Terapia

Terapia David Lodge

Resenhas - Terapia

Karla Lima 20/04/2017

ignore a contracapa e aproveite
No início do livro, a existência de Laurence Passmore é resplandecente. Aos 58 anos, ele tem amigos, prestígio, uma carreira muito bem-sucedida como roteirista de sitcom, bastante dinheiro, filhos independentes que já saíram de casa, uma esposa inteligente, companheira e bonita com quem a vida sexual é ativa e prazerosa. A única coisa a ameaçar essa existência brilhante é uma dorzinha no joelho que ameaça tornar-se permanente, pois resiste a todo tipo de tratamento ? e ele tenta vários.

Porém, como vidas perfeitas raramente levam alguém para a terapia, o título do romance já indica que tudo, ou grande parte disso, está prestes a mudar. Entra em cena Soren Kierkegaard, o filósofo que deitou e rolou na amargura existencial. O protagonista se encanta pela obra do dinamarquês e passa a analisar e conduzir a vida à luz do que consegue compreender dos complexos textos do filósofo. Foi aí que, para mim, o livro começou a ficar de fato interessante: quando o rosinha-da-felicidade-total se matizou com tons sombrios.

Eu gostei bastante, mas o leitor que não curte filosofia pode se sentir enganado: afinal, como encaixar as crises existenciais de Kierkegaard com uma contracapa que anuncia ?Uma comédia hilária sobre a crise da meia-idade??

Sim, há momentos divertidíssimos e a cena de masturbação envolvendo molho para salada me fez rir alto. No geral, porém, não se trata de ?uma comédia hilária?. Achei Terapia um livro muito bom que, por acaso, tem toques de humor aqui e ali. Quem procura uma história hilária provavelmente vai se frustrar, mas quem gosta do autor, os que fazem ou já fizeram terapia e os homens à beira dos sessenta vão encontrar muita coisa em que pensar.

Lilly 10/03/2014

Tubby
Tubby não merecia a metade do sucesso que ele teve,foi um tiro de sorte,ele teve muito sorte por ter se casado com Sally,ela que fez bem não querer voltar para ele. Tubby tinha um dom incrível de fazer merda.
Ele é indeciso demais e infantil demais,por isso que me pipoquei de rir com esse livro.

Julia.Costa 23/02/2016

Fraco!
Não posso dar minha opinião concreta sobre o livo, pois abandonei no segundo capitulo, tem um tema interessante mas o começo é muito parado, não tem como se envolver na leitura, nada acontece, não sei como, mas não consegui sentir afeto nenhum pelo personagem principal, não sei como fica do meio para o final, mas, recomendo para os insistentes (não é meu caso.)

Ivan Ilitch 12/02/2018

Vale a leitura
O livro começa de forma despretenciosa, gerando dúvida sobre seu potencial. A medida em que os capítulos vão evoluindo, o livro se torna mais interessante.
De certa forma, aborda a crise existencial pela qual um roteirista de certo sucesso enfrente a partir de um dado momento, que vai se avolumando.
Achei bem interessante a parte em que se narra os pontos de vista das pessoas mais próximas do personagem principal, mostrando as diferenças e similaridades das opiniões de todos os participantes do livro.
Recomendo a leitura.