O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Paula 06/01/2023

Não me prendeu
O livro não me prendeu ! A escrita é muito lenta e tem uma descrição de detalhes um pouco exagerada. As situações demoram um pouco para acontecer, só li até o final porque eu estava curiosa para saber o que iria acontecer , mas deixou a desejar.

Michela.Cantarini 03/01/2023

O guardião de memórias
Um livro com ensinamentos sobre viver, de verdade, e não ficar só colecionando as memórias. E não apenas guardar memórias, mas segredos também, e a dor que isso pode nos causar.

Julliy 29/12/2022

O guardião de memórias
Sinceramente, foi cansativo ler esse livro. Ele possui muitos detalhes desnecessários, coisas que não têm nada a acrescentar na estória. Entretanto, eu recomendo esse livro para quem pensa em lê-lo. Mesmo com os detalhes desnecessários, a leitura foi boa, gostei do enredo e tudo mais. :)

Dani 28/12/2022

O guardião de memórias
Achei a proposta da história muito boa, porém a construção deixou muito a desejar, tem muita enrolação e achei o final muito monótono, apesar de tudo eu gostei do livro no geral

Isabela Di Ãngelo 27/12/2022

Bacana.
Achei bem bacana, mas acho que os personagens me irritaram bastante. O final é bem legal. Leia por sua conta e risco.

Cristiane.Oliveira 27/12/2022

Tenho um carinho muito grande por esse livro, lembro que peguei na biblioteca na minha época de escola e que foi o responsável por me introduzir a livros com narrativas mais densas, com contexto de dramas familiares. Me emocionei várias vezes, a escrita de Kim Edwards me cativou desde as primeiras linhas, achei impactante como ela conseguiu descrever a importância de nossas escolhas e como que isso vai influenciar nossa vida adiante, e realmente há feridas quem nem o tempo consegue curar.

Zana 14/12/2022

Era pra ser. Não foi.
Quando a tentativa de impedir a repetição de sofrimentos passados influencia e molda decisões futuras. E essa decisão retira o inalienável direito de escolha do outro, presumivelmente ninguém sairá impune.

É o que acontece quando o médico David faz o parto de sua esposa Norah e, sem que ela saiba, decide enviar para uma instituição um dos gêmeos no momento em que percebe que um deles tem Síndrome de Dawn, condição pouco conhecida na época.

Assim, o leitor transcorre a leitura ávido pelo momento da descoberta ou revelação. Contudo, o que é entregue ao leitor é apenas o desenrolar das consequências no transcorrer da vida dos personagens. Tão somente o remorso, a angústia, o silêncio e o sofrimento impactando na vida de todos ao longo do tempo.

O Tempo foi o 'cômodo' elemento escolhido pelo autor, ao invés de escrever o clímax da história. Era para ser um belo drama, se é que um drama pode ser belo, mas o ápice foi cruelmente negado ao leitor. E nem o consolo da convivência de Norah e Pheobe foi fornecido porque o tempo, digo o livro acabou. Ah vá, Kim Edwards!

Suelli.coelho 06/12/2022

Apesar de ser um livro meio arrastado e lento ele tem esse proposito com muita descriçao de cenas e flash back(isso me deicou meio incomodada),mas no geral é um bom livro,amei a historia e chorei tambem
Senti que 1 personagem ficou esquecida e nao foi mais mencionada e talvez tivesse sido legal de saber o que aconteceu
Mas leiam é um livro bom

Marcos.Rodrigues 18/11/2022

Em 1964 o doutor David Henry é obrigado a realizar o parto de seus próprios filhos gêmeos. Sem muitas condições e recurso para realizar o parto, ele se vê em uma situação crítica, juntamente com sua enfermeira Caroline, pois a tempestade de inverno lá fora, faz com que a situação fique cada vez complicada, visto que os melhores hospitais de parto estão penalizados pelo tempo.

Ao realizar a primeira extração, o doutor e pai da criança nota que o menino está em perfeitas condições físicas de saúde, mas, ao realizar o segundo nascimento, o doutor e depara com uma situação delicada que pode, aos seus olhos, colocar todo seu futuro e reputação no lixo.

A segunda gemelar nasceu com Síndrome de Down o que faz com que David tome, por impulso, uma decisão que o castigará até sua morte, ele pede que sua enfermeira entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu.

E é aí que a trama começa cada vez mais se desenrolar, com segredos e mentiras que o tempo não pode esconder ou curar. Com memórias guardadas por um guardião que a vida não deixará partir sem se deparar com seus atos, mesmo que mínimos, mas que mudaram o percurso da vida de muitos.

Terminar o livro não foi fácil. O grau de drama é altíssimo e em muitas passagens a autora dissemina de forma exageradamente tornando a leitura um pouco cansativa e saturada.

Confesso que não cheguei a terminar o livro, mas fiz nas ultimas paginas uma leitura dinâmica para compreender o final da história e seu final.

Criei muitas expectativas e vi que, não só eu, mas uma porrada de outros leitores, tiveram a mesma conclusão sobre a escrita. Para esse livro, classifico com ???

11/11/2022

Esperava mais
Uma história de um enredo bacana, tendo tudo pra fluir monstruosa mente, mas não teve esse efeito. Um final nada surpreendente.

Tati 23/10/2022

Linda historia.....
Emocionante história de vida contada em uma romance que poderia ter sido a vida de uma família real! Vale a pena ler e se envolver com a vida dessas famílias.

Paulo 16/10/2022

Um quarto de século
Foi uma história bastante profunda com diversos temas como abandono, escolhas, culpas, segredos, distanciamento emocional, etc.
Por conta de uma escolha feita pelo David em 1964, a vida de sua família foi extremamente afetada, principalmente pela culpa que ele sentia e o distanciamento que isso provocava em todos. Basicamente todos dessa família precisavam de terapia.
A leitura foi meio complicada, bastante detalhista. Em alguns momentos me batia um sentimento de ?não quero saber, vamos logo para a ação?. Exemplo: estava prestes a acontecer um momento forte que bastava apenas a entrada de um personagem na casa e do nada, o personagem para na porta e vem uma descrição de 15 linhas da paisagem externa.
Enfim, tirando esse fator que dava uma pouco de preguiça à leitura, foi um livro ótimo com muitos temas envolvidos.

Vitória Lorrane 08/10/2022

Livro com uma história até que emocionante, que mostra o poder de uma decisão/escolha, o que ela pode causar nas nossas vidas e de quem está ao nosso redor. Porém é uma leitura cansativa, muito cheia de detalhes que ao meu ver desnecessários.

Duda 14/08/2022

É uma história muito emocionante, o autor conseguiu criar cada personagem de um jeito único com seu modo de ser, e de como o autor fez os capítulos para cada personagem é muito legal e a narrativa é muito bonita.