O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Luis.Felipe 23/02/2022

Primeiro Livro que LI
Quando comecei a ler fui em uma Livraria Cultura situada na avenida paulista em São Paulo, nunca tinha entrado em uma livraria com a intenção de comprar um livro, isso em meados de 2011.

Eu trabalhava próximo e fui até lá na esperança de encontrar um bom livro, mas haviam dezenas de milhares deles, eu não tinha nenhuma recomendação e nem tinha referência de autores bons, então comecei a fazer uma coisa que fiz por muito tempo, comprar um livro do qual a capa e o título me agradassem, confesso que em meio a tantos livros foi uma tarefa árdua.

O Guardião de memórias foi o primeiro livro que eu realmente quis ler, os demais li porque fui obrigado, no ensino médio ou cursinhos pré-vestibular.

O Guardião de memorias conta uma história bem triste, Dr. David Henry diante de uma gigantesca nevasca, fica preso dentro de sua casa e é obrigado a fazer o parto de seus filhos gêmeos, mas logo percebe que um deles, uma menina, nascera com traços de síndrome de down e pede para que sua empregada a leve para um lar de adoção, com o desenrolar da história, sua esposa nunca se recuperou dessa decepção causando assim uma depressão profunda, mas ao se passar muitos anos, David descobre que sua empregada nunca levou a criança para um lar de adoção mas sim, criou a criança como sua filha, no meio disso há uma gigantesca trama de segredos que te prendem do início ao fim do livro, é um livro que emociona bastante e também nos faz refletir sobre escolhas irreversíveis que as vezes tomamos em nossas vidas.

Elaine 19/02/2022

Não desistam desse livro ??
Gente, no início esse livro é muito chatinho (eu mesma quase desisti), mas o livro é muito bom. Vale a pena insistir nele.

Landerson 16/02/2022

Não rolou.
Gente... Tentei ler esse livro em 2009, mas não consegui.
Agora, 13 anos depois fui dar uma chance e não rolou de novo.
A história não me prendeu, não consegui desenvolver e estava quase entrando em ressaca literária por causa dele. Então, abandonei de vez agora.

Mystical 06/01/2022

Me lembrei recentemente que havia lido esse livro um bom tempo atrás, em 2016, da biblioteca da escola ainda.

Lembro de senas que ficaram na minha memória até hoje e sensações que nunca pude esquecer.

Pretendo reler futuramente. E indico a leitura àqueles que ainda não leram.

Iva 05/01/2022

Surpreendente
Muito boa a forma com que a história vai se desenrolando e tudo vai fazendo sentido. Um misto de emoções e sensações e uma vontade de não parar de ler.

Recomendo muito a leitura!

Paula1735 24/11/2021

Em uma tempestade de neve David faz o parto de seus filhos gêmeos. Em que o menino nasceu primeiro perfeitamente, a menina ele imediatamente reparou que ela tem síndrome de down. Por ter tido uma irmã com os mesmos problemas da sua filha, em sua irmã morreu com 12 anos ele preferiu expulsar de sua família sua filha. Achando que assim está poupando dor e sofrimento para sua família.

Gabrielly.Firmino 20/11/2021

Atitudes erradas pode mudar nossas vidas
Confesso que não criei muita expectativa nele, porém ele é um livro muito bom, mas do que eu imaginava!

Jane.Deus 07/10/2021

Tocante
Uma história comovente. Poderia ser uma narrativa menos detalhada. O excesso de pormenores torna a leitura arrastada e um pouco intediante. Gostei do fato de o escritor mostrar que qualquer um de nós pode ser vilão ou mocinho, na vida real.

Patrícia 24/09/2021

Esse é um livro com tema bem sensível e que retrata a questão da síndrome de Down em outro momento, com poucas informações e muitas vezes informações erradas.
Ele também tem personagens que acabam sendo muito reais em suas escolhas e erros durante a vida e por isso eu acabei conseguindo entender as dúvidas, escolhas e culpa que cada um carrega.
A única coisa que acabei não gostando tanto foi do final, o livro todo eu não conseguia ver uma saída que fosse boa para todos e a solução acabou sendo fácil e muito bem aceita por todos, eu achei que teria mais drama, que assimilar tudo levaria mais tempo e um pouco mais de conflito mas mesmo assim gostei muito da leitura e passei grande parte da leitura sentindo a tristeza desses personagens.

Crissie 20/09/2021

O livro conta a história dos gêmeos Paul e Phoebe, filhos de Norah e David. Nascidos em 1964, em uma noite de nevasca, os gêmeos são separados logo após o nascimento. O motivo: a menina nasceu com Síndrome de Down e o pai decide dá-la para uma instituição que "cuida" de crianças como ela. Dessa forma, os dois irmãos crescem sem nunca saber da existência do outro.
Apesar de não ter exatamente um mistério ou algo que nos faça querer ler páginas e mais páginas, o livro ganhou o meu coração, especialmente pela temática. Hoje é fácil encontrar pessoas com Síndrome de Down ou qualquer outra deficiência intelectual inseridas na sociedade, que têm vidas "normais" iguais a qualquer outra pessoa. Mas em 1964 a realidade era outra e o preconceito contra os chamados "retardados" era muito grande. Muito mudou de lá para cá, porém acho importante a leitura para nos atentarmos que, mesmo com a evolução de pensamento, muito preconceito ainda precisa ser combatido. Todos precisam entender que pessoas com Síndrome de Down ou qualquer outra deficiência são capazes de fazer tudo que outros fazem, com limitações, sim, mas quem não possui limitações para fazer alguma coisa nessa vida?

Myllena.Silva 08/09/2021

O enredo é bastante intrigante. Atiça a curiosidade da gente pra querer saber o que vai acontecer com o desenrolar da história e um segredo que envolve toda a família. Personagens depressivos, tristes em meio a traições.
O alto nível descritivo das passagens do livro cansa o leitor, o que me deixou impaciente diversas vezes.