Sandman: O Livro dos Sonhos

Will Conrad

Resenhas - Sandman: o Livro dos Sonhos Vol. 1

Andreia Santana 17/10/2011

Minhas leituras de Neil Gaiman: Sandman - O livro dos sonhos vol. 1 e 2
“Somos o animal contador de histórias”(Frank McConell)

.................

Conheci o universo de Sandman e dos Perpétuos através de minha irmã, fã e ávida colecionadora dos quadrinhos de Neil Gainman. Através do que ouvia dizer de Sandman e dos Perpétuos, conheci a obra em prosa de Neil Gaiman e as primeiras coisas que li dele foram escritas para crianças e adolescentes, Morte – A Festa e Os lobos dentro das paredes. Fascinante é pouco para descrever o impacto. Minha fila de leitura é longa e eclética e muitas vezes, demoro anos para ler um determinado livro, embora o namore diariamente.

Com a prateleira de Neil Gaiman, no quarto de minha irmã, aconteceu um namoro cheio de jogos de “cerca lourenço”. Quem não sabe o que é, cerca lourenço é aquele jeito meio sonso de cortejar, querendo e desdenhando ao mesmo tempo. Diante das infindáveis opções, ela tem praticamente toda a obra do escritor em edições de luxo ou de banca de revista, me decidi por uma leitura fácil para não iniciados.

O Livro dos Sonhos reúne contos de diversos autores americanos e britânicos que traduzem o universo onírico de Morpheu e seus irmãos Perpétuos. Para quem não está por dentro de todas as intrincadas tramas do reino do sonhar, embora seja uma sonhadora por instinto, é um bom começo. A frase de Frank McConell no prefácio do volume 1 (O livro dos sonhos tem dois volumes) “Somos o animal contador de histórias” me fez perceber que, ao avançar pelas páginas que misturam realismo fantástico, um pouco do terror sombrio do século XIX – muito mais de mistérios que de sangue e gosma – e principalmente, uma forma tão simples de contar histórias que está tudo ali, bem ao alcance, mas sem ser rasteiro, me encontrei em meu elemento.

Os contos vão do doce e ingênuo como Sete Noites na Terra do Sono, de George Alec Effinger; aos mais crus e realistas como O Ilusionista (Caitlín R. Kiernan); passando ainda por ternas histórias de amor – Farsa com Maré Alta (Collin Greenland).

O meu conto preferido é Chain Home, Low (de John M. Ford), do volume 1, porque é ambientado na II Guerra, porque mistura noticias do front e pacientes com encefalite, a doença do sono; e, porque como nenhuma outra história da coletânea, permite embarcar na nebulosidade daquela nossa outra vida, a que compartilhamos com Morpheu e seus irmãos todas as noites, durante, dizem os cientistas, um terço de nossas existências.

Janus 10/04/2009

Contos ....
Que abordam a relação dos perpetuos com os seres humanos

raulpereira 18/02/2011

O primeiro volume de um belo passeio no mundo dos contos/sonhos, uma coletânea de belas histórias e autores que navega no universo criado por Neil Gailman, simplesmente alucinante.

Lua 23/10/2015

Até aonde você conhece o mundo dos sonhos ?
Morpheu e seu mundo nos convida a conhecer até aonde entendemos nossos sonhos e como eles podem influenciar na nossas vidas.
O Sandman contem informações sobre os Perpetuos e sobre como nossa mente trabalha estando em outro mundo, um quadrinho cheio de vida para todos os tipos de leitores.

Viva um sonho com Morpheu, mas cuidado todo sonho pode ter um pouco de realidade

Sopa 13/01/2022

Perfeito
Como disse antes, Neil Gaiman não comete um erro nessa obra, Sandman é uma história linda e profunda, não tenho arrependimentos de tê-la lido.