Integralismo

Integralismo Hélgio Trindade

Resenhas - Integralismo

Ana Júlia 27/06/2023

Os clássicos devem ser lidos
A obra de Trindade é uma referência fundamental para qualquer pessoa interessada na história do integralismo brasileiro. O trabalho do autor com as fontes escritas é admirável, sobretudo considerando o imenso volume de material produzido pelos integralistas. Igualmente, as entrevistas realizadas com antigos militantes e dirigentes enriquece muitíssimo a análise do fenômeno e nos permite inúmeras problematizações.

Ainda que tenha sido lançado, originalmente, em 1979, a obra continua relevante, sobretudo porque muitas de suas proposições sobre o tema ainda não foram superadas. Um clássico que permanece super atualmente no meio do debate historiográfico!

Minha única queixa é em relação à esta edição em especial. No último capítulo, TODAS as tabelas estão erradas: as colunas de concorda muito e discorda muito estão invertidos. Considero um erro gravíssimo, que altera profundamente toda a leitura e distorce a interpretação dos dados. Consegui perceber este erro apenas comparando com outras edições da obra.
O mais impressionante é que a edição é de 2016 e até hoje, 2023, a editora não fez a correção e não há sequer uma nota no livro para indicar esse erro gravíssimo!!!