O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Isabella2074 26/03/2024

História com poucos diálogos, e mais descrição das cenas, o que torna a leitura entediante. Não me senti totalmente imersa na história, como se fizesse parte dela, o que ficou monótona. Só li até o final para saber como terminava. Com certeza é um dos livros que não irei reler.

Felipe1503 05/03/2024

Um bom drama
Que história boa!
Se você busca um drama que vai te envolver, emocionar e te questionar, essa é uma boa opção.

Selênio 01/03/2024

Fiquei frustrada com o final, admito que esperava mais.
Esperei sinceramente algo mais bonito? Não sei, talvez eu só quisesse que o paul e a Phoebe terminassem bem lindinhos.

NaHaP 09/02/2024

Laços
Esse livro eu já tinha lido em 2009, mas gostei de reler. Ele aborda um tema muito delicado e temos que pensar a todo momento a época em que se passa, mas tem muita coisa que é difícil de engolir. Mostra como nossas escolhas podem afetar tudo a nossa volta e algumas de maneira irremediável, não consigo concordar com as atitudes do protagonista de forma nenhuma.
É um bom livro para aflorar reflexões.

Fernanda2885 31/01/2024

O guardião de memórias
Tinha muitas expectativas nesse livro, mas ficou muito longe do que eu esperava. Por anos desejei fazer essa leitura, e acredito que se tivesse lido antes, provavelmente teria "aproveitado" mais.
Um início intrigante, um meio muito parado e um final gostosinho.

Esperava uma abordagem maior sobre a Phoebe e a vida dela, e não tanto sobre os dramas dos outros personagens.

Duda.corsi 12/01/2024

Emocionante mais muito triste
Eu amei este livro, ele é muito real pois muitas famílias passam por isso!

Eu amei
Recomendo super mas se prepare pra chorar!!!!!??

Iara Pinto Quaresma 07/01/2024

Apesar de ter chorado muito no último capítulo, não achei o livro excelente como aclamou a critica do New York Times. Muito triste o David fez, entendo que ele não teria como voltar a traz , mas teria que ter contado a verdade antes de morrer, era o mínimo que eles mereciam.

Luh2201 07/01/2024

Que livro é esse??? Incrível!
Como definir o que eu senti lendo esse livro?
Foi um misto de emoções, uma história pesada e bem escrita.
Que raiva que eu passei, o tanto que eu chorei não foi brincadeira.

Nathaly123 03/01/2024

Chorei mt
No começo do livro eu já estava sofrendo sabendo do que iria ocorrer no futuro. Eu sofria ainda mais com cada detalhe que a autora dava no livro, da forma que ela detalhou que David conheceu a sua esposa, a forma que eles se casaram e saber que Norah estava tão feliz com aquele relacionamento e estava tão feliz em construir uma família.
Eu consegui sentir toda a angústia e a dor que uma mentira pode causar dentro de uma família.
Poder acompanhar o crescimento de Paul, o conhecer enquanto adulto e saber de seus sentimentos em relação ao pai me deprimiu.
Norah e Paul falaram que sentiam que David tinha um muro dentro dele e por isso eles nunca conseguiram conhecer ele por completo. O que me deixa profundamente triste, pois ele estava lá e ele acima de tudo, tentou. Ele fez tudo o que pôde para juntar a família, para conseguir que a família crescesse feliz, mas a forma que Norah e Paul recebiam esse amor não era interpretado como amor.
Era como se os três não falassem a mesma língua. David não conseguia fazer entender para Norah e Paul o quanto ele os amava, o tanto que ele fazia por amor a eles, o quanto ele se orgulhava deles, o quanto eles eram tudo para ele. E isso me destruiu. Isso me preocupou. Isso me fez enxergar a verdade (mais do que nunca) como sendo o fundamental em qualquer relacionamento (de amizade, namoro, família...).
Mas, apesar disso tudo, eu não consigo sentir pena de ninguém desse livro, a não ser de David e seu filho.
Apesar da dor da Norah de ter perdida a sua filha, eu guardo uma mágoa por conta das paradas que ela fez.
Eu queria muito que Paul crescesse se sentindo amado por seu pai, mas ele vai precisar é de uma bela terapia, ó coitado.
Esse é um livro que eu guardarei para sempre comigo.

Ingrid 18/12/2023

Guardião de memórias
Quando David toma a decisão de mandar a sua filha recém nascida com síndrome de down para uma instituição na intenção de poupar sofrimento a sua família, ele traça um destino cheio de segredos que quanto mais os anos se passam mais distância cria entre ele e sua esposa, que acha que a garota morreu no parto.
O outro filho que é gêmeo da que foi doada cresce sentindo que não consegue criar conexão com o pai e na cabeça dele o pai o odeia.
A enfermeira que deveria levar a criança para a instituição não consegue deixar a menina em tal lugar e a leva para criá-la como se fosse sua filha.
A partir desses pontos o destino dessas pessoas estão ligados por mais que estejam longes uns dos outros.
Uma história emocionante e que mostra como que as pessoas podem ser falhas por mais que tentem fazer a coisa certa, como todos nós somos passíveis de erros e acertos e como isso pode afetar nossas vidas e as do que estão a nossa volta.

Maria.Barreto 04/12/2023

O guardião de memórias
Esse livro me emocionou de uma forma tão peculiar e particular.
Amei cada página ansiei por cada parágrafo.