Os Diários de Carrie

Os Diários de Carrie Candace Bushnell

Resenhas - Os Diários de Carrie

Regiane 06/03/2012

Uma leitura divertida e gostosa

“Os dois viram o olhar na minha direção e, então, relutantemente ao que parece, eles desgrudam suas bocas. Por um momento, tudo está parado, como se estivéssemos congelados num globo de vidro. E então eu me sinto assentindo. Sim, diz uma voz na minha cabeça. Você sabia que isso ia acontecer. Sabia que isso era inevitável. ”

Confesso que quando eu ganhei esse livro de uma amiga, eu entortei o nariz e achei que não ia me agradar, pois eu nunca fui chegada ao seriado de TV Sex And The City. Como eu estava enganada! Diverti-me demais com as atrapalhadas de Carrie. Também me comovi com suas decepções e vibrei com suas conquistas.

A história desse livro descreve o último ano do ensino médio de Carrie - antes dela deixar de ser apenas uma garota simples do interior. Ela e seus melhores amigos - Lali, Maggie, Mouse e Walt – seguem suas vidas tentando aproveitar o máximo a companhia um do outro, antes de encerrarem o colégio e terem que planejar o futuro acadêmico, trabalho, etc.

Tudo seguia normalmente, até que Sebastian Kydd entra em cena. A notícia de que o irresistível e intrigante bad boy está de volta, se espalha rapidamente, e logo chega aos ouvidos de Carrie, e com isso, ela se sente balançada.

Quando a nossa protagonista imagina que viveria um grande amor, como dos filmes e dos livros de romance, ela é apunhalada pelas costas por um de seus amigos. A decepção surge instantaneamente. Ela acaba caindo na real, e começa a questionar tudo a sua volta. Mas ela não se deixa abalar totalmente, pois a partir disso, Carrie resolve que é hora de correr atrás dos seus verdadeiros sonhos.

A história não é inovadora, mas é divertida e envolvente. A escrita da autora é tão atrativa, que fica impossível desgrudar os olhos das páginas. Li em um final de semana – e saibam que não é um livro pequeno. A narrativa é em primeira pessoa, mas em nenhum momento deixou a desejar. Não me senti no vácuo, pelo contrário. Deu para ter uma visão muito satisfatória de tudo que estava acontecendo ao redor.

Quanto aos personagens, eu ri horrores, e me afeiçoei a todos eles. Inclusive a vaca da Dona LaDona – a garota mais popular do colégio. Sim, ela me irritou muito, mas por ter uma personalidade tão forte, fica impossível não gostar dela. Mouse, essa amiga de Carrie é uma figura. Além de inteligente, é muito esperta. Ela pega as coisas no ar. Também tem um senso de humor fantástico. É uma das minhas personagens preferidas. Lali é mimada demais para meu gosto, mas ela tem seu mérito. Maggie parece que saiu de uma novela mexicana, de tão dramática que é. Tão exagerada que me fez rir muito e me lembrou que tenho amigas assim. Walt é muito fofo, e se preocupada muito com Carrie. Já Sebastian foi uns dos que menos gostei. Ele tem seu charme, mas faltou algo para me conquistar totalmente.

Gostei do fato do livro ter bastante interação com os personagens secundários, principalmente com a família de Carrie e de seus amigos. Isso deu um ar real dos acontecimentos. Tudo se encaixa perfeitamente. Fico triste quando o autor foca mais nos protagonistas e não desenvolve bem os outros personagens. Felizmente aqui todos são bem construídos e trabalhados.

A capa me agradou demais. Ela chama a atenção à primeira vista, principalmente quando se trata de leitores do sexo feminino. Mas antes de ler, eu não sabia que ela tinha todo um significado por trás, na verdade uma história. Depois que descobri isso – ao decorrer da leitura – eu não conseguia parar de ficar olhando, imaginando a situação. Adorei, não poderia ser mais perfeita.

Candace ganhou meu respeito e claro, mais uma fã. É uma história simples? Que retrata o cotidiano de adolescentes? Sim, mas a diferença está na forma incrível e agradável que a autora escreveu essa obra. Estou muito ansiosa para ler a continuação. Recomendo!
Camila 26/02/2014minha estante
Confesso que nunca me interessei por Sex and the City, assim como você, mas... Uau, adorei sua resenha! Esse livro com certeza será o próximo que eu vou devorar! *-*

Yas 27/03/2021

Sex and the city para adolescentes
A história em si é um pouco fraca, eu ficava esperando o enredo criar um rumo ou um objetivo e quando vi já estava em 70% do livro. A parte mais legal e emocionante (que na minha opinião, me lembra um pouco de Bridgertons) acontece lá no final do livro e não tem um impacto tão grande na história, ou pelo menos, não tanto quanto eu esperava/queria...

Além disso, a escrita da autora é um pouco confusa, mudando de cenário meio ?do nada? o que me incomodou um pouco.

Apesar disso, o livro (tal qual o seriado) traz muitos aprendizados sobre relacionamentos e sobre a independência feminina. É com certeza um livro que eu daria de presente para uma menina de 15 anos, para que aprendesse um pouco sobre as prioridades e realidades da vida.

Acho que foi o livro que mais fiz marcações de referências de frases na minha vida hahaha

Lauraa Machado 14/05/2020

Bacana, mas não muito marcante
Confesso que estou surpresa por ter gostado do livro, já que ele não tem charme, os personagens não tem química ou são interessantes o suficiente para você ficar animado quando aparecem. A escrita também não tem nada de especial que realmente movimente a leitura. A única coisa que me atraiu para o livro foi o fato de eu ser uma enorme fã da série Sex and the City e até mesmo gostar bastante do livro de crônicas. Se não fosse por isso, nunca teria dado muita bola para este livro.

Apesar de ser adolescente, acho que ele não funciona tão bem para adolescentes. Tudo que é brilhante e sagaz aqui está nas entrelinhas. São críticas sutis em meio a lições de vida que a protagonista precisa aprender de forma dura. Elas podem só decepcionar leitores mais jovens que não entenderem. É um livro bacana e tem, sim, situações para a Carrie quebrar a cara e crescer a partir de suas suposições e crenças infantis.

Não sei se recomendo exatamente, porque não é um livro fofo, nem é divertido. Essas são as duas características principais que procuro em livros adolescentes. Não é especialmente inteligente ou interessante. É uma boa história, mas deixa a desejar em questão de ser marcante. Carrie é a melhor parte do livro, mas quase todos os outros personagens são bem chatos e imaturos e não há um só que tivesse me animado. O enredo atira para vários lados e faz sentido, mas em nenhum momento me fez querer continuar lendo. Acho também que tudo se movimentou rápido demais, em uma narrativa um pouco superficial.

Aliás, Sebastian Kydd é uma péssima pessoa e eu só tive um sentimento para ele durante toda a leitura: ódio.

É estranho, porque não consigo apontar exatamente o problema do livro. Faltou carisma e interesse, simples assim. Infelizmente, porque poderia ter sido muito bom.

Pieri 18/06/2022

eu AMEI
Neste livro iremos conhecer Carrie Bradshaw antes de Sex And The City.
Carrie é uma garota do interior que sabe aonde quer chegar. Iniciando a sua vida adulta ela irá passar por diversas desventuras e uma traição fará com que ela questione o mundo a sua volta. Neste primeiro volume, iremos conhecer muitos detalhes sobre a família, os amigos, os primeiros relacionamentos e as aventuras que levará Carrie até a grande Nova Iorque. Onde a sua vida começa. De verdade.

William Souza 08/09/2010

Eu não gosto de “Sexy and the City”, já até tentei a série, mas não faz o meu estilo! E o livro, eu já ouvi falar muito mal, mas nunca pensei em ler, e ainda não penso. Ai a Editora Galera Record lançou no começo do ano esse livro e quando fui vendo as boas resenhas dele nos blogs, fiquei com muita vontade de ler!

O livro conta a História de Carrie, que tem 17 anos e está começando a pensar como será a sua vida fora do colégio. Ela tem amigos leais e vários sonhos, dentre eles ir morar em Nova York e ser uma grande escritora, mas antes de ser essa escritora muitos obstáculos vão atrapalhá-la. Com a chegada de um velho conhecido, Carrie logo se vê namorando Sebatian, um garoto que se acha o melhor e que às vezes é a pessoa mais confusa do mundo. Um livro que mostra a Carrie antes de “Sexy and the City”.

Eu nunca pensei que fosse ler alguma coisa da Candance Bushnell e tudo isso por causa da série, que eu não suporto nem ver. Peguei o livro com receio, mas a sinopse estava me chamando tanto à atenção (e nem falei da capa!), que tive que tirar os meus preconceitos com a história da Carrie adulta e me foquei na Carrie jovem (que é totalmente diferente).

Os personagens têm um misto de espírito, uns eu gosto, outros odeio. Mas até acho isso legal, o que significa que a autora sabe construir mesmo um personagem e com todo o cuidado, sobre suas características e forma de pensamento.

A autora retrata aquele período conturbado da nossa vida, em que a escola está acabando, os sonhos são muitos e não sabemos se vamos conseguir passar no vestibular, ter uma profissão ou ficar em um lugar estacionado, vendo a vida e as pessoas passarem e você ficando no mesmo lugar. Carrie pensa em tudo isso do mesmo jeito em que pensamos, e às vezes consegue se meter em cada roubada. O livro tem muitas cenas engraçadas!

Não me arrependi de ler esse livro, que confesso no começo não me animei muito com a narrativa, mas após o 3º capítulo me prendeu de uma forma, que tive que passar um domingo inteiro na cama lendo-o!

É um livro que eu recomendo muito, e que tem um final que nos deixa sem fôlego. Esse é o primeiro de uma série, ainda não se sabe quantos vão ter. E a capa? Eu amo a capa americana que é muito legal e tudo, mas no fim do livro essa capa tem muito mais a ver com a história do que a outra, então amo essa mais! Hehehe Um Teen Chick-lit que te deixa bem animado!

Amanda San 07/09/2010

Eu já sabia que a Carrie dos livros era somente inspiração pra Carrie da série, as duas não tinham a mesma vida, e as coisas que acontecem na série não necessariamente são coisas do livro. Então eu o li tentando afastar da minha cabeça a imagem da Carrie da série. Não deu muito certo.

Além da imagem da Carrie da série estar muito gravada na minha mente, eu as achei extremamente parecidas. Super consegui ver como a Carrie adolescente evoluiu pra Carrie adulta. O jeito com que ela se apaixona pelo bad boy Sebastian me lembrou muito a maneira que ela amou o Mr. Big. Todas as tiradas, o sarcasmo e o senso de humor da Carrie que conhecemos também está lá no livro.

Uma das coisas que eu MAIS amei e acho que deveria estar em TODOS os livros YA é que a Carrie é uma personagem extremamente feminista. Não ela em si, mas o jeito que a história é narrada e o seu desfecho são claramente feministas. Não é raro vermos nesses livros de adolescentes (não gosto desse termo, mas é o único que me vem a cabeça agora) garotas que se 'anulam' por causa de caras.

Na maioria dos livros, a garota se apaixona pelo cara 'mau', se ferra, mas é salva pelo cara 'bom'. A Carrie, não. Durante o decorrer do livro, nós a vemos se 'anular' pelo Sebastian, e se recuperar depois. Ela se apaixona pelo cara 'mau', mas salva a si mesma, sem precisar de outro cara. Aliás, não só ela se salva, como vai pra Nova York se tornar uma escritora de sucesso!

Enfim, The Carrie Diaries é o tipo de livro que termina e você fica 'NÃO!', porque queria que ele tivesse mais um milhão de páginas. Super queria que a Candace fizesse continuação com o começo da vida da Carrie em NY, e como ela conheceu suas almas gêmeas, aka Charlotte, Miranda e Samantha.

E pontos extras pra um dos melhores finais que eu já li na vida. Ou melhor, pra melhor última frase de livro que eu já li na vida. Virei a página e não tinha mais nada, quase tive um treco. A Candace TEM que fazer continuação pra esse livro!!

A história é super bem construída, e todos os personagens são bem explorados. As relações deles são super realistas, e adorei o fato que eles se chamam por apelidos, a maioria dos livros não mostra essa intimidade entre amigos.

Não sei se a minha resenha está tendenciosa, por eu ser uma super fã de SATC, mas acredito que até quem não conheça e não goste da série, vai gostar do livro.
Jaqueline 05/10/2010minha estante
Eu amei sua resenha e concordo com você: é realmente difícil ver livros "jovens" que mostram finais onde garotas não se anulam por carinhas charmosos. Eu achei este livro sensacional!

Jucaliana 12/10/2010minha estante
Tb não consegui separar mto a Carrie do livro com a da série. Adorei sua resenha!

Isabela 12/07/2012minha estante
Na verdade esse livro tem uma continuação, que se chama "Summer and the City". Ainda não lançou no Brasil, mas eu to doida pra ler!

Ceci 03/03/2022

Decepcionante.
Eu amava a série The Carrie Diaries e quando descobri que tinha o livro fiquei interessada. Finalmente tive a oportunidade de ler, mas foi totalmente decepcionante.

Em primeiro lugar, os personagens são realmente muito chatos. Só gostei da Mouse e do Walt, que são amigos da protagonista, mas a Carrie realmente não me desceu. Durante todo o livro ela tomou decisões que me fizeram passar muita raiva. Algumas dessas decisões se justificam pela pouca idade da personagem, mas outras realmente não tem como.

Além disso, também não gostei do desenvolvimento da história. É legal conhecer a adolescência da Carrie e descobrir como ela se tornou a personagem de Sex and the city, mas esse foi um livro muito introdutório. Acho que o segundo tem potencial para ser melhor, mas não sei se vou dar uma chance.

A única coisa que me agradou no livro é que ele é extremamente fluído. Finalizei a leitura bem rápido e gostei da escrita da autora.

Infelizmente me decepcionei bastante, e é uma pena porque eu realmente gosto muito da série.

Rafa 20/10/2022

Demora ficar bom
É um livro para quem gosta mesmo da história de vida da Carrie porque outros iriam desistir de primeira.

Basicamente é aquela história clássica adolescente da época que ela ainda não tinha ido pra Nova York e estava na escola, namoradinhos, meninas malvadas?

Mas o final mostra exatamente o começo de uma amizade na qual é retratada de forma diferente do filme e da série Sexy and City.

Ju 03/08/2022

É um livro que aborda os dramas da adolescência e preparação para vida adulta, não funcionou tanto para mim porque não estou nessa vibe no momento?

Fe Sartori 17/02/2011

Ainda o seriado e filme!
Sou fã de Sex and The City,
Me diverti muito nos filmes confesso! Amo Nova York, a moda, Sarah Jessica... mas acho que fico apenas com os filmes e o seriado mesmo, porque pra mim o livro é apenas 3 estrelas mesmo.

Veja bem não é ruim, acredito até que a Candance (pelos comentarios e resenhas daqui do skoob) tenha melhorado nesse livro, mas ainda sim os filmes e seriados ganham. Claro que esse livro se passa na adolescencia de Carrie, mas na minha opinião há muitos livros adolescentes no momento que o superam por exemplo. Fazendo meu Filme da brasileira Paula Pimenta é um exemplo que consigo me lembrar no momento.

Pra quem gosta da série vale a pena ler, mas nada imperdivel.
É um livro de leitura fácil, rápida e claro que nos deixa curiosas para conhecermos a nossa querida Carrie novinha. Mas só!
Não espere nada de grandes proporções.

Léia Viana 18/02/2011minha estante
Que chato, Fer!
Eu também adoro Sex and the City, e esta
personagem, a Carrie, é uma das minhas preferidas!

Beatriz de Medeiros Abreu 20/07/2021

Resenha: Os Diários de Carrie
Amei e indico...
É sobre isso...
Kkkkkk eu amei a leitura, é super fluída. Eu nunca tinha lido nada da autora, mas gostei.

luisanogueire 21/01/2021

Saudades de Sex and the city
Esse foi pra matar a saudade do quarteto.
Historinha bem agua com acuçar, super teenager mas divertidinha.

Mandy_ 18/02/2024

Maravilhoso!
Me fez voltar para o mundo da série de tv 'Os diários da Carrie'!
Senti muita raiva do Sebastian e da Lali, e adorei o desenrolar do relacionamento da Carrie com a Donna...
Estou ansiosa para ler a sequencia!
Adorei!

Dayane| @portas_de_papel 07/02/2021

Os diários de carrie
Os diários de carrie conta a história de carrie de sexy and the city quando ela está no colegial , vamos conhecer a vida dela no interior e as amigas e de mais 3 amigas , a parte que não gostei foi porque fala do uso da maconha como se fosse algo legal já que o livro é jovem adulto isso me incomodou muito ! Aborda temas como homossexualidade e a primeira relação sexual , a competição entre as meninas e o talento de carrie para escrever só será abordado quase no final do livro !! Temos o boy lixo na figura de Sebastian que quer estar com todas as meninas do colégio e o perfeito George !! Ah porque será que nas histórias as garotas só querem estar com os piores garotos ? Não consigo entender , é uma história cheia de dramas e bem próxima a vida real .

Natty Ambrósio 11/12/2011

Carrie before The City
O livro

Se mais alguém além de mim esperava um livro “sexo, drogas e Rock n´Roll” no estilo da série, pode ir esquecendo. Candace mostra nesse livro a vida de Carrie antes de ir para NYC. Carrie está no ultimo ano de higth school, então a história é todo aquele contexto de vida teen americana que a gente já conhece. Mas para minha surpresa nada é tão óbvio e repetitivo quanto eu pensei que fosse ser. Mesmo em Castlebury, a pequena cidade no interior dos EUA, a vida de Carrie não é nada monótona. Na fase da vida em que a incerteza sobre tudo faz com que cada acontecimento tome enormes proporções, Carrie tem que lidar com amigos e família que estão sempre se metendo em problemas.

O romance

No cenário dos anos 80, Carrie e seu grupo de amigos, que não são nada popular no colégio, levam a vida na pequena cidadezinha de Caslebury, onde quase nada de interessante acontece. A vida de Carrie fica mais “agitada” a partir do momento em que começa a sair com Sebastian Kydd, que antes de se interessar por Carrie saia com Dona LaDona, a garota mais popular do colégio, a qual todos tinham medo de se meter com ela, e foi exatamente o que Carrie fez quando aceitou se envolver com Sebastian. O galã da história faz bem o estilo de garoto meio desleixado, que não se preocupa muito com notas e adora sair e fazer programas diferentes. Depois de ser expulso de um colégio particular decide viajar pelo mundo, quando Sebastian volta cheio de experiências, entra no mesmo colégio que Carrie estuda, e como além de carne nova no pedaço o cara ainda é lindo, interessante e divertido, logo virou alvo de todos os olhares femininos, é o namorado dos sonhos. Mas ao contrário de muitas resenhas que tenho visto por ai, não vejo ele como um Bad Boy, ele é apenas um cara interessante e charmoso e sabe muito bem usar isso a seu favor. Outra coisa que Sebastian sabe fazer também é atrair confusão para a vida das garotas com quem ele fica, e a vítima da vez foi Carrie Bradshaw que teve sua vida infernizada por Dona LaDona.

A família

Carrie perdeu a mãe muito cedo, e como irmã mais velha, ajudava seu pai a cuidar das duas irmãs mais novas Missy e Dorrit. A caçula, Dorrit, não se intimida em ousar nas rebeldias para chamar a atenção de todos, e dá muito trabalho para Carrie e seu pai. Sr. Bradshaw, o pai da Carrie, é um cientista formado na universidade de Brwon, onde quer que Carrie estude também. O que acho mais fofo no pai da Carrie é a falta de jeito dele para dar sermão nas filhas. Ele é sempre muito calmo a acrescentas dados científicos e estatísticos aos seus sermões, que são sempre precedidos por alguma história dele na infância seguido suposições antropológicas da vida. É compreensível essa falta de jeito, afinal não é fácil um pai viúvo cuidar de 3 filhas adolescentes, ainda mais se tratando da excêntrica família Bradshaw.

Os amigos

Lali sempre foi a melhor amiga de Carrie desde o primário. Mas quando Sebastian passa a fazer parte da vida de Carrie, ela começa a se incomodar com a presença constante de Lali nos programas que eram para ser a sós com seu namorado. Essa situação não deixa gera um ciúmes, e Carrie se sente culpada por ter esse sentimento em relação à amiga. Mas é inevitável! Maggi, Mouse e Wallt são os amigos mais próximos de Carrie, a quem ela ajuda a sair das confusões constantemente e tem essa ajuda retribuída quando está em apuros. Em meio a tantos amigos de infância, Carrie conhece George, um universitário de Brwon, conhecido de seu pai, Sr. Bradshaw. George sempre teve segundas intenções em sua amizade com Carrie e também sempre deixou isso muito claro, mas Carrie só tinha olhos para Sebastian. Ela até se sentia culpada de não conseguir gostar de um cara tão bacana quanto George e que já tinha a aprovação de seu pai para o relacionamento, contrário de Sebastian. Gorge sempre foi o maior incentivador que Carrie teve quanto à querer se tornar uma escritora, contrário de todas as outras pessoas que estavam a sua volta e não levavam esse sonho dela muito a sério.

A Carrie

O carisma de Carrie é notado a cada página do livro. Ela se revela uma garota esperta, desafiadora e divertida em tudo que faz na vida. Carrie sempre tem um plano pra qualquer situação e nunca deixa de fazer as pessoas rirem com seu senso de humor peculiar. Em uma época em que as mulheres estão começando, pela primeira vez na história, a serem encorajadas a ser independentes, ir para as universidades e se realizar como profissionais. Carrie simboliza muito bem o período de transição em que ela vive na juventude, atravessa o feminismo e se consolida no pós-feminismo.

Para nós acostumados a ver Carrie Bradshaw falando de sexo, é bem surpreendente saber que ela era a única virgem dentre suas amigas. Bom, parece que depois que fez, isso a deixou tão encantada que ela resolveu nunca mais parar de falar de sexo. No livro a Carrie que bebe Singapore Sling (drink tipicamente adolescente, docinho com frutas e mini-guarda-chuvas) começa a descobrir a Carrie que não dispensa um Cosmopolitan.

Por que ler?

Se está atrás de uma fórmula secreta de como ser tornar uma escritora famosa em NYC, desencana. Mas se quer mergulhar numa história com a narrativa perfeita, com pitadas de drama, rebeldia e romance, vale muito a pena. Ta a fim de conhecer o lado B da sua personagem predileta? Saber que Carrie não era a mais popular, nem a mais bonita, nem a mais legal mas chegou onde chegou. Uma história de muita determinação que não deixa de ser inspiradora. Haaa e o final... é simplismente fantástico, e a gente não vê a hora de pegar logo o próximo livro da série.

Trilha sonora

Não sei se todo mundo pensa isso também, mas sempre que leio um livro (que ainda não foi transformado em filme ou série) fico imaginando a trilha sonora. Por se passar nos anos 80´e ter um lado rebelde na vida de Carrie, também baseado no número de baseados, cigarros e bebidas consumidos durante a trama, pensei no rock anos 80. Três bandas que adoro: The Police, Queen e Dire Stars

Por: Natália Ambrósio