ao auge do seu desenvolvimento pessoal.
Simone de Beauvoir pegou dois limões que a vida tinha lhe dado e não fez só uma limonada, não. A bicha fez uma revolução. Que astro! Que mulher!

Carolina Santana 21/04/2023

Reflexivo e interessante
Muito interssante saber sobre a vida dessa autora que é inspiração para muitas mulheres. Sua história é muito reflexiva quanto a relação da mulher na sociedade da época, especialmente se falarmos sobre casamento, estudo e vida social. Chega a ser impactante sabermos que algumas situações não mudaram até hoje. Porém, foi uma leitura demorada. Algumas partes achei que levaram muitas páginas. Mas em grande parte a demora foi por conta da linguagem. Após concluir a leitura, descobri que há outros livros contando as próximas fases da vida da Simone. Quero muito continuar lendo e chegar aos anos de suas publicações.

Carolina 11/04/2023

"Ao mesmo tempo serviria à humanidade; que melhor presente lhe podia dar do que livros?"
Que leitura maravilhosa! Nessa biografia pude acompanhar toda a infância/adolescência de Simone, sua relação com a família, com os estudos, religião, política, etc. Uma escrita feminina fluída, um livro repleto de memórias onde nos mostra o significado de ser mulher (aos olhos de Simone) e suas vivências. O livro é dividido em quatro partes e de forma bem organizada onde podemos pular as etapas de sua vida com descrições.

Simone de Beauvoir é um simbolo da luta feminista, e trouxe contigo o poder da palavras e no modo de retratar toda a importância da existência/resistência do nosso sexo. Ler suas memórias desde a sua infância, até o momento em que ingressou no movimento feminista, foi inspirador. Um dos livros que eu mais risquei, marquei e fiz importantes anotações.

"Em todo caso, eu devia preservar o que havia de mais estimável em mim: meu pendor pela liberdade, meu amor à vida, minha curiosidade, minha vontade de escrever."

Romeu Felix 23/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Em "Memórias de uma moça bem-comportada", Simone de Beauvoir narra sua vida desde a infância até a juventude, quando se tornou uma escritora e filósofa renomada. A obra é dividida em duas partes, sendo a primeira dedicada à sua infância e adolescência, enquanto a segunda aborda seus primeiros anos como adulta.

Na primeira parte, Beauvoir descreve sua família de classe média, seus pais, irmãs e sua educação católica. Ela também relata suas primeiras experiências com a escrita e com a filosofia, além de sua descoberta da literatura francesa e dos clássicos gregos.

Na segunda parte, a autora conta sobre sua vida universitária em Paris, onde estudou filosofia, e seu relacionamento com Jean-Paul Sartre. Ela fala sobre sua paixão pela literatura e pela escrita, sua luta para conciliar o amor com a liberdade e sua participação no movimento feminista. A autora também aborda temas como a guerra e a política, a questão da liberdade e a escolha individual.

Análise:
Em "Memórias de uma moça bem-comportada", Simone de Beauvoir faz um relato sincero e comovente de sua vida, mostrando como sua formação e suas experiências a levaram a se tornar uma das mais importantes pensadoras do século XX. A obra é um testemunho da luta de Beauvoir pela liberdade individual e pela igualdade entre os sexos, temas que perpassam toda a sua obra.

A primeira parte do livro é especialmente interessante, pois revela aspectos pouco conhecidos da vida da autora, como sua formação católica e sua descoberta precoce da filosofia e da literatura. Já na segunda parte, a autora mostra como sua vida pessoal e sua produção intelectual se entrelaçam, e como suas escolhas pessoais se refletem em sua obra.

Em "Memórias de uma moça bem-comportada", Beauvoir mostra-se como uma escritora habilidosa e uma pensadora crítica, capaz de refletir sobre os grandes temas da vida humana a partir de sua própria experiência. O livro é uma leitura essencial para todos que desejam compreender a trajetória de uma das mais importantes figuras da filosofia e do feminismo do século XX.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Katiana.Almeida 09/08/2022

A vida de Simone
~ Resumo:

Nesa biografia Simone Beauvoir conta sua história de vida, sendo narrada desde a infância, quando se mostrava já uma menina diferente das demais, até a vida adulta quando seus ideais eram tão destoantes do restante das moças da época.

~ Impressões:

Apesar de Simone ser uma mulher fortissima, e que tem idéias e pensamentos sensacionais, o livro em si não é muito fácil de ler, a falta de dialogos e os paragrafos extensos, acabam cansando muito e tornando a história um pouco maçante, mas persistindo vc vai encontrar verdadeiras pérolas dentro da história, não foi a toa que Simone Beauvoir marcou na história!

Cris 29/01/2022

29.01.2022
Conta sobre a vida de Simone até a morte de sua amiga Zaza e como conheceu Sartre e a identificação com a sua pessoa. Mostra como a Simone era complicada desde criança, nunca estava feliz e todos à sua volta eram enfadonhos, exceto uns poucos amigos. Fala sobre seus sentimentos por Zaza, por Jacque que ora pensava ser amor, ora amizade, mas tinha a certeza que não queria se casar. Queria ser livre e viver a vida fora do imposto pela cultura e sociedade em que foi criada. Curioso é que o livro inteiro diz q não gosta de filosofia. Será q essa mudança ocorreu após conhecer Sartre?

Ariana87 24/01/2022

Boa Moça
Eu realmente amei esse livro, não conhecia nada da Simone pessoa, a Simone filósofa nós conhecemos um pouco e já é um ser humano incrível, mas ela pessoa é bastante admirável.
Esse livro não é para ser lido com pressa, uma das maiores intelectuais do último século tem que ser lida devagar, como se come um doce fino, seu estilo me arrebatou.
Acabei por sofrer junto com ela em vários pontos do livro, sua família extremamente conservadora me cansava tanto quanto a ela, e ficar aprisionada(ideias ou mesmo fisicamente) é um medo que transcende o medo infantil do escuro. Torci muito para ela ser rebelde e rebater os pais, o que raramente aconteceu.
Suas paixões infantis e na adolescência me tocaram porque não me é possível associar a Simone a ninguém que não seja o Sartre, e já sabendo da existência desse fiquei muito impaciente para que todo homem que lhe entrava no caminho sumisse. Inclusive Jacques, eu o odiei desde sempre.
No geral o título do livro é coerente, exceto quase no final por uma fase muito rebelde da Simone que me deixou surpresa e enlouquecida. Primeiro fiquei surpresa com ela ter sido uma adolescente e jovem bem comportada, considerando seu comportamento que é considerado subversivo na fase adulta, quando me acostumei com a ideia de que atos de rebeldia só viriam depois do Sartre, fiquei abismada com sua fase inconsequente.
O final me fez sofrer inesperadamente e me fez desejar que houvessem mais páginas, eu realmente preciso ler mais autobiografias dela.

kedy 07/12/2021

????????????
"Queria tornar me alguém, fazer alguma coisa, continuar indefinidamente a ascenção iniciada desde o nascimento; era preciso, portanto, fugir da rotina, sair dos caminhos batidos."

Deus opera através das casualidades naturais: o que ocorre na Terra exige uma explicação terrena.

De verdade, não me submetia a ninguém: era e permaneceria sempre senhora de mim mesma.

o que me importava era formar espíritos e almas; serei professora, resolvi.

coisas é preciso, primeiramente, entregar-se a
elas.

Em Paris, nos museus, acontecia-me trapacear;conhecia, pelo menos, a diferença entre as admirações forçadas e as emoções sinceras. Aprendi, assim, que para entrar no segredo das coisas é preciso, primeiramente, entregar-se a elas.

Se outrora desejara fazer-me professora é porque sonhava em ser minha própria causa e meu próprio fim;

Ter filhos, que por sua vez teriam filhos, era
repetir ao infinito o mesmo refrão tedioso. O
sábio, o artista, o pensador criavam um mundo
diferente, luminoso e alegre em que tudo tinha
sua razão de ser. Nele é que eu queria viver; estava resolvida a conquistar o meu lugar.

Ter filhos, que por sua vez teriam filhos, era
repetir ao infinito o mesmo refrão tedioso. O
sábio, o artista, o pensador criavam um mundo
diferente, luminoso e alegre em que tudo tinha

Fazia questão de minha independência; exerceria uma profissão, escreveria, teria uma vida pessoal, não me imaginava nunca como a companheira de um homem: seríamos dois companheiros.

só me casaria se encontrasse, mais realizado do que eu, meu semelhante, meu duplo.

Queria tornar-me alguém, fazer alguma coisa, continuar indefinidamente a ascensão iniciada desde o nascimento; era preciso, portanto, fugir da rotina, sair dos caminhos batidos.

Aline.Rodrigues 22/10/2021

Inquietante...
Ao terminar a leitura, me perguntei: Por que demorei tanto para descobrir esse livro? Foi uma leitura difícil, no sentido que foi "matigada" pacientemente e "degustada" em quantidades na medida certa. Não é um livro para se ler querendo chegar logo no final.
Aline.Rodrigues 22/10/2021minha estante
** mastigada

Giselle 28/05/2022minha estante
Senti o mesmo! Mas muito bom